domingo, 29 de dezembro de 2019

BANDA DE MÚSICA CÔNEGO FIRMINO CAVALCANTE, de ALAGOA GRANDE, REALIZA UMA BELA RETRETA DE FIM DE ANO.

MAESTRO RAIMUNDO CORRÊA COMANDA O GRUPO EM MAIS UMA APRESENTAÇÃO

Mesmo sem o menor apoio da Prefeitura Municipal, que lhe virou as costas nas ultimas duas gestões (Bôda – Sobrinho), os músicos resistentes e remanescentes deste importante equipamento cultural alagoagrandense se reuniram na última sexta-feira, 27 para realizarem uma apresentação de encerramento musical deste ano de 2019.

 Graças ao empenho do Maestro Raimundo Correa, músico alagoagrandense pertencente a Banda da Polícia Militar de João Pessoa cidade onde reside, um núcleo central da nossa Banda de Música composto em torno de 10 a 12 músicos que insistem em não deixar a Banda se acabar, vez por outra se reúnem para matar a saudade e manter acesa a chama da resistência.
 Foi uma apresentação belíssima no Coreto Central da cidade.  Em noite de praça cheia de ouvintes e admiradores com destaque para as presenças do Historiador José Avelar e família, Soledade Repentista, Subtenente da PM Ana Figueiredo, do Conselheiro Estadual da Cultura, Severino (bibiu), e atento e distinto público, o Maestro Corrêa fez desfilar um rosário de melodias populares e dobrados famosos que deixaram encantados a todos os presentes e relembraram os áureos tempos da famosa Banda..
FÁTIMA SANTOS - ÚNICA MULHER PRESENTE NO GRUPO DA RESISTÊNCIA MUSICAL
 Em entrevista a este ativista cultural, o Maestro Corrêa que foi regente da banda desde 2012, na gestão do então Prefeito João Bosco Junior, ora Deputado, revelou de sua tristeza em ver tão importante equipamento cultural, abandonado pelo poder público quer seja Municipal, Estadual e até Federal; todos são responsáveis pela cultura, afirmou o maestro.
LITO PINTOR COM SEU BAