sexta-feira, 31 de agosto de 2012

JACKSON DO PANDEIRO - 93 ANOS - UMA HISTÓRIA QUE ENOBRECE ALAGOA GRANDE E SEU POVO.
















JACKSON DO PANDEIRO 
31 – 08 – 1919
10 – 07 - 1982

Do alto da serra onde fica a cidade de Areia, em plena região do brejo paraibano, avista-se lá embaixo a cidade de Alagoa Grande, com a lagoa que dá nome à cidade brilhando à luz do sol nordestino, como uma colher de prata em cima de uma toalha verde. Pois foi em Alagoa Grande, em 31 de agosto de 1919, que nasceu José Gomes Filho, que mais tarde viria a se tornar conhecido como Jackson do Pandeiro.  
Queria ser sanfoneiro. Mas a sanfona era um instrumento caro, e sendo o pandeiro mais barato, foi esse que recebeu de presente da mãe, Flora Mourão, cantadora de coco, a quem desde cedo o menino ouvia cantar coco, tocando zabumba e ganzá.  
Aos 13 anos, com a morte do pai, veio com a mãe e os irmãos morar em Campina Grande, onde começou  a trabalhar como entregador de pão, engraxate e pequenos serviços. Na feira de Campina, entre um mandado e outro, assistia aos emboladores de coco e cantadores de viola. Ia muito ao cinema e tomou gosto pelos filmes de faroeste, admirando muito o ator Jack Perry. Nas brincadeiras de mocinho e bandido com os outros garotos, José transformava-se em Jack, nome pelo qual passou a ser conhecido.  
Aos dezessete anos, largou o trabalho na padaria para ser baterista no Clube Ipiranga. Em 1939, já formava dupla com José Lacerda, irmão mais velho de Genival Lacerda. Era Jack do Pandeiro.  
No o início da década de 40, Jackson foi morar em João Pessoa, onde continuou a tocar nos cabarés, e logo depois na Rádio Tabajara, onde ficou até 1946.  
Em 1948 foi para o Recife trabalhar na Rádio Jornal do Comércio Foi aí que o diretor do programa sugeriu que ele trocasse o Jack por Jackson, que era mais sonoro e causava mais efeito quando anunciado ao microfone.   
Somente em 1953, já com trinta e cinco anos, foi que Jackson gravou o seu primeiro grande sucesso: Sebastiana, de Rosil Cavalcanti. Logo depois, emplacou outro grande hit: Forró em Limoeiro, rojão composto por Edgar Ferreira.  
   
Foi na rádio pernambucana que ele conheceu Almira Castilho de Alburquerque, com quem se casou em 1956 vivendo com ela até 1967. Fizeram uma dupla de sucesso, ele cantando e ela dançando ao seu lado, tendo participado de dezenas de filmes nacionais. A paixão por Almira era tão grande que Jackson chegou a colocar várias músicas no nome dela. Depois doze anos de convivência, Jackson e Almira se separaram e ele casou com a baiana Neuza Flores dos Anjos, de quem também se separou pouco antes de falecer.   
No Rio, já trabalhando na Rádio Nacional, Jackson alcançou grande sucesso com O Canto da Ema, Chiclete com Banana, Um a Um e Xote de Copacabana. Os críticos ficavam abismados com a facilidade de Jackson em cantar os mais diversos gêneros musicais: baião, coco, samba-coco, rojão, além de marchinhas de carnaval.  
Músicos que o acompanharam como Dominguinhos e Severo dizem que ele era um grande “sanfoneiro de boca”, o que significa que apesar de não saber tocar o instrumento ele fazia com a boca tudo aquilo que queria que o sanfoneiro executasse no instrumento. O fato de ter tocado tanto tempo nos cabarés aprimorou sua capacidade jazzística. Também é famosa a sua maneira de dividir a música, e diz-se que o próprio João Gilberto aprendeu a dividir com ele.  
   
No palco, tinha uma ginga toda especial, uma mistura de malandro carioca com nordestino. Ficou famoso pelas umbigadas que trocava com a parceira e esposa Almira.   
Já com sessenta e três anos, sofrendo de diabetes, ao fazer um show em Santa Cruz de Capibaribe, sentiu-se mal, mas não quis deixar o palco. Já estava enfartado mas continuou cantando, tendo feito ainda mais dois shows nessas condições, apesar do companheiro Severo, que o acompanhou durante anos na sanfona,  ter insistido com ele para cancelar os compromissos: ele não permitiu. Indo depois cumprir outros compromissos em Brasília passou mal, tendo desmaiado no aeroporto e sendo transferido para o hospital. Dias depois, faleceu de embolia cerebral, em 10 de julho de 1982. 

SEVERINO ANTONIO (bibiu do jatoba)

OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS - HOJE, APARTIR DAS 14 h, EM AREIA, PB.

OFICINA INDISPENSÁVEL para todos aqueles que pretendem inscrever projetos para o FIC - FUNDO DE APOIO A CULTURA do GOVERNO DO ESTADO.   O EDITAL SE ENCONTRA ABERTO.  ACESSE O SITE:   http://www.paraiba.pb.gov.br/cultura     Vamos todos...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FESTIVAL DE ARTES DE AREIA - ACESSE A PROGRAMAÇÃO

13º edição Festival de Artes de Areia repleta de diversidade cultural
Começa nesta sexta-feira (31) as atividades da sétima arte no 13º Festival de Artes de Areia. Oficinas de audiovisual e criação de roteiro abrem o festival que começou na terça-feira (28), com oficinas de cultura popular, vivência artística e artes plásticas. A solenidade de abertura acontece na quinta-feira (30), às 22h, na Praça João Pessoa. O evento contará com apresentações artísticas, fóruns de debate, oficinas e performances, todos com acesso gratuito. Confira a programação completa, divida por área, clicando aqui. Informações: www.paraiba.pb.gov.br.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Governo do Estado disponibiliza edital do FIC e divulga oficinas para elaboração de projetos

Estão abertas as inscrições para os interessados em pleitear recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), que vai disponibilizar R$3 milhões para financiamento de 169 projetos culturais. O Governo do Estado torna público o edital do FIC, conforme lançamento oficial anunciado pelo Governador Ricardo Coutinho e o secretário de Estado da Cultura, Chico César, na última quarta-feira (22).
As inscrições estarão abertas por 30 dias para os projetos que desejarem pleitear recursos do FIC para a realização de atividades artístico-culturais no âmbito do Estado da Paraíba, no biênio 2012/2013.
Os proponentes podem inscrever apenas um projeto e a inscrição só será feita mediante apresentação em formulário de inscrição do FIC, de forma eletrônica. Os formulários do projeto e seus anexos deverão ser remetidos, exclusivamente por via postal, em correspondência endereçada ao: FIC AUGUSTO DOS ANJOS – Casarão dos Azulejos – localizado à Rua Conselheiro Henriques, nº 159 – Centro – João Pessoa – PB – CEP: 58.010-690, até a data limite de inscrição.
Poderão ser beneficiados com o apoio financeiro do FIC as ações, manifestações e eventos que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes áreas: Artes Integradas (ações que integrem mais de uma categoria artística); Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Cultura Popular; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Música; Patrimônio; Teatro.
Há anos esperado pelo público paraibano, o FIC retorna e com um valor 100% acima do último edital, de 2008, como lembrou o Governador Ricardo Coutinho, na ocasião do anúncio oficial, reiterando o compromisso do Governo do Estado em popularizar a cultura e aproximar as pessoas das artes.  “Este edital do FIC 2012 disponibiliza três milhões de reais e esse é um bom recurso dentro da produção cultural”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Cultura, Chico César, afirmou que o lançamento do FIC 2012 restabelece o compromisso e a presença do Estado como fomentador da cultura paraibana. “Esse compromisso é firmado com a sociedade civil no sentido de que o Estado não pode nem deve fazer tudo, mas cria as condições para que os agentes da sociedade civil apresentem seus projetos e realizem”, destacou.
O Edital e formulários seguirão disponibilizados no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Cultura, http://www.paraiba.pb.gov.br/cultura, na aba FIC Augusto dos Anjos.
Oficina para elaboração de projetos - A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Comissão Técnica de Análise de Projetos (CTAP), ligada ao Fundo de Incentivo à Cultura irá realizar oficinas com o objetivo de oferecer a pessoas interessadas, acesso ao conhecimento técnico na elaboração de projetos. As oficinas serão realizadas pelos articuladores das representações regionais da Secult.
Confira as cidades que as oficinas “FIC por Dentro” irão percorrer:
Dia 28/08/2012 – João Pessoa
Dia 03/09/2012 – Campina Grande
Dia 31/08/2012 – Areia
Dia 03/09/2012 – Itabaiana
Dia 03/09/2012 – Catolé do Rocha
Dia 04/09/2012 – Cuité
Dia 04/09/2012 – Cajazeiras
Dia 05/09/2012 – Monteiro
Dia 05/09/2012 – Sousa,
Dia 06/09/2012 – Princesa Isabel
Dia 10/09/2012 – Itaporanga
Dia 10/09/2012 – Patos.

sábado, 25 de agosto de 2012

CAMINHOS DO FRIO - ALAGOA GRANDE - HOJE TEM A BANDA "ROTA MUSICAL" CANTANDO SUCESSOS DE ONTEM E DE HOJE.

HOJE, ÁS 9,30 h, no CORETO, A BANDA  "ROTA MUSICAL" CANTANDO SUCESSOS DE ONTEM E DE HOJE.   PARTICIPAÇÃO DE DOCA MEDEIROS.    NO BNB CLUBE, NA RURAL FEST,  BAILE COM "FORROZÃO PAI E FILHO" (Rosildo Sanfoneiro) A PARTIR DAS 20 h.    E no parque de vaquejada SANTA TEREZINHA, ás 23 h: "FORRÓ PEGADO".   UMA NOITE IMPERDÍVEL EM ALAGOA GRANDE.  CAMINHOS DO FRIO 2012, FESTIVAL DE ARTES POPULARES JACKSON DO PANDEIRO.   ESTEJAM TODOS E TODAS CONVIDADOS E CONVIDADAS...

CAMINHOS DO FRIO - ALAGOA GRANDE - MAIS UMA NOITE DE SUCESSO.

CAMINHOS DO FRIO - FESTIVAL DA GASTRONOMIA - ALAGOA GRANDE REALIZA A NOITE MAIS CONCORRIDA DO EVENTO.   21 PRATOS FORAM PRODUZIDOS E APRESENTADOS AO PÚBLICO.   PELA PRIMEIRA VEZ UMA REPRESENTANTE DA ZONA RURAL SE FAZ PRESENTE: A COCADA DE  ELZA DE CAIANA DOS CRIOULOS, FOI UMA DAS MAIS PROCURADAS DO FESTIVAL.







































sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FESTIVAL DA GASTRONOMIA - A NOITE MAIS ESPERADA DO CAMINHOS DO FRIO DE ALAGOA GANDE ACONTECE HOJE.


É HOJE O MAIOR FESTIVAL DA GASTRONOMIA DA HISTÓRIA DE ALAGOA GRANDE.   ACONTECERÁ A PARTIR DAS 19.30 h NA PRAÇA DO TEATRO SANTA IGNEZ.   PELA PRIMEIRA VEZ 23 RESTAURANTES, BARES, HOTÉIS e SORVETERIAS DA CIDADE IRÃO PARTICIPAR DA 4º NOITE DA GASTRONOMIA DE ALAGOA GRANDE QUE TEM UMA PROMOÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE COM COORDENAÇÃO DA SECRETARIA DA CULTURA E DO TURISMO DO MUNICIPIO E UMA PARCERIA COM O SEBRAE, BNB E DO COMÉRCIO LOCAL.  A FESTA QUE TEM ENTRADA FRANCA, TERÁ AINDA A PARTICIPAÇÃO DA BANDA DE FORRÓ-PÉ-DE-SERRA "OS FILHOS DE JACKSON" E AUTORIDADES DIVERSAS PRINCIPALMENTE DO MUNDO DA GASTRONOMIA.  ESTEJAM TODOS E TODAS CONVIDADOS E CONVIDADAS..



















CAMINHOS DO FRIO - MAIS UMA NOITE DE SUCESSO EM ALAGOA GRANDE.

Mais uma noite cultural vitoriosa aconteceu ontem em Alagoa Grande.   No teatro Santa Ignez, a partir da 15 h teve inicio o desfile de atrações culturais com a exibição de filmes coordenada pelos jovens do CINE ALAGOA GRANDE.   Á noite recebemos o grupo de danças regionais RAIZES DE BORBOREMA que fez questão de participar de nosso FESTIVAL DE ARTES POPULARES JACKSON DO PANDEIRO – CAMINHOS DO FRIO.   Em seguida tivemos um show de IMPROVISO com um dos mais renomados repentistas nordestinos: OLIVEIRA DE PANELAS, que encantou a todos e conseguiu segurar a atenção de dezenas de jovens presentes ao grande público que lotou o TEATRO SANTA IGNEZ para assistir ao renomado poeta.   O show teve ainda a prticipação da violeira MARIA DA SOLEDADE, outro ícone da poesia nordestina (também natural de Alagoa Grande), e do contador de CAUSOS, PROFº JOSÉ GUEDES.   Esteve presente um grande publico que ao lado do Secretário José Avelar, Bibiu do Jatobá, de Sérvio do BNB, do Vereador Mercinho e de artistas diversos, transformaram esta 4ª noite de festa da cultura em uma das mais bonitas e prestigiadas.   Em seguida, tivemos um excelente show com artistas da terra coordenado por BOB e AMANDA e a nata da nossa música como convidados interpretando MPB, POP-ROCK  e outros gêneros do cancioneiro popular.   Superlotado tem ficado nosso teatro por todos estes dias que mais uma vez reafirma a diversidade cultural existente na TERRA DE JACKSON DO PANDEIRO.    






 Fotos: bibiu do jatobá