sexta-feira, 30 de maio de 2014

MAIS UM AMIGO QUE SE VAI - LULA PAÓ, POETA E RADIALISTA ALAGOAGRANDENSE



Com profundo pesar vimos a notícia da morte do querido  Lula Paó. É difícil expressar nossos sentimentos, pois era uma pessoa muito querida e amada.

 Aprendi muito com essa cara, que de forma simples e espontânea prestava um papel de imprensa na cidade de Alagoa Grande.

As recordações que temos dele permanecerão para sempre em nossos corações.

Vai em Paz meu amigo.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O SÃO JOÃO DA PARAIBA SERÁ LANÇADO AO PÚBLICO NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 30, NO CENTRO TURÍSTICO DE TAMBAÚ pela PBTUR

ALAGOA GRANDE VAI ESTAR PRESENTE LEVANDO A CULTURA DA TERRA DE     JACKSON DO PANDEIRO


A programação dos festejos juninos 2014 na Paraíba vai ser apresentada no Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa, nesta sexta-feira (30), a partir das 16h30. Representantes de  18 municípios confirmaram presença com apresentações de quadrilhas juninas, grupos de danças folclóricas, trios de forró e culinária regional. De Campina Grande vem o ‘Memorial do Maior São João do Mundo’ e da região do Brejo uma representação de um arraial. A festa é uma promoção do Governo do Estado, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), em parceria com o Sebrae Paraíba e a Fecomércio. O evento tem o objetivo de apresentar os festejos às agências de viagem e empresas de receptivo, à imprensa e aos visitantes em geral.
O lançamento das festas juninas faz integra o calendário de eventos da Paraíba. Nesta edição o ‘Arraial da PBTur’ vai contar com estrutura e espaço exclusivos para a colocação de material institucional de cada cidade representada. O público vai encontrar, além de muito forró, danças e artesanato, distribuição de folders com as programações das festas e roteiros turísticos. Será ainda uma oportunidade para degustar bebidas e comidas típicas.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que o lançamento dos festejos juninos nas dependências do Centro Turístico de Tambaú tornou-se uma referência para todo o trade, que pode apresentar aos seus clientes toda a programação junina. “As prefeituras participam do evento, divulgam suas atrações e as empresas de receptivos e agências de viagens podem comercializar os pacotes para o mês de junho. Isso é bom para todos que estão envolvidos com o turismo no Estado”, explicou.
As três principais festas comemoradas em junho são Santo Antônio, no dia 13; São João, no dia 24; e São Pedro, no dia 29. Ao longo de todo o mês, as datas são comemoradas por todo o Nordeste. A Paraíba inicia as comemorações sempre nos primeiros dias de junho, com a abertura do ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande.
Cidades confirmadas: Da região do Brejo virão Bananeiras, Remígio, Solânea, Borborema, Alagoa Grande, Alagoa Nova; litoral Norte estão confirmadas Baía da Traição, Cabedelo e Lucena; Região Metropolitana as cidades de João Pessoa, Pedras de Fogo e Bayeux; do Sertão irão participar Santa Luzia e Sousa; Campina Grande, Queimadas e Belém.

FONTE - Turª Juliana Jardim
Coordenação de Divulgação
PBTur - Paraíba

FORRÓ FEST 2014 - EM ITABAIANA, O CANTOR JOSAN DOMINGOS, de ALAGOA GRANDE, FOI UM DOS MAIS APLAUDIDOS PELO PÚBLICO

JOSAN DE ALAGOA GRANDE PARTICIPOU DA ÚLTIMA ELIMINATÓRIA DO FORRÓ FEST 2014, EM ITABAIANA, DIA 24 DE MAIO, E TEVE SUA MÚSICA E SUA APRESENTAÇÃO APLAUDIDA PELO PÚBLICO E PELA CRÍTICA   -   JOSAN RECEBEU O APOIO DE CARAVANAS DE CONTERRÂNEOS PRESENTES INCLUSIVE O CONSELHEIRO ESTADUAL DA CULTURA SEVERINO ANTONIO (bibiu) QUE PARABENIZOU A REDE PARAIBA DE TELEVISÃO, O PREFEITO DE ITABAIANA POR PRODUZIR O EVENTO EM ALTO ESTILO, O NÍVEL DE QUALIDADE CULTURAL DAS 12 MÚSICAS CONCORRENTES E A JUSTA ESCOLHA DAS TRES FINALISTAS REALIZADA PELOS JURADOS QUE TINHA NA SUA COMPOSIÇÃO OS EXPERIENTES E CATEGORIZADOS ARTISTAS BETO BRITO e AMANDA VIANA.

