▼
terça-feira, 31 de março de 2015
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA - GRÁTIS - INSCRIÇÕES ...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA - GRÁTIS - INSCRIÇÕES ...: O Sindicato dos Produtores Rurais da cidade de Alagoa Grande, em Parceria com SENAR (Serviço Nacional de Apr...
domingo, 29 de março de 2015
PAIXÃO DE CRISTO CANCELADA - NOTA DE SOLIDARIEDADE DO VEREADOR JOSILDO OLIVEIRA
NOTA DE
SOLIDARIEDADE.
Venho através desta me solidarizar com todos os que fazem a equipe da “PAIXÃO
DE CRISTO de ALAGOA GRANDE” neste
momento em que seu Produtor MARCELO FELIX anuncia oficialmente que “A Paixão De Cristo
2015 está oficialmente CANCELADA”.
Entendemos que não só a equipe, todo elenco e principalmente nosso
publico amarga esta dor pois este espetáculo e o seu conteúdo, já faziam parte
do calendário de eventos religiosos em nosso Município e há anos, muito
esperado e reverenciado por nossa comunidade.
Saber que este sonho se
interrompe por falta principalmente de apoio financeiro, nos deixa sinceramente
decepcionado e a perguntar “que política pública de apoio a cultura está sendo
desenvolvida em Alagoa Grande porque a cada dia nos deparamos com a classe artística
da terra de Jackson do Pandeiro e Margarida Alves, amargando novas e graves
decepções”.
Entendemos pois que desta gestão
a cultura nada mais espera, desde a desativação da Secretaria da Cultura ao
desprezo para com nossos Memoriais, nossas festas tradicionais e a agora para
com nossos artistas, chegou a hora de unimos nos em tornos de uma discussão que
termine por construirmos um projeto que venha
contemplar toda nossa diversidade e resgate em tempo hábil o muito que se
retrocedeu em termos de cultura, nesta gestão.
O nosso mandato está a disposição
para acatar, apoiar, encaminhar, participar, contribuir com toda e qualquer
manifestação que venha de encontro a preservação e a utilização de nossa diversidade
cultural enquanto elemento indutor de inclusão
social, da geração de renda e cidadania para nossos artistas, produtores e todos nossos munícipes
envolvidos com a arte e a cultura.
Não vamos ceder, vamos sim, nos
unir para ultrapassarmos estas inaceitáveis barreiras.
Com um forte e tenro abraço
cultural.
Atenciosamente.
JOSILDO DE OLIVEIRA LIMA
VEREADOR
sábado, 28 de março de 2015
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: RECADASTRAMENTO DO PROGRAMA LEITE DA PARAIBA TERÁ ...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: RECADASTRAMENTO DO PROGRAMA LEITE DA PARAIBA TERÁ ...: Comunicamos a população em geral, que o recadastramento das famílias beneficiárias do Programa “Leite da Paraiba”, do Governo do Es...
sexta-feira, 27 de março de 2015
ATOR ALAGOAGRANDENSE LEANDRO GONÇALVES, CONCLUI CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO PELA UFPB
PROFESSORA FÁTIMA BRITO e LEANDRO GONÇALVES |
Parabenizamos à Leandro Gonçalves, Ator, Diretor de Teatro e Arte-Educador por formação. Um dos, que representa muito bem a artes cênicas de nossa cidade, Alago Grande, e, hoje é um ativista que está conquistando o seu espaço na capital paraibana, onde desenvolveu projetos junto ao SESC - PB, nos espaços da Universidade Federal da Paraíba, passou pela Estação Ciência, Cultura e Arte e hoje excepcionalmente no dia Mundial do Teatro, Leandro cola grau em Licenciatura em Teatro pela UFPB. Em nome de todos os artistas cênicos de Alagoa Grande, Parabéns!
Ao jovem talentoso, vocacionado, batalhador e competente LEANDRO GONÇALVES, o nosso PARABÉNS. Mais um orgulho alagoagrandense. (Severino Antonio (bibiu) - Conselheiro Estadual da Cultura).
DIA NACIONAL DO TEATRO - CIA. DE TEATRO "VIRA VOLTA" DA CIDADE DE CUITÉ, SE APRESENTA NO TEATRO SANTA IGNEZ DE ALAGOA GRANDE, PB
TEATRO SANTA IGNEZ - ALAGOA GRANDE, PB |
O dia 27 de março tem um significado especial para a classe
artística. É quando se comemora o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional
do Circo. Para celebrar a importância dessa data, 12 cidades de
diferentes regiões paraibanas recebem apresentações, nesta sexta-feira
(27), como parte do evento desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio
da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). As apresentações
acontecem nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande,
Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal
e Sousa.
O evento em comemoração à data é realizado pelo quarto ano
consecutivo, contando com apoio das prefeituras que estão acolhendo as
atrações. O homenageado desta vez é o ator e diretor Marcos Pinto, morto
em dezembro do ano passado. Toda a programação é gratuita.A iniciativa tem como característica a circulação de grupos e a abrangência, já que os municípios foram escolhidos de maneira estratégica para que polarizem diferentes regiões do Estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir às apresentações. Além de grupos paraibanos, este ano a programação traz atrações do Rio de Janeiro (RJ), Itapipoca (CE) e Recife (PE). Em João Pessoa, são quatro dias de programação, começando na última quarta-feira (25) e se estendendo até este sábado (28).
Em Campina Grande, são dois dias de programação: quinta (26) e sexta-feira (27). Na quinta-feira, a atração é o monólogo “A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio”, com a atriz Raquel Rocha (Rio de Janeiro, RJ), às 20h, no Cine-Teatro São José. Em seguida, debate sobre o tema Teatro e Gênero, integrando a programação do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é parceria entre as secretarias estaduais da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), de Cultura (Secult) e Funesc.
Programação – As apresentações desta sexta-feira (27) acontecem simultaneamente nas 12 cidades contempladas. Em João Pessoa, o público assiste ao espetáculo “Henrique IV”, montado pela turma de concluintes do curso de teatro da UFPB. A apresentação será às 20h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Em Campina Grande, o Cine-Teatro São José recebe a peça infantil “Faz de Conta”, do grupo Graxa de Teatro (João Pessoa/PB), às 18h. O público de Alagoa Grande vai conferir a peça “Alforria”, da Cia de Artes Vira Volta (Cuité/PB), no Teatro Santa Ignês, às 20h.
No município de Areia, o grupo Circo de Eventos da Paraíba (João Pessoa/PB) apresenta o espetáculo “Os Nadadores”, às 20h, no Teatro Minerva. O público de Bananeiras recebe a peça Circo Arlequin, da Trupe Arlequin de Circo-Teatro (João Pessoa/PB), na Praça Central, às 19h. Em Cajazeiras, o grupo Flor de Cedro (Bananeiras/ PB) apresenta “Casamento de Branco”, na Praça Nêgo Zé, bairro Ronaldo Cunha Lima, às 19h.
O público do Conde pode assistir ao grupo Bufões de Olavo (João Pessoa/PB), com a peça “Clown Bar”, no auditório da escola João Gomes Ribeiro, às 20h. Em Cuité, o ator Daniel Araújo (João Pessoa/PB) apresenta o monólogo “Os Malefícios do Fumo”, às 20h, no Teatro Municipal Francisca Emília da Fonseca (Dona Chicota).
Em Guarabira, o grupo Recreio Dramático (Areia/ PB), chega com a peça “Adorável Família”, às 20h, no Teatro Municipal Geraldo Alverga. Em Monteiro, a programação conta com “A Saga de Daluz”, do Grupo Experimental Cena Aberta, às 20h, no Teatro Municipal Jansen Filho. Na cidade de Pombal, o espetáculo é “O Circo das Pulgas”, da Cia. De Teatro e Circo Lua Crescente (João Pessoa/ PB), no Teatro Murarte, às 20h.
Editado por bibiu do jatobá - Do site GOV. ESTADO DA PB
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: NA PARAIBA, AS CONTAS DO GOVERNADOR DEVERÃO SER A...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: NA PARAIBA, AS CONTAS DO GOVERNADOR DEVERÃO SER A...: A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, dur...
FESTIVAL DE ARTES DE AREIA, PB, ESTE ANO VAI SER REALIZADO NO MÊS DE SETEMBRO
Cidade de AREIA - Praça central |
Outra decisão anunciada durante a reunião é que as oficinas, que faziam parte da programação do Festival de Artes, não serão mais realizadas. Em substituição, vai ser implantado um projeto pedagógico nas escolas de Areia que irá abordar, já a partir do segundo semestre, as temáticas do evento, assim como o homenageado da edição, que vai ser o escritor areiense Horácio de Almeida.
Formado em Direito pela Faculdade do Recife, Horácio de Almeida é considerado um dos maiores intelectuais da Paraíba. Além de “Brejo de Areia”, ele escreveu ainda “História da Paraíba” (1966 e 1978). O escritor teve ainda colaboração em diversos jornais do Estado. Horácio de Almeida tinha atenção especial com a construção da história e identidade do lugar de origem.
Editado por bibiu do jatobá - Do PORTAL CORREIO - G1
quarta-feira, 25 de março de 2015
JORGE COSTA SHOW e JOÃO PAULO JR. AMANHÃ, NA RÁDIO CULTURA DE GUARABIRA
AMANHÃ O PROGRAMA FORRÓ DA MINHA TERRA PELA RÁDIO CULTURA DE GUARABIRA PB, DAS 04:00 AS 05:30 ESTARÁ RECEBENDO JORGE COSTA O CANTOR DA MÚSICA O GARANHÃO DA MADRUGADA e JOÃO PAULO JR. O CANTOR DA MÚSICA A ROSA VERMELHA. AO VIVO ELES ESTARÃO FAZENDO O LANÇAMENTO DO SEU MAIS NOVO CD |
Divulgação de apoio: AFRORRÓ e bibiu do jatobá
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: ARTISTAS VÃO AS RUAS PEDIREM JUSTIÇA PELO ATOR MAR...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: ARTISTAS VÃO AS RUAS PEDIREM JUSTIÇA PELO ATOR MAR...: Artistas se reuniram na tarde desta terça-feira (24) no Centro de João Pessoa e realizaram uma mobilização para pedir agilidade no proces...
terça-feira, 24 de março de 2015
IMPERDÍVEL - CIA. DEBORAH COLKER NO TEATRO PAULO PONTES DO ESPAÇO CULTURAL DE JOÃO PESSOA, PARAIBA
Cia de Dança Deborah Colker apresenta o espetáculo Belle no Teatro Paulo Pontes (Foto: Flávio Colker/ Divulgação) |
O espetáculo, que faz parte de uma turnê nacional, está previsto para circular pelo Nordeste, depois de passar no Sul e no Sudeste brasileiro e em Montevidéu, no Uruguai.
Inspirado no livro Belle de Jour, de Joseph Kessel, que por sua vez deu origem ao clássico A Bela da Tarde, de 1967, o espetáculo apresenta a história de uma mulher insatisfeita com sua vida sexual e que se transforma após conhecer um bordel. Decidindo tornar-se prostituta nas horas vagas, surge o codinome "Belle". Marcado pelo figurino arrojado e sensual, o espetáculo conta com a trilha sonora de Miles Davis, Lou Reed e composições eletrônicas de Berna Ceppas.
Editado por bibiu do jatobá direto do site g1 - pb
segunda-feira, 23 de março de 2015
TEATRO PAULO PONTES REABRE E PRESTA HOMENAGEM AO ATOR E DIRETOR MARCOS PINTO
O teatro paraibano está ainda mais vivo e o Paulo Pontes reabre dando espaço para grupos locais.
O Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço
Cultural, foi reaberto na noite desse sábado (21) com a apresentação do
espetáculo “A Saga de Daluz”, do grupo
Geca, um dos últimos trabalhos dirigidos pelo diretor e ator Marcos
Pinto, morto no ano passado, e da peça “Amálgama”, da Cia de Dança
Lunay. O governador Ricardo Coutinho, a vice-governadora Lígia
Feliciano e o secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, fizeram a
entrega do equipamento, que foi totalmente reformado e ganhou uma nova
caixa cênica e cabine técnica, que possibilita receber grandes atrações
nacionais e internacionais.
O novo Teatro Paulo Pontes voltou a ficar lotado e os espectadores puderam conferir o conforto das novas poltronas, tratamento acústico, nova climatização e o novo corredor central com acessibilidade. Dos 660 lugares disponíveis, 640 são poltronas convencionais, 14 lugares para cadeirantes e seis assentos para portadores de necessidades especiais. O investimento no Teatro Paulo Pontes foi de R$ 8 milhões, dentro dos R$ 48 milhões investidos na reforma do Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
O governador Ricardo Coutinho afirmou que é com alegria que entrega um dos principais teatros do Estado com acústica de qualidade, com o novo tablado, caixa cênica, acessibilidade, lembrando também as reformas do Teatro Santa Roza e do Teatro Irácles Pires, em Cajazeiras, e a construção do teatro do Centro de Convenções. “Estamos trabalhando dentro de uma concepção de que a arte e a cultura devem servir para melhorar a sociedade e ser instrumento permanente a favor das transformações e avanços. Sem cultura é impossível fazer. Esse é um investimento fundamental e eu sou uma pessoa muito feliz porque percebo que tudo que a gente lutou e sonhou está conseguindo transformar em realidade”.
Para Ricardo, o teatro paraibano está ainda mais vivo e o Paulo Pontes reabre dando espaço para grupos locais que é uma opção da gestão que sabe da capacidade dos artistas de redefinir caminhos e atrair a juventude para a cidadania. “Ao ver um teatro cheio com dois grupos locais você percebe a força do teatro paraibano”.
O secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, destacou que o governo teve o cuidado diante da preciosidade do Teatro Paulo Pontes, de prestar essa homenagem à memória do grande teatrólogo e de recolocá-lo novamente na rota dos grandes espetáculos, após a reforma. Lau destacou o novo tratamento acústico que possibilita uma boa audiência em todo o teatro e possibilita, por exemplo, que aconteça de forma simultânea um show na Praça do Povo e uma apresentação no Paulo Pontes. “Iniciamos um novo período que será muito importante para o desenvolvimento cultural e econômico da Paraíba, a consolidação de um complexo teatral dos mais significativos no Nordeste. Importante fazer parte dessa história”.
A presidente da Fundação Espaço Cultural, Márcia Lucena, explicou que a caixa cênica é a alma de um teatro e que o Paulo Pontes ganha alma e vida com todas as melhorias. Ela adiantou que o novo Paulo Pontes já tem uma pauta de espetáculos até dezembro. “Iniciamos as apresentações com essa homenagem ao artista Marcos Pinto e, a partir de agora, estamos abertos para novos espetáculos. Na próxima semana teremos a apresentação da coreógrafa Débora Colker”, completou.
Diversos atores e artistas estiveram prestigiando a reabertura do Teatro Paulo Pontes. A atriz paraibana Zezita Matos, que tem mais de 50 anos de carreira, disse que como atriz e cidadã está feliz em ver que os artistas paraibanos e também de fora têm um espaço moderno e adequado para apresentarem os seus trabalhos. “Com a caixa acústica podemos dizer que o Paulo Pontes não é apenas uma casa de espetáculo, mas um grande teatro com as peculiaridades que a arte exige”.
Zezita Matos confessou que está ansiosa para voltar ao palco do Paulo Pontes e também do Teatro Santa Rosa com grande público revivendo os tempos áureos do teatro paraibano. Zezita destacou a importância do teatro ser ocupado pelas escolas, pois “a gente tem que educar os jovens para a arte e assim manter viva a nossa cultura”, disse.
O ator e diretor de Teatro do Espaço Cultural, Daniel Porpino, destacou a homenagem ao diretor e ator Marcos Pinto celebrando a sua vida e obra com a apresentação do espetáculo “A Saga de Daluz”, um dos últimos dirigidos por ele em vida antes de ser assassinado em dezembro do ano passado. Ele destacou que o Dia Mundial do Teatro, que será comemorado entre os dias 25 e 28 de março, terá uma programação em 12 cidades e vai homenagear Marcos Pinto.
Homenagem – A noite foi encerrada com muita emoção com depoimento emocionado da atriz Marinalva Rodrigues e dos outros atores do grupo Geca- Cena Aberta, que trabalharam com o ator e diretor. O espetáculo “A Saga de Daluz” aproveita a beleza poética e satírica, pincelada pelo humor sagaz da cultura popular. “Essa é a história de um casal em convulsão, verso tirado da rima de uma canção. Depois de quase 20 anos, surge uma nova situação, a chegada de uma nova criança, menino ou menina, eis a questão: nascer ou não nascer, essa é a grande confusão”, diz a sinopse da peça.
O novo Teatro Paulo Pontes voltou a ficar lotado e os espectadores puderam conferir o conforto das novas poltronas, tratamento acústico, nova climatização e o novo corredor central com acessibilidade. Dos 660 lugares disponíveis, 640 são poltronas convencionais, 14 lugares para cadeirantes e seis assentos para portadores de necessidades especiais. O investimento no Teatro Paulo Pontes foi de R$ 8 milhões, dentro dos R$ 48 milhões investidos na reforma do Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
O governador Ricardo Coutinho afirmou que é com alegria que entrega um dos principais teatros do Estado com acústica de qualidade, com o novo tablado, caixa cênica, acessibilidade, lembrando também as reformas do Teatro Santa Roza e do Teatro Irácles Pires, em Cajazeiras, e a construção do teatro do Centro de Convenções. “Estamos trabalhando dentro de uma concepção de que a arte e a cultura devem servir para melhorar a sociedade e ser instrumento permanente a favor das transformações e avanços. Sem cultura é impossível fazer. Esse é um investimento fundamental e eu sou uma pessoa muito feliz porque percebo que tudo que a gente lutou e sonhou está conseguindo transformar em realidade”.
Para Ricardo, o teatro paraibano está ainda mais vivo e o Paulo Pontes reabre dando espaço para grupos locais que é uma opção da gestão que sabe da capacidade dos artistas de redefinir caminhos e atrair a juventude para a cidadania. “Ao ver um teatro cheio com dois grupos locais você percebe a força do teatro paraibano”.
O secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, destacou que o governo teve o cuidado diante da preciosidade do Teatro Paulo Pontes, de prestar essa homenagem à memória do grande teatrólogo e de recolocá-lo novamente na rota dos grandes espetáculos, após a reforma. Lau destacou o novo tratamento acústico que possibilita uma boa audiência em todo o teatro e possibilita, por exemplo, que aconteça de forma simultânea um show na Praça do Povo e uma apresentação no Paulo Pontes. “Iniciamos um novo período que será muito importante para o desenvolvimento cultural e econômico da Paraíba, a consolidação de um complexo teatral dos mais significativos no Nordeste. Importante fazer parte dessa história”.
A presidente da Fundação Espaço Cultural, Márcia Lucena, explicou que a caixa cênica é a alma de um teatro e que o Paulo Pontes ganha alma e vida com todas as melhorias. Ela adiantou que o novo Paulo Pontes já tem uma pauta de espetáculos até dezembro. “Iniciamos as apresentações com essa homenagem ao artista Marcos Pinto e, a partir de agora, estamos abertos para novos espetáculos. Na próxima semana teremos a apresentação da coreógrafa Débora Colker”, completou.
Diversos atores e artistas estiveram prestigiando a reabertura do Teatro Paulo Pontes. A atriz paraibana Zezita Matos, que tem mais de 50 anos de carreira, disse que como atriz e cidadã está feliz em ver que os artistas paraibanos e também de fora têm um espaço moderno e adequado para apresentarem os seus trabalhos. “Com a caixa acústica podemos dizer que o Paulo Pontes não é apenas uma casa de espetáculo, mas um grande teatro com as peculiaridades que a arte exige”.
Zezita Matos confessou que está ansiosa para voltar ao palco do Paulo Pontes e também do Teatro Santa Rosa com grande público revivendo os tempos áureos do teatro paraibano. Zezita destacou a importância do teatro ser ocupado pelas escolas, pois “a gente tem que educar os jovens para a arte e assim manter viva a nossa cultura”, disse.
O ator e diretor de Teatro do Espaço Cultural, Daniel Porpino, destacou a homenagem ao diretor e ator Marcos Pinto celebrando a sua vida e obra com a apresentação do espetáculo “A Saga de Daluz”, um dos últimos dirigidos por ele em vida antes de ser assassinado em dezembro do ano passado. Ele destacou que o Dia Mundial do Teatro, que será comemorado entre os dias 25 e 28 de março, terá uma programação em 12 cidades e vai homenagear Marcos Pinto.
Homenagem – A noite foi encerrada com muita emoção com depoimento emocionado da atriz Marinalva Rodrigues e dos outros atores do grupo Geca- Cena Aberta, que trabalharam com o ator e diretor. O espetáculo “A Saga de Daluz” aproveita a beleza poética e satírica, pincelada pelo humor sagaz da cultura popular. “Essa é a história de um casal em convulsão, verso tirado da rima de uma canção. Depois de quase 20 anos, surge uma nova situação, a chegada de uma nova criança, menino ou menina, eis a questão: nascer ou não nascer, essa é a grande confusão”, diz a sinopse da peça.
Editado por bibiu do jatobá - da Secom - PB - Fonte: http://www.wscom.com.br/noticia/paraiba/TEATRO+HOMENAGEIA+DIRETOR+MARCOS+PINTO-184514
ARTISTAS ENTREGAM CARTA AO GOVERNADOR CONTENDO PROTESTO CONTRA A VIOLENCIA NO ESTADO
Membros dos Fóruns de Circo e Teatro na Paraíba farão um protesto na próxima terça-feira, dia 24, em João Pessoa, contra a violência no Estado. A data marca os 100 dias do assassinato do ator e diretor Marcos Pinto. Haverá uma caminhada pacífica, a partir das 14h. A concentração será na frente do teatro Santa Roza, no Centro.
Em dezembro do ano passado, Marcos Pinto foi encontrado morto dentro de seu apartamento, no bairro de Tambiá, em João Pessoa. O corpo estava em cima de uma cama, com as mãos e os pés amarrados.
eDITADO POR BIBIU DO JATOBÁ - Fonte: Jãmarrí Nogueira-MaisPB
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: VEREADOR GENILDO MARQUES, PRESIDENTE DA CÂMARA MUN...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: VEREADOR GENILDO MARQUES, PRESIDENTE DA CÂMARA MUN...: Numa conversa bastante cordial e de grande valia, o Presidente da Câmara Municipal de Alagoa Grande, Genildo Marques da Silva, abriu o...
domingo, 22 de março de 2015
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR PARTICIPA DE ...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR PARTICIPA DE ...: Deputados, gestores do Governo do Estado, prefeitos e representantes da sociedade ...
DIA MUNDIAL DA ÁGUA - ALAGOA GRANDE SE PREPARA PARA ENFRENTAR AS CRISES
Há
23 anos, a ONU estabelecia que o 22 de março, que é celebrado neste
domingo, seria o Dia Mundial da Água. Com a data, a organização passou a
enfatizar os dados alarmantes dos relatórios: como por exemplo, o fato
de que mais de 1 bilhão de pessoas, ou 18% da população mundial, não tem
acesso a uma quantidade aceitável de água potável. Além disso, se o
padrão do consumo não mudar, em 2025, 5,5 bilhões de pessoas não terão
esse acesso, o que equivale a dois terços da população.
Para
trazer para o âmbito nacional — em tempos em que o País pareceu se dar
conta, enfim, do cenário da seca — é preciso lembrar-se que também é
importante adotar algumas responsabilidades no uso da água individual. E
há inúmeras possibilidades de reaproveitar o líquido nas atividades
domésticas. “Sem dúvida, as novas práticas contribuem para a preservação
desse bem essencial à vida, mas é preciso ficar atento e aliar ao
hábito do reuso cuidados com a qualidade dessa água, como e onde ela
pode ser usada sem colocar a saúde em risco”, alerta o infectologista do
Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (CHEV), Artur Timerman.
COMUNIDADE DO PHB de Alagoa Grande na LUTA pelo BOM USO DA ÁGUA |
Conheça alguns cuidados domésticos que ajudam a evitar escassez do recurso
Com a ajuda do infectologista, confira algumas dicas:
Na cozinha
.
A água do cozimento de um legume, como cenoura, pode ser reaproveitada
para cozinhar outros vegetais como batatas ou beterraba e até ovos, por
exemplo. Essa água também pode ser usada para o cozimento de macarrão ou
até enriquecer o arroz. Essa mesma água da lavagem de legumes e
verduras pode ser usada ainda para molhar plantas;
. Ensaboe toda a louça antes de enxaguá-la. A água desse enxágue pode ser armazenada para o uso em vasos sanitários.
No banheiro
.
A água de chuveiros a gás demora a esquentar alguns minutos. Mas
lembre-se de que essa água é limpa e pode ser usada para lavar roupas,
louça e higiene pessoal. Atenção: o recipiente de armazenamento deve
estar limpo;
.
Use água das chuvas, da máquina de lavar roupas ou do enxágue da louça
no vaso sanitário. Também aperte a descarga somente o tempo necessário.
. O ideal é tomar banhos de até cinco minutos. Feche o chuveiro, enquanto se ensaboa;
. Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada.
Na lavanderia
. Junte mais roupa antes de ligar a máquina de lavar;
.
Lave primeiro as roupas claras e reaproveite a última água da máquina
(aquela com o amaciante) para lavar as roupas escuras. A água da máquina
também pode servir para a limpeza e vaso sanitário;
. Se estiver lavando a roupa à mão, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
No quintal e no jardim
. Não use mangueira para regar as plantas, lavar a calçada ou o carro.
.
Além dos cuidados já conhecidos, todos os recipientes de armazenamento
de água devem ser vedados. Até pequenas quantidades de água podem ser
criadouros de mosquit. A larva do mosquito da dengue também sobrevive em
ambientes fechados e apartamentos;
. Higienize todos os recipientes antes de armazenar água;
.
Se for armazenar água limpa, além da vedação para evitar os criadouros
da dengue, use um copo de 200 ml de água sanitária para 20 litros de
água. Mas saiba que essa água não deve ser ingerida.
BIBIU DO JATOBÁ direto do site - REDE ESPERANÇA BARRAGEM DE PITOMBEIRA - Alagoa Grande se preparando para enfrentar a escassez do precioso líquido |
sábado, 21 de março de 2015
ALAGOA GRANDE - 150 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
A frase “ANTIGO SERTÃO DO PAÓ, LAGOA GRANDE DE ONTEM, ALAGOA GRANDE DE HOJE”, da autoria do saudoso DORGIVAL TERCEIRO NETO, taperoaense, que foi governador da Paraíba, historiador, membro do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Bacharel em Ciências Jurídicas e Advogado de renome, tomei-a por título do próximo livro da lavra deste autor, homenageando postumamente aquele saudoso douto (veja o grifo).
A Lei 1012/2009, municipal, confirma a Lei Provincial nº 129, de 21 de outubro de 1864, esta que criou o município de ALAGOA GRANDE/PB, cuja instalação deste município somente se deu em 26 de julho de 1865 – data de sua emancipação política, portanto (destaquei). O não-querer aceitar a real data desta emancipação política, por parte de alguns reacionários e/ou desavisados, não derroga as leis aqui mencionadas: – É a Lei!
As provas para justificar a tal idade de ALAGOA GRANDE-PB já as tínhamos (nós alagoagrandenses) elencadas desde o lançamento, 1996, do livro “ALAGOA GRANDE: Aspectos Econômicos e Fatos outros para sua História”, da lavra do Professor JOSÉ AVELAR FREIRE, com a aprovação (registro) do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Não é demais lembrar que entre tantas provas, destacamos: A instituição da Paróquia – com a denominação NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM – aqui se deu em 1861; o município foi instalado em 26.07.1865; a Comarca foi instalada em 1874; o Cartório de Registros e Óbitos de Pessoas Naturais registra na sua primeira CERTIDÃO DE NASCIMENTO o nascimento de Severino Bizerra (Bizerra com “i”), e expressamente ali grafando “neste Districto de Paz, deste município de Alagoa Grande, Estado da Parahyba”, no ano da Proclamação da República – 1889.
Mas, a propósito, deixei para comentar sobre uma outra prova que contraria aquela equivocada data de “27 de março de 1908”, que diziam ser a data da emancipação política de ALAGOA GRANDE-PB:
– No Cartório desta Comarca – Vara Única –, no seu arquivo, existe o TERMO DE JURAMENTO do Prefeito nomeado ALEXANDRE CABRAL DE VASCONCELOS, em 1904, cuja primeira assinatura, no ato formal e legal daquela nomeação, é a do Dr. Francisco Montenegro, este que era Juiz municipal àquela época. Ora, se em 1904 tínhamos um prefeito, como insistir que a emancipação se dera em 1908!...
Alguém já se perguntara:
– Qual o porquê de adentrarmos na história do nosso município, lá no século XIX até a primeira década do século passado, isto é, desde 1865 até 1908, não vermos a palavra “prefeito” registrada, naquele período decorrido de 43 anos?
A resposta ao tal questionamento é simples:
– Eis que no século XIX, o Chefe do Poder Executivo Municipal era chamado de Chefe do Conselho da Câmara, tendo sido chamado também de Chefe do Conselho da Intendência; o Chefe do Poder Executivo Estadual era chamado de Presidente da Província tal ou qual. Portanto, as denominações ou palavras “PREFEITO” e “VEREADOR” vieram surgir como linguagem oficial e nova,
timidamente, só na última década do século XIX, mais especificamente em 1895 com legislação implantada pelo Presidente (leia-se “Governador”) ÁLVARO MACHADO.
O nosso município instalado desde 26 de julho de 1865 teve para sua sede uma vila, esta que somente em 27 de março de 1908, portanto, quarenta e três (43) anos depois da emancipação do município, veio a se tornar cidade. Aí, nesta última data foi que nasceu a cidade de ALAGOA GRANDE e o equívoco, respectivamente: 1908 não podia ser o ano da emancipação.
Ninguém vive para comemorar mais de um sesquicentenário, então comemoremos este sesquicentenário de ALAGOA GRANDE-PB, em 26.07.2015, que será único para nós todos!
JOSÉ GUEDES GUIMARÃES - Oficial de Justiça, Escritor e contador de Causos. teve seu último livro "CAUSOS NOSSOS DO DIA A DIA" publicado no último dia 14/03/2015 no TEATRO PAÓ - LAGOA GRANDE, PB.
BIBIU DO JATOBÁ - COM O PORTAL PAÓ - TOINHO CRUZ - http://www.portalpao.com/news/alagoa-grande-sesquicentenaria-150-anos-de-emancipacao/
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR REPUDIA VEEMEN...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR REPUDIA VEEMEN...: O Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior (PSL) repudiou veementemente em contato com a redação do ExpressoPB, o teor da matéria p...
sexta-feira, 20 de março de 2015
LUCY ALVES GANHA PREMIO INTERNACIONAL
Brazilian Press Awards premiou a cantora por Melhor Show em Turnê. Cerimônia de premiação vai acontecer no dia 9 de maio na Flórida.
A cantora paraibana Lucy Alves venceu o Brazilian Press Awards na categoria Melhor Show em Turnê de 2014. O anúncio foi feito em uma cerimônia para jornalistas e convidados na última terça-feira (17) no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Lucy concorreu com artistas renomados como Caetano Veloso e Milton Nascimento e deve receber o prêmio no dia 9 de maio, também na Flórida. A premiação celebra a arte e a cultura brasileira no exterior. Mais de 380 mil pessoas votaram pela internet.O Brazilian Press Awards é o prêmio da imprensa brasileira no exterior e revela grandes nomes da música brasileira no âmbito internacional. Lucy Alves foi uma das estrelas do The Voice Brasil 2013, reality show que projetou a carreira da paraibana.
Bibiu colheu esta notícia no site G1 - http://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/noticia/2015/03/cantora-paraibana-lucy-alves-ganha-premio-internacional-de-melhor-show.html
quinta-feira, 19 de março de 2015
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: PROPOSTA DO DEPUTADO ESTADUAL JOÃO BOSCO CARNEIRO ...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: PROPOSTA DO DEPUTADO ESTADUAL JOÃO BOSCO CARNEIRO ...: O fim do voto secreto na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB...
HOJE É DIA DE SÃO JOSÉ - O PADROEIRO DAS FAMÍLIAS e DIA DE SE PLANTAR MILHO PARA SE COLHER NA VÉSPERA DE SÃO JOÃO
São José ou José de Nazaré ou José, o Carpinteiro1 é, segundo o Novo Testamento, o esposo de Maria e o pai de Jesus2 3 . O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de Davi, é venerado como santo pela Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana, e Igreja Católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A Liturgia Luterana
também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de
"Tutor de Nosso Senhor". Operário, é tido como "Padroeiro dos
Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a
Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas
igrejas e lugares ao redor do mundo.
Pesquisa - Bibiu do Jatobá
Pesquisa - Bibiu do Jatobá
quarta-feira, 18 de março de 2015
ALAGOA GRANDE PODE VIR A SER CONTEMPLADA COM UMA UNIDADE DE ESCOLA TÉCNICA
O DEPUTADO INDICOU O "CENTRO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES" COMO UM POSSÍVEL LOCAL PARA A INSTALAÇÃO DA ESCOLA SOLICITADA
Deputado João Bosco Carneiro Júnior, do PSL
Durante sessão desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa da
Paraíba (ALPB), foi aprovado, por unanimidade, o requerimento de autoria
do deputado estadual, João Bosco Carneiro Júnior (PSL), solicitando a
implantação de uma Escola Técnica Estadual na cidade de Alagoa Grande,
no Brejo Paraibano.
De acordo com Bosco Carneiro Júnior, a iniciativa é de suma importância e beneficiará diversos municípios localizados no entorno de Alagoa Grande, a exemplo de Juarez Távora, Alagoinha, Areia, Ingá, Alagoa Nova, Mulungu, Serra Redonda, Gurinhém e Matinhas. O parlamentar destacou a necessidade do equipamento para a qualificação da mão-de-obra local, principalmente para os jovens da região, uma vez que facilitará a inserção no mercado de trabalho.
O deputado disse ainda que o município já se dispõe de uma estrutura para abrigar a Escola Técnica, caso não seja possível a construção de um novo prédio. “A cidade de Alagoa Grande conta com um boa estrutura, onde funciona o Centro de Treinamento dos Professores, e acredito que com poucas adaptações o prédio tem plenas condições de receber o benefício”, ressaltou.
INFRAESTRUTURA
O deputado também apresentou requerimento solicitando ao Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER-PB) a construção de obras de passeio e ciclovias para pedestres e ciclistas, respectivamente, no perímetro urbano da cidade de Juarez Távora.
Bosco Carneiro lembrou que o perímetro urbano de Juarez Távora fica muito próxima a rodovia que liga o município à Alagoa Grande. Segundo o parlamentar, a construção das benfeitorias reduzirá o risco de acidentes na localidade. “Devido ao grande fluxo de pessoas, principalmente de estudantes, acreditamos que a obra se faz necessária para resolver essa demanda da população local”, concluiu.
Matéria veiculada pelo site POLÊMICA PARAÍBA -
http://www.polemicaparaiba.com.br/politica/bosco-carneiro-junior-solicita-escola-tecnica-em-alagoa-grande/
segunda-feira, 16 de março de 2015
OBRA COMPLETA DE PAULO FREIRE ESTÁ DISPONÍVEL PARA CÓPIAS E DOWNLOAD
Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire. Estão disponíveis para download gratuito vídeos de aulas, conferências, palestras, entrevistas, artigos e livros do educador
O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.
Educação como liberdade
Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador em educação. Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (concedidos por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992).FONTE - http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/04/obra-completa-de-paulo-freire-gratis-para-download.html
"CAUSOS NOSSOS DO DIA A DIA" O MAIS NOVO LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ GUEDES de ALAGOA GRANDE, PB
CAPA - ATOR JAVANCY NO PERSONAGEM BO-LO-TO-TIM |
Numa
noite bastante prestigiada e recheada de cultura de ponta a ponta, o
escritor alagoagrandense José Guedes Guimarães, fez o lançamento de seu
segundo livro intitulado de “CAUSOS NOSSOS DO DIA A DIA” que narra
aspectos folclóricos e pitorescos acontecidos no dia a dia de nosso
povo, de nossa gente.
Na
abertura do evento, o ator Javancy Celso fez um bonito recital de
poesias e declamou como poucos, versos de Osório Paes, Augusto dos
Anjos, (...), e terminou encantando a todos com os belíssimos versos em
haikai de autoria do mestre em poesia o também alagoagrandense Saulo
Mendonça.
O livro
foi apresentado também pelo escritor José Avelar Freire, que prefaciou o
mesmo e seguiu-se a mesa de autógrafos para a distinta plateia
convidada. Ao final, uma rica mesa de frutos regionais de época e uma
salutar rodada de vinho de fina casta fora servida aos convidados ao som
de Jackson do Pandeiro, Sivuca e de dobrados inesquecíveis.
Estiveram
prestigiando o evento pessoas do povo, autoridades, poetisas como
Maria da Soledade, escritores, políticos, comerciantes, professores,
artistas, familiares e amigos do já conhecido e respeitado agrônomo,
Oficial de Justiça, escritor e hábil contador de causos, José Guedes.
Presente
também ao evento o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Alagoa
Grande o Vereador Deda Ribeiro, o telegrafista Sobral, os professores
Brasguei, Javanilda, Mercês, Profº Som, Sátiro Ayres e esposa, Mamar,
Edson Chaves, Tarcísio Castor representando a Profª Socorro Castor Cruz,
Dr. Genildo Lins, Marcelo Félix, Severino Antonio (bibiu), Conselheiro
Estadual da Cultura, Lourinho, Bichek Filmagens, Profº Toinha
Vasconcelos, Janielle e outras.
VEREADOR JOSILDO OLIVEIRA e ESPOSA |
Acompanhado
se sua digníssima esposa Maria Auxiliadora, o Vereador Josildo Oliveira
ressaltou que “o lançamento de um livro como ora faz o escritor José
Guedes, é um gesto de grandeza em todos os sentidos pois alem de
contribuir com o enriquecimento literário do Município, demonstra que
temos pessoas que amam o que fazem independente do retorno financeiro ou
do apoio recebido; o importante para estas pessoas é fazer e o Profº
Guedes como também José Avelar, Javancy, Soledade e tantos outros,
demonstram que Alagoa Grande é forte, é rica e sua cultura supera as
crises, os descasos e a falta de compromisso que por vezes gestores
esquecem que saúde, educação e cultura hoje são elementos vitais para a
sustentação de uma sociedade que luta por melhores dias para todos. O
bem comum e neste foco estar a cultura, deve ser prioridade sempre em
qualquer tempo e em qualquer gestão governamental. Parabéns Profº
Guedes, você é gente que faz” enalteceu o atuante Vereador.
Redação e fotos: Severino Antonio - bibiu do jatobá
OBSERVAÇÃO:
Oferecemos a grandeza deste evento ao companheiro DR. ISRAEL GUEDES uma
vez que hoje é aniversário de sua morte. Ao companheiro, que Deus o
tenha sempre no melhor lugar e aqui, continuamos buscando realizar parte
de seus sonhos (bibiu).
domingo, 15 de março de 2015
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: SETE ANOS DE MORTE DO DR. ISRAEL E SUA LEMBRANÇA A...
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: SETE ANOS DE MORTE DO DR. ISRAEL E SUA LEMBRANÇA A...: ALAGOA GRANDE AINDA NÃO CONSEGUIU ESQUECER A IMPORTÂNCIA DO DR. ISRAEL GUEDES NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DE NOSSO POVO. ISRAEL G...
sábado, 14 de março de 2015
14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA
Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847. Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.
Nossa Literatura brasileira é profícua, sendo representada magistralmente por grandes poetas que fizeram do ofício da escrita sua profissão de fé. A poesia é uma das expressões artísticas mais populares e, permeada por seu lirismo característico, arrebata leitores e penetra em diferentes contextos, pois até mesmo diante da mais dura realidade pode nascer um poema (e como eles nos comovem!).
Para comemorar a data, selecionamos para você belíssimos poemas de alguns de nossos maiores poetas que certamente o farão ter vontade de revisitar a poesia também em outros dias, não apenas quando avisar o calendário. Dos primeiros românticos aos poetas contemporâneos, do Olimpo à pedra, do púlpito das igrejas à poesia social, dez poemas brasileiros para você ler, reler e contemplar. Boa leitura!
Cansaço
O NÁUFRAGO nadou por longas horas...
Na praia dorme frio num desmaio.
A força após a luta abandonou-o,
Do sol queimou-lhe a face ardente raio.
Pois eu sou como o nauta... Após a luta
Meu amor dorme lânguido no peito.
Cansado... talvez morto, dorme e dorme
Da indiferença no gelado leito.
Sobre as asas velozes a andorinha
Maneira se lançou nos puros ares...
Veio após o tufão... lutou debalde,
Mas em breve boiou por sobre os mares.
Eu sou como a andorinha... Ergui meu vôo
Sobre as asas gentis da fantasia.
A descrença nublou-me o céu da vida...
E a crença estrebuchou numa agonia.
Como as flores de estufa que emurchecem
Lembrando o céu azul do seu país,
Minha alma vai morrendo, suspirando
Por seus perdidos sonhos tão gentis.
E que durma ... E que durma ... ó virgem santa,
Que criou sempre pura a fantasia,
Só a ti é que eu quero que te sentes
Ao meu lado na última agonia.
Na praia dorme frio num desmaio.
A força após a luta abandonou-o,
Do sol queimou-lhe a face ardente raio.
Pois eu sou como o nauta... Após a luta
Meu amor dorme lânguido no peito.
Cansado... talvez morto, dorme e dorme
Da indiferença no gelado leito.
Sobre as asas velozes a andorinha
Maneira se lançou nos puros ares...
Veio após o tufão... lutou debalde,
Mas em breve boiou por sobre os mares.
Eu sou como a andorinha... Ergui meu vôo
Sobre as asas gentis da fantasia.
A descrença nublou-me o céu da vida...
E a crença estrebuchou numa agonia.
Como as flores de estufa que emurchecem
Lembrando o céu azul do seu país,
Minha alma vai morrendo, suspirando
Por seus perdidos sonhos tão gentis.
E que durma ... E que durma ... ó virgem santa,
Que criou sempre pura a fantasia,
Só a ti é que eu quero que te sentes
Ao meu lado na última agonia.
Castro Alves
ESCRITOR JOSÉ GUEDES GUIMARÃES FAZ LANÇAMENTO DE SEU MAIS NOVO LIVRO, HOJE, NO TEATRO PAÓ SITUADO NA RUA DO RIO, 167, ALAGOA GRANDE, PB
CONVIDAMOS
a todos os alagoagrandenses e aos visitantes em geral para prestigiarmos o
lançamento do livro do escritor JOSÉ GUEDES GUIMARÃES, hoje, a partir das 19,30
h, no TEATRO PAÓ da FUNDAÇÃO CÍCERO CELSO situada na Rua do Rio, 167, casa de Javancy.
O livro
enfoca passagens interessantes de nosso cotidiano, ao longo dos anos, escritas
de maneira bem adaptada pelo mais famoso contador de CAUSOS de nossa Alagoa
Grande; o Escritor e Oficial de Justiça, José Guedes.
O
evento merece nosso apoio e consideração visto o esforço e o amor com que se
dedicam estes escritores como GUEDES, JOSÉ AVELAR, TARECO, SOLEDADE, JAVANCY,
FELICIANO JUNIOR, SAULO MENDONÇA, FÁBIA LAYSSA e tantos outros e outras que vez
por outra, por esforço próprios, brindam a CULTURA DE ALAGOA GRANDE com peças que ficarão para a
eternidade de nossa história.
Contamos
com a presença de todos e de todas.
Entrada e coquetel, grátis.
Severino
Antonio (bibiu)
Conselheiro
Estadual da Cultura