sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

EM CARTAZ, A "ÓPERA DO PANDEIRO"

Espetáculo “Ópera do Pandeiro”, do grupo de teatro Caçuá de Ruma (Foto: Valdir Santos/DIvulgação) 
O nascimento, obra, vida e morte do músico paraibano Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo, estão retratados no espetáculo Ópera do Pandeiro, do grupo de teatro Bichoderuma, de João Pessoa.
 
Eles se apresentarão em Guarabira, no próximo dia 12, às 20h, no Teatro Municipal Geraldo Alverga e nos dias 19 e 20, no TEATRO LIMA PENANTE em João Pessoa, PB.
Com texto e direção de Misael Batista e produção de Valdir Santos, Ópera do Pandeiro é um espetáculo narrativo poético-musical, que começa como um auto de natal paraibano para contar o nascimento do menino José, o Jackson do Pandeiro.
 
Edição de bibiu do jatobá.
 

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CAMINHOS DO FRIO 2016 TEM INÍCIO NO DIA 04 DE JULHO EM AREIA

circuito-frio1

O calendário da Rota Cultural Caminhos do Frio foi apresentado nesta quinta-feira (18) durante uma reunião do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. O principal evento turístico da região do Brejo paraibano tem início no dia 4 de julho, na cidade de Areia, e termina em 4 de setembro, em Alagoa Nova. Na sua 11ª edição o evento passará a contar com dois novos municípios (Matinhas e Remígio), totalizando nove cidades (Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova).

Na reunião estiveram presentes representantes das prefeituras, do fórum, da PBTur e de empresas de receptivos e guias de turismo da capital. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou o profissionalismo dos organizadores do Rota Cultural. “Quero parabenizá-los pela iniciativa de apresentar o calendário com meses de antecedência, pois desta forma os empresários que comercializam o produto tem maior facilidade de vendê-los aos turistas”, destacou Ruth Avelino.

Nova reunião – Ficou definido que o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano vai realizar na próxima semana, na cidade de Matinhas, uma assembleia com seus integrantes para definir as atrações de cada cidade. Também está sendo discutida a possibilidade de se fazer o lançamento da programação para a imprensa de João Pessoa e Natal. Ruth Avelino disse que ainda são propostas, mas que estão sendo analisadas.

 Fonte - ASCOM/GOV/PB

SÃO JOÃO COMO FERIADO NACIONAL - PROPOSTA DOS FORROZEIROS NORDESTINOS

Ativistas Culturais do Nordeste - São João deve ser feriado nacional
Cerca de 20 dos principais nomes do forró tradicional nordestino estiveram hoje (17) nos ministérios do Turismo e da Cultura para pedir, entre outras reivindicações, empenho dos ministros Henrique Eduardo Alves e Juca Ferreira para que o dia de São João se torne feriado nacional.

Atualmente, o São João, comemorado em 24 de junho, é feriado em alguns estados do Nordeste, como Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Em agosto de 2015, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados para que o feriado seja nacionalizado.

“Gostaríamos que o São João se tornasse uma festa do calendário oficial do governo brasileiro, que o 24 de junho seja feriado nacional e que nós tenhamos força como movimento cultural do Brasil, porque o São João é a maior festa brasileira”, disse o cantor e compositor cearense Alcymar Monteiro.

Os artistas argumentam que, enquanto festas como o carnaval têm seus eventos concentrados em algumas poucas capitais brasileiras, o São João está mais presente nas pequenas cidades do interior. Com a nacionalização do feriado, os forrozeiros esperam que os governos de regiões com tradição mais tímida de festas juninas passem a investir mais na data.

“Existe uma dificuldade do trabalhador de outras regiões que não o Nordeste em participar da festa”, disse o cantor baiano Adelmario Coelho, que lidera o movimento “São João – Um Novo Produto do Turismo Cultural para Unir o Brasil”.

Entre as principais queixas apresentadas pelos músicos durante a reunião com o ministro Henrique Eduardo Alves, está a descaracterização das festas juninas. Parlamentares das bancadas da Bahia e de Pernambuco também participaram do encontro.

Segundo os artistas, atualmente, grande parte do dinheiro investido nas festas juninas é destinado a bandas com músicas de apelo sexual, muitas vezes de objetificação da mulher. “Poucos controlam [os patrocínios], inclusive com conteúdo machista, e nós não podemos fortalecer isso com dinheiro público”, disse Coelho.

Garantia de recursos

O grupo que veio a Brasília está preocupado em garantir recursos para a realização das festas juninas deste ano, no momento em que diversas cidades brasileiras enxugaram o orçamento para o setor cultural. Dezenas de prefeituras cancelaram o apoio oficial ao carnaval deste ano, por exemplo.