 O FORRÓ FEST DE ITABAIANA FOI UM SUCESSO, MUITAS PESSOAS PRESTIGIARAM O EVENTO, QUE CONTOU COM GRANDE ESTRUTURA E BELAS JOVENS.
O município de Itabaiana-PB  sediou,  pela segunda vez, em 26 anos, a eliminatória do Forró Fest, o maior festival de música nordestina, no Estado. Parabéns para  o prefeito deste município, Antônio Carlos, diferente do prefeito Bôda de Alagoa Grande  que não renovou o contrato com a TV CABO BRANCO-GLOBO  e deixou a TERRA DE JACKSON DO PANDEIRO sem este espetacular evento cultural.
  O Profº Rafael Rodrigues (UGCG) juntamente com o vereador Genildo Marques, o Conselheiro Estadual da Cultura Severino Antonio (bibiu do Jatobá) e o cantor Robério (banda Jackson Envenenado) e muitos outros, estiveram no evento prestigiando nosso conterrâneo.
 
O Forró Fest completa 26 anos como um evento que incentiva e divulga a música nordestina por toda a Paraíba, promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.
A 26ª edição teve 4 eliminatórias nas cidade de Cabedelo, Conde, Sousa e Itabaiana, tendo 12 candidatos concorrendo a 3 músicas classificadas, em cada cidade sede, para disputar a grande final em Campina Grande, no maior São João do mundo, dia 7 de Junho.

As três últimas composições selecionadas para disputar a grande final são: 'Lamento Sertanejo' de Genildo Maciel, com interpretação de João Paulo. 'O Maior São João', de Fredi Guimarães e 'Utopia Nordestina' de Edno de Luna.

                            
                                 
                                         Prof. Rafael, vereador Genildo e Bibiu.


















Principais atrações.



Blog rafaelrag  -  http://rafaelrag.blogspot.com.br/2014/05/josam-de-alagoa-grande-participou-da.html#more

domingo, 25 de maio de 2014

É HOJE - GRAVAÇÃO DO DVD DA BANDA FORRÓ DO AUGE - IMPERDÍVEL!

PARABÉNS A TODA GALERA DA BANDA FORRÓ DO AUGE EM ESPECIAL JUNIOR SANFONEIRO e ANDERSON MENDES e TIRIRICA, o "MALA"  - É SÓ SUCESSO!
Foto: 25/05/2014 Enfim chegou o grande dia! O dia em que sonhamos a anos, o frio começa a chegar na barriga e se espalhar pelo corpo,a ansiedade, o sonho começa a virar realidade. Não tenho palavras para descrever a tamanha felicidade que sinto ao perceber que chegou essa data tão esperada, a alegria de poder se sentir grande, de andar nas ruas e ver o reconhecimento do povo, que poucos acreditaram, pois éramos desacreditados, tínhamos um sonho de ser uma banda reconhecida pelo menos por algumas, hoje tenho certeza que não custa nada tentar e acreditar em nossos sonhos, somos capazes de realizar, hoje sinceramente só tenho a agradecer, agradecer primeiramente a Deus nosso pai, agradecer ao nosso comandante e empresario (Tirrica Cd´s) que só nós e Deus sabemos os desertos que ele atravessou para hoje viver essa felicidade, agradecer ao povo de Alagoa Grande-PB que acreditaram na gente, ao povo da Paraiba que acolheu nossa Banda, aos que direta ou indiretamente ajudaram com pouco ou com muito. Obrigado a todos, hoje vamos gravar nosso primeiro DVD em nossa cidade, queria de forma especial convidar a todos para esta presente nessa linda festa, vamos lá mostrar que juntos somos mais fortes. 
 25/05/2014 Enfim chegou o grande dia! O dia em que sonhamos a anos, o frio começa a chegar na barriga e se espalhar pelo corpo,a ansiedade, o sonho começa a virar realidade. Não tenho palavras para descrever a tamanha felicidade que sinto ao perceber que chegou essa data tão esperada, a alegria de poder se sentir grande, de andar nas ruas e ver o reconhecimento do povo, que poucos acreditaram, pois éramos desacreditados, tínhamos um sonho de ser uma banda reconhecida pelo menos por algumas, hoje tenho certeza que não custa nada tentar e acreditar em nossos sonhos, somos capazes de realizar, hoje sinceramente só tenho a agradecer, agradecer primeiramente a Deus nosso pai, agradecer ao nosso comandante e empresario (Tirrica Cd´s) que só nós e Deus sabemos os desertos que ele atravessou para hoje viver essa felicidade, agradecer ao povo de Alagoa Grande-PB que acreditaram na gente, ao povo da Paraiba que acolheu nossa Banda, aos que direta ou indiretamente ajudaram com pouco ou com muito. Obrigado a todos, hoje vamos gravar nosso primeiro DVD em nossa cidade, queria de forma especial convidar a todos para esta presente nessa linda festa, vamos lá mostrar que juntos somos mais fortes.
FACEBOOK— com Basto Pascoal.

sábado, 24 de maio de 2014

JOVENS MÚSICOS EMSAIANDO UMA PROPOSTA MUSICAL


sexta-feira, 23 de maio de 2014

GOVERNO DO ESTADO FARÁ SÃO JOÃO PARALELO EM CAMPINA GRANDE

Ricardo anuncia Circuito do Forró em Campina, com seis polos de festa pela cidade

Segundo o governador, haverá atrações nacionais nesses espaços diferentes do Parque do Povo, para que as pessoas que não querem sair de casa estejam mais perto da festa

Ricardo Coutinho
O governador Ricardo Coutinho disse na tarde desta quinta-feira (22) que Campina Grande terá o ‘Circuito do Forró’, com seis polos na cidade, para descentralizar as comemorações do Maior São João do Mundo em junho, no ano em que o município completa 150 anos de emancipação.

Segundo o governador, haverá atrações nacionais nesses espaços diferentes do Parque do Povo, para que as pessoas que não querem sair de casa estejam mais perto da festa; incentivar o retorno das quadrilhas; e mostrar ao turista que a cidade respira São João.

Apesar da informação, Ricardo falou que o Circuito do Forró em Campina ainda será anunciado e lançado de forma oficial, mas a data dessa formalização não foi revelada.

FONTE  -   http://portalcorreio.uol.com.br/entretenimento/entretenimento/eventos/2014/05/22/NWS,240677,62,247,ENTRETENIMENTO,2192-RICARDO-ANUNCIA-CIRCUITO-FORRO-CAMPINA-POLOS-FESTA-PELA-CIDADE.aspx

UMA RARIDADE - JACKSON DO PANDEIRO - MAMBO DA CANTAREIRA

https://www.youtube.com/watch?v=ee5FwOr2Vag#t=98

quinta-feira, 22 de maio de 2014

O PENSAMENTO DE CHICO CÉSAR SOBRE O FINANCIAMENTO DA CULTUA

Corroboro com a ideia de que o Estado não deve suprir a incipiência do mercado cultural. Em relação à arte, deve promovê-la e incentivá-la, criando políticas de fomento ao processo criativo/produtivo, construindo e ampliando salas de espetáculo, possibilitando crédito aos produtores, fortalecendo a profissionalização, etc. Mas não deve ter como norte a subsistência dessa produção, como tem muito artista que defende.
“É preciso separar bem o que é o Estado e o mercado da cultura, porque o mercado é voraz e ele quer sugar tudo do Estado. Há uma relação imprópria entre empresários, artistas e políticos. Se você faz um evento pagando R$125 mil a uma banda só, acabou o dinheiro da Cultura! O Estado não é uma creche de artistas, é também para cuidar disso, mas não só. Quando disse que não iria financiar dupla sertaneja e forró de plástico na festa junina da Paraíba, teve grande repercussão nas mídias sociais. Não é uma questão de gosto, mas de valorizar artistas que têm relação com o território e que não são contemplados pelo mercado. E a Secretaria de Cultura foi criada para refletir e fortalecer a cultura popular e o patrimônio cultural. O Gilberto Gil tem uma musica que diz 'o povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe' e eu acredito nisso, na formação de público”.
É o que disse Chico César, músico paraibano e atual Secretário de Cultura do Governo da Paraíba, no ‪#‎EmPrimeiraPessoa‬ de hoje.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SABADO, NA FEIRA DE ALAGOA GRANDE, O GOVERNO DO ESTADO ATRAVES DA FUNESC, PROMOVE ESPETÁCULO DE BONECOS (MAMULENGOS)



