domingo, 29 de setembro de 2013

HOTEL BRUXAXÁ, EM AREIA, PB, VAI SE TRANSFORMAR EM HOTEL ESCOLA PELO IFPB


A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) comemorou nesta terça-feira (3) a criação de uma Unidade de Educação Profissional (UEP) no município de Areia, anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante ato em Brasília, com a presença do governador Ricardo Coutinho e do reitor João Batista de Oliveira Silva.
De acordo com o reitor do IFPB, o projeto de criação da nova unidade foi encaminhado ao Governo do Estado após um estudo realizado pela assessoria do IFPB na região do Brejo. O estudo apontou que essa região possui vocação pedagógica para a oferta de cursos nas áreas de turismo, hospitalidade e lazer, gastronomia e gestão e finanças, destacando, ainda, a importância da produção de cachaça no Brejo. Além disso, o estudo assinalou que o Hotel Bruxaxá tem uma infraestrutura ideal para que, após as reformas e adequações necessárias, conforme projeto, passe a funcionar como um Hotel Escola. Para ler o documento clique AQUI.
Segundo João Batista de Oliveira Silva, a UEP de Areia confirma mais um feito da atual gestão do Instituto Federal da Paraíba, que termina no próximo ano, contabilizando a existência de 15 Campi em pleno funcionamento, além de um Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima; três Unidades de Educação Profissional, dois Centros Vocacionais de Tecnologia (CVT) e dois Centros de Inclusão Digital.
Quando o atual reitor assumiu a gestão do IFPB, em 2006, a instituição tinha cerca de 5000 alunos. Depois de 7 anos de trabalho esse número subiu para 17000 alunos regulares no ensino presencial. Esse crescimento também pode ser percebido pelo aumento do número de cursos ofertados pelo instituto, que saltou de 14 para 42 cursos superiores e de 12 para mais de 70 cursos técnicos.
Para o reitor, apesar da significativa expansão institucional vivenciada nos últimos anos, o IFPB continuará aberto para novas demandas. “Foi o caso dessa nova unidade, que insere o nosso instituto no processo de construção de unidades temáticas”, disse Batista a sua equipe técnica, frisando que o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima e as unidades de Cabedelo, Guarabira e Mangabeira passam também a configurar-se como UEP, nova nomenclatura atribuída pelo MEC às unidades embrionárias dos novos campi.
Batista ressaltou ainda que a comunidade no Brejo recebeu a notícia com entusiasmo, face à carência de mão de obra qualificada nas áreas de hotelaria e gastronomia. Políticos da região do Brejo enalteceram a iniciativa do IFPB e ofereceram total apoio ao pleito, com destaque para os deputados Damião Feliciano (Federal) e Tião Gomes (Estadual).
Entidades da região pediram ao reitor brevidade na implantação da UEP. Para corresponder aos anseios da comunidade em tempo hábil, o IFPB e o Governo do Estado vão continuar as articulações para a implantação imediata da unidade temática de Areia. “Inicialmente vamos efetuar a transferência do patrimônio para o IFPB e em seguida dar início ao processo de reforma do prédio que deve ser adaptado para as necessidades de uma instituição de ensino”, afirmou o reitor, sinalizando que o setor de engenharia e construção vai realizar de imediato um estudo prévio para ver as condições do local.
O reitor também lembrou que o IFPB está incorporando ao patrimônio da instituição os CAICs dos municípios de Catolé do Rocha, Itabaiana, Santa Rita, Guarabira e, provavelmente, o de Mangabeira.
Técnicos dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) devem vir na próxima semana inspecionar as estruturas dos CAICs e consolidar o processo de transferência. Por ocasião da visita, o IFPB deve apresentar exposição de motivos, buscando a contratação de servidores docentes e técnico-administrativos para promover o funcionamento das unidades.
“Em seguida o IFPB inicia a recuperação e revitalização dessas novas unidades, devendo ser concluídas até março do próximo ano, enquanto as obras de construção definitiva serão tocadas em seu curso normal”, finalização João Batista.

Ascom do IFPB

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FILIAÇÃO DE JUNIOR CARNEIRO AO PSL TEM O AVAL DO GOVERNADOR

Foi muito concorrida a festa de filiação de JUNIOR CARNEIRO ao PSL do Dep. Estadual Tião Gomes nesta tarde de 25/09 no hotel VERDE GREEN, em João Pessoa.

O Governador Ricardo Coutinho mais uma vez demonstrou amizade por Junior Carneiro e compareceu a festa.  Tambem estiveram presentes o Vice-Governador Rômulo Gouveia, e o Ex-Senador Ney Suassuna que aproveitou para se filiar tambem ao Partido.


Outro nome de peso que se filiou tambem foi a Secretária Aracilba Rocha que pretende sair candidata a Deputada Estadual.  A mesma tambem desfruta de muito prestigio junto ao Governador.


“As obras espalhadas por toda Paraíba são obras conquistadas por nossos aliados para as suas regiões”; Disse o Governador em seu discurso se referindo a barragem de Pitombeira que ora está sendo construída em Alagoa Grande através de um pedido de Junior Carneiro.
 A caravana de Alagoa Grande foi uma das maiores no recinto.   Vereadores, ex-secretários, lideranças e pessoas do povo compuseram a caravana de amigos e correligionários de Junior Carneiro que, emocionado, ao lado de sua esposa Raquel Carneiro, fez questão de tirar fotos e distribuir abraços á todos.  

Finalizando Junior, que deve disputar um mandato de Deputado Estadual, visivelmente emocionado, antes das despedidas fez questão de agradecer a presença de todos; “vocês me fizeram uma grande surpresa e eu agradeço do fundo do coração o apoio e amizade de todos vocês”.

Se depender do clima da festa de filiação, a campanha de Junior Carneiro tem tudo para mais uma vez, ser vitoriosa uma vez que Alagoa Grande necessita de um ou mais de um parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado. 

Em 2014, com fé em Deus e no povo, é Junior Carneiro, Deputado de novo!

VEJAM DIVERSAS FOTOGRAFIAS DO EVENTO ACESSANDO O SITE  -  

REDAÇÃO E FOTOS DE BIBIU DO JATOBÁ.

JUNIOR CARNEIRO SE FILIA AO PSL HOJE, 25/09, E DEVE PLEITEAR UMA VAGA DE CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL POR ALAGOA GRANDE E PELO BREJO PARAIBANO




O Ex - prefeito de Alagoa Grande e atual Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, João Bosco Carneiro Júnior, vai deixar o PPS para se filiar ao PSL (Partido Social Liberal).

Informações também dão conta de que várias pessoas da cidade de Alagoa Grande que fizeram parte do governo de Júnior Carneiro, também vão se filiar ao PSL.  Caravanas de partidários do ex-Prefeito estarão seguindo para a capital para prestigiar a solenidade.   Junior Carneiro deve ser candidato a Deputado Estadual novamente uma vez que o Município de Alagoa Grande necessita de pelo menos um representante na Asembléia Legislativa do Estado.   É grande a torcida por mais uma eleição do lider maior da política alagoagrandense.

Postado por - bibiu do jatobá. 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

RECEITA PARA MANTER-SE JOVEM SEMPRE

1. Elimine os números que não são essenciais.Isto inclui a idade , o peso e a altura..
Deixe que os médicos se preocupem com isso.
2. Conserve só os amigos divertidos.Os depressivos jogam-no para baixo.
(Recorde isto se for um desses depressivos!)
3. Aprenda sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o seu cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é a oficina do Alemão.' e o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas
5. Ria muitas vezes , durante muito tempo e muito alto. Ria até que lhe falte o ar.
E se tem um amigo que o faz rir, passe muito mais tempo com ele / ela!

6. Quando
as lágrimas aparecerem
Aguente, sofra e supere-as.
A única pessoa que fica conosco toda a vida somos nós mesmos.
VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama:
A família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refúgio.

8.. Cuide da sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhorá-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Viaje para o shopping, para um país diferente,
Nunca para onde haja culpa.
10. Diga às pessoas que ama, que as ama em cada oportunidade.
Se A VIDA É BELA POR QUE NÃO SORRIR SEMPRE?

ALAGOA GRANDE PARABENIZA GRUPO ALFENIM E ZEZITA MATOS PELO BELO ESPETÁCULO "BREVIDADES" ENCENADO NO TEATRO SANTA IGNEZ

Este maravilhoso espetáculo foi encenado no TEATRO SANTA IGNÊZ de Alagoa Grande (18/09/2013) que parabeniza e agradece a presença do COLETIVO ALFENIM e da brilhante ZEZITA MATOS atriz contemporânea de Crizelide Barros, Javancy Celso, Celsa Monteiro, José Egrimar, Antonio Martins e outros.



Com um espetáculo que traz como mote os insondáveis mecanismos de evocação e apagamento da memória produzidos pelo Mal de Alzheimer, é que Zezita Matos comemora os seus 53 anos de trabalho em cena, no monólogo Brevidades. O Coletivo de Teatro Alfenim, que circula pelas cidades do Estado da Paraíba através do Projeto BNB de Cultura/2010.
 O ESPETÁCULO 

Narra a história de uma ex-atriz que, impossibilitada de exercer seu ofício devido ao avançado estágio da doença, mistura ao tempo real do encontro com o público, evocações de seu passado, no qual, personagens reais e da dramaturgia universal como Julieta e Ofélia, de Shakespeare, se fundem e se projetam como faces de uma persona múltipla.
Levar à cena os sintomas do Mal de Alzheimer e explorar poeticamente sua repercussão tanto na subjetividade de seu portador quanto na das pessoas de seu convívio, fazendo-o repercutir na afetividade da platéia, se justifica por proporcionar ao público dessa experiência um espaço íntimo de reflexão sobre as novas formas de nossa sociabilidade, marcada pela necessidade de uma reassimilação solidária de nossos entes próximos, tornados “outro” sob o efeito deletério deste mal que ainda não compreendemos.

Postado por bibiu do jatobá - severinopb@uol.com.br
Fonte principal  -   http://www.culturavivacomunica.blogspot.com.br/
Foto - ZEZITA MATOS EM CENA - Sec. Cultura de Areia. 

É CHEGADA A PRIMAVERA, QUE VENHA A ESTAÇÃO DAS FLORES - TUE TAL UMA BOA MÚSICA PARA RECEBÊ-LA?

CHICO CÉSAR e NELSOn SARGENTO (Mangueira) - CÂNTICO Á NATUREZA - PRIMAVERA

Postado por bibiu do jatobá - Alagoa Grande.

sábado, 21 de setembro de 2013

3ª CONFERENCIA ESTADUAL DA CULTURA SEGUE EM SOUSA, PB.


A cidade de Sousa, no Sertão paraibano, está sediando a 3ª Conferência Estadual de Cultura da Paraíba desde quinta-feira (19). Nesta sexta-feira (20) e sábado (21) a programação consta de apresentação de painéis e grupos de trabalho para elaboração de propostas que serão encaminhadas a Conferencia Nacional de Cultura e posteriormente discussão sobre a Implementação do Fundo Estadual de Cultura e a Reformulação da Lei do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos.
Na abertura, o secretário da Cultrura, Chico César, ressaltou a importância da realização do evento na cidade de Sousa, atendendo uma demanda histórica de interiorização dos espaços de pensar e fazer cultura, respondendo aos apontamentos levantados nas plenárias do Orçamento Democrático da 10ª Região, onde a cultura foi eleita como segunda principal prioridade.
Ainda em seu pronunciamento, o secretário Chico César falou sobre o momento pelo qual passa o setor cultural, através de um processo de institucionalização e fortalecimento das políticas públicas de cultura e a importância da aprovação da PEC 150, que cria o Sistema Nacional de Cultura.
Já o secretário de Articulação Institucional, Bernardo Mata Machado, elogiou a postura afirmativa dos delegados presentes e comentou que a Paraíba foi um dos seis estados que superou a marca de municípios que realizaram as Conferências Municipais em 2013, em relação à última rodada de conferências ocorrida em 2009. Completou atribuindo este fato ao poder de articulação da sociedade civil e do governo para a mobilização da classe em prol da construção de políticas públicas consistentes para a área.
Na sequência, o secretário de Cultura da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim, ministrou palestra sobre Políticas Públicas de Cultura no Brasil, traçando um panorama histórico e demonstrando a importância da transversalidade da cultura para a formulação de políticas amplas e efetivas de transformações sociais.
Encerrando a noite houve uma programação cultural com a apresentação do Festival da Viola e do Repente do Vale dos Dinossauros e a Banda de Pífanos de São José de Piranhas, ambas atividades contempladas com recursos pela edição de 2012 do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos.
A conferência, que será encerrada neste sábado (21), reúne 435 delegados eleitos nas 98 conferências municipais e territoriais. Para desenvolver as análises sobre cada tema, foram convidados pesquisadores e gestores culturais de diversas localidades do país, dentre eles Célio Turino, historiador e gestor cultural; Tarciana Portella, gestora do Instituto Delta Zero para o Desenvolvimento da Economia Criativa; Alemberg Quindins, diretor da Fundação Casa Grande; Bruno Bolay, representante da Embaixada da França no Brasil; Viviane Queiroz, gestora de cultura do Centro Cultural Banco do Nordeste; João Roberto Peixe, designer, arquiteto e gestor cultural; e Afonso Oliveira, produtor cultural e criador do Método Canavial.
A solenidade de abertura teve início às 20h e contou com as presenças do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Mata Machado; da deputada federal e membro da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra; o vereador Lafayette Gadelha, representando o prefeito municipal de Sousa, André Gadelha; o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Sousa, Valber Matos; o articulador cultural da 10ª Regional, Leonardo Alves; e o representante do Fórum de Cultura do Alto Sertão (Foca), Francisco Hernades.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOTÍCIAS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Primavera dos Museus começa em todo o país
Museus de todo país já se preparam para a 7ª Primavera dos Museus, que começa na próxima segunda-feira (23). A ação, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), tem como objetivo mobilizar as instituições a desenvolverem programações especiais a respeito de temas específicos para intensificar suas relações com a sociedade.
Este ano, o tema é Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira e contará com mais de 2,6 mil atividades programadas. São 884 instituições que realizarão ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas, entre outras atividades.
Os museus Ibram promovem uma série de atividades ao longo da semana. São lançamento de livro, palestras, oficinas, visitas guiadas. Veja a programação dos museus Ibram aqui.
Para o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, assim como a Semana de Museus, que acontece em maio, na Primavera “renasce e floresce o entusiasmo com que buscamos o público, em todos os Estados do Brasil.”
Os temas da cultura afro-brasileira motivam iniciativas diversas que enriquecem o programa museológico, de modo a sintonizá-lo com questões fundamentais da realidade brasileira. É de grande importância para o setor, o aumento das atividades culturais, educativas e sociais que projetam os museus nas suas cidades e no país como espaços dinâmicos e participativos neste período.
O Ibram deseja aos museus uma excelente realização, cercada de êxito pela intensa participação das dedicadas equipes e do público que animará cada dia do evento. Veja a programação completa no guia da 7ª Primavera dos Museus e ouça, baixe e divulgue o spot feito para a edição deste ano.
Pontos de Memória também estão na 7ª Primavera dos Museus
Os Pontos de Memória também estão com uma vasta programação durante a Primavera dos Museus 2013. Em Alagoas (AL), o Ponto de Memória Pedro Teixeira, no município de Chã Preta, realiza palestras a apresentações culturais; em Maceió, o Museu Cultura Periférica lança o documentário Memórias que o vento não levou… e o Ponto de Memória LGBT faz palestra sobre o tema A religiosidade africana nos tempos de hoje.
No Ceará (CE), em Aratuba, o Museu Indígena Kanindé promove um seminário para trocas de experiências culturais e educacionais entre indígenas e quilombolas.
No Recife, em Pernambuco (PE), o Museu Mangue do Coque apresenta a exposição Instantâneas da África, de Diego Di Niglio, composta por 50 imagens de diferentes países africanos, e realiza também uma ação educativa em parceria com o Museu da Abolição/Ibram.
Já em Minas Gerais (MG), o Ponto de Memória Museu do Taquaril, em Belo Horizonte, apresenta a exposição Taquaril: um sorriso negro, um abraço negro, composta por coletânea de fotos de moradores da comunidade.
No Rio de Janeiro (RJ), o Museu Vivo de São Bento em Duque de Caxias lança a exposição sobre a diáspora africana na Baixada Fluminense. Nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o Museu de Favela realiza um percurso Griô, com capoeira, percussão e mesa-redonda sobre o tema Olhares de fé sobre a cultura afro, com representantes de diversas religiões existentes na comunidade. Confira um recorte das atividades dos Pontos de Memória durante a 7ª Primavera dos Museus.
Observatório Ibero-Americano de Museus se reúne na Espanha
Ibram participa do I Encontro do Comitê Assessor do Observatório Ibero-Americano de Museus (OIM) em Toledo, na Espanha. O encontro, que termina hoje (20), reúne representantes de museus de 10 países ibero-americanos e membros do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus. A pauta visa buscar consensos no marco conceitual que regerá o futuro Registro Ibero-Americano de Museus e definir metodologias para o desenvolvimento dos trabalhos.
Durante o encontro, a Coordenadora Geral de Sistemas de Informação do Ibram, Rose Miranda, apresentou a situação do registro de museus no Brasil. Os outros representantes também apresentaram o panorama dos seus países.
Para Angelo Oswaldo, presidente do Ibram e do Programa Ibermuseus, que acompanha o evento no Brasil, “a criação de um marco conceitual e a definição do futuro Registro, de acordo com a estratégia do Programa Ibermuseus, devem articular as instituições museológicas e aproveitar suas expectativas e contribuições”. Mais informações na página do Programa Ibermuseus.
Ibram e Serpro assinam termo de cooperação
Os presidentes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram, na terça-feira (17), um acordo de cooperação técnica que visa um trabalho conjunto para a estruturação e implementação do museu do Serpro.
Angelo Oswaldo, presidente do Ibram, ressaltou a importância de se guardar a memória de um serviço tão importante para a história da tecnologia da informação no Brasil. “Isso mostra que estamos criando acervos musealizados todo dia, nos mais diferentes lugares e com as mais variadas histórias”.
O Ibram é referencia na orientação para implantação de novos museus e pretende auxiliar a equipe do Serpro na construção de uma proposta de implantação do museu orientada para a qualidade dos serviços museológicos a serem prestados para a sociedade.
Para Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, presidente do Serpro, a história da instituição não é importante só para o Serpro, mas para a área de tecnologia da informação no País. “É importante documentar isso e guardar a memória do Serpro, que em 2014 comemora 50 anos”.
Ibram promove em Brasília palestra sobre gestão museológica no dia 30
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) promove, no próximo dia 30 de setembro, às 15h, a palestra Por uma gestão museológica dos museus, ministrada pela professora e escritora Manuelina Duarte.
A palestra discutirá a importância do diagnóstico museológico como etapa fundamental do planejamento e da gestão de todo e qualquer processo de musealização. O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. As inscrições já podem ser feitas.
Manuelina Duarte é professora de Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), autora do livro Gestão de museus, um desafio contemporâneo: diagnóstico museológico e planejamento (Editora Medianiz).
O evento acontece no auditório do Ibram (Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco N, Edifício CNC III – sobreloja) em Brasília (DF). Haverá entrega de Certificados de Participação aos inscritos presentes. Dúvidas e outras questões podem ser enviadas para o e-mail cerimonial@museus.gov.br. Saiba mais.

FONTE - IBRAM

GRANDE BAILE NO BNB CLUBE DE ALAGOA GRANDE NESTE SÁBADO, DIA 21, COM TINHO (Areia) e CRISTINA DANTAS - IMPERDÍVEL!!!

Alunos concluintes do 3o. ano do Ensino Médio do Cantinho do Saber convidam a todos e todas para uma noite de amizade e boa música.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SECRETÁRIA DA SAÚDE DE ALAGOA GRANDE PEDE AFASTAMENTO DEPOIS DE TER UTILIZADO DIÁRIAS EM EXCESSO

Depois das denuncias levadas a público pelo CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE da utilização indiscriminada de diárias expedidas pela Secretaria da Saúde de Alagoa Grande, PB, segundo o líder da bancada da situação Vereador Ronaldo Marques, a secretária Dra. ALANA SOARES BRANDÃO BARRETO, que descumpriu uma convocação para estar presente ontem na tribuna da câmara, pediu afastamento do cargo em definitivo e um novo Secretário já está sendo sondado nas ultimas horas.

Da tribuna da Câmara de Vereadores em Sessão realizada nesta quarta-feira, 18, os vereadores Ronaldo Marques e Genildo Marques afirmaram em alto e bom som que “a Secretaria da Saúde tinha o total comando de BETO DO SINDICATO (atual Vice-Prefeito) e por falta de supervisão e incompetência de BETO, ele deixou esta “farra das diárias” acontecerem na Secretaria da Saúde”.

Afirmaram tambem que o Perfeito BÔDA estava sabendo do que estava acontecendo porem, para preservar os “acordos firmados na campanha”, não quis interferir no processo aguardando um atitude de BETO.

Já o Vereador Marcos do Zumbí, Josildo Oliveira, Antonio Salustiano e Luis Lucindo integrantes da bancada da Oposição ligados ao ex-Prefeito Junior Carneiro, entenderam que “BÔDA, enquanto gestor titular do município, não tomou atitude porque “busca fatos para mostrar a incompetência de BETO e em tempo hábil, ter cartas na manga para não cumprir os acordos de fazer um dia BETO Prefeito de Alagoa Grande”.

Já o publico presente entendeu que “BETO era feliz com Junior Carneiro e não sabia” porque com sua humildade não percebeu que as promessas do candidato Bôda eram uma cilada uma vez que como bom militante do PT, desde os tempos de Dr. Israel que o mesmo aprendeu que “para um Prefeito queimar um líder político, basta lhe dar uma Secretaria ou sem autonomia ou sem recursos”.   E ao aceitar a Secretaria da Saúde, uma área que ele não domina (Beto é Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), deixou seu egoísmo dominar e caiu em uma cilada com a ambição de acumular poder na pressa de ser Prefeito de Alagoa Grande.   A ambição pode levar  Beto a dar com “os burro n’água” como o diz o adágio popular matuto nos quais Beto tambem é especialista.

ENTENDA O CASO DA FARRA DAS DIÁRIAS:

- EM 07 MESES DE GESTÃO, QUE CONTEM 175 DIAS ÚTEIS, A SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE, DRa. ALANA SOARES BRANDÃO BARRETO, EMITIU 42 DIÁRIAS EM SEU FAVOR.

-  ESTAS 42 DIÁRIAS COBRIRAM UM TOTAL DE 85 DIAS DE AUSENCIA O QUE SIGNIFICA DIZER QUE EM 07 MESES DO TOTAL DE DIAS UTEIS DE 175 DIAS A MESMA SÓ ESTEVE PRESENTE EM APENAS 90 DIAS OU SEJA 3.6 MESES DE TRABALHO DOS SETE MESES DECORRIDOS.

- NESTE PERÍODO,  A DRA ALANA RECEBEU O TOTAL DE  R$ 15.600,00 EM DIÁRIAS FORA O SALÁRIO O SEU NORMAL

- A SECRETARIA DA SAÚDE NESTE PERÍODO, EMITIU 551 DIÁRIAS PERFAZENDO UM TOTAL DE R$ 77.965,00 DESTINADOS A SÍ E A OUTROS FUNCIONÁRIOS ALGUNS DA EQUIPE QUE VEIO CONSIGO.

- APESAR DA CRISE QUE TANTOS APONTAM NA SAÚDE DO MUNICÍPIO, A REFERIDA Secretária AINDA TINHA AO SEU DISPOR CARRO TOP DE LINHA COM MOTORISTA E ASSISTENTES.

 CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE DE ALAGOA GRANDE - PLENÁRIO

Fotos e redação: bibiu do jatobá

BANDIDOS INVADEM CAIC DE ALAGOA GRANDE E EFETUAM DEPREDAÇÃO EM SEU INTERIOR

         Noticias repassadas pelos alunos do CAIC nesta manhã de quarta-feira, 18/09/2013, dão conta de que “as aulas foram suspensas” porque  aquele educandário do Município foi invadido por bandidos nesta noite com forte indício de vingança uma vez que depredaram a sala da Diretora, cortando e desconectando fios elétricos, destruíram o lanche das crianças e outras bandidagem.

         Faz-se necessário saber se na ocasião tinha ou não vigilante de plantão; se tinha vigia, precisamos da versão dele, caso contrário, precisamos da versão no mínimo da Secretaria da Educação do Município para o lamentável ocorrido.


         Lamentamos o fato e ficamos a torcer que nada venha mais a acontecer prejudicando o bom andamento das aulas e do patrimônio.  Esperamos tambem que a Justiça tome para si o fato e reserve o castigo máximo para estes bandidos que devem ficar longe do convívio social e se possível, bem longe de Alagoa Grande. 


         A qualquer momento, mais noticia sobre o acontecimento.     

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CONSELHO MUNICIPAL DA SAUDE DE ALAGOA GRANDE SE REUNE MAS A SECRETÁRIA NÃO COMPARECE PARA EXPLICAR UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DE DIÁRIAS


O Conselho Municipal da Saúde de Alagoa Grande se reuniu nesta terça-feira, dia 17, nas dependências do Hospital do Sesp para deliberar sobre algumas propostas.  Infelizmente a Secretária da Saúde não se fez presente para explicar algumas denuncias realizadas por alguns Conselheiros principalmente a respeito de diversas DIÁRIAS realizadas não só pela SECRETÁRIA como tambem por outros funcionários conforme informações do Tribunal de Contas do Estado a saber:

 Nos sete primeiros meses do ano a Secretaria da Saúde gastou R$ 77.965,00 com 551 diárias de funcionários com destaque para  42 diárias destinada á Secretária da Saúde, Drª Alana Soares B. Barreto no valor R$ 15.600,00.   É importante salientar que nestes sete meses decorridos que tem 175 dias úteis, a Secretária com as 42 diárias cobriu 85 dias em que esteve ausente estando efetivamente presente em apenas 90 dias.


Se não bastasse tamanho descaso com o dinheiro público, a mesma ainda desfruta de automóveis locados á empresa Expres Locadora, de João Pessoa, no valor de R$ 5.550,00 por mês, aluguel que em apenas seis meses é o suficiente para se conseguir um carro zero quilometro para a Secretaria.

Amanhã, dia 18, a referida Secretária foi convocada para estar na Câmara de Vereadores e esperamos que diferente da ausência de hoje na reunião do Conselho Municipal da Saúde, a mesma apresente as devidas explicações.


Postado por bibiu do jatobá  Fotos de bibiu e Sátiro Aires. 

domingo, 15 de setembro de 2013

A FOTO DA SEMANA

Atriz Jacinta de Lourdes da Cia. Oxente, maquiada pelo brilhante Willian Muniz, para encarnar a Morte do espetacular O Dia em Que a Morte Bateu das Botas, do original Convite para a Morte de Saulo Queiroz e direção de Edilson Alves.

sábado, 14 de setembro de 2013

É NESTE DOMINGO - IV Torneio Aberto de Xadrez de Alagoa Grande

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Clube Alagoagrandense de Xadrez realiza no próximo domingo (15), no ginásio de esportes O Bôdão, o IV Torneio Aberto de Xadrez de Alagoa Grande. O Torneio que traz enxadrista de várias cidades da Paraíba e de estados vizinhos tem o apoio do Governo Municipal de Alagoa Grande e do comércio local e estará distribuindo mas de 2.000 reais em prêmio. 

O Torneio esta previsto para começar as 8:30 hs com a primeira rodada maracada para às 9:00 hs. Além da premiação em dinheiro o Torneio distribuirá troféus e medalhas e terá transmissão ao vivo pelo provedor Avexado.com. 

As inscrições, no valor de 50 reais, vão até o dia 14 e devem ser pagas por meio de por meio de depósito bancário identificado ou de transferência bancária para a seguinte conta: 

 Banco 237 - Bradesco
 Agência: 2007-9
 C/C: 510004-6
 Favorecido: Antonio Sobral da Silva

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ALAGOA GRANDE ELEGE TRÊS CONSELHEIROS PARA O ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO ESTADUAL 2013

Em reunião realizada nesta tarde no COLÉGIO ESTADUAL DE REMÍGIO, com a presença de centenas de pessoas e representação de seis cidades da região, Alagoa Grande conseguiu elege três representantes dos oito escolhidos para representar a região como CONSELHEIROS do ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO ESTADUAL.
HAROLDO DA VILA, CIDADE DE CAIANA e BIBIU DO JATOBÁ foram os eleitos entre os 12 inscritos a eleição que teve a participação de todas as caravanas enviadas pelos municípios.  A secretária da Agricultura de Alagoa Grande, NICE e o Presidente da Associação dos Moradores de ZUMBI, o Sr. JOEL, conduziram suas caravanas para a citada eleição que elegeu o maior numero de representantes.  Mais uma vez, “PARABÉNS ALAGOA GRANDE!”.
 