Uma das principais reivindicações é que os artistas tenham maior inserção no Cadastur, do Ministério do Turismo, para que possam se beneficiar de programas como o Artista do Turismo, que paga cachês para shows por meio de convênios com os municípios.

O secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, sugeriu na reunião que o cadastro seja aprimorado para facilitar o acesso dos forrozeiros e que empresas públicas, principalmente bancos, repassem mais recursos de patrocínio às festas de São João.

Outra preocupação dos artistas é garantir que sejam liberadas emendas parlamentares destinadas a financiar o São João, tradicionalmente uma das principais fontes de recursos para as festas. No ano passado, devido ao atraso na aprovação do orçamento federal, o empenho dos recursos para as festas juninas foi prejudicado, segundo a senadora Lídice da Matta (PSB-BA).

“Foram também colocados muitas condicionantes para que as emendas de promoção do São João fossem liberadas. Este ano esperamos que seja diferente, embora não tenha sido apresentado ainda nem o contingenciamento fiscal”, disse a senadora.

“O empenho de emendas em eventos foi praticamente proibido no ano passado, e sem essas emendas fica difícil a participação efetiva dos deputados na garantia da festa”, reclamou o deputado Wolney Queiroz (PDT-PE).

Promessas

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se comprometeu a trabalhar para que uma emenda parlamentar de R$ 13 milhões, aprovada pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, seja liberada pelo Ministério do Planejamento e empregada integralmente na promoção das festas juninas.

Alves disse que vai conversar com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para que eventos relacionados à cultura junina do Nordeste e ao forró tradicional sejam incluídos na programação oficial dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Brasília - O ministro do Turismo, Henrique Alves, durante encontro com artistas e grupos de Forró de nove estados brasileiros (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O ministro do Turismo, Henrique Alves, se comprometeu a trabalhar para que uma emenda parlamentar de R$ 13 milhões seja liberada para financiar festas juninas Marcello Casal Jr/Agência Brasil
 
O ministro também se comprometeu a incluir a cultura junina nas apresentações de promoção do turismo no Brasil feitas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em outros países. “Vamos fazer com que essa festividade, tão entranhada no nosso Nordeste, possa tomar conta do país e do mundo”, disse o ministro.

“Se eles fizerem metade do que dizem, já saímos daqui vitoriosos”, comentou o cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, antigo parceiro de Luiz Gonzaga e um dos artistas mais reverenciados do forró.

Fonte - Agencia Brasil de Notícias.

GRUPO MUSICAL "OS FILHOS DE JACKSON" GRAVA CLIP NO TEATRO SANTA IGNÊZ EM ALAGOA GRANDE, PB

Preparando-se para o lançamento do primeiro CD visando o período Junino, o grupo musical, OS FILHOS DE JACKSON grava hoje, um clip a partir das 16 h, no Teatro Santa Ignêz de Alagoa Grande, PB.  Músicos e produção prometem um trabalho especial com o grupo objetivando mostrar para o mundo, que a terra de Jackson do Pandeiro continua firme na defesa, pesquisa e divulgação de suas raízes.

O mundo artístico musical aguarda o tão esperado trabalho.

Apoio - Severino Antonio (bibiu).
Conselheiro Estadual de Políticas Culturais.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR, É APROVADO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA PARAIBA

Deputado Bosco Junior - Projeto contribui com o aumento de emprego na Paraiba
Uma consquista na redução de impostos foi dada a algumas categorias de profissionais da Paraíba. Uma votação na manhã desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a ampliação de isenção do IPVA aos veículos utilizados por moto-fretistas, motoboys e no transporte de turismo.

O Projeto de Lei Ordinária é de autoria do deputado João Bosco Carneiro (PSL) e foi aprovado por unanimidade no plenário. As Comissões de Constituição e Justiça e Redação e a de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária haviam sido favoráveis à aprovação da matéria.

Atualmente as categorias de taxistas, mototaxistas e transportadores escolares já contam com a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O autor do projeto acredita que a matéria é justificada devido à grande relevância econômica da atividade profissional dos moto-fretistas, motoboys e transportadores de turismo no estado.

“A concessão de isenção do IPVA aos moto-fretistas, motoboys e transportadores de turismo, além de visar ao pleno emprego, ao trabalho, à livre iniciativa, à dignidade da pessoa humana, à preservação do meio ambiente e à acessibilidade ao serviço público, concretiza o Princípio da Autonomia”, cita o autor do projeto em sua justificativa.

A aprovação só se torna de direito após sanção do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB).

Edição de Severino Antonio (bibiu) direto do site PB AGORA

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ONDA DE ASSALTO EM CAMPINA GRANDE AMEAÇA A APRESENTAÇÃO DAS QUADRILHAS JUNINAS

Oito quadrilhas juninas de Campina Grande suspenderam as atividades preparatórias para o São João 2016 após membros de duas delas serem assaltados durante ensaios na noite do domingo (14). A informação foi confirmada pela Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG).

Integrantes da Quadrilha Moleka 100 Vergonha foram roubados dentro da sede da quadrilha no bairro das Malvinas por volta das 20h30 (horário local). De acordo com a Polícia Militar, seis homens chegaram ao local, quatro armados, e renderam cerca de 200 pessoas. Os criminosos roubaram celulares, carteiras, bolsas e outros objetos pessoais. De acordo com a PM, os assaltantes fugiram e, mesmo após rondas, nenhum criminoso foi localizado.
Moleka 100 Vergonha ficou em primeiro lugar (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Moleka 100 Vergonha é quadrilha premiada a nível nacional.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Durante a mesma noite, 80 membros da Quadrilha Junina Cambebas foram assaltados quando ensaiavam em um ginásio de uma escola pública. O presidente da instituição, Rangel Borges, contou que quatro homens chegaram, obrigaram todas as pessoas se deitarem no chão e roubaram objetos pessoais.

Depois dos assaltos, as oito quadrilhas associadas à Asquaju-CG decidiram paralisar as atividades. O presidente da associação, Lima Filho, disse que as quadrilhas não podem mais colocar a vida dos seus membros em risco.

"Esses não foram os primeiros assaltos. São recorrentes. Em outubro do ano passado, a Moleka 100 Vergonha teve um prejuízo de R$ 30 mil, quando roubaram todo equipamento de som e outras coisas. Fora outros assaltos", disse.
Lima Filho informou que a Asquaju-CG vai acionar o Ministério Público da Paraíba para que seja tomada alguma providência. Ele diz ainda que os assaltantes ficam sabendo dos locais dos ensaios pela internet. "A única quadrilha que tem sede a Moleka, o restante ensaia em ginásios, SAB's e outros espaços. Por isso, temos que informar os locais horas antes pela internet e assim os bandidos sabem onde os dançarinos estarão", explicou.

O presidente da Asquaju-CG não descarta a não participação das quadrilhas no São João. "Claro que a suspensão das atividades vai comprometer nossas atividades, mas é o jeito. Se nenhuma providência for tomada, não iremos mais correr o risco de ensaiar", afirmou Lima Filho.

Editado por Severino Antonio - bibiu - Direto do site G1 PB

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

REQUERIMENTO DO VEREADOR JOSILDO OLIVEIRA SOLICITA OBRA EMERGENCIAL PARA EVITAR DESABAMENTO DA ANTIGA ESTAÇÃO DO TREM DE ALAGOA GRANDE



Vereador Josildo Oliveira - Líder da bancada que apoia o Deputado Bosco Junior
A primeira sessão realizada pela Câmara Municipal de Alagoa Grande depois do recesso parlamentar foi bastante movimentada com os Vereadores apresentando as propostas e reivindicações colhidas junto a população das diversas comunidades em que os mesmos estiveram presentes neste período uma vez que este será o ultimo desta legislatura e o último da gestão uma vez que este ano é ano de Eleição.
Antiga Estação do Trem - Descaso e abandono
Dentre os vários requerimentos, moções, etc, destacamos o pedido que o Vereador Josildo Oliveira destinou ao Executivo Municipal solicitando que o mesmo realize obras urgentes junto a antiga ESTAÇÃO DO TREM uma vez que a mesma corre sérios riscos de desabamento. 
Prefeito Bôda por ocasião do lançamento da pedra fundamental do Museu da Cidade
 Apesar do Prefeito Bôda ter prometido construir no local o MUSEU DA CIDADE e até anunciar em festa (01), que tinha conseguido junto ao Ministério do Turismo R$ 260.000,00 (Duzentos e Sessenta Mil Reais) para a obra, até agora, o que vemos é aquele lindo equipamento cultural da maior importância para a Cultura do Município e para a Cultura da Região, prestes a desabar, o mato tomando conta, o telhado já imprestável e os vândalos fazendo do local ponto de droga, prostituição e sanitário público.
A Estação do Trem é um marco da Cultura do povo de Alagoa Grande
 Lembrou ainda o Vereador Josildo Oliveira, ora pré-candidato á Prefeito do Município ao lado do Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior, que a gestão passada fez significativas obras de manutenção no prédio e que as mesmas eram para ser continuadas, o que não fez a gestão atual.  O mesmo terminou responsabilizando a gestão atual por qualquer imprevisto sinistro que porventura venha a acontecer no local e/ou com o histórico prédio de incalculável valor patrimonial e cultural do Município.

Reportagem de bibiu do jatobá.
Fotos de bibiu do jatobá e Rildo (blog). 
(1) - Informações obtidas no site http://alagoagrande1agora.blogspot.com.br/2013/11/direto-de-brasilia-prefeito-boda.html
Antiga Estação do Trem -  Um valioso Equipamento Cultural abandonado pela atual gestão.
2013 - Prefeito Bôda anuncia em festa a boa nova para a Cultura de Alagoa Garande
O mesmo público que aplaudiu a boa nova, cobra ações emergenciais para evitar uma tragédia.
 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CORDELISTA ALAGOAGRANDENSE IVAMBERTO OLIVEIRA, VISITA SUA TERRA NATAL


Cordelista Ivamberto Oliveira em visita ao ativista cultural Severino Antonio (bibiu do jatobá)

 De visita recente a terra natal, IVAMBERTO ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA, alagoagrandense do Distrito de Zumbi, professor no Rio de Janeiro há 35 anos.  O mesmo também é CORDELISTA com vários trabalhos publicados e membro da ACADEMIA DE LITERATURA DE CORDEL com sede no Bairro de Santa Tereza, RJ.  
"A PARAÍBA TEM"; um dos cordéis do poeta.
 Além de professor da FAETEC/RJ na área do Ensino Técnico Industrial, o mesmo, que já tem vários trabalhos publicados,  também se dedica ao estudo e divulgação da Literatura de Cordel onde vive a dar palestras sobre a mesma.  IVAMBERTO é um cidadão que se pode chamar de “UM SOLDADO DIVULGADOR DA CULTURA NORDESTINA”.

Socialista convicto Ele tem por lema “sonhar com um mundo socialista, fraterno e igualitário, em que o homem não sinta a angustia de viver, mas sim a necessidade de realizar-se como ser humano” como pregava um de seus ídolos dos tempos das Ligas Camponesas, Dr. Francisco Julião (1915 – 1999).

Para saber mais sobre o professor da terra  do também famoso Cordelista Manoel D’almeida Filho, Veja um excelente documentário sobre o ilustre alagoagrandense no site - http://vimeo.com/96030049 ou entre em contato com o mesmo pelo email: ivambertoao@yahoo.com.br

Reportagem de Severino Antonio (bibiu).

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

"OS FILHOS DE JACKSON" SE APRESENTAM NO 23º SALÃO DE ARTESANATO DA PARAIBA



O grupo musical “OS FILHOS DE JACKSON” fizeram uma belíssima apresentação no 23º Salão de Artesanato da Paraiba neste dia 30 de Janeiro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na cidade de João Pessoa, PB.  

VEJAM UM VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO GRUPO 
 O grupo apresentou um repertório com musicas de Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Zé Ramalho, Fala Mansa, Luiz Gonzaga, Dorgival Dantas,  Pinto do Acordeom, que agradou ao publico presente em cheio com a originalidade e a bela roupagem que o grupo tem dado a cada grande sucesso do cancioneiro popular nordestino.  A plateia não parou de dançar um só minuto.
 Tendo como proposta o resgate, a preservação e a divulgação da obra de Jackson do Pandeiro, o grupo que nasceu em Alagoa Grande na terra do REI DO RITMO no ano de 2009, vem se destacando a cada nova apresentação por ser constituído por bons músicos e cantarem um repertório moderno porem focado nas raízes nordestinas, longe do consumismo que domina a maioria das bandas que tocam o chamado “forró estilizado”.
 
Pra esta apresentação especial no 23º Salão de Artesanato da Paraiba, que este ano homenageou o ALGODÃO COLORIDO, matéria prima desenvolvida em nossa região, o grupo escolheu um repertório bem dançante e contou com as participações de BAIXINHO DO PANDEIRO que deu um show a parte, e Bibiu do Jatobá, que divulga as “Belezas da Terra de Jackson”.
O grupo está fazendo apresentações em vários palcos na Paraiba onde os jovens se identifiquem com a proposta que o mesmo divulga, com muito xote, baião, ciranda, coco e outras matrizes do ritmo FORRÓ.  
 
Em breve estarão lançando um CD que vem trazendo o novo repertório para as próximas festividades juninas, desta feita com muita música autoral e a interpretação de grandes sucessos dos artistas representantes da musica nordestina.
 
Pela qualidade musical, pela experiência do grupo e pela proposta identificada com a preservação cultural e o cultivo das raízes musicais de nossa região, com certeza, em breve tempo estaremos vendo este grupo de talentosos jovens, brilhando na constelação dos grandes músicos nordestinos. 

Reportagem de Severino Antonio (bibiu).