A brincadeira do mamulengo ‘A Rizada do Banguelo’ vai tomar conta da feira livre de Alagoa Grande. É que no próximo sábado (24), o Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza a apresentação de cultura popular, em parceria com a prefeitura da cidade. A encenação gratuita faz parte da ação Teatro da Paraíba em Movimento e tem início às 10h.
Do mestre Pedro Luiz, do município de Pedras de Fogo, ‘A Rizada do Banguelo’, é uma forma de teatro de boneco popular denominada mamulengo/babau. Bonecos que falam, dançam, brigam e às vezes morrem. Esse brinquedo popular imprime, de maneira particular, a expressividade do cotidiano da região Nordeste. Pelas situação contadas, o público se reconhece em suas alegrias, tristezas e facetas, com os medos e a capacidade de acreditar no invisível, com seus tipos espertalhões e repressores, com a destruição de seus direitos e sua ambição por liberdade.
Nesse contexto, é revelado o Benedito, um arquétipo do brincalhão, esperto, satírico, que já sofreu na vida e agora subverte as situações a seu favor, que vai causando e criando situações vivenciadas dentro de um baile de forró. A trama gira em torno dessa figura central.
A apresentação em Alagoa Grande é organizada pela coordenação de artes cênicas da Funesc. A ação pretende promover a circulação de grupos paraibanos nos municípios do Estado. A próxima atividade do Teatro da Paraíba em Movimento será no dia 7 de junho, em Zabelê, com o espetáculo Circo Arlequim.

FONTE - SECULT/PB

segunda-feira, 19 de maio de 2014

NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 21, É A NOITE DO "TROFEU GONZAGÃO" EM CAMPINA GRANDE


Trata-se de uma noite especial, um cenário fortemente marcado pelo brilhantismo e autenticidade dos artistas nordestinos.


 Uma sanfona, um zabumba, um triângulo, o tocador. Era arrasta-pé no topo da serra.Foi de lá, que ecoou o baião. Daí por diante o forró tomou conta do arraiá, invadiu o pé-serra, fugiu da seca e migrou para o sul levado pelos icônicos paus-de-arara.Fez das feiras livres sua latada, na puxada do fole estava a garantia do "ganha pão".
Assim como o nordestino, o forró também é um forte. Se reinventou, se vestiu de gala e hoje é estrela de primeira grandeza nos grandes palcos brasileiros.E em Campina Grande, a cidade hich tech que realiza o Maior São João do Mundo, também realiza o maior encontro de forrozeiros do mundo: o Troféu Gonzagão. A megalomania, típica campinense, se justifica com base nos números. Já imaginou uma noite na qual estão reunidos no mesmo local mais de cem artistas forrozeiros de renome nacional e internacional?
Pois bem, em sua sexta versão, a noite de gala do forró reúne importantes expoentes da música nordestina a exemplo de Elba Ramalho, Nando Cordel, Anastácia, Flávio José, Dorgival Dantas, Zé Calixto, Alcione, Ton Oliveira, Quinteto Violado, Onildo Almeida, João Gonçalves, Lucy Alves, Amazan, Alcymar Monteiro, Waldonys, Chambinho, Pinto do Acordeon, Genival Lacerda, Elino Julião Júnior, Os Nonatos, Trio Nordestino, entre muitos outros.
FONTE - WSCOM

DIA 31 NO DELICIAS DO MAR - BAR E RESTAURANTE - FORROZÃO "PAI E FILHO"

PARA ABRIR O MÊS DE JUNHO COM FORRÓ DE 1ª QUALIDADE ...........................................................................................
"FORROZÃO PAI E FILHO"
31/05/2014
ÀS 21:30
MESA R$ 15,00
NÃO VÁ FICAR DE FORA!

ARTISTAS PARAIBANOS SE APRESENTAM NA "VIRADA CULTURAL" EM SÃO PAULO

A
A abertura da 10ª Virada Cultural Paulista surpreendeu a população com a presença de artistas do Estado da Paraíba. A proposta inovadora acontece através de parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Prefeitura de São Paulo. A participação paraibana no evento com cerca de 60 pontos espalhados pela Capital, teve início às 20h desse sábado (17), com a presença da cantora Sandra Belê, que encantou o público com seu repertório de músicas de forró.
Também nesse sábado, o cantor e compositor paraibano Escurinho fez show no palco Coreto Grande, no Parque da Luz. O secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, disse que inserir 45 artistas na 10ª edição da Virada Cultural foi extraordinário, pois é a oportunidade de mostrar um pouco mais da música Paraibana.
paraibana.
Chico disse ainda que em São Paulo outros paraibanos conseguiram conquistar espaço não só na cultura, mas no cenário político nacional, e citou a ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, que é paraibana da cidade de Uiraúna.
O secretário de Cultura da Paraíba ressaltou ainda o trabalho dos paraibanos que ajudaram a construir São Paulo. “São muitos paraibanos que trabalham como porteiros, pedreiros, médicos, motoristas, nas mais diversas profissões trabalhando em São Paulo, então, por que também não termos cantores e artistas?”, defendeu.
Sandra Belê e Escurinho arrancaram aplausos da plateia que, contagiada, dançou e cantou com os artistas. Os paulistanos Nivaldo Gurguim e Rose Meire afirmaram que a inovação trouxe benefícios maravilhosos para a cidade


Chico César avaliou que a iniciativa vai permitir que nos próximo anos outros Estados também participem da Virada Cultural. “Essa adequação, com certeza, foi benéfica para o povo”, concluiu.
Neste domingo (18), a Paraíba será representa por Val Donato e Cátia de França, que sobem ao palco com o show “Barruada” e pelo grupo Instrumental Ubella Preta. Já o DJ Nazao, o músico Cassiano e o artista plástico campinense Thiago Trapo fazem parte da programação, intitulada Arte Vagal. Na linguagem de Circo, o representante é o Palhaço Xuxu, interpretado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos. Por fim, a cultura popular paraibana toma conta do Palco Coreto Grande, no Parque da Luz, com a Ciranda de Tupinambás e Oliveira de Panelas.

FONTE  -   http://www.paraiba.pb.gov.br/89771/paraibanos-se-destacam-na-primeira-noite-da-virada-cultural-em-sao-paulo.html

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Virada Cultural em São Paulo este ano terá a presença de Artistas Paraibanos


 
Com a programação definida, 45 artistas paraibanos embarcam nesta sexta-feira (16) para participar da 10ª Virada Cultural, organizada pela Secretaria Municipal de São Paulo. O evento acontece nestes sábado e domingo (17 e 18), em diversos pontos da cidade. No último dia 6, o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Chico César, concedeu entrevista coletiva à imprensa, para anunciar os nomes dos representantes paraibanos das áreas de música, artes visuais, circo e cultura popular.
Pela primeira vez, a Virada Cultural terá um Estado convidado, a partir de uma parceira entre os secretários de Cultura da Paraíba, Chico César, e de São Paulo, Juca Ferreira. Os artistas paraibanos foram escolhidos em curadoria conjunta e irão participar do evento com o apoio do Governo do Estado, que ficará responsável pelo seu transporte, enquanto hospedagem e cachês serão custeados pelo Município de São Paulo.
A banda Seu Pereira e Coletivo 401 se apresenta no domingo (18), às 8h, no Palco Líbero Badaró; o cantor e compositor Escurinho realiza seu show no sábado (17), às 23h30, no Palco Coreto Grande, no Parque da Luz; a cantora Sandra Belê fará o concerto “Prisma” também no sábado (17), às 20h, no Mercado Municipal de São Paulo; enquanto o show “Barruada”, realizado entre as cantoras Cátia de França e Val Donato, será apresentado no domingo (18), às 10h, no Mercado Municipal de São Paulo.
O Grupo Instrumental Ubella Preta, o DJ Naza, o músico Cassiano e o artistas plástico campinense Thiago Trapo fazem parte de uma mesma programação, intitulada de Arte Vagal, que acontece no domingo (18), a partir das 13h, no Largo do Café. Na linguagem de Circo, o representante é o Palhaço Xuxu, interpretado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos, que se apresenta no domingo (18), às 13h, na Praça Roosevelt. Por fim, a Cultura Popular toma conta do Palco Coreto Grande, no Parque da Luz. Quem primeiro chega é a Banda Cabaçal, de São José de Piranhas, no sábado (17), às 18h. No domingo (18) é a vez da Ciranda de Tupinambás, às 9h, de Geraldo Mousinho, às 14h, e de Oliveira de Panelas, às 16h.
FONTE - SECRETARIA DA CULTURA DA PARAIBA.

UM MILHÃO DE ALUNOS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS - MAIS UM ORGULHOSO RECORDE E UM SONHO REALIZADO PELO GOVENO LULA/DILMA

 













Apesar da abordagem negativa dada pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo na última segunda-feira (5), acerca das obras que ainda se encontram inacabadas em algumas universidades federais brasileiras, o volume crescente de matrículas registradas a partir do ano de 2003, mostra o sucesso da política adotada pelo governo federal na última década, com a priorização da expansão da oferta de vagas no ensino superior.

As universidades federais ultrapassaram neste ano, pela primeira vez, a marca de um milhão de matrículas. Dados preliminares do Censo da Educação Superior de 2012 mostram salto de 23% nas matrículas em comparação a 2012.

As matrículas de 2013 somam vagas presenciais e também na modalidade a distância, responsável por 11% do total. "Ter um milhão de matrículas é uma meta que vínhamos perseguindo", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim.

O total de alunos do ensino superior, segundo o censo anterior, de 2012, era de sete milhões - 73% em universidades particulares. De acordo com o Ministério da Educação, o número de vagas nas federais chegou a 337.356 em 2013. O ano de 2013 foi o primeiro também em que a marca de 100 mil concluintes na rede federal foi ultrapassada, chegando a 103 mil formandos.

A expansão da rede federal teve forte avanço a partir de 2007, quando o governo federal criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quase 20 universidades foram criadas, chegando a 63 neste ano, e mais de 170 novos campus foram abertos - muitos em cidades do interior.

Fonte: PT no Senado

segunda-feira, 12 de maio de 2014

PBTUR DIVULGA O "DESTINO PARAIBA" EM EVENTOS no SUL DO PAÍS

 O ‘Destino Paraíba’ estará em evidência em quatro ações que serão desenvolvidas pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) em parceria com o trade (hotéis, pousadas, restaurantes e empresas de receptivos) paraibano e prefeituras. Estão previstos workshops, treinamentos, jantares de confraternização e lançamentos de produtos nas cidades de Belo Horizonte (MG), Holambra (SP), Balneário Camboriú (SC) e a capital paulista.
As ações têm início nesta terça-feira (13) na capital mineira com uma etapa de treinamento sobre o ‘Destino’ para agentes de viagens convidados pela Operadora de Turismo Master, uma das mais tradicionais daquele mercado. As prefeituras de Campina Grande e Cabedelo confirmaram presenças e estão levando seus materiais institucionais.
A partir de quinta-feira (15) até domingo (18), a Paraíba estará participando da Aviestur (Feira de Turismo do Estado de São Paulo), evento que será realizado em Holambra, na região de Campinas (SP). A estimativa é de que mais de 4,5 mil profissionais de turismo frequentem o evento (desses, mais de 3 mil são agentes de viagens), que teve um crescimento de 15% no número de empresas participantes entre as edições de 2012 e 2013.
Nos dias 23 e 24 de maio, a Paraíba estará com uma comitiva no Balneário Camboriú (SC) participando da BNT Mercosul, considerado um dos melhores eventos profissionais de turismo do Brasil e que está completando 20 anos de criação. A PBTur vai apresentar as tradicionais festas juninas durante os dois dias de feira, além da cultura popular e do litoral, aos mais de cinco mil agentes de viagens.
Encerrando o mês de maio, haverá um treinamento para 500 profissionais ligados à B2W, que compreende sites de vendas como ‘Submarino Viagens’, ‘Americanas Viagens’ e ‘Shoptime Viagens’, na cidade de São Paulo. O treinamento será promovido por técnicos da PBTur, que apresentarão os principais pontos turísticos, enfatizando a infraestrutura, a cultura, a gastronomia e as festas populares, em especial, os festejos juninos.

Tributo a Marinês nesta quarta-feira, no TEATRO SEVERINO CABRAL, em CAMPINA GRANDE - Evento organizado pelos artistas da cidade.


 
O Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, recebe nesta quarta-feira (14) o IV Tributo a Marinês, realizado pela ONG Faz e Instituto Cultuar, com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria do Estado da Cultura. O evento acontece às 20h, com entrada em troca de um quilo de alimento ou um agasalho.
Marinês teve um acidente vascular cerebral em 5 de maio de 2007, em Caruaru, Pernambuco, e foi internada no Hospital Português, em Recife. O AVC afetou o lado esquerdo da artista, provocando paralisia e dificuldade ao falar. Nove dias depois, a Rainha do Xaxado, com então 71 anos, faleceu, deixando uma lacuna no mundo do forró e um legado de cerca de 30 discos.
O Tributo a Marinês acontece sempre no dia 14 de maio, aniversário de sua morte, trazendo diversos artistas interpretando canções que ficaram consagradas na voz da intérprete. Nesta edição, o evento traz Edglei Miguel – responsável pela direção musical do show –, A Sanfonada, Edmar Miguel, Wilma, Amazan, Gitana Pimentel, Moreira Filho, Inaudete Amorim, João Barreto, Tony Dumont e Cia Raízes.
Marinês é um ícone da música regional brasileira. Junto com Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, forma a trindade da música nordestina. Queremos preservar essa memória e mostrar às futuras gerações a importância de Marinês para a nossa música”, disse Alana Fernandes, uma das organizadoras do tributo.
História – Marinês foi a primeira voz feminina a interpretar forró e xaxado. Representante fiel das mulheres nordestinas, ficou conhecida como a nossa Luiz Gonzaga de Saias. Filha do ex-cangaceiro do bando de Lampião, Manoel Caetano, e da dona de casa Josefa Maria de Oliveira, Inês Caetano de Oliveira nasceu em 1936, na cidade de São Vicente Ferrer, Pernambuco. Em 1940, a família saiu de Pernambuco e se mudou para Campina Grande, onde ela viveu a sua infância, mocidade, começo da carreira musical e união com o sanfoneiro Abdias, com quem teve um filho, Marcos Farias.

Com Abdias no fole, Marinês no triângulo e Cacau na zabumba, estava formado o Marinês e sua Gente. No repertório do trio tinha Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Eles faziam shows em circos, cinemas, armazéns, disseminando o novo ritmo criado pelo Rei do Baião. Ao longo de sua carreira, Marinês interpretou também várias músicas de Antônio Barros e de Dominguinhos, além de diversos outros compositores brasileiros. 
FONTE -  http://www.paraiba.pb.gov.br/89324/artistas-se-reunem-em-tributo-a-marines-nesta-quarta-feira.html

quinta-feira, 8 de maio de 2014

COLETIVO ESTADUAL DA CULTURA FAZ CRÍTICA A GESTÃO DA CULTORA NO ESTADO DA PARAIBA

O Setorial de Cultura do PT da Paraíba se reuniu no último dia 2 de abril e aprovou a redação de uma carta cujo conteúdo foi enviado hoje ao Parlamentopb. No texto, além de críticas à gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) para o segmento, os militantes petistas surpreenderam ao apontar falhas também na administração do prefeito Luciano Cartaxo (PT) em João Pessoa. Apesar de se tratar de um "companheiro" de partido, os militantes da Cultura fizeram queixas em relação à forma de gerir a Fundação Cultural de João Pessoa e consideraram que a entidade prioriza a produção de eventos e deixa de lado outros aspectos da produção cultural pessoense, gerando "desgastes políticos para o conjunto da gestão". 
 
Confira a íntegra da carta e o grifo feito à crítica dedicada à prefeitura de João Pessoa:
 
PARTIDO DOS TRABALHADORES DA PARAÍBA
DIRETORIO ESTADUAL
SETORIAL ESTADUAL DE CULTURA 

O Setorial de Cultura do PT-PB reunido em 2/5/14, após vasta discussão e reflexão sobre a Política Cultural do Estado e da Capital torna público à sua militância, nas mais diversas áreas afins, seu entendimento sobre o atual panorama da política cultural na Paraíba.

Na II Conferência Estadual de Cultura da Paraíba em 2010 conseguimos aprovar a Carta de Campina Grande, que apontou para a criação da Secretaria de Estado da Cultura, do Conselho de Políticas Culturais, o fortalecimento do Fundo de Cultura e de um Plano de Política de  Estado para a Cultura. Destes elementos conseguimos que o governo criasse a Secretaria de Cultura e o Conselho e, efetivamente, paramos por ai, sem muito sucesso nas outras  duas deliberações e que são estratégicas e  fundamentais para garantir o fortalecimento do fomento, e a elaboração das políticas públicas de cultura de forma democrática,  participativa e legitima.

Podemos verificar, portanto, a ausência total de investimentos na área de  cultura do Estado, e um total descompromisso do atual gestão eleita pela coalização PSB/PSDB/DEMO com os mais diversos setores culturais paraibanos, desde a linguagens das artes até a cultura popular e tradicional.

É perceptível a falta de destreza técnica no âmbito da pasta, haja vista o despreparo dos gestores em criar mecanismos de capitação de recursos para a área. Se a política do Estado da Paraíba não tem orçamento próprio para a cultura, muito menos tem vontade política para buscar recursos públicos e/ou privados para garantir o fomento  e financiamento para o setor.

Atualmente o governo da presidenta Dilma Rousseff, através do Ministério da Cultura, oferece um edital de transferência voluntaria para Estados e Municípios, de recursos do Fundo Nacional de Cultura, mas a Paraíba, embora tenha assinado o acordo de cooperação de adesão ao Sistema Nacional de Cultura, não fez o dever de casa, que seria a criação por Lei de seu Sistema Estadual  de Cultura,  para tornar-se habilitada a receber estes recursos. A Lei que cria o Sistema Estadual de Cultura deveria  ter sido  aprovada até o ultimo dia 31/3/14. O que vimos foi o criação via Medida Provisória do SISCULT no Diário Oficial de 04/03/14.

Para além disto, outro aspecto é o da infraestrutura cultural, que apresenta-se de forma precária, defasada, e atualmente encontra-se em canteiros de obras inacabadas, todas iniciadas apenas no último ano da atual gestão estadual. Só para destacar, indicamos o Espaço Cultural e o Teatro Santa Roza. Atualmente, todos os teatros da Paraíba, sob gestão do governo do Estado, estão fechados! 

João Pessoa por ser a capital é uma vitrine política para todo o Estado. O Setorial de Cultura tem o dever de defender nosso governo municipal, bem como de indicar as necessidades de mudanças de rumo, para que assim haja uma sintonia entre modo petista de governar na cultura e o que vem sendo implementado na gestão municipal a partir da FUNJOPE.

Uma boa Política Cultural preocupa-se, sobretudo, com a inclusão e desenvolvimento humano, como também com a formação de público, manutenção dos que fazem a cultura e com a viabilização do acesso de toda a população aos nossos bens culturais.

É imprescindível destacar que muito diferente do que ocorre em âmbito estadual, a Fundação de Cultura de João Pessoa tem orçamento próprio.  Há também um Conselho Municipal de Cultura, mas que não funciona a contento, e um Plano Municipal de Cultura que precisa ser revisado ou mesmo refeito, que promova a inclusão socioeconômica para garantia da cidadania, com especial atenção para a linguagem das artes, cultura popular e tradicional, e infraestrutura cultural, para só assim ser apresentado em Projeto de Lei, e transformado/aprovado em Lei. Conforme orienta o Plano Nacional de Cultura, é preciso também a criação de uma Secretaria Municipal da Cultura. 

A atual gestão da FUNJOPE tem priorizado a produção de eventos, negligenciado outros aspectos da política cultural. Este modelo de gestão, além de deixar recuada a nossa militância perante demandas históricas para a cultura, gera desgastes políticos para o conjunto da gestão, sobretudo, a partir do segmento cultural.

Importante observar também, que o Sistema Municipal de Cultura de João Pessoa, do mesmo modo que o Estadual, precisa ser apresentado em forma de  Projeto de Lei, aprovado e sancionado para que a política cultural de nossa cidade também esteja habilitada para o futuro, com a determinação legal do  repasse de parcela dos 30% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura,  repassados aos Estados e Municípios.

Para tanto, orientamos aos Governos do PT de João Pessoa e os demais Governos Municipais petistas da Paraíba a delegarem especial atenção para a implementação de seus Sistemas Municipais de Cultura, com a finalidade de consolidar uma Política Pública Governamental de Cultura para nossas cidades.

Para finalizar orientamos para que de forma conjunta, Setorial e Governos Petistas, avancem na implementação das Políticas Públicas Governamentais de Cultura constantes na cartilha O Modo Petista de Governar para a Cultura.

João Pessoa, 2 de Maio de 2014.

Coletivo Estadual
Secretaria de Cultura do PT da Paraíba