Postado por bibiu do jatobá

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

JUSTIÇA LIBERA, NO RECIFE, CORDEL SENSURADO PELO INSS

11 comentários
Cordel feito no Recife foi censurado na Justiça, a pedido do INSS (Foto: Fabíola Blah / G1)Cordel foi censurado por abordar questões referentes à aposentadoria (Foto: Fabíola Blah / G1)
Em decisão ajuizada nesta quinta (5), a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) liberou a circulação e venda do cordel intitulado "A lei da Previdência para a aposentadoria", censurado a pedido do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A decisão, de caráter liminar, foi proferida pelo juiz titular da 3ª Vara Federal, Frederico Azevedo, no mesmo dia em que o cordelista Davi Teixeira, 54 anos, entrou com a ação para solicitar a liberação da publicação. "Eu cheguei até a queimar 600 cordéis, porque achei que poderia ser preso por falar da Previdência. Fiquei meio desesperado, mas graças a Deus o juiz já liberou, agora estou dormindo mais tranquilo", disse o artista.

Natural de Bezerros, no Agreste do estado, Davi vende seus cordéis desde 2005, em feiras livres, bancas de revistas e lugares públicos. De acordo com a JFPE, um exemplar chegou às mãos do Grupo de Proteção do Nome e Imagem das Autarquias e Fundações Públicas Federais, que entendeu que na obra havia "conteúdo depreciativo à imagem do INSS".

O grupo encaminhou processo administrativo para a Procuradoria Regional Especializada do INSS (PRE/INSS), que entrou em contato com o cordelista. Em audiência realizada em abril deste ano na PRE/INSS, o artista se comprometeu a modificar o conteúdo do cordel, no prazo de 90 dias, adequando o texto ao "Programa de Proteção do Nome e Imagem das Autarquias e Fundações Públicas Federais".
Cordel feito no Recife foi censurado na Justiça, a pedido do INSS (Foto: Fabíola Blah / G1)Cordel modificado após censura traz elogios ao
INSS. (Foto: Fabíola Blah / G1)
Liberdade de pensamento
Apesar de ter alterado a obra, o artista entrou com ação na JFPE, na manhã desta quinta, insatisfeito de ver seu cordel modificado e proibido de circular, segundo o advogado da causa, Paulo Perazzo. “Ele é um homem simples, sem primeiro grau completo, recebeu intimação para ir à Procuradoria e foi sem advogado. Ele foi recebido por duas procuradoras federais, que o aconselharam a modificar parte do seu poema, sob pena de acontecer algum tipo de penalização, porque aquilo estava ferindo a imagem do INSS. Ele sentiu que estava mexendo com os ‘grandões’, como ele mesmo disse. No meu entender, ele foi coagido e essa assinatura [se comprometendo a mudar o cordel] não tem validade, não é eficaz, porque é um caso totalmente atípico, foi fruto de uma pressão indevida, injustificada e sem amparo legal”, explicou.
O juiz federal titular da 3ª Vara Federal apontou na decisão que a literatura de cordel, neste caso, representa a liberdade de pensamento e por isso não deve ser censurada. "Não se torna razoável vedar a livre circulação do folheto em que consta o cordel 'A lei da Previdência para a aposentadoria', levando em consideração a livre manifestação de pensamento existente em um estado democrático de direito como é o Brasil", enfatizou o magistrado no documento. "O cordel representa uma expressão da cultura nordestina e, no caso em destaque, funciona como meio de sobrevivência do artesão", acrescentou.
Medo da censura
Em entrevista ao G1, Davi contou como foi a audiência com o PRE/INSS. "Eu sou um pouco aquele 'matuto ignorante' e não fui com advogado porque não tinha matado, roubado ninguém. A mulher [uma das procuradoras] disse que entendia isso aqui [o cordel], mas o pessoal de Brasília não, e pediu para mudar teor do cordel, porque estava falando mal da Previdência. Na hora mesmo eu disse 'gente, eu só fiz falar a verdade'. Elas até me deram a notícia que hoje se aposenta em 30 minutos, mas só se for deputado. Eu até pedi desculpa, pensei que se ela mandasse o documento sem eu assinar, vinha um canhão em cima de mim", disse.

O artista comentou que, com medo da censura, chegou a queimar 600 exemplares e recolher outros mais em pontos de venda. O cordel modificado veio com o título "Na Previdência é assim" e carregado de elogios ao serviço. "Não é para elogiar? Então eu exagerei mesmo, mas tem um fundo de ironia porque, quem conhece, sabe como é de verdade", disse.

Mas Davi estava incomodado com a mudança do material. "Aquilo ficou entalado na garganta. Liguei para um amigo cordelista, disse que meu cordel estava censurado. Ele disse até para eu tirar uma cópia, para ele ver o que eu tinha escrito para ele não colocar nos deles, se sentiu acuado também. Depois, falei a história para uma pessoa com nível melhor, que disse ‘isso não dá nada não, a mídia fala o tempo todo dos problemas [do INSS] e por que você seria preso?’. Foi quando tomei orientação com o advogado. Eu tinha ficado tão assustado, que pensei em me esconder no interior, dentro do mato", contou.

Perazzo destacou que o cordelista agiu certo. "Eu entendo que isso [a censura do INSS] é a semente do mal. Começa com a censura de trechos de poemas, depois de manifestações na internet, nas ruas contra órgãos públicos e o governo de uma maneira geral", afirmou.
Ao lado esquerdo, a primeira página do cordel original. À direita, o mesmo trecho com modificações. (Foto: Luna Markman/ G1)Do lado esquerdo, a primeira página do cordel original; à direita, o mesmo trecho com modificações. (Foto: Luna Markman/ G1)
 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PEQUENAS CIDADES AGORA PODEM REALIZAR SEUS FILMES


Repassando Texto de Álvaro Júnior – Ascom RRNE / MinC (com formações da assessoria de imprensa)
Contribuindo para um novo cenário brasileiro, o projeto Revelando os Brasis lança o Concurso Nacional de Histórias para a realização de filmes em pequenas cidades do território nacional. Através da parceria entre o Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, a iniciativa já produziu 160 vídeos, dirigidos por moradores de pequenas cidades do país, registrando personagens populares, histórias e tradições culturais das localidades.

O objetivo desta ação está na ampliação do acervo audiovisual no país, contribuindo na divulgação dos municípios, além de auxiliar na mobilização comunitária e colaborar com a produção local.  Os autores das melhores histórias irão ao Rio de Janeiro para participar de oficinas e aprender como dirigir e produzir um filme. Na etapa seguinte, eles retornarão às suas cidades onde realizarão a gravação dos filmes com a mobilização das comunidades e a participação de produtoras regionais.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas através do sitewww.revelandoosbrasis.com.br, onde contém as normativas do concurso e a ficha de preenchimento. A realização do Revelando os Brasis proporciona uma grande oportunidade para a disseminação de tradições culturais das mais variadas regiões do Brasil. Sua importância está no processo de formação e fortalecimento do audiovisual, cooperando ainda mais na difusão de agentes culturais.

Informações:
(21) 3327.5009 / (21) 3327.6999 / instituto@imazul.org

PIRATARIA LIBERADA POR SENTENÇA JUDICIAL


A venda de CDs e DVDs pirateados não configura infração penal, pois é aceita pela sociedade e representa uma oportunidade profissional para pessoas que não são aceitas no mercado formal de trabalho. Criminalizar a conduta serve para a tutela de determinados grupos econômicos, permitindo o controle social. Essa foi a alegação utilizada pelo juiz Adegmar José Ferreira, titular da 10ª Vara Criminal de Goiânia, para absolver uma mulher acusada de pirataria após presa em flagrante com mais de 700 CDs e DVDs falsificados.
De acordo com o juiz, a negociação de CDs e DVDs falsificados não é vista pela população como algo criminoso ou mesmo imoral. Para ele, os discos pirateados são a única opção de inserção à cultura, uma vez que a alta carga tributária e o domínio do mercado pelas grandes gravadoras encarecem os produtos.
Apesar da prática ser ilegal, ele afirma que a conduta é repetida por toda sociedade. "O mais absurdo é que camadas mais elevadas da sociedade patrocinam o suposto crime em tela, diuturnamente, através da  “internet”, “iPods”, “iPhones” e outros", disse. O juiz também questiona se algum motorista já foi autuado durante abordagem policial por ter sido flagrado ouvindo música pirateada em seu carro.
Adegmar José Ferreira destaca também que as condutas imorais mais comuns entre os mais pobres são roubo, furto e falsificação, enquanto entre os mais ricos, as práticas têm penas mais brandas. Entre os exemplos por ele citados, estão crimes contra o meio ambiente e crimes tributários.
O juiz aponta também que alguns artistas consideram a pirataria como forma de propaganda à sua obra. Ele cita o exemplo do escritor Paulo Coelho, ter publicado em seu site uma edição pirateada do livro O Alquimista, o que teria garantido o sucesso da obra na Rússia.
O juiz da 10ª Vara Criminal de Goiânia cita precedentes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, do TJ do Mato Grosso e da Justiça do Acre, além do Tribunal de Justiça de São Paulo. A mulher foi absolvida com base no artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal, que prevê a absolvição quando o fato não constituir infração penal.
Clique aqui para ler a decisão.
FONTE DA MATÉRIA  -   http://www.conjur.com.br/2013-set-03/aceita-sociedade-venda-cds-piratas-nao-infracao-penal?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook