quarta-feira, 31 de julho de 2013

PALESTRA SOBRE A MORTE DE MARGARIDA PROFERIDA POR SOLEDADE, LOTA O PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE AREIA


















A poetisa e sindicalista MARIA DA SOLEDADE proferiu uma palestra, hoje, 31 de julho, sobre  A MORTE DE MARGARIDA MARIA ALVES, na CÂMARA MUNICIPAL  do município de AREIA, PB, cujo plenário esteve lotado de estudantes, pesquisadores, professores, artistas em geral.   A palestra fez parte do FESTIVAL DE ARTES DE AREIA.   O festival segue até domingo e hoje ás 19 h, teremos novamente a presença da artista de ALAGOA GRANDE desta feita como repentista na dupla SOLEDADE E MINERVINA que também foram contempladas pelo edital do festival através de um projeto de "bibiu do jatobá".   ALAGOA GRANDE (terra de Jackson do Pandeiro) continua em evidencia amanhã, dia 1º de agosto, quando terá as presenças da BANDA ORGAHNZA e a banda JACKSON ENVENENADO que prometem mostrar um rock progressivo num viés temático da obre do REI DO RITMO.  Acessem a programação do FESTIVAL DE ARTES DE AREIA que até domingo, está IMPERDÍVEL!!!



Postado pro BIBIU DO JATOBÁ

MARGARIDA ALVES É TEMA DE MESA REDONDA NO FESTIVAL DE ARTES DE AREIA















 
Nesta quarta-feira (31), Alagoa Grande se fará presente no  FESTIVAL DE ARTES DE AREIA, a partir das 9:30 hs, na CÂMARA MUNICIPAL, a sindicalista MARIA DA SOLEDADE LEITE estará coordenando uma mesa de debates com o tema: “MARGARIDA MARIA ALVES e as lutas sociais em Alagoa Grande”, tendo como apoiadores o Historiador José Avelar, o Professor José Guedes e do Conselheiro Severino Antonio (bibiu).

Á tarde, ás 17 h, a dupla de violeiras SOLEDADE e MINERVINA, farão uma apresentação na PRAÇA 3 DE MAIO, no palco CHÃO DE MESTRAS, num verdadeiro show de viola, repente e poesia nordestina.
POSTADO POR - BIBIU DO JATOBÁ

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ALAGOA GRANDE - PARABÉNS! 148 ANOS DE HISTÓRIA, DE CULTURA E DE PAZ SOCIAL



Alagoa Grande foi emancipada politicamente em 21 de Outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de Julho de 1865.  Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade.
 Alagoa Grande cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada no ciclo do algodão e da cana-de-açúcar que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza econômica do município e foram construídos por escravos. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à matriz centenária da cidade, são cobertos por azulejos importados de Portugal no século XIX.



O Município estagnou economicamente ao longo da segunda metade do século XX  com a população diminuindo, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades porem, Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município. 
 Este Município é a terra natal de JACKSON DO PANDEIRO, MARGARIDA ALVES, do TEATRO SANTA IGNEZ (o terceiro mais antigo da Paraíba), QUILOMBO DE CAIANA, antigos ENGENHOS, CACHOEIRAS, CASARÕES ANTIGOS, TURISMO RURAL, conservados MUSEUS, variado ARTESANATO, o CRUZEIRO e a LAGOA DO PAÓ, um dos mais belos cartões postais do brejo paraibano.
REDAÇÃO - BIBIU DO JATOBA.
FOTOS: BIBIU DO JATOBÁ e DOMÍNIO PÚBLICO
ARTE: MARIANA TAMIRES.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

ORGANIZADORES DA 7ª TRILHAS DOS ENGENHOS SE SENTEM TRAÍDOS PELO PREFEITO DE ALAGOA GRANDE E DISTRIBUEM NOTA DE REPÚDIO


Os organizadores do evento TRILHAS DOS ENGENHOS que já está em sua 7ª edição este ano, estão altamente revoltados com o Prefeito BÔDA (Alagoa Grande) uma vez que, segundo os mesmo, o Prefeito havia prometido manter o apoio que há anos a Prefeitura vem mantendo ao evento, chegando ao ponto de combinar valores, logística do evento, utilização do CAIC, plano de marketing com a logomarca oficial da Prefeitura, etc, etc, e na hora de concretizar o prometido, o Prefeito voltou atrás e disse que “não seria possível manter o compromisso firmado”. 


 Segundo os organizadores da trilha, no dia da reunião em que estes compromissos foram firmados, a reunião contou com a presença do Vereador Fabrico de Fortunato, da bancada de apoio ao Prefeito, que inclusive, chegou a aprovar na Câmara Municipal um requerimento contendo as diretrizes do apoio firmado.


Revoltados, os organizadores da trilha ocuparam a CÂMARA DE VEREADORES e exigiram um posicionamento dos edis que se solidarizaram com os esportistas.  Tambem estão distribuindo para o público uma “NOTA DE REPÚDIO” á atitude do Prefeito Municipal (nota abaixo).  Os mesmo estão pedindo o apoio redobrado dos motoqueiros que participam do evento porque, segundo eles, “O EVENTO VAI SER REALIZADO, COM FÉ EM DEUS E O APOIO DOS ESPORTISTAS E DA COMUNIDADE” uma vez que esta trilha de motos já passou a ser parte integrante do CALENDÁRIO TURÍSTICO DE ALAGOA GRANDE, evento que há sete anos acontece sempre antes do inicio do CAMINHOS DO FRIO – FESTIVAL DE ARTES JACKSON DO PANDEIRO que este ano vai de 26 de agosto a 01 de setembro.


A comunidade alagoagrandense lamenta profundamente a falta de sensibilidade do Prefeito Municipal em não apoiar este evento que cresceu imensamente, graças ao amor e dedicação de vários jovens que através deste evento, tem levado o nome de ALAGOA GRANDE, seu esporte e sua cultura para todo o Nordeste, para todo o Brasil.   Aos organizadores, principalmente na pessoa de BERNARDO MOTOS, a nossa solidariedade e a certeza de que, com sua bravura e de jovens como voce, A FESTA VAI CONTINUAR.


Infelizmente o Prefeito BÔDA não vem realizando diversos eventos de peso da nossa cultura como é o caso da FESTA DA PADROEIRA, FORRÓ FEST, SEMANA DO MUSEU, e outras.   É preciso que nosso Prefeito mantenha estes eventos porque eles fazem parte das TRADIÇÕES DE NOSSO POVO...

terça-feira, 23 de julho de 2013

DOMINGUINHOS - MAIS UM GRANDE ARTISTA QUE SE VAI



O cantor e compositor Dominguinhos morreu às 18h desta terça-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia há seis anos. 
Segundo o boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte foram "complicações infecciosas e cardíacas".
O músico de 72 anos havia deixado a UTI após melhora da infecção respiratória e arritmia cardíaca no dia 13 e retornado à UTI no dia 15.
Dominguinhos estava internado desde o dia 17 de dezembro. No dia 22 daquele mês, ele precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia.
Neste período, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos.
No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital em que estava internado em Recife (CE). A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
Os cantores Fagner, Elba Ramalho, Flávio José, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho e Liv Moraes fariam um show beneficente para Dominguinhos no dia 25 de julho, em Recife (PE). Toda a renda arrecadada com a venda de ingressos será revertida para o pagamento de despesas médicas do sanfoneiro.
Vida e carreira
Nascido em 1941, José Domingos de Morais, o Dominguinhos, veio de uma família humilde de Garanhuns e herdou os dotes musicais de seu pai Chicão, que era sanfoneiro. Com seis anos de idade, ele aprendeu a tocar sanfona e ia a feiras livres para arrecadar dinheiro.

Quando criança, ele formou o trio Os Três Pinguins com seus dois irmãos Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Aos nove anos, já era proficiente em sanfonas de 48, 80 e 120 baixos. Logo depois, ele conheceu Luiz Gonzaga na porta de seu hotel. O músico ficou impressionado e chamou Dominguinhos para ir ao Rio de Janeiro. Mais tarde, ele fez parte da equipe de Luiz Gonzaga e foi reconhecido por cantores da Bossa Nova, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho e Toquinho.
A cantora pernambucana Anastácia fazia parte do grupo de Gonzaga e não demorou a fazer parte da vida de Dominguinhos. Os dois iniciaram uma parceira dentro e fora dos palcos, que os levou ao casamento.
No entanto, o casamento com Anastácia não deu certo e Dominguinhos acabou se envolvendo com outra cantora, também pernambucana, Guadalupe. Os dois se casaram e a festa contou com convidados ilustres como Luiz Gonzaga e Genival Lacerda.
O primeiro disco de Dominguinhos foi "Fim de Festa", lançado em 1964". O último foi "Yamandu + Dominguinhos", em 2008. Ao longo dessas décadas de carreira, lançou dezenas de discos. 
Em 2002, Dominguinhos foi vencedor do Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho". Já em 2010, ele foi vencedor do Prêmio Shell de Música.
Entenda o quadro de saúde
Dominguinhos deu entrada no hospital Hospital Santa Joana, em Recife, no dia 17 de dezembro, com arritmia cardíaca e infecção respiratória. No dia 22 daquele mês, o músico precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia.

Neste período, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos. No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital, que foi revertida. A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
Mauro chegou a declarar que o quadro do pai era irreversível. A família já havia sido informada do estado de saúde do músico há alguns meses, mas somente agora, no entanto, Mauro decidiu divulgar essa informação em respeito aos fãs.
"Estava tentando resguardar meu pai, mas essa é uma informação que as pessoas precisam saber. Dominguinhos é uma pessoa pública e adorada no Brasil inteiro. Muitas pessoas me perguntavam sobre meu pai e acho que chegou a hora de falar".
Diagnosticado com câncer de pulmão há seis anos, Dominguinhos sofreu um princípio de infarto no início de 2011, quando foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.  Ele foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia. Por conta de seu estado de saúde, começou a cancelar shows no final de 2011.
FONTE -  http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/23/aos-72-anos-morre-o-musico-dominguinhos.htm

domingo, 21 de julho de 2013

DIA 29 DE JULHO TEM INÍCIO O FESTIVAL DE ARTES DA CIDADE DE AREIA, PB.

 

A segunda parada da Rota Cultural Caminhos do Frio, na microrregião do Brejo paraibano, é na cidade de Areia, de 29 de julho a 4 de agosto, com a realização do  14º Festival de Artes de Areia.  A programação foi anunciada nesta sexta(19), em coletiva de imprensa com o Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, e o Prefeito de Areia, Paulo Gomes. 

Sob o tema "Paraíba Feminina de Cultura", o evento abordará o universo feminino a partir de diversos olhares, colocando em destaque o protagonismo das mulheres na política, nas artes e na sociedade em geral. A escolha do tema tem o objetivo de pôr em destaque o papel das mulheres, artistas ou não, para o desenvolvimento do pensamento e das expressões contemporâneas, o aprofundamento da política e a conquista de espaços.

De caráter multicultural, o Caminhos do Frio juntamente com o festival de artes ofertarão 138 atividades, distribuídas em oito linguagens artísticas, contemplando artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. Irão compor a programação, shows, espetáculos, mostras, cortejos, vernissages, mesas redondas e oficinas. Além da programação artística, o evento ainda contará com atividades voltadas a debater outras áreas da cultura, como Arte Contemporânea, Economia Criativa e Cidadania Feminina.

Música
Este ano, o Caminhos do Frio vai oferecer ao público, duas grandes artistas de reconhecimento nacional e internacional, Zélia Duncan e Zizi Possi. Além destas, outros grupos e artistas regionais se apresentarão, como Sandra Belê (Zabelê), Lucy Alves (João Pessoa), Eleonora Falcone (João Pessoa), Sex On The Beach (Campina Grande), A Troça Harmônica (João Pessoa), Camerata Philipéia (João Pessoa) e Dusouto (RN).

Dança
A programação de dança será um verdadeiro encontro dos vários pensares da linguagem do corpo, inclusive no tocante às políticas culturais. Um espaço de destaque é a mesa-redonda “Políticas culturais para dança: o papel dos fóruns, redes associativas e associações de classe”, com personalidades influentes do cenário regional e nacional, como Liana Gesteira (PE). Ainda serão ministradas duas oficinas, uma com Valéria Vicente, pesquisadora de dança popular e contemporânea, e outra com Isabel Marques , sobre as interfaces da dança e a educação. A mostra de espetáculos traz ainda a performance Playlist, do coletivo Movasse (MG), entre outros grupos nacionais e regionais. 

Audiovisual
A programação de cinema conta com a exibição dos longas-metragens: Elena (2012), dirigido por Petra Costa, (SP) e Eles Voltam (2013), de Marcelo Lordello (PE). Também será realizada a Mostra de Cinema Paraibano, com 8 curtas selecionados através de edital público, e uma Mostra de Cinema Infantil, com a exibição de 11 curtas-metragens nacionais. A área terá uma Oficina de Capacitação Audiovisual para Jovens, com módulos sobre: Produção de Audiovisual, Fotografia para Cinema, Atuação, Roteiro e Direção e Realização de Curtas-Metragens.

Cultura Popular

A Mostra de Cultura Popular será o palco da troca de experiências dos grupos que praticam as tradições de alguma etnia. Na Paraíba, são mais divulgados os cocos de roda, pífanos e reisados, daí a preocupação de oportunizar ao grande público um evento que possa divulgar também as demais manifestações populares da dança, música, teatro e literatura de cordel, mostrando seus valores, sentimentos e expressões. A programação conta com um cortejo, na abertura do Festival, e os grupos Samba de Lata de Tijuaçu (BA), Coco de Roda - Grupo de Tradições Folclóricas Moenda (Areia – PB), Capoeira Angola Palmares (Areia – PB), Sanfona Fest (Areia – PB), Grupo do CRAS (Borborema – PB), Grupo de Xaxado FUNAD (João Pessoa – PB), além de oficinas de artesanato, culinária e cordel.

Teatro
A programação de Teatro contará com nomes de impacto nacional e internacional, como a atriz Denise Stoklos, que apresentará o monólogo intitulado “Preferiria Não?”, a Cia XIX de Teatro, que apresentará o espetáculo “Hysteria”, e o Grupo de Teatro da Poli (SP), com o espetáculo “Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora”, entre outras atrações regionais. Serão realizadas três oficinas: Teatro Experimental, Teatro Escambo e a oficina Hysteria, com o Grupo XIX de teatro, voltadas a artistas iniciantes e profissionais.

Circo
A programação circense contará com a presença da atriz e palhaça Andrea Macera (SP), intergarnte do Grupo Barracão Teatro (SP) com a apresentação “A Julieta e o Romeu”, Cia Animè (PE) com “As Levianas”, além do Grupo Bufões de Olavo (João Pessoa – PB), Caravana Tapioca (PE), Cia. Circo Rebote (DF) e o Grupo de Teatro Bastet (GO). A proposta conta ainda com as oficinas: Escola de Palhaças, com Andréa Macera, e a oficina de Palhaços para Iniciantes da Cia Animè.

Artes Visuais
A programação tem como exposição principal a arte da ceramista Maria dos Mares, maranhense radicada na Paraíba. Além de debate com os professores José Rufino e Madalena Zaccara sobre a obra de Pedro Américo. A proposta conta ainda com três oficinas: uma ministrada pelo coletivo paulista Aluga-se, cujo resultado irá compor a exposição do festival; uma Oficina de Grafite, com a grafiteira carioca Panmela Castro; e o projeto Pavilhão Lambe-lambe, do fotógrafo Ricardo Peixoto, que levará uma oficina de fabricação de câmeras fotográficas para crianças e palestras sobre a história da fotografia. Ainda haverão três exposições fotográficas, três instalações multimídia/arte digital e um mural coletivo com o tema: Paraíba Feminina. 

Literatura
A programação da área de Literatura com saraus, recitais, mesas-redondas e lançamentos de livros. Ainda contará com oficinas literárias de contação de histórias, fanzine e poesia, com destaque para a oficina Poesia Encenada, com a atriz Elisa Lucinda (ES). Os lançamentos de publicações terão o apoio da EduEPB (Editora Universitária da UEPB) e do Jornal A União, que lançará o livro Uma Viagem no Tempo, comemorativo dos 120 anos do periódico. Além desses, outros escritores locais lançarão suas publicações.

Pólos do festival

O Festival contará com 15 pólos, que abrigarão toda a programação, interagindo com os prédios e espaços históricos da cidade de Areia, ocupando e ressignificando os lugares que, por vezes, o cotidiano torna comum. Ao visitante, um universo a descobrir. Ao morador de Areia e da região, um universo reinventado. Cada pólo ganhou um nome que interage com o espaço, programação ou o tema do evento.

O Pólo Marinesas será o palco principal, reunindo artistas de renome nacional. O Pólo "Armaria Mainha" será no Circo especialmente montado para o Festival, abrigando as atrações de circo, dança, literatura, teatro e música. No Pólo Fé Menina, na Igreja do Rosário, se apresentarão grupos de música instrumental acústica. 

O Pólo Açucena, nas dependências do Colégio Santa Rita, será espaço de discussão sobre a arte contemporânea e também para apresentações teatrais. O Colégio José Américo se tornará o Pólo Vagaluminosas, onde ocorrerão diversas oficinas, mostras audiovisuais, lançamentos de livros, exposições de artes plásticas e a construção de um mural coletivo de grafite. No Pólo Artérias das Artes, no Casarão José Rufino, exposições visuais e ações de divulgação do I Censo Cultural da Paraíba. No histórico Coreto, localizado na Praça Pedro Américo, o Pólo Brincantes Enluaradas abrigará mais exposições visuais e espetáculos de dança e música.

No palco mais antigo do estado, o Theatro Minerva, primeiro da Paraíba, serão realizadas atividades de audiovisual, dança, literatura e teatro, compondo o Pólo Senhora Cena. A Câmara Municipal de Areia será o Pólo Escrivaninha Secreta, a ser ocupada com literatura, discussões sobre Cultura Popular e programações destinadas à Economia Criativa e Cidadania da Mulher. Na Praça 3 de Maio, marco histórico da cidade, no Pólo Chão de Mestras se apresentarão diversos grupos de cultura popular, reverenciando as tradições e as brincadeiras do povo. Na EMATER, o Pólo Fuxicarte abrigará o Salão de Artesanato da Paraíba, reunindo artesanatos de diversas técnicas e origens. O Pólo Sala de Griação será no Mercado Central, ambiente gastronômico por essência, e que abrigará a oficina de gastronomia regional.

Outros três pólos serão destinados a atividades de formação, como oficinas. O Pólo Chã da Pia (Comunidade Chã da Pia), o Pólo Chã de Jardim (Comunidade Chã de Jardim), e o Pólo Gravideias, localizado Escola Prof. João Coutinho, serão destinados a realização de diversas oficinas, ligadas as linguagens artísticas ou a outras áreas da Culura. O Pólo Sonoras Erês, no Centro Social Urbano (CSU), receberá a atividade musicalização infantil, programação voltada ao público jovem. Por fim, no Pólo A Véia Debaixo da Cama estará sediada a Secretaria do Festival, utilizando o prédio da Maçonaria, e o Pólo A Casa da Mãe Joana, que servirá como hospedagem alternativa a 60 visitantes do festival. 

Economia Criativa: Os dois eventos juntos contam com vasta programação de oficinas, workshops e mesas-redondas, com atividades ligadas a todas as linguagens. Ao todo, serão oferecidas 26 oficinas, com oficineiros de todo o Brasil. As oficinas são gratuitas, e terão suas inscrições iniciadas na próxima segunda-feira (22), no site oficial do evento.

Em parceria com a UFPB, através do projeto "Paraíba Criativa - Ações para o desenvolvimento e inovação das artes, fazeres e saberes da Paraíba no universo da Economia da Cultura", o Festival abrigará o Encontro Regional de Economia Criativa de Areia, com debates voltados à cultura como elemento de desenvolvimento regional, refletindo sobre a produção e difusão da cultura local na potencialização dos territórios. O Encontro contará com mesas, grupos de trabalho e uma plenária.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

CAMINHOS DO FRIO - PROGRAMAÇÃO DE ALAGOA GRANDE - TERRA DE JACKSON DO PANDEIRO

PROGRAMAÇÃO DO “CAMINHOS DO FRIO”
ALAGOA GRANDE/PB
DE 25 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2013
TEMA: “FESTIVAL JACKSON DO PANDEIRO”
>DIA 25/08 (Domingo)

MANHÃ
TRILHA DOS GREGÓRIOS (caminhada ecológica)
Saída às 6h da manhã do largo do teatro Santa Ignêz

ECOPEDAL DOS ENGENHOS (trilha ecológica ciclística)
Saída às 6h da manhã do CAIC
>DIA: 26/08 (Segunda)

MANHÃ
LOCAL: MEMORIAL JACKSON DO PANDEIRO
8h - MOSTRA COMPETITIVA DE FOTOGRAFIA E LITERATURA (lançamento do concurso via “Coletivo Ágora”)
9h - MÚSICA PARA CINEMA (sessão de curtas-metragens e debate sobre a produção musical para o cinema–“Cineclube InterCult” de Alagoa Grande)

TARDE
LOCAL: AUDITÓRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL
14h - A ARTE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA (mesa-redonda voltada a professores e estudantes)

NOITE
LOCAL: MUSEU CASA DE MARGARIDA MARIA ALVES
18h - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

LOCAL: LARGO DO TEATRO SANTA IGNÊZ
18h30 - INTERVENÇÃO (espetáculo de dança com cadeirantes – “FUNAD” de João Pessoa)
19h - INTERVENÇÃO(espetáculo de dança popular – “FUNAD” de João Pessoa)

LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
19h30 - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)
19h40 - ABERTURA OFICIAL
20h - O DIA EM QUE A MORTE BATEU DAS BOTAS (comédia sarcástica – “Cia. Oxente” de João Pessoa)
21h - CASAMENTO DE BRANCO (teatro de rua – “AJAC” de Bananeiras)

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL (ao lado do Colégio do Rosário)
22h - POESIA DE BOLSO (sarau poético – “Coletivo AG” de Alagoa Grande)



>DIA:27/08 (Terça)

MANHÃ
LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
8h - O MISTÉRIO DE FEIURINHA (adaptação teatral –“Pro Jovem”de Alagoa Grande)
9h - CONTO, CANTOS E BRINCADEIRAS (peça teatral – “Cia. DN” de Alagoa Grande)
10h - O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ(adaptação teatral – grupo “Bonfim de Teatro”de Bayeux)

TARDE
LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
14h - ROMANCE DE UMA CAVEIRA (adaptação teatral–grupo “Pro Jovem Fazendo Arte” de Canafístula)
15h - INFÂNCIA PERDIDA (espetáculo teatral – “Mais Educação do IDSM-CAIC” de Alagoa Grande)
15h30 - GRUPO FOLCLÓRICO (dança de salão– “Mais Educação do IDSM-CAIC” de Alagoa Grande)

LOCAL: POLO DE APOIO DA UAB
14h - O CINEMA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA (mesa-redonda voltada a estudantes de licenciatura)

NOITE
LOCAL: ESCADARIA DO CRUZEIRO
18h - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
18h30 - SOLO AFRO (espetáculo de dança –“Cia. DN” de Alagoa Grande)
19h - MEU ENTERRO (comédia teatral dramática – “Cia. Curinga” de Campina Grande)
20h - POESIA DE CENA (sarau poético – grupo “Frente Trovadora” de Alagoa Grande)
20h30h - AS PINIQUEIRAS (comédia teatral– “Cia. do Riso” de João Pessoa)

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL (ao lado do Colégio do Rosário)
21h - POESIA DE BOLSO (sarau poético – “Coletivo AG” de Alagoa Grande)

>DIA:28/08 (Quarta)

MANHÃ
LOCAL: MERCADO CENTRAL
8h - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
9h - OS PIMPOLHOS (espetáculo teatral infantil – “Escola Municipal Enéas Cavalcante” de Alagoa Grande)

LOCAL: LARGO DO TEATRO SANTA IGNÊZ
9h30 - CIRCO ARLEQUIN (espetáculo circense –“Trupe Arlequin” de João Pessoa)

TARDE
LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
14h - O RATO (musical infantil –“PETI” de Alagoa Grande)
14h30 - COR DA TERRA (dança afro – “Grupo Afro Cor da Terra” de Caiana dos Crioulos em A. Grande)
15h - TIETA (espetáculo de dança contemporânea – “Escola Municipal Enéas Cavalcante” de Alagoa Grande)

NOITE
LOCAL: PRAÇA DA VILA SÃO JOÃO
18h - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

LOCAL: SEDE PAROQUIAL, AO LADO DO TEATRO
19h - QUINCAS (adaptação teatral – grupo “OsFodidário” de João Pessoa)

LOCAL: LARGO DO TEATRO SANTA IGNÊZ
20h - O DRAGÃO DE MACAPARANA (espetáculo teatral – “Cia. Mangai” de Alagoa Grande)

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL (ao lado do Colégio do Rosário)
21h - POESIA DE BOLSO (sarau poético – “Coletivo AG” de Alagoa Grande)


>DIA:29/08 (Quinta)

MANHÃ
LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
8h - O FUÁ DAS MENINAS(espetáculo de dança – “Escola Municipal Geraldo Costa” de Alagoa Grande)
9h - PEÇAS TEATRAIS ESCOLARES 

TARDE
LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
14h - O VERDADEIRO MUNDO DA RECICLAGEM (teatro infantil – “Doutores da Educação” de Mogeiro)
15h - MUSICART (coral– “Mais Educação do IDSM-CAIC” de Alagoa Grande)
15h30 - MANDACARÚ (musical – “IDSM-CAIC” de Alagoa Grande)
16h - PROJOVEM (dança folclórica – “CRAS” de Borborema)

NOITE
LOCAL: PRAÇA DO CONJUNTO MANOEL RAIMUNDO
18h - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
18h30 - ROMEU E JULIETA ÀS AVESSAS (comédia teatral – “Cia. Os Outros” de Alagoa Grande)
19h30 - CAUSOS MUSICADOS (contação de história musicada – “Doca Medeiros” de Alagoa Grande)
20h - O AUTO DA COMPADECIDA (adaptação teatral – “grupo Circo Sem Pano”de João Pessoa)

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL (ao lado do Colégio do Rosário)
21h - POESIA DE BOLSO (sarau poético – “Coletivo AG” de Alagoa Grande)



>DIA 30/08 (Sexta)

MANHÃ
LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
8h - MOSTRA DE CINEMA INFANTO-JUVENIL (curtas-metragens – “Cineclube Intercult” de A. Grande)
9h - BRINCANDO DE B-BOY (intervenção de Hip-Hop e percussão corporal – “Coletivo AG” de A. Grande)
9h30 - FINALISTAS DA MOSTRA COMPETITIVA DE FOTOGRAFIA E LITERATURA (entrega de premiações)

LOCAL: CORETO CENTRAL
10h - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

TARDE
LOCAL: TEATRO SANTA IGNÊZ
14h - MOSTRA DE CINEMA INFANTO-JUVENIL (curtas-metragens – “Cineclube Intercult” de A. Grande)
15h - O Mágico de OZ (espetáculo teatral – “Cia. Cara Dupla”de João Pessoa)

NOITE
LOCAL: LARGO DO TEATRO SANTA IGNÊZ
19h - A ÓPERA DO PANDEIRO (espetáculo teatral musical – “Coletivo AG” de Alagoa Grande)
20h - CIRANDA E COCO DE RODA (cirandeiras de Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande)
20h30 - FESTIVAL DE CANÇÃO POPULAR JACKSON DO PANDEIRO


>DIA 31/08 (Sábado)

MANHÃ
LOCAL: MERCADO CENTRAL
8h - TAMBORES PASSEANDO NA CIDADE (cortejo percussivo nas ruas – “IrrigaTerra” & “Coletivo AG”)

LOCAL: CORETO CENTRAL
11h - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

TARDE
LOCAL: PRAÇA DO CONJUNTO CEHAP II
16h - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

LOCAL: PRAÇA DO CONJUNTO MANOEL RAIMUNDO
16h30 - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

LOCAL: ESCADARIA DO CRUZEIRO
17h30 - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COM O “COLETIVO AG” (Alagoa Grande)

NOITE
LOCAL: CORETO CENTRAL
18h - BATALHA DE HIP-HOP (intervenção de dança de rua com música ao vivo – grupo “Família AXD” &“Coletivo AG”)

LOCAL: LARGO DO TEATRO SANTA IGNÊZ
19h - FINALISTAS DO FESTIVAL DE CANÇÃO POPULAR JACKSON DO PANDEIRO
19h30 - CIRANDA E COCO DE RODA (cirandeiras de Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande)
20h - VIOLAS E IMPROVISOS ESQUENTANDO O FRIO DOS CAMINHOS (repente e viola – dupla “Soledade e Minervina” de Alagoa Grande)
21h - QUANTO?  - lançamento do CD da banda “Jackson Envenenado” de Alagoa Grande
22h - LENINE (show musical)


>DIA 01/09 (Domingo)

MANHÃ
CAVALGADA (passeio ecológico saindo do BNB-Clube de Alagoa Grande, às 8h)

ESPETÁCULO DE ASA DELTA (sobrevoando o município a partir do Morro do Cruzeiro, 10h)
RURAL FEST (feira agropecuária a partir de 12h, no BNB-Clube)
TARDE
LOCAL: LARGO DO TEATRO SANTA IGNÊZ
16h - ENCONTRO ESTADUAL DE HIP-HOP (dança de rua)
ABERTURA: TRIBO ÉTHNOS (espetáculo musical com Vant Vaz & Cia. – João Pessoa)

NOITE
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL (ao lado do Colégio do Rosário)
19h - PRODÍGIO MIX (encerramento com DJ Luciano)



ALAGOA GRANDE – OFICINAS

OFICINA: OBSERVANDO MEU MUNDO – Guto Ferreira e Andreia Fernandes
(vivências de fotografia e de literatura para apresentar resultados ao longo do evento oficial)
PÚBLICO-ALVO: estudantes, artistas, professores e comunidade em geral
LOCAL: Escolas públicas de Alagoa Grande com horário integral
DE 15/07 A 15/08


OFICINA: PERCUSSÃO – Mikinha Maurício
(vivência musical percussiva)
PÚBLICO-ALVO: crianças, jovens e população em geral
LOCAL: Espaço Cultural Municipal (ao lado do Colégio do Rosário)
TODA QUINTA-FEIRA AO LONGO DE AGOSTO


OFICINA: TEATRO DE BONECOS – Geóstenys Melo
(confecção e manuseio de bonecos a partir de reaproveitamento residual)
PÚBLICO-ALVO: professores e afins 
LOCAL: Colégio do Rosário
DE 27 A 29/08


OFICINA: PANDEIRO – Alberto Black
PÚBLICO-ALVO: crianças, jovens e população em geral
LOCAL: Espaço Cultural Municipal (ao lado do Colégio do Rosário)
DE 26 A 28/08


OFICINA: PRODUZINDO CINEMA COM MINI-MIDIAS – Ismael Moura
PÚBLICO-ALVO: estudantes, artistas, professores e comunidade em geral
LOCAL: Colégio do Rosário
DE 23 A 25/08


OFICINA: DJ EM ATIVIDADE – DJ Luciano 
(iniciação à arte da discotecagem através da banca Prodígio Mix)
PÚBLICO-ALVO: artistas de dança de rua e comunidade em geral
LOCAL: Espaço Cultural Municipal (ao lado do Colégio do Rosário)
DIA 31/08


OFICINA: OFICINA DE CIRCO PARA CRIANÇAS – Trupe Arlequin
LOCAL: Salão Paroquial
DIA 26/08


OFICINA: O ATOR EM CENA – Escambo 
PÚBLICO-ALVO: atores e comunidade em geral, a partir dos 15 anos
LOCAL: Espaço Cultural Municipal (ao lado do Colégio do Rosário)
DE 20 A 22/08


PONTOS TURÍSTICOS

SALÃO MUNICIPAL DE ARTESANATO 
(vizinho ao Cartório Eleitoral)
Aberto diariamente durante o “Caminhos do Frio”
Das 8h às 18h

TEATRO MUNICIPAL SANTA IGNÊZ
(próximo à Igreja Matriz)
Aberto diariamente durante o “Caminhos do Frio”
Das 8h às 21h

MEMORIAL JACKSON DO PANDEIRO
(próximo à Igreja Matriz)
Aberto diariamente durante o “Caminhos do Frio”
Das 8h às 19h

MUSEU CASA DE MARGARIDA MARIA ALVES
(Rua da Olinda)
Aberto diariamente durante o “Caminhos do Frio”
Das 8h às 18h

CENTRO HISTÓRICO MUNICIPAL
(largo da Igreja Matriz e do Colégio do Rosário)

ENGENHO LAGOA VERDE – Cachaça Volúpia
(na saída para Areia)

TRILHAS ECOLÓGICAS: Gregórios, Quinze, Serra Grande, Caiana dos Crioulos e Pitombeira
informações com coordenação de condutores de turismo
(83) 9115-7935 – George
POSTADO POR - BIBIU DO JATOBÁ (190713 - 10.34h)

quarta-feira, 17 de julho de 2013

BIBIU DO JATOBÁ LADEADO PELO RADIALISTA ADELZON ALVES (RÁDIO GLOBO) e BADÚ, PAI DAS MENINAS DO "CLÃ BRASIL".

PRESIDENTE DA PBTUR RESPODE EMAIL DE BIBIU DO JATOBÁ COM BOAS INFORMAÇÕES SOBRE RODOVIAS DO BREJO

http://1.bp.blogspot.com/-3lnyP2Kuoik/UeVdj1X2LLI/AAAAAAACGDA/cnBpP91rjNY/s1600/DSC01736.JPG

RUTH AVELINO - PRESIDENTE DA PBTUR, RESPONDE EMAIL DE BIBIU DO JATOBÁ SOLICITANDO AÇÕES EM FAVOR DE RODOVIAS DO BREJO. 

Date: Tue, 16 Jul 2013 12:53:34 -0300
From: severinopb@uol.com.br
Subject: CONSELHEIRO BIBIU - REPASSA INFORMAÇÃO IMPORTANTE
PREZADOS COLEGAS DO CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA.
INFORMO QUE A RODOVIA QUE LIGA JUAREZ TÁVORA A ALAGOA GRANDE - AREIA - GUARABIRA, CHEGA A UM ESTADO LAMENTÁVEL E PODE PREJUDICAR E MUITO O ROTEIRO TURISTICO - CAMINHOS DO FRIO.    UMA PROVIDENCIA IMEDIATA SE FAZ NECESSÁRIO.
 QUEM PUDER AJUDAR REPASSANDO - PEDINDO AS AUTORIDADES COMPETENTES, ESTARÁ PRESTANDO UM  GRANDE SERVIÇO Á CULTURA, AO TURISMO, Á REGIÃO.
 Á TODOS OS COLEGAS O DESEJO DE PAZ E SAUDE.
 ABRAÇOS.
 SEVERINO ANTONIO - BIBIU
CONSELHEIRO ESTADUAL DA CULTURA.
REGIONAL BREJO
ALAGOA GRANDE, PB.
De: Ruth Avelino (PRESIDENTE DA PBTUR )
Data: 16/7/2013 13:11:27
Assunto: RE: CONSELHEIRO BIBIU - REPASSA INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Boa Tarde Bibiu e demais companheiros,

Conversei longamente com Carlos Pereira, superintende do DER, na quinta-feira passada, e ele me informou que um trabalho de rejuvenescimento será feito nessa rodovia, pois ela precisa de um reparo sério. Essa obra já foi licitada e segundo ele deve começar em setembro.
Por conta do Caminhos do Frio, que se aproxima, Carlos Pereira garantiu que fará um trabalho paliativo de "tapa buracos". Esse trabalho deve começar esses dias.

Espero que tudo dê certo.

Abraços e boa sorte a todos.

Ruth Avelino