sábado, 29 de novembro de 2014

PREOCUPADO COM A DIVULGAÇÃO TURÍSTICA DO MUNICPIPIO DE ALAGOA GRANDE, VEREADOR SOLICITA RETIRADA DE LIXÃO EXISTENTE EM FRENTE AO TEATRO SANTA IGNÊZ

Mantendo o seu diferencial parlamentar pela objetividade das proposituras que apresenta, o Vereador Josildo Oliveira mais uma vez apresentou matérias na sessão ordinária deste dia 26 do corrente, na Câmara Municipal de Alagoa Grande que repercutiu dentro e fora daquela Casa legislativa.
Vereador Josildo Oliveira - Sintonia com os reclamos do povo
Desta feita alguns requerimentos adentrados pelo parlamentar mirim, demonstra que o mesmo está sintonizado com os reclamos do povo e cumprindo o dever primeiro do Vereador que é FISCALIZAR A COISA PÚBLICA.  

Um de seus requerimentos solicita ao Exmº Prefeito Municipal que o mesmo envie um ou mais ZELADORES para cuidar do BANHERO MASCULINO instalado na PRAÇA DO BANCO BNB.   A solicitação teve como justificativa denuncias feitas pelos barraqueiros e o publico em geral comprovando que o BANHEIRO MASCULINO da PRAÇA DO BNB se encontra sem ZELADOR nos finais de semana, momento de maior utilização daquele próprio municipal, e que o mau cheiro dali exalado vem causando desconforto no ambiente em volta ao mesmo.

Constatou-se também que a ausência de um funcionário municipal no local, levou a TOTAL DEPREDAÇÃO dos SANITÁRIOS, PIAS e  TORNEIRAS pelos vândalos que têm se aproveitado do descaso com que tem sido tratado aquela utilitário para praticarem seus atos de vandalismo perante a coisa publica.

Um outro requerimento que recebeu o apoio inclusive de Vereadores da bancada da Situação foi o que solicitou do Prefeito Municipal que o mesmo através da Secretaria da Infraestrutura desenvolva ações no sentido de remover um LIXÃO QUE SE INSTALOU NO PÁTIO EM FRENTE AO TEATRO MUNICIPAL SANTA IGNÊZ.
Lixão em frente ao TEATRO SANTA IGNÊZ repercute na cidade


O Vereador Josildo Oliveira justificou seu requerimento alegando ter recebido também reclamações de parte dos artistas e de guias de turismo que têm lamentado que um LIXÃO tenha se instalado no pátio do Teatro Santa Ignez prejudicando a beleza daquele equipamento cultural.

 O citado LIXÃO foi objeto de muitos comentários inclusive nas REDES SOCIAIS que levaram ao publico o retrato do descaso com que a atual gestão vem tratando a infraestrutura turística do Município.

O Vereador Josildo Oliveira é um dos mais experientes parlamentares da Câmara Municipal de Alagoa Grande; detentor de vários mandatos inclusive sendo considerado pela revista “ISTO É” como um dos mais atuantes do Município; o mesmo já foi também Secretário da Saúde, Vice Prefeito e ocupou diversos outros cargos na esfera política municipal.

Por sua experiência e pela extrema dedicação com que o mesmo atuou na campanha vitoriosa do Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior galgando de si uma significativa admiração e confiança, observamos que o Vereador Josildo Oliveira cada vez mais se credencia para ocupar cargos de grande importância na esfera administrativa de nosso Município.    2016 vem aí para se comprovar esta afirmativa.


 Redação: bibiu do jatobá - Fotos: bibiu do jatobá e Mariana Tamires.

Noticias de Alagoa Grande e do brejo paraibano acesse o blog:
http://alagoagrandecidadania.blogspot.com.br/

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A CULTURA MEXICANA E MUNDIAL ESTÃO DE LUTO; MORRE O CRIADOR E INTÉPRETE DO PERSONAGEM "CHAVES"

O BLOG "CULTURA DO BREJO" FAZ SUA HOMENAGEM AO GRANDE PERSONAGEM.

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin

Comediante morreu aos 85 anos em casa no México.
Ele tinha saúde 'frágil' e vivia com a esposa Florinda Meza em Cancún.

Dono de frases antológicas como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro. 

A causa da morte, ocorrida às 14h30 (horário do México) em casa em Cancún, não foi confirmada. Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia.
Segundo a CNN mexicana, o ator Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, disse que o corpo do comediante será levado à Cidade do México, onde será velado.
A última mensagem divulgada pelo perfil oficial de Bolaños no Twitter foi: "Todo meu amor para o Brasil". Ele escreveu em resposta a uma fã brasileira no microblog.
Edgar Vivar deu seu depoimento à Televisa: "Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."
"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter Edgard Vivar.
 Chaves (Roberto Bolaños) posa ao lado dos personagens Jaiminho (Raúl Padilla), Dona Clotilde (Angelines Fernández), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves), Professor Girafales (Rubén Aguirre) e Dona Florinda (Florinda Meza) (Foto: Divulgação/SBT) 
Chaves (Roberto Bolaños) posa ao lado dos personagens Jaiminho (Raúl Padilla), Dona Clotilde (Angelines Fernández), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves), Professor Girafales (Rubén Aguirre) e Dona Florinda (Florinda Meza) (Foto: Divulgação/SBT)
"Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto", disse Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a Chiquinha.
Prefiro morrer do que perder a vida"
Chaves, personagem de Roberto Gómez Bolaños
"O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras", disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
"Foi um bom companheiro, amigo, irmão e um dos melhores escritores dos últimos tempos no México", disse Ruben Aguirre, que interpretou o professor Girafales.
Trabalho reconhecido no mundo
"Chaves" foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa.
Foto de maio de 2006 mostra Roberto Bolaños durante uma entrevista para a agencia de notícias Reuters em sua casa na Cidade do México (Foto: Henry Romero/Reuters/Arquivo) 
Foto de maio de 2006 mostra Roberto Bolaños durante uma entrevista para a agencia de notícias Reuters em sua casa na Cidade do México (Foto: Henry Romero/Reuters/Arquivo)
"Talvez o meu mérito foi conseguir, sem tentar, abordar um ambiente que existe no mundo inteiro", refletiu Bolaños sobre o sucesso de Chaves em uma entrevista à agência de notícias Reuters.
"Trabalhei muito neste personagem, que tem qualidade", explicou ele, "mas a resposta exata eu não sei".
Além disso, Bolaños escreveu roteiros de 50 filmes no México e atuou em 11. No Twitter, ele tinha mais 6 milhões de seguidores.
Roberto Bolaños, o Chaves, e Edgar Vivar, o Sr. Barriga, em encontro no Auditório Nacional da Cidade do México, em fevereiro de 2012 (Foto: Eduardo Verdugo/AP)Roberto Bolaños, o Chaves, e Edgar Vivar, o Sr. Barriga, em encontro no Auditório Nacional da Cidade do México, em fevereiro de 2012 (Foto: Eduardo Verdugo/AP)
Trajetória
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.
Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Praticou boxe e era um fanático torcedor do clube de futebol América. Começou sua carreira profissional na publicidade, onde começou a trabalhar em roteiros.
Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Só em 2004 oficializaria seu casamento com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda. Aos 80 anos, perguntaram a ele sobre a sua relação de décadas com a atriz Florinda Meza. "Já estamos há 30 anos casados", respondeu. "Temos um casamento sólido que só a morte acabará com ele... ou a Shakira!".
Escultura de 9m de altura de personagem interpretado pelo mexicano Roberto Gómez  Bolaños está exposta em frente a shopping (Foto: Luis Robayo/AFP) 
Escultura de 9m de altura de personagem interpretado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños está exposta em frente a shopping (Foto: Luis Robayo/AFP)
Ganhou o apelido de Chesperito do diretor de cinema Agustín P. Delgado por causa do 1,60 de altura.

Foi só em 1968 que começou sua carreira de ator, na emissora TIM, em séries como “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “El Ciudadano Gómez”, em espaços de 30 minutos de duração aos sábados.
Foi só na década de 1970 que começaram a ser exibidos as séries que fizeram de Bolaños um gigante do humor: "Chespirito", "Chapolin" e "Chaves". A partir de 1973, quase todos os países da América Latina tinha na programação de TV episídios dos programas.
Roberto Gómez Bolaños (sentado) e ex-atores de "Chaves" participam de evento no México (Foto: AP/Eduardo Verdugo) 
Roberto Gómez Bolaños (sentado) e ex-atores de "Chaves" participam de evento no México (Foto: AP/Eduardo Verdugo)
O jornal mexicano "Excelsior" cita a seguinte declaração de Bolaños a um TV espanhola sobre seu personagem mais famoso no Brasil: "Chaves, ainda que carecendo de quase tudo, é otimista, aproveita a vida, brinca, se emociona e tem o maravilhoso dom que é a vida"
No começo da década de 1990, Bolaños decidiu aposentar "Chaves" e "Chapolin" e resolveu apostar em "Los Caquitos", em que interpretava o ladrão Chómpiras (que ganhou no Brasil o nome de Chaveco).
Chaves era um dos personagens e segmentos do programa "Chespirito" que começou a ser exibido no México em 1971. O primeiro capítulo de "El Chavo del Ocho" (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.
Rubén Aguirre contrancena com Roberto Bolaños em episódio de 'Chapolin' (Foto: Divulgação/SBT) 
Rubén Aguirre contrancena com Roberto Bolaños em episódio de 'Chapolin' (Foto: Divulgação/SBT)
O sucesso das histórias do menino sardento de 8 anos que vive dentro de um barril foi tanto que seu programa era transmitido para quase todos os países da América Latina já em 1973. Chaves foi dublado para mais de 50 idiomas e transmitido em países distantes do Tailândia, China, Japão e Grécia.
A série foi produzida originalmente entre 1971 e 1980, como programa independente, e entre 1980 e 1992 como esquete do programa de variedades "Chespirito", que Bolaños estrelou na rede de TV Televisa. No total, foram 290 episódios, contabilizou o ator ao jornal chileno "La Nación".
A série "Os Simpsons" homenageou Bolaños com o personagem Pedro Chespirito, que aparece sempre vestido de abelha e fala frases em espanhol.
Roberto Gomes Bolaños durante apresentação da fundação Chespirito na Cidade do México em 2008 (Foto: Francisco Vega/AFP) 
Roberto Gomes Bolaños durante apresentação da fundação Chespirito na Cidade do México em 2008 (Foto: Francisco Vega/AFP)
Roberto ficou conhecido no México pelo nome de Chespirito. Mas foram os programas "Chaves" e "Chapolin", ainda exibidos pelo SBT, que ficaram mais famosos no Brasil.
Distante da televisão, Bolaños explorou a sua veia literária com um livro de poemas e uma autobiografia, "Sem Querer Querendo".
Em um dos seus livros, "O Diário de Chaves", revela alguns dos mistérios da série. Ele conta, por exemplo, que Chaves não morava dentro de um barril, mas no apartamento número oito, e que o recipiente era apenas para se esconder quando estava triste ou era perseguido.
Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação) 
Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação)
Apesar de ter vivido em concubinato com Florinda por 27 anos, os valores de Bolaños eram conservadores. Inclusive, chegou a participar de uma campanha contra a legalização do aborto na Cidade do México.
Nunca escondeu suas convicções políticas e apoiou a campanha do conservador Vicente Fox, cuja eleição em 2000 rompeu com mais de 70 anos de governo do Partido da Revolução Institucional.
Apaixonado por futebol, Bolaños chegou a se encontrar com o astro argentino Diego Maradona, que o agradeceu por tê-lo divertido com os seus personagens e ele aproveitou para retribuir por tê-lo deleitado com suas proezas dentro do campo.

Fonte da noticia - (Com agência Reuters) - http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/11/morre-roberto-gomes-bolanos-diz-emissora.html
Postado por bibiu do jatobá.

DIRETOR DA CULTURA DE MARÍ, ASSIS FIRMINO, DESENVOLVE AÇÕES PARA CRIAR A SECRETARIA DA CULTURA E INTEGRAR O SEU MUNICÍPIO AO SISTEMA NACIONAL DA CULTURA



Quem esteve visitando a residência do Conselheiro Estadual da Cultura Severino Antonio (bibiu), em Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro, foi o Diretor da Cultura de Mari e Diretor da Federação da Agricultura da PB, o sindicalista ASSIS FIRMINO.   Na pauta da visita, troca de informações sobre o SISTEMA NACIONAL DA CULTURA; EDITAL DO FIC; SISTEMA ESTADUAL DA CULTURA e INSERÇÃO DO Município DE MARI no SNC.
 Segundo o Diretor da Cultura de Mari, o Prefeito daquele Município, tem superior interesse em filiar aquele Município no Sistema Nacional da Cultura pois, sabe ele que serão inúmeros os benefícios que tal atitude trará para os ARTISTAS, PRODUTORES, GESTORES e o publico local. 
Texto: bibiu do jatobá - Fotos: Mariana Tamires.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SENADORA ENCAMINHA PROCESSO QUE TRASFORMA A FESTA DE SÃO JOÃO EM PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL


A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), proposta de abertura de processo de estudos, visando o registro da Festa de São João como patrimônio cultural imaterial do Brasil. O objetivo é o de salvaguardar essa importante manifestação cultural.
Lídice da Mata disse que a festa também se destaca economicamente. Ela citou dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), segundo os quais nas festas juninas de 2011 e de 2012 no Nordeste observou-se a duplicação do número de microempreendimentos individuais formalizados.
Esses estabelecimentos, disse a senadora, faturaram até R$ 60 mil por ano. Ela acrescentou que para o comércio da região nordestina, o São João é o terceiro período do ano mais produtivo. Mas, como Lídice da Mata ressaltou, as festas juninas não se limitam ao Nordeste, mas são realizadas também no Centro, no Sul e no Sudeste do país.
— O São João é uma festa que consegue sintetizar uma tradição cultural do nosso país e, sem sem dúvida, é a maior festa popular do Brasil, mais enraizada culturalmente e mas rica em diversidade — disse a senadora.

bibiu captou a noticia no site  -  Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
 http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/11/26/lidice-da-mata-quer-que-festa-de-sao-joao-seja-declarada-patrimonio-cultural-do-brasil

FESTIVAL "SONS & SABORES" ESTARÁ NESTA SESTA-FEIRA E SÁBADO, EM AREIA - NO OUTRO FINAL DE SEMANA, SERÁ A VEZ DE ALAGOA GRANDE

Festival gastronômico estar passar por quatro cidades do brejo da Paraíba.  Ingredientes regionais e cultural local estão na proposta do evento.

Festival Sons e Sabores 2014 começa nesta sexta-feira em Solânea, no brejo da Paraíba (Foto: Cácio Murilo / Sebrae-PB) 
Festival Sons e Sabores 2014 começou nesta sexta-feira, 21, em Solânea
 (Foto: Cácio Murilo / Sebrae-PB)
Começou nesta sexta-feira (21) a segunda edição do Festival Sons e Sabores, no brejo paraibano. A primeira cidade a receber o evento em 2014 foi Solânea, onde o festival realizou atividades até o domingo (23), mas Areia, Alagoa Grande e Pilões também receberão o evento. Cada município terá uma programação específica, valorizando os “sons e sabores” da localidade. A proposta do evento é valorizar a cultura, o turismo, as raízes regionais e a gastronomia dos municípios da região.
Segundo a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, “o Festival faz parte de uma estratégia de criar um calendário de eventos anual para o Brejo, atraindo visitantes e valorizando as potencialidades da região”, afirmou. De acordo com a presidente do Fórum do Turismo do Brejo Paraibano, Fernanda Mello, o grande objetivo do festival é promover a implantação de um roteiro turístico que una a gastronomia e a música. “Vamos promover descobertas do que temos de melhor nesses municípios”, completou Fernanda.
Durante o evento, serão promovidas atividades culturais, criação de pratos nos bares e restaurantes, além de oficinas de arte e shows regionais. O chef Adilson Santana, consultor do Festival, já está catalogando os pratos e dando as devidas orientações para a criação de novos sabores nos municípios participantes. O festival é realizado pelo Fórum do Turismo do Brejo Paraibano, com apoio do Sebrae Paraíba.
Veja o calendário completo:
Solânea: 21 a 23 de novembro
Areia: 28 a 29 de novembro
Alagoa Grande: 5 a 7 de dezembro
Pilões: 12 a 14 de dezembro

fonte -  http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/11/sons-e-sabores-comeca-edicao-2014-nesta-sexta-em-solanea-na-paraiba.html

A CAPOEIRA É RECONHECIDA PELA UNESCO COMO PATRIMONIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

UNESCO reconheceu Capoeira como património cultural imaterial da humanidadee

A Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira que mistura artes marciais, dança e música, entrou hoje, 27/11/2014,  para a lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade, após aprovação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A manifestação cultural "tem raízes africanas que devem ser cada vez mais valorizadas por nós. Agora, é um património a ser conhecido e praticado em todo o mundo", destacou a ministra interina da Cultura do Brasil, Ana Cristina Wanzeler, que acompanhou a votação.
A Capoeira surgiu no Brasil durante ao período esclavagista e desenvolveu-se como uma forma de socialização e resistência física e cultural entre os escravos.
Como as lutas eram proibidas nas senzalas, os escravos reuniam-se em torno de rodas onde realizavam movimentos de artes marciais, porém sem contato físico com o adversário, e ao embalo de música que conferiam à luta ares de dança.
Até hoje, um capoeirista completo deve dominar a musicalidade e saber tocar o berimbau, instrumento típico que dá o ritmo aos movimentos.
As reuniões para sua prática eram realizadas geralmente em campos abertos, com pouca vegetação, que à época eram chamados de capoeira, de onde vem o nome da luta.
A sua prática foi proibida no Brasil até à década de 1930, por ser considerada perigosa e subversiva, mas em 1937 foi declarada desporto nacional pelo então Presidente Getúlio Vargas.
O reconhecimento eleva o número de manifestações culturais brasileiras reconhecidas como património pela Unesco, que já inclui a dança carnavalesca pernambucana Frevo e o samba de roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa (espécie de pintura corporal realizada por índios do Amapá), e o Círio de Nazaré, manifestação religiosa típica do estado do Pará.

BIBIU DO JATOBÁ COLHEU A INFORMAÇÃO NO SITE do Diário Digital com Lusa - http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=747773  

terça-feira, 25 de novembro de 2014

CONSULTA PÚBLICA PARA A ESTRUTURAÇÃO DO "PLANO ESTADUAL DO LIVRO" - PARTICIPE!

A Secretaria de Estado da Cultura, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), iniciou nessa segunda-feira (17) uma consulta pública sobre o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB-PB). A sociedade em geral pode contribuir com a construção do plano através da consulta, acessada no endereço www.consultacultural.pb.gov.br/consultas.php,que segue até o dia 17 de dezembro.
O texto base do PELLLB-PB, de acordo com o Plano Nacional do Livro, é construído a partir de quatro eixos que estruturam as ações: Democratização do acesso; Fomento à leitura e à formação de mediadores; Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; e Desenvolvimento da economia do livro.
Mais um eixo foi incluído no plano estadual: Institucionalização e Fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba (SEBP-PB).

ACESSE AQUI O SITE DA CONSULTA.

bibiu do jatobá - de: http://www.paraiba.pb.gov.br/93655/secretaria-de-cultura-realiza-consultoria-para-o-plano-estadual-do-livro.html

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Encontro da Música Regional de Raiz - 8ª Edição - Tem início neste dia 24 de novembro no SESC CAMPINA GRANDE


BANNER ENCONTRO DE RAIZ FLYER PROGRAMAÇÃO alterado
Entre os dias 24 e 30 de novembro Campina Grande irá se tornar palco das mais diversas manifestações culturais. O Encontro da Música Regional de Raiz tem como objetivo resgatar e fortalecer as tradições orais e escritas que fazem parte das culturas locais e regionais de nosso país. As apresentações são abertas ao público e acontecerão na Praça da Bandeira, Vila do Artesão e Feira da Prata.
 O primeiro dia do Encontro, segunda-feira, 24, será marcado pela marujada, coco, sanfonada e repente. Iniciando a programação do dia, às 17h,  sobe ao palco os repentistas João Lourenço – PB e Raulino Silva – RN apresentados por Iponax Vila  Nova.  Em seguida, às 18h, é a vez de Antonio Dean apresentar o show “Canto da Marujada”, resgatando a memória, valorizando a cultura como gênero musical cultural do povo brasileiro. Às 19h30, é a vez de A Sanfonada encantar ao público do evento, com o projeto de pesquisa e valorização da música regional nordestina. Encerrando a noite, às 20h, Mestre Ulisses e Coco de Seu Mané (PE) resgata a cultura do Coco e traz ao público os ensinamentos “Seu Mané” deixou para seus filhos.
Diversas atrações do nordeste, trabalhando com a linguagem da tradição oral e escrita, irão se apresentar e mostrar o trabalho realizado com os mais diversos gêneros musicais. Além das apresentações musicais a programação do VIII Encontro da Música Regional de Raiz, conta com a realização da oficina de Sonorização, que acontece do dia 24 a 28 de novembro, de 14h às 18h e será ministrada por André Victor. A oficina será realizada na Unidade Sesc Centro em Campina Grande e as inscrições podem ser feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
O VIII Encontro de Música Regional de Raiz tem como objetivo preservar e difundir as expressões artísticas que tanto contribuíram e ainda ajudam na construção das identidades culturais do povo brasileiro. O projeto é uma realização do Sesc Paraíba em parceria o Departamento Nacional do Sesc. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (83) 3341-5800 ou pelo e-mail culturasesccg@gmail.com.

ORÇAMENTO PÚBLICO DA CULTURA CRESCE MAS AINDA PRECISA AVANÇAR MUITO MAIS

Ao longo de uma década, gasto público em cultura cresceu 34,5% mais do que a despesa pública total. 

Clique nas imagens para ampliá-las

A matéria de hoje analisa a repartição do gasto público em cultura entre as três esferas de governo - municipal, estadual e federal - e sua relação com o total das despesas públicas, no período entre 2002 e 2012. Os dados são do Tesouro Nacional.

Ao longo dessa década, ocorreu uma mudança acentuada no perfil do gasto em cultura, no sentido de um maior equilíbrio entre os três níveis (gráfico à direita). A União foi a principal responsável pela mudança, tendo mais que dobrado a sua participação no total do bolo, de 9,9% para 23,5%. A participação dos municípios também cresceu, de 36% para 45,5%. Houve retração nos gastos em cultura pelos estados, de 54,1% para 31%.


Comparando-se o crescimento dos orçamentos da cultura em relação à despesa total das três esferas de governo (gráfico à esquerda), confirma-se o notável incremento do orçamento federal ao longo da década, tendo o orçamento da cultura aumentado 672%, quase quatro vezes mais do que o total da despesa federal (172%). Já nos estados, embora os orçamentos totais tenham crescido mais do que o federal (210%), a despesa em cultura ficou longe de acompanhar esse crescimento, crescendo em 85%, menos do que a inflação do período, medida pelo IPCA em 98,7%. Enquanto isso, foi no nível municipal que os orçamentos mais cresceram no período (acima de 300%), tendo a despesa em cultura acompanhado esse crescimento de forma proporcional.


No cômputo geral, houve um fortalecimento da participação do Estado no financiamento à cultura, pois enquanto o gasto público total cresceu 192%, a despesa em cultura aumentou 224%. Descontada a inflação, os aumentos reais foram, respectivamente, de 93,3% e 126,6%. Isso resultou num crescimento proporcional dos orçamentos da cultura, em relação ao gasto público total, de 34,5%


Os gastos públicos relacionados ao patrimônio histórico, artístico e arqueológico - cujos dados só estão desagregados dos orçamentos da cultura a partir do ano de 2004 - evoluíram de forma distinta e menos drástica do que os gastos globais em cultura. Aqui, houve redução na participação dos municípios, tendo crescido a dos estados e União. (gráfico acima) Na soma das três esferas, porém, seguiu-se a tendência de aumento verificada nos orçamentos para a cultura. Enquanto o gasto público total cresceu 119%, a despesa com patrimônio subiu 139% (gráfico abaixo). Descontada a inflação de 61,58% (IPCA), o crescimento real ficou em 77,9% e 57,5%,  respectivamente. Portanto, a participação do patrimônio na despesa total teve aumento de 35,5%, semelhante ao incremento dos orçamentos de cultura como um todo.


Antes de 2002, não é possível quantificar os gastos com cultura de estados e municípios, que eram lançados juntamente com os de educação. Mesmo a União só começou a desmembrar os dois tipos de despesas a partir do ano 2000.

Veja também: Ranking dos orçamentos de cultura das capitais.
Ranking dos orçamentos de cultura dos estados.

VEM AÍ, O BREGAREIA 2014 - EM DEZEMBRO - O MAIOR FESTIVAL BREGA DO PAÍS

PARA CHEGAR EM AREIA, VINDO PELA CAPITAL DA PARAÍBA, VOCE OBRIGATORIAMENTE TEM DE PASSAR POR ALAGOA GRANDE, TERRA DE JACKSON DO PANEIRO, COM SEU MEMORIAL E SUA HISTÓRIA

REGINALDO ROSSI SERÁ O GRANDE HOMENAGEADO


















Os amantes da música brega podem se preparar para subir a serra até chegar na cidade de Areia para prestigiar a XV edição do Festival da cachaça e da rapadura, popularmente conhecido como “Bregareia”, o mais tradicional festival brega do país, que este ano tem como homenageado o rei do brega, Reginaldo Rossi. O evento está marcado para acontecer nos dias 12, 13 e 14 dezembro. A noite de abertura, sexta(12), como não poderia ser diferente, ficará por conta da banda oficial do cantor homenageado, The Rossi, com um repertório, a banda prepara um show com sucessos que marcaram a carreira do artista.

Entre as mais de 20 atrações já confirmadas estão Agnaldo Timóteo, Baltazar, Adilson Ramos, José Orlando, Gilliard, Carlos Alexandre Jr, Roberto Muller, José Ribeiro, Kamilo Faion, o rei dos cornos Roberto Alexandre, entre outros.

Este ano também está confirmado a realização da famosa Gincana da Cachaça Artesanal de Alambique, com o títtulo "Beba com moderação", e o Show de Calouros Brega.

O evento reúne admiradores da chamada música brega de toda parte do país durante três dias do autêntico brega, com diversas atrações. Com a realização do Bregareia, a Prefeitura Municipal de Areia, além de promover o intercâmbio Econômico/Cultural reafirma o potencial turístico da cidade. Com a expectativa de 100 mil pessoas, o prefeito Paulo Gomes, acredita que certamente irá aquecer a economia com a criação de novos empregos, e disseminar ainda mais a cultura do Turismo de evento na região, bem como proporcionar a população lazer, cultura e entretenimento.

“O Projeto Bregareia 2014 consiste em trazer um novo conceito em evento, onde iremos transformar o real, em uma viagem dentro do mundo brega. Para tal vamos fazer uma cenografia buscando a arte clássica misturando com o show de iluminação. E a expectativa é atrair cerca de 100 mil turistas, movimentando assim a economia não só de Areia, como também das cidades circunvizinhas”, afirmou.

O Município de Areia fica localizado na microrregião do brejo e na mesorregião do Agreste Paraibano, possuindo o maior número de engenhos de aguardente e rapadura do estado da Paraíba. Areia sempre teve a sua economia voltada para a produção dos produtos derivados da cana-de-açúcar.
Dentro desse contexto, o “Bregareia” tem como objetivo fortalecer ainda mais o potencial turístico da cidade, o que certamente irá aquecer a economia durante a realização do evento. O evento traz aos seus participantes e visitantes a oportunidade de conhecer a tão rica história da cidade de Areia, com seu Teatro Minerva, primeiro teatro da Paraíba fundado em 1854, o Casarão José Rufino, construído em 1808, o Museu casa de Pedro Américo, autor do quadro “O Grito do Ipiranga”, considerado o melhor pintor do Império, grande orgulho das artes plásticas brasileira, conhecido em todo mundo pelo seu indiscutível talento. Além do Museu Regional de Areia, o Museu da Rapadura, e seus 30 engenhos em atividade na fabricação de cachaça e rapadura.

“Com tantas potencialidades o Município de Areia apresenta um forte apelo para o turismo, desde o cultural, o histórico, o rural, até o turismo de negócios e eventos”, é o que aposta o Secretário de Turismo da cidade, Adriano Nunes.
Bibiu do jatobá - Da Redação com Assessoria
WSCOM Online

CAIANA DOS CRIOULOS APRESENTA HOJE E AMANHÃ AS ATRAÇÕES CULTURAIS DO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA




As principais atrações culturais do Festival da Consciência Negra 2014 do quilombola de Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande, tem inicio hoje, dia 22 e amanhã, dia 23 de novembro na comunidade. Durante o Festival haverá shows musicais, concurso de dança e escolha da garota destaque em beleza afrodescendente, participação das cirandeiras e apresentações de grupos de dança e capoeira locais como por exemplo, o bem coreografado grupo de dança “A Cor da Terra”.
 

Hoje, sábado, a partir das 20 h, se apresentarão três grupos musicais; Grupo Forró Legal; Forró Pura Ostentação e Magia de Menina cuja vocalista principal é Luciana, filha da Cirandeira Cida de Caiana.   Os grupos apresentarão um repertório com as musicas mais conhecidas do repertorio afro, bem como do astro maior da região, Jackson do Pandeiro.

O evento na comunidade de Caiana dos Crioulos na verdade teve inicio na segunda-feira com oficinas, palestras e apresentação de grupos temáticos diversos que utilizaram do grupo escolar Firmo Santino, da comunidade, para fazerem suas apresentações.  A coordenação do evento é da Cirandeira Cida de Caiana uma vez que o grupo de cirandeiras comandadas por Dona Edite do Côco, foi convidado para se apresentar em cidades como Areia e outras da região.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Divulgação de apoio:  Severino Antonio (bibiu) - Cons. Estadual de Políticas Culturais.