terça-feira, 31 de julho de 2012

PENA (caneta) de APOLONIO ZENAIDE, É DOADA PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PEN), recebeu a doação de uma pena dourada, que pertenceu ao ex-deputado Apolônio Zenaide, que presidiu o Poder Legislativo, no início do século 20. O objeto, que data de 1904, passa a fazer parte do acervo do Memorial da Casa de Epitácio Pessoa.

A pena foi entregue na manhã desta terça-feira (31) pelo jornalista, escritor e historiador Hélio Zenaide, neto do ex-presidente. O momento solene ocorreu no gabinete da Presidência da Assembleia.

Além de deputado estadual por diversos mandatos, Apolônio Zenaide também foi deputado federal e chegou a ser eleito senador, mas faleceu antes de assumir o cargo.

De acordo com Hélio, com a pena, que tem 108 anos, o ex-deputado Apolônio Zenaide assinou a ata de inauguração do Teatro Municipal Santa Inês, da cidade de Alagoa Grande. “Meu avô tem uma grande história em Alagoa Grande, foi promotor da cidade, criou o teatro, que seria o local natural para a pena ficar, mas como não se criou o museu na cidade, achei melhor doá-la a Assembléia. Entendo que é adequado a pena ficar ao lado de sua foto, que já está no Memorial da Casa de Epitácio Pessoal”, declarou.

O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo, agradeceu à família Zenaide pela doação. Segundo ele, a pena é uma peça histórica, pertenceu a um grande deputado e vai engrandecer muito o Memorial da Casa. “Esta pena muito representa para Assembléia. Trata-se de uma relíquia, tem um valor histórico muito grande, pois pertenceu a um grande deputado e avô do jornalista Hélio Zenaide”, comentou.

Ricardo Marcelo aproveitou a oportunidade para apelar para que a população doe peças históricas para o Memorial da ALPB. “As pessoas que tem alguma coisa em casa e possam doar, que o faça, pois precisamos de doações para engrandecer o nosso memorial”, sustentou

EXÉRCITO EM ALAGOA GRANDE - UMA ATRAÇÃO Á PARTE.














O Comando da 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército (7ª RM-7ª DE) está realizando, no período de 30 de julho a 02 de agosto de 2012, a Operação Oásis (Op Oásis). Essa operação, realizada pela primeira vez no Estado da Paraíba, abrange os municípios de Alagoa Grande, Araçagi, Alagoinha, Guarabira, Gurinhém,Itapororoca, Mongeiro e Sapé. Nunca o Exército realizou uma operação deste tamanho no Estado da Paraíba. O Exército tem a finalidade de adestrar as tropas quanto ao planejamento, a preparação e a execução de operações de Garantia da Lei e da Ordem e, em caso de eleição, de Garantia da Votação e Apuração.
Nesta operação, estão sendo empregados as 7ª e 10ª Brigadas de Infantaria Motorizada e o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada. O exercício ainda conta com a participação da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Companhia de Defesa Química, Biológica, Nuclear e Radiológica do rio de Janeiro e do 2º Batalhão do Exército de São Paulo, totalizando um efetivo de mais de 2,300 militares.
Em complemento as ações operacionais, o exercício também desenvolve atividades cívico-sociais, voltadas para as comunidades locais, tais como atendimento médico-odontológico, corte de cabelo, emissão de documentos, limpeza e reformas de escolas públicas, apresentação da banda de música, entre outras. Nos dias 31 de julho e 1º de agosto ocorrerá o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (CAM) com universitários de Campina Grande (PB) e Olinda (PE).
Para o adestramento da tropa serão simuladas mais de 600 situações - como escolta e proteção de autoridades, operação de busca e apreensão, segurança de pontos sensíveis, entre outras - cenários estes compostos por militares que também atuarão como força adversária, exigindo do efetivo empregado tomadas de decisão nos diversos níveis de comando.
Outras informações:

  • 30/07 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Mongeiro
  • 31/07 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Araçagi
  • 01/08 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Alagoa Grande
  • 01/08 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Alagoinha
Major Benevides
Seção de Comunicação Social da 7ª RM-7ª DE
Major Benevides e Sargento Rivaldo
Sub Tenente Iran e esposa
 Centro de Operações de Alagoa Grande - 7ª Divisão de Exército (7ªDE)
 Mapa dos Municípios envolvidos na Operação
 Painel de toda Operação
 Viatura blindada do Exército
 Helicópteros utilizados nas operações
  Helicóptero utilizado nas operações
 Helicóptero saindo para operação
Viaturas do Exército
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Do blog do Rildo.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

NOTICIARIO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS - IBRAM

Editorial Ibram
Estamos completando uma parte importante da trajetória da Política Nacional de Museus, neste segundo semestre, quando realizaremos o Fórum Nacional e a Primavera dos Museus, esta com o tema A Função Social dos Museus.
Este é um momento de realizações e avanços de consolidação de uma política pública que já tem quase dez anos de trabalho prestados e realizados no campo museal e que culminou com a criação do Ibram.
Realizamos inúmeras ações que, com a colaboração do campo museal, ampliaram a visibilidade e auxiliaram na qualificação dos conceitos sobre os museus brasileiros.
Hoje podemos dizer que temos uma política pública em processo de consolidação e que busca responder a questões historicamente reivindicadas pelo setor.
Não é pouco pensarmos que, em 2003, no início da PNM, tínhamos apenas dois cursos de Museologia no País em nível de graduação. Hoje há 14 cursos de graduação, além de mestrado e doutorado.
Além disso, a cada dia temos as políticas dos estados e municípios na área de museus se constituindo, valorizando o setor e possibilitando uma parceria ampla com o Governo Federal.
O Ibram é resultado dessa trajetória amplamente vitoriosa de construção da Política Nacional de Museus e do desejo de avançar ainda mais.
Nessa direção, esse segundo semestre aponta para realização de uma série de ações, na linha da promoção e preservação do patrimônio museológico brasileiro, que vêm fortalecer o que foi realizado nos últimos dez anos.
A colaboração e união dos profissionais e instituições nos deram vitórias importantes para a PNM e nesse espírito continuaremos fortalecendo as conquistas para o futuro.
Agradecemos a todos e todas!
Cadeia Produtiva dos Museus: participe da pesquisa até o dia 10
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) deu início, na última segunda-feira (23), a uma pesquisa inédita sobre a cadeia produtiva dos museus brasileiros. O objetivo do levantamento é identificar os elos econômicos acionados com a atividade dos museus.
Instituições museais de todo o Brasil podem participar até o dia 10 de agosto, via internet. Para acessar a pesquisa, clique aqui. O questionário é de fácil preenchimento, com questões de múltipla escolha. A estimativa é de que em cerca de meia hora todas as perguntas sejam respondidas.
As respostas fornecidas não serão utilizadas para fins de fiscalização ou de controle, uma vez que a confidencialidade individual das informações prestadas será preservada. A análise, a divulgação e o tratamento dos dados e informações serão realizados de maneira agregada, sem permitir particularizar ou identificar a instituição participante.
Agentes produtivos - O conceito de cadeia produtiva, ainda pouco difundido na área cultural, representa um esforço em compreender quem são os agentes econômicos e de que forma eles participam da economia gerada pela atividade de determinado setor, seja contratando serviços ou comprando e transformando insumos, realizando eventos ou mesmo executando atividades rotineiras.
No caso dos museus, para cada exposição promovida, por exemplo, vários são os agentes que participam indiretamente para que o evento possa existir. Profissionais são contratados para a montagem, a iluminação é especial, obras cedidas por empréstimo precisam ser seguradas, a divulgação é repassada aos meios de comunicação, há produção de convites e contratação de serviço de buffet para o lançamento, etc.
Internamente, por outro lado, há outras atividades sendo executadas, como o processo de restauração de obras do acervo, que requer produtos químicos e ferramental específicos, a conservação dos objetos, a curadoria da coleção e a manutenção e vigilância do edifício. Todos os recursos – materiais e humanos – demandados pelo museu, se analisados em conjunto, compõem a cadeia produtiva do setor museal.
Exposição celebra os 90 anos do Museu Histórico Nacional
Sediado no Rio de Janeiro (RJ) e vinculado ao Ibram/MinC, o Museu Histórico Nacional completa 90 anos de existência na próxima quinta-feira (2). Para celebrar a data, o MHN preparou uma programação especial que inclui exposição temática e o lançamento de selo e carimbo comemorativos, além de aplicativo multimídia.
Museu Histórico Nacional – 90 Anos de Histórias, será aberta no dia 2, às 18h30, com a participação da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., e da diretora do MHN, Vera Tostes.
A exposição revela a trajetória da instituição, criada em 2 de agosto de 1922 pelo Presidente Epitácio Pessoa, no âmbito da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil.
Dividida em módulos temáticos, a mostra apresenta 350 peças representativas do acervo do museu, incluindo a primeira peça incorporada à coleção – uma casaca de senador da época do imperador D. Pedro II – e a mais recente, um uniforme de gari doado pela Comlurb.
A partir da exposição, o visitante terá a oportunidade de conhecer melhor a trajetória do MHN: a formação do acervo, que hoje reúne cerca de 350 mil itens, e as iniciativas pioneiras, como a criação da primeira escola de Museologia do país e do primeiro serviço federal de proteção ao patrimônio nacional.
Durante a abertura, serão lançados o selo e o carimbo comemorativos dos 90 anos do MHN produzidos pelos Correios. Foram produzidos, sob encomenda, 12 mil exemplares, que estarão à venda na loja do museu.
O MHN vai lançar ainda aplicativo gratuito e disponível para iPhone, iPad e iPod Touch, com vasto conteúdo multimídia (áudio, fotos e vídeos). O aplicativo estará disponível para download via internet.
5º Prêmio Darcy Ribeiro recebe inscrições até o dia 31
Estão abertas até a próxima terça-feira (31) as inscrições para o 5º Prêmio Darcy Ribeiro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).
O edital (confira aqui) vai premiar práticas e ações de educação museal que, por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação.
Serão 15 prêmios de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Podem concorrer instituições museais públicas de qualquer esfera administrativa, desde que não vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura; órgãos ou entidades públicas que possuam em sua estrutura unidades museais; e instituições museais de direito privado sem fins lucrativos.
Os interessados devem se inscrever pelo Sistema Salic Web, disponível no Portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e na página do Ibram (www.museus.gov.br). Mais informações pelo email fomento@museus.gov.br e pelos telefones (61) 3521.4415 e 3521.4403.
Ibermuseus – O Programa Ibermuseus encerra na segunda-feira (30) as inscrições para o III Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus.  A ideia é incentivar a criação de projetos que promovam a ação educativa nos museus para o desenvolvimento e a coesão social, que ainda não tenham sido implementadas ou que estejam em fase de implementação. Saiba mais aqui.
Conexões Ibram: Pará retoma programação no segundo semestre
Depois de passar por oito estados no primeiro semestre, o projeto Conexões Ibram retoma sua programação visitando o Pará, de 7 a 9 de agosto.
Alguns dos principais programas e ferramentas oferecidos pelo Ibram ao setor de museus serão temas de palestras e debates durante os três dias do evento. Serão discutidos temas como Programa iMuseus, Plano Nacional Setorial de Museus, Estatuto de Museus, Patrimônio Museológico em Risco, Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus e Programa Pontos de Memória.
Além das palestras, grupos de trabalho construirão propostas para a segurança, a  modernização e o financiamento de museus. Será também assinado Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Pará.
Até dezembro, o Conexões Ibram já tem paradas confirmadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraíba, Sergipe e São Paulo.
Acompanhe a cobertura do evento no blog do Conexões Ibram.
Encontro reúne Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN
Militantes da Museologia Social do Rio Grande do Norte realizaram, na última terça e quarta-feira (dias 24 e 25), no município de Nísia Floresta, o primeiro encontro da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do Estado.
Durante o encontro, que aconteceu no Museu Nísia Floresta e reuniu 65 participantes de 20 municípios potiguares, foram debatidos os temas Direito à Memória, Políticas Públicas de Museus, Programa de Memória e Organização e Fortalecimento da Rede de Pontos de Memória no RN.
Diversas atividades culturais que articulam pesquisa e difusão da memória tiveram lugar durante os dois dias de encontro. O público pode participar da contação de histórias e da apresentações de boi-de-reis e de quatro mestres da cultura popular local.
De acordo com o coordenador da área de museus da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, Hélio de Oliveira, o encontro das experiências de Museologia Social foi mais um desdobramento do Projeto Conexões Ibram no estado.
“O Conexões Ibram foi vital para o setor museológico potiguar, que se encontrava árido. Agora, 60% dos municípios encontram-se compromissados com essa nova dinâmica no setor por meio de políticas públicas”, disse.
Seminário discute relação entre jornalismo e memória
Aconteceu nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro (RJ), o Seminário Jornalismo e Memória. Parte do projeto Centro de Cultura e Memória do Jornalismo (CCMJ), o evento reuniu jornalistas renomados e representantes de entidades ligadas à preservação de acervos e pesquisa para debater o papel da imprensa na constituição da memória do País.
Os jornalistas Sérgio Cabral e Ruy Castro e a pesquisadora Alzira Alves de Abreu, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas estiveram entre os debatedores. A diretora do Museu da República, Magaly Cabral, também participou do evento.
A programação do seminário contou com três painéis: Museus Públicos e Privados: Constituição e Sustentação; Jornalismo e Memória; e Museus e Novas Tecnologias.
Iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o Centro de Cultura e Memória do Jornalismo foi lançado em 2008 e tem como objetivo a preservação e o registro da história da imprensa brasileira. Entre outras ações, o CCMJ é responsável pelo acervo da biblioteca do jornalista e escritor Joel Silveira (1918-2007).
Visitas e pesquisa no Centro de Cultura e Memória do Jornalismo podem ser agendadas pelo telefone (21) 3906.2450 ou pelo e-mail sindicato-rio@jornalistas.org.br. O espaço fica na Rua Evaristo da Veiga 16 / 7º andar, sala 702, no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CAMINHOS DO FRIO JÁ ACONTECE EM BANANEIRAS.

Roteiro teve início nesta segunda-feira ( 23) e vai oferecer uma vasta programação em Bananeiras, Serraria, Pilões, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova 
Teve inicio nesta segunda-feira (23) a Rota Cultural do projeto Caminhos do Frio. Até o dia 2 de setembro, cerca de 30 mil turistas devem participar das atividades em seis cidades do brejo paraibano - Bananeiras, Serraria, Pilões, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova - que fazem parte do roteiro. 

BANANEIRAS - Cada uma das seis cidades que compõem o Caminhos do Frio tem uma rota cultural específica, com apresentações culturais, festivais gastronômicos, oficinas, atividades de ecoturismo e esportivas, feira de artesanato, exposições culturais, entre outras atrações. Bananeiras inicia as atividades do projeto com a programação “Aventuras e Arte na Serra”, entre os dias 23 e 29 de julho. Na cidade, os turistas poderão participar do Festival Gastronômico, de trilhas ecológicas, de apresentações teatrais e musicais, como a orquestra sinfônica infantil da Paraíba e show da banda Cabruêra.
SERRARIA - Com o término do roteiro de Bananeira, entre os dias 30 de julho e 6 de agosto, começa a rota de Serraria “Natureza, Seresta e Engenhos”. Na cidade, serão realizadas oficinas culturais, apresentações artísticas e shows, como o dos 3 do Nordeste, do Paraíba Sim Sinhô, além de sanfoneiros e seresteiros da região. O roteiro da cidade conta ainda com espetáculo de circo, com a Cavalgada da Fé e visita a engenhos.
Praça Central de Serraria
PILÕES - De 6 a 12 de agosto é a vez de Pilões, com a “Festa das Flores, Banana e Artes”. O municípios vai oferecer oficinas artísticas, apresentações culturais de grupos de dança Caetés e Acauã da Serra (UEPB), da orquestra Sanfônica do Cariri e literatura de cordel “Gilberto Baraúna”, além de trilhas ecológicas na Pedra do Espinho, Cachoeira do Ouricuri e na área de floricultura. 
Cooperativa de Flores das Mulheres de Pilões
AREIA - O próximo município a receber a rota cultural Caminhos do Frio é Areia, com a programação “Areia: Frio, Cachaça e Arte”, de 13 a 19 de agosto. A abertura será com apresentação da Filarmônica Abdón Milanez, no Adro do Solar José Rufino. Com uma vasta programação, a cidade vai realizar diversas apresentações culturais, como o espetáculo de dança do grupo Tradições Folclóricas Moenda (Areia), shows das Bastianas, corrida de bike, Encontro de Capoeira e Troca de Cordéis, visitação à casa de doce A Bagaceira, entre outras atividades.


Tributos a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro
Em Alagoa Grande, as atividades têm início no dia 20 de agosto e seguem até o dia 26 de agosto, com a “Festival de Artes Populares Jackson do Pandeiro”. Na cidade, serão realizadas apresentações culturais, como a “Um olhar Jacksoniano” do grupo Outros, teatro infantil, shows com Boby e Amanda, Márcio Jr e Robério, desfile da banda marcial Paraybana, abertura oficial do Festival de Artes Populares Jackson do Pandeiro com Oliveira de Panelas, apresentações da Orquestra Cônego Firmino Cavalcante “A Maravilhosa Música de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga” e das Cirandeiras do Povoado Caiana dos Criolos, além do show com a banda Jackson Envenenado.
Símbolo da entrada de Alagoa Grande
Alagoa Grande ainda vai promover a apresentação do Coco de Embolada de Manoel Batista, o Encontro dos Filhos e Amigos de Alagoa Grande, oficinas de Xilogravura, de Hip Hop e de elaboração de Projetos, a 6ª Trilha de Moto dos Engenhos, 1º Passeio Ciclístico, 1ª Exposição de Agronegócios, 12ª Cavalgada de Alagoa Grande, 2º Encontro dos Blogueiros e o VI Encontro de Dança de Rua.

ALAGOA NOVA - O Caminhos do Frio será encerrado com a rota cultural de Alagoa Nova, com a programação do ““Festa da Civilização do Açúcar”, entre os dias 27 de agosto a 2 de setembro. Na abertura, no teatro municipal, será realizado um “Tributo aos 100 anos do Rei do Baião”. A rota de Alagoa Nova vai contar com oficinas, como a de Birimbau Terapia, apresentações culturais, exibição de filmes, espetáculo circense, festival gastronômico, visita ao Engenho Vaca Brava, shows do Clã Brasil de Vinicius e Sobral, Forró e Gastronomia Cachaça Volúpia (Engenho Lagoa Verde), entre outros. Estão programadas ainda a realização do VII Salão de Artesanato e Encontro de Quadrilhas.
Alagoa Nova
Para participar
Nesta sétima edição, o Caminhos do Frio apresenta algumas inovações. A presidente do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, Vânia Galdino, disse que as atividades da rota cultural serão realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural das cidades. “Outro diferencial é a participação da comunidade, que está cada vez mais envolvida no evento, participando do processo, o que tem promovido um sentimento de pertencimento”, destacou.

Para quem quer participar do roteiro, a dica é procurar o quanto antes agências de turismo ou de receptivo. “Este ano estamos recebendo uma grande demanda de pessoas interessadas em participar do roteiro. Empresas de turismo da Paraíba e de estados vizinhos já estão fazendo contatos e reservas”, ressaltou a presidente do Fórum.

A rota cultural do Caminhos do Frio é uma realização do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, entidade que atua na implementação da cadeia do turismo na região. O projeto tem parceria do Sebrae Paraíba, Governo do Estado e Banco do Nordeste. Informações: http://www.caminhosdofrio.com/

Serviço
Bananeiras - “Aventuras e Arte na Serra” - 23 e 29 de julho
Serraria - “Natureza, Seresta e Engenhos” - 30 de julho e 6 de agosto
Pilões - “ Festa das Flores, Banana e Artes” - 6 a 12 de agosto
Areia - “Areia: Frio, Cachaça e Arte” - 13 a 19 de agosto
Alagoa Grande - “Festival de Artes Populares Jackson do Padeiro”, de 20 a 26 de agosto.
Alagoa Nova - “Festa da Civilização do Açúcar”, de 27 de agosto a 2 de setembro

terça-feira, 24 de julho de 2012

CÂMARAS DE VEREADORES - UM PODER QUE PRECISA SER MORALIZADO

Gilberto Costa   - Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os 68.544 vereadores que serão eleitos no dia 7 de outubro por cerca de 140 milhões de eleitores em 5.568 municípios terão a tarefa de fiscalizar as prefeituras municipais, além de criar e modificar leis restritas às cidades. Cabe a eles verificar, por exemplo, como o dinheiro público é aplicado e criar ou alterar o plano diretor de ocupação urbana de sua cidade.
Podem se candidatar a vereador os maiores de 18 anos que tenham título de eleitor há mais de um ano no município onde pretendem disputar o cargo e sejam filiados a um partido político há mais de um ano das eleições.
Apesar de estar definido em lei quem pode se candidatar qual é a missão dos eleitos, especialistas ouvidos pela Agência Brasil afirmam que a função do vereador está desvirtuada por pelo menos dois motivos. O primeiro está no fato de muitas prefeituras cooptarem os vereadores por meio da distribuição de cargos na administração local e do uso do dinheiro público. O segundo fator, relacionado e influenciado pelo primeiro, é a falta de cultura política do eleitorado, que não acompanha o trabalho dos vereadores depois de empossados.
“A função das câmaras de Vereadores foi esvaziada. Os vereadores não cumprem seu papel, não fiscalizam. Quem legisla, de fato, é o Poder  Executivo.  As prefeituras  não têm importância nenhuma para o eleitor”, critica Cláudio Abramo, do site Transparência Brasil. “Os prefeitos 'compram' suas bases por meio da distribuição de cargos”, lamenta.
O cientista político Fábio Wanderley dos Reis, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais tende a concordar com Abramo. “Não tem nada que aconteça de relevante [nas câmaras de Vereadores]. O poder foi posto de lado e depois jogado fora”, disse Wanderley, ao comentar que vereadores “se ocupam mais em mudar nome de rua” ou escolher pessoas para prestar homenagem em sessões especiais.
  Costa Porto reconhece, porém, que o sistema de votação proporcional dentro de coligações partidárias cria uma disfunção grave. “O eleitor não sabe para onde vai seu voto. Ninguém conhece as listas partidárias. Vota em um candidato a vereador e elege outro.”
A representação local – câmaras dos Vereadores – é o sistema de eleitoral mais antigo do Brasil. Segundo Walter Costa Porto, a primeira eleição para os “conselhos da câmara” ocorreu em 1.535 vilas no interior do que hoje é o estado de São Paulo.
“O grau de politização é muito baixo. Muitos eleitores votam por obrigação” e “há uma crise de confiança no Legislativo”, afirma Carlos Eduardo Meirelles Matheus, líder do Comitê de Opinião Pública da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep) e ex-diretor do Instituto Gallup de Opinião Pública.

Edição: Nádia Franco

segunda-feira, 23 de julho de 2012

MORRE O CANTOR MARCOS ROBERTO - UM DOS SÍMBOLOS DA JOVEM GUARDA

O cantor da Jovem Guarda Marcos Roberto morreu, na noite deste sábado (21/7), em Osasco. O músico estava internado no Hospital Municipal Antônio Giglio. A morte foi causada por múltipla falência de órgãos. O cantor foi enterrado na manhã deste domingo no Cemitério Santo Antônio.

Marcos Roberto era cantor e compositor e fez sucesso com a Jovem Guarda nos anos de 1960 até 1980. Sua música mais conhecida é A última carta, que ficou meses no primeiro lugar nas rádios.

Caririnoticia.com

sábado, 21 de julho de 2012

DR VANILDO PEREIRA É ELEITO PARA MAIS UM MANDATO Á FRENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ALAGOA GRANDE


















 Realizou-se neste Sábado, dia 21, mais uma eleição para a Diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande.
Concorrendo em chapa única, o Dr. Vanildo Pereira mais uma vez, foi aclamado Presidente pela maioria absoluta dos associados.   “Dr. Vanildo é uma pessoa que continua detendo todas as qualidades que nosso Sindicato precisa de um gestor: CAPACIDADE, COMPETENCIA e AMOR Á CAUSA;  Ninguém mais do que ELE abre tantas portas e carreia tantos benefícios para o Sindicato e muitos deles, também servem diretamente para a comunidade alagoagrandense”.   Assim resumiu  DR. WELLINGTON a pessoa de Dr. Vanildo Pereira.
Titular de vários mandatos á frente deste importante Sindicato do Municipio de Alagoa Grande, Dr. Vanildo Pereira é um dos mais prestigiado e solicitado articulador de nossa terra.  Querido por todos, é também um exímio conciliador.    Advogado da FAEPA/PB, Dr. Vanildo é daqueles que define sua alegria de viver afirmando que “DEDICA SUA VIDA APENAS Á UMA ATIVIDADE: SERVIR”.
PARABENS DR. VANILDO;  Alagoa Grande se sente feliz em ter um filho assim e nós, seus amigos, nos sentimos mais seguros ao vosso lado.   Parabéns!

CAMINHOS DO FRIO - BANANEIRAS DARÁ INICIO AS FESTIVIDADES NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 23 E VAI ATÉ O DIA 29 - VAMOS PARTICIPAR!
















 
Terá início nesta segunda-feira (23) a Rota Cultural do projeto Caminhos do Frio, edição 2012. Até o dia 2 de setembro, cerca de 30 mil turistas devem participar das atividades em seis cidades do brejo paraibano: Bananeiras, Serraria, Pilões, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova.
A perspectiva é que sejam injetados na economia dessas cidades mais de R$200 mil, apenas na área cultural, que terá uma vasta programação.
Cada uma das seis cidades que compõem o Caminhos do Frio tem uma rota cultural específica, com apresentações culturais, festivais gastronômicos, oficinas, atividades de ecoturismo e esportivas, feira de artesanato, exposições culturais, entre outras atrações.
Bananeiras inicia as atividades do projeto com a programação “Aventuras e Arte na Serra”, entre os dias 23 e 29 de julho. Na cidade, os turistas poderão participar do Festival Gastronômico, de trilhas ecológicas, de apresentações teatrais e musicais, como a orquestra sanfônica e show da banda Cabruêra.
De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o Caminhos do Frio promove o desenvolvimento sustentável do turismo nas cidades que fazem parte do roteiro, contribuindo para que a comunidade local seja beneficiada com o incremento econômico e cultural. “Na programação, por exemplo, temos apresentações teatrais de crianças das cidades, que desenvolvem desde cedo um trabalho artístico que pode ter continuidade ao longo da vida”, disse a gestora.
Tributos a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro
Em Alagoa Grande, as atividades têm início no dia 19 de agosto e seguem até o dia 26 de agosto, com a “Festival de Artes Populares Jackson do Pandeiro”. Na cidade, serão realizadas apresentações culturais, como a “Um olhar Jacksoniano” do grupo Outros, teatro infantil, shows com Boby e Amanda, Márcio Jr e Robério, desfile da banda marcial Paraybana, abertura oficial do Festival de Artes Populares Jackson do Pandeiro com Oliveira de Panelas, apresentações da Orquestra Cônego Firmino Cavalcante “A Maravilhosa Música de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga” e das Cirandeiras do Povoado Caiana dos Criolos, além do show com a banda Jackson Envenenado.
Alagoa Grande ainda vai promover a apresentação do Coco de Embolada de Manoel Batista, o Encontro dos Filhos e Amigos de Alagoa Grande, oficinas de Xilogravura, de Hip Hop e de elaboração de Projetos, a 6ª Trilha de Moto dos Engenhos, 1º Passeio Ciclístico, 1ª Exposição de Agronegócios, 12ª Cavalgada de Alagoa Grande, 2º Encontro dos Blogueiros e o VI Encontro de Dança de Rua.
Para participar
Nesta sétima edição, o Caminhos do Frio apresenta algumas inovações. A presidente do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, Vânia Galdino, disse que as atividades da rota cultural serão realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural das cidades. “Outro diferencial é a participação da comunidade, que está cada vez mais envolvida no evento, participando do processo, o que tem promovido um sentimento de pertencimento, destacou.
Para quem quer participar do roteiro, a dica é procurar o quanto antes agências de turismo ou de receptivo. “Este ano estamos recebendo uma grande demanda de pessoas interessadas em participar do roteiro. Empresas de turismo da Paraíba e de estados vizinhos já estão fazendo contatos e reservas”, ressaltou a presidente do Fórum.
A rota cultural do Caminhos do Frio é uma realização do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, entidade que atua na implementação da cadeia do turismo na região. O projeto tem parceria do Sebrae Paraíba, Governo do Estado e Banco do Nordeste. Informações: http://www.caminhosdofrio.com/
Serviço
Bananeiras – Aventuras e Arte na Serra -  23 e 29 de julho
Serraria – Natureza, Seresta e Engenhos  -  30 de julho e 6 de agosto
Pilões – “ Festa das Flores, Banana e Artes” – 6 a 12 de agosto
Areia – “Areia: Frio, Cachaça e Arte” – 13 a 19 de agosto
Alagoa Grande – Festival de Artes Populares Jackson do Padeiro, de 19 a 26 de agosto.
Alagoa Nova – “Festa da Civilização do Açúcar”, de 27 de agosto a 2 de setembro


ELEIÇÕES EM ALAGOA GRANDE - NORMAS GERAIS ACORDADAS JUNTO A JUSTIÇA ELETORAL











A juíza da 9ª Zona Eleitoral Dra. Thanna Michelle e a Promotora Eleitoral Dra. Sandremary Vieira realizaram na manhã de hoje uma reunião para traçar diretrizes para a propaganda política no município de Alagoa Grande e Juarez Távora.

Dentre os principais pontos podemos destacar:

- a não realização de carreatas (carros, motos, etc)
- a não utilização de paredões de som
- a não utilização de carrinhos de som
- a não utilização de muros de imóveis para propaganda política

* tudo isso acordado entre as coligações de Alagoa Grande e Juarez Távora

O que será permitdo:

- realização de passeatas (a pé)
- utilização de carros de som publicitários devidamente adequados e legalizados

Em Alagoa Grande, com relação aos dias de comícios e atos de propagandas, a partir de 04 de agosto a 04 de outubro (eliminado o dia 27), ficou assim determinado:

Coligação Cidadania e Justiça - dias ímpares

Coligação Alagoa Grande Unida - dias pares

JOGO DE XADREZ E CORRIDA DE BICICLETAS - DOMINGO MOVIMENTADO EM ALAGOA GRANDE


Amanha, domingo (22) será a abertura do I Torneio de Xadrez de Praças de Alagoa Grande, o evento que tem como organizadores o Clube Alagoagrandense de Xadrez e a Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do município e tem uma apoio da Prefeitura de Alagoa Grande, será realizado na praça do Conjunto CHEAP I terá início a partir das 8h00min. Serão três rodadas com com seis partidas divididas em três categorias. Vale a pena ir prestigiar esse grande evento e de suma importância para o esporte local.

  

DOMINGO TEM PASSEIO CICLÍSTICO – JUAREZ A ALAGOA GRANDE


Amanha, domingo (22), às 7h00min, ao lado da Prefeitura de Alagoa Grande, haverá o embarque das bicicletas e dos ciclistas até o trevo da BR-230, onde de lá começará o passeio ciclístico com destino a Alagoa Grande passando pela cidade de Juarez Távora.
A chegada será na praça do Conjunto Cehap I, onde estará acontecendo a abertura do I Torneio de Xadrez nas Praças de Alagoa Grande.