quinta-feira, 30 de outubro de 2014

REPORTER DA TV CABO BRANCO GANHA O PREMIO VLADIMIR HERZOG COM REPORTAGEM FEITA SOBRE MARGARIDA MARIA ALVES

Jornalista foi premiado com matéria produzida para a CBN João Pessoa

Repórter da Rádio CBN fatura prêmio nacional
Hebert Araújo durante prêmio (Foto: Divulgação)

 O repórter da TV Cabo Branco Hebert Araújo foi um dos vencedores do 36º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, realizado na noite desta quarta-feira (29), em São Paulo. Ele conquistou a primeira colocação na categoria Rádio, com uma matéria produzida para a CBN João Pessoa, sobre a trajetória da líder sindical paraibana Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 e transformada em símbolo da luta pelos direitos dos trabalhadores.

 

A solenidade aconteceu no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca-SP) e reuniu jornalistas renomados de todo o País.
Em julho passado, Hebert venceu o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, também na categoria Rádio. A entrega do troféu aconteceu no México. Apesar do histórico de vitórias, para o repórter, o Vladimir Herzog foi uma conquista bastante especial.
“Não considero como mais um prêmio. Trata-se de um concurso que é referência, reúne grandes profissionais e, em especial, leva o nome de um jornalista que é um ícone para nós. Fico honrado demais por estar participando de tudo isso”, disse.
REPORTAGEM
Hebert Araújo concorreu com a matéria 'História de Flor', que foi ao ar em agosto de 2013, quando completou 30 anos da morte de Margarida Maria Alves. Para a gravação, o repórter contou com depoimentos do filho dela, Arimatéia Alves. Eles foram juntos até a Usina Tanques, em Alagoa Grande, suposto lugar onde o assassinato foi tramado.
 
O trabalho de produção durou duas semanas e ficou a cargo de Jô Vital e Luís Sousa. As gravações aconteceram em dois dias. Já a edição do material levou uma semana para ser concluída e teve Emerson Martiniano como responsável.
Natural de Guarabira, cidade que fica a 28 quilômetros de Alagoa Grande, Hebert entrou em contato com a história da líder sindical desde muito pequeno. A mãe dele, Maria Helena Araújo, é jornalista e, na época, cobriu o julgamento que absolveu todos os acusados do crime. “Vencer um prêmio relembrando esta história, me deixa ainda mais realizado. É especial demais, para mim”, acrescentou.

FONTE - http://redeglobo.globo.com/tvcabobranco/noticia/2014/10/reporter-da-tv-cabo-branco-hebert-araujo-recebe-trofeu-vladimir-herzog.html

O QUE VEM A SER O DECRETO 8.243/2014 QUE DELIBERA SOBRE A "POLÍTICA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL" ATRAVÉS DOS CONSELHOS DIVERSOS

O Decreto Presidencial número 8.243/2014 tem gerado diversos comentários e notícias. Públicado em maio, o texto gera debates no Congresso Nacional. Separamos um lista com perguntas e respostas, usamos como base uma notícia publicada no jornal Folha de S.Paulo. Aqui você pode ler o texto completo.
  1. Para que serve a Política Nacional de Participação Social (PNPS), criada por decreto por Dilma?
O objetivo é organizar a relação entre ministérios e outras repartições federais com as diversas instâncias de participação social, como os conselhos permanentes de políticas públicas, as periódicas conferências nacionais temáticas e as frequentes audiências públicas, entre outras.
2. Mas já não existem vários conselhos?
Existem. Alguns são muito antigos, como o CNE (Conselho Nacional de Educação), criado em 1931, e o CNS (Conselho Nacional de Saúde), que existe desde 1937. Há conselhos para os mais variados temas, como direitos dos idosos, trabalho, segurança pública, juventude, política indigenista, previdência, drogas e igualdade racial. Alguns têm caráter normativo, como o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Outros são meramente consultivos, como o Conselho de Desenvolvimento Econômico, que reúne vários empresários dos mais diversos setores.
3. Esses conselhos agora são controlados pelo governo?
Não.
4. O governo passa a ser obrigado a seguir decisões tomadas em conselhos?
Não. O decreto diz apenas que os órgãos da administração, como os ministérios, deverão "considerar" essas instâncias de participação social na hora de formular, executar, monitorar e avaliar suas políticas. Isso já ocorre em muitos casos. O decreto diz também que os órgãos deverão produzir relatórios anuais mostrando como estão implementando a PNPS.
5. O governo está criando novos conselhos?
O decreto não cria nenhum novo conselho nem mexe nos já existentes. A norma, porém, define parâmetros mínimos para orientar a eventual criação de novos conselhos ou instâncias.
6. Os conselhos populares assumem alguma atribuição do Poder Legislativo?
Não. O que se discute é se a PNPS, nos termos em que foi elaborada, deveria passar pelo Congresso. O governo sustenta que, como não há criação de cargos ou despesas, o decreto é suficiente. Alguns entendem que, ao criar um procedimento novo, a PNPS só poderia ser validada por meio de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional.

FONTE --  http://www.participa.br/portal/blog/entenda-o-decreto-de-dilma-sobre-politica-de-participacao-social 

TEM CONTINUIDADE HOJE, NO SESC DE CAMPINA GRANDE, PB, O PROJETO "7 NOTAS"


Abrindo a programação, no dia 29, a cantora Lara Sales irá apresentar um espetáculo misto

 O Sesc Paraíba realiza, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a terceira etapa do Projeto 7 Notas. O objetivo é promover e difundir a produção artística em Campina Grande apresentando o melhor da música autoral e instrumental da Paraíba, além de homenagear os grandes nomes da música brasileira. As apresentações acontecem a partir das 20horas, no Teatro do Sesc Centro em Campina Grande. A entrada é feita mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, destinado a instituições cadastradas no programa Mesa BrasilSesc.

Abrindo a programação, no dia 29, a cantora Lara Sales irá apresentar um espetáculo misto de Teatro, Dança e Música. O show pretende trazer o Teatro de Revista, que no Brasil foi responsável pela revelação de inúmeros talentos no cenário cultural, desde a cantora Carmen Miranda às chamadas vedetes de imenso sucesso como Dercy Gonçalves e compositores como Dorival Caymmi e Noel Rosa.

No dia 30, será a vez de curtir os solos de guitarra de Giordano Frag. No ano de 1999, ele iniciou sua carreira como músico instrumental influenciado pelo rock progressivo, funk, blues e o jazz fusion. Com o somatório de composições de mais de uma década, seu trabalho resultou numa fusão refinada e complexa, que tende ao virtuosismo.

E para encerrar a programação de outubro, no dia 31,sobe ao palco o cantor e compositor Sócrates Gonçalves que irá homenagear a Banda Legião Urbana. Neste show, o cantor pretende passar para o público fiel à banda, assim como para os jovens que não tiveram contato com a mesma, o quão fortes, atuais e condizentes as músicas são com a realidade do país.

O Projeto7 Notas é mais uma das atividades culturais que o Sesc Paraíba realiza, acreditando e investindo no que há de melhor na nossa cultura.

da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

IMPERDÍVEL - ROBÉRIO CHAVES, VOZ e VIOLÃO NESTA SEXTA-FEIRA NO BAR DA RODOVIÁRIA

Show Roberio Chaves voz e violão....MPB
Local: delícias do mar- bar da rodoviária
31/10/14 sexta-feira
Às 21 hs


 O ambiente é muito chic e a equipe comandada por ANA PAULA, é muito receptiva.  Vale a pena conferir e saborear os deliciosos pratos com especialidades em frutos do mar.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

POETA ALAGOAGRANDENSE SAULO MENDONÇA, É UM DOS VENCEDORES DOPRÊMIO LITERÁRIO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA - EDIÇÃO 2014

FOTO: Javancy, Saulo Mendlonça e Bibiu do Jatobá - Laçamento do livro "FORTE SILENCIO".

PRÊMIO LITERÁRIO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA
Edições Funesc 2014
NOMES DOS TÍTULOS VENCEDORES, AUTORES, SEUS RESPECTIVOS GÊNEROS LITERÁRIOS E JURADOS:

1.   POESIA: duas indicações:“O peso das gotas”, de Jairo Cézar, e “Da vida em desalinho”, de Aurélio Aquino. Textos premiados pelo poeta Antônio Mariano e pela poetisa Vitória Lima.
2.   CONTO: duas indicações: “Poços cavados no tempo (Memorial de palavras não ditas)”, de Sonielson Juvino, e “Mentiras ao tempo”, de Edih Longo. Textos premiados pelo escritor e dramaturgo Tarcísio Pereira e pelo escritor, poeta e jornalista Walter Galvão.
3.   CRÔNICA: “Recados que a-mails.com - mini-crônicas visuais", de Saulo Mendonça.  Texto premiado pelo escritor e artista plástico David Barbosa e pelo escritor, jornalista e historiador Bruno Gaudêncio.
4.   ROMANCE: duas indicações: “A menina dos sapatos cor de abóbora”, de Juliê Caroline, e “Sandálias Vermelhas”, de Renata Escarjão. Texto premiado pelo escritor e professor universitário Rinaldo de Fernandes e pela escritora Mabel Amorim.
5.   INFANTIL/INFANTO JUVENIL: “Arco-íris de Alfenim”, de Piedade Farias”. Texto premiado pelo escritor e poeta André Ricardo Aguiar e pelo escritor e poeta Águia Mendes.
6.   CORDEL: “Universo Nordestino”, de Paulo Gracino. Texto premiado pelo repentista e cordelista Oliveira de Panelas e pelo cordelista Marco di Aurélio.


                                                                         João pessoa, 14.10.2014
                 FUNESC - 2014


BARRAGEM DE PITOMBEIRA - 14/10/2014 - por Bibiu do Jatobá


ESTIVEMOS NA BARRAGEM DE PITOMBEIRA E CONSTATAMOS QUE A OBRA ESTAR A TODO VAPOR - UMA AÇÃO QUE SE TORNA REALIDADE GRAÇAS AO DEPUTADO ESTADUAL ELEITO, JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR E DO GOVERNADOR RICARDO COUTINHO. ESPERAMOS QUE O POVO DE ALAGOA GRANDE RECONHEÇA ESTE GRANDE BENEFÍCIO QUE VAI NOS GARANTIR ÁGUA DE PRIMEIRA QUALIDADE EM NOSSAS CASAS POR MAIS 40 OU 50 ANOS. POR ISTO NOSSO POVO VOTA RICARDO 40, e DILMA 13. E OBRIGADO PELA VITÓRIA DADA AO NOSSO DEPUTADO ESTADUAL JUNIOR CARNERIO. VAMOS JUNTO Á VITÓRIA MEU POVO!!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

JOGOS INTERCLASSE DO COLÉGIO PADRE HILDOM BANDEIRA de ALAGOA GRANDE, TEM INÍCIO COM GRANDE DESFILE DE ATLETAS e PROFESSORES

Teve inicio nesta noite do dia 10 de Outubro, os JOGOS INTERCLASSE realizados anualmente pelo COLEGIO ESTADUAL PADRE HILDON BANDEIRA, de ALAGOA GRANDE, PB.

Sob a direção da Professora Diana Avelar como é popularmente conhecida, a noite teve inicio com um belo desfile da banda marcial do educandário e as diversas equipes que compoem os jogos em pauta.

Alem do Professor Historiador José Avelar, o evento foi organizado e acompanhado por boa parte dos Professores e funcionários daquele tradicional educandário.  O publico compareceu em massa para ver o desfile em praça publica.   A organização do evento fez um destaque especial para o grande numero de esportistas que participarão do certame.

Vejam imagem do desfile pelas ruas centrais da cidade.
























REDAÇÃO E FOTOS - BIBIU DO JATOBÁ

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

GOVERNO DILMA - INCENTIVO TOTAL PARA A CULTURA



São 12 anos de muitos avanços nas políticas de incentivo à cultura: com Lula e Dilma, o assunto foi levado a sério e virou política de Estado, com a aprovação, em 2004, da Política Nacional de Cultura Viva. São diversos programas de incentivo à produção e ao consumo cultural, como o Vale Cultura, o Cinema Perto de Você, o Brasil de Todas as Telas, o Sistema Nacional de Cultura... Além disso, também temos os Centros de Artes e Esportes Unificados e o Programa Mais Cultura nas Escolas, que proporcionam uma nova visão de cultura, com novas experiências para as comunidades.
O audiovisual também foi contemplado - e como! - por Dilma: foi lançado esse ano o maior programa de apoio à produção audiovisual da história do país, o Brasil de Todas as Telas, que deve colocar o Brasil entre os cinco maiores produtores e programadores do mundo. Ao todo, serão disponibilizados R$ 1,2 bilhão para produção de roteiro, parque exibidor, produção, difusão e incentivo à pesquisa.

#Dilma13PraVencer

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

NOVOS TALENTOS NO ARTESANATO DE ALAGOA GRANDE


Peças confeccionada por Lívia Clara do 8º ano A da EEEF de Demonstração, professora Bernadete de Lourdes, Projeto Valorização do Artesanato Nordestino no Município de Alagoa Grande.

" Novos talentos surgindo em nosso município..."   MARIA ELAINE

FONTE  -  FACEBOOK 031014

QUEM DIRIA! AUTORIZADA A "BIOGRAFIA GAY" de LAMPIÃO

Depois de três anos, finalmente o escritor e juiz aposentado Pedro de Morais vai poder lançar e vender o seu livro Lampião, O Mata Sete, em que diz que Virgulino Ferreira, o famoso cangaceiro nordestino, era gay. Por unanimidade, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) reformou a sentença de primeiro grau que proibia o lançamento e a venda da obra.
Para o autor, o voto unânime dos desembargadores pode abrir um precedente no Brasil para autores que estão com biografias paradas na Justiça. “Foi um voto notável”, disse Morais, ao se referir ao desembargador Cezário Siqueira Neto, relator do processo.
No voto, Siqueira Neto entendeu que garantir o direito à liberdade de expressão coaduna-se com os recentes julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não é demais repetir que, se a autora da ação sentiu-se ‘ofendida’ com o conteúdo do livro, pode-se valer dos meios legais cabíveis. Porém, querer impedir o direito de livre expressão do autor da obra, no caso concreto, caracterizaria patente medida de censura, vedada por nossa Constituinte”, afirmou o magistrado.
 
FONTE  -   http://alagoagrande1agora.blogspot.com.br/2014/10/justica-autoriza-lancamento-da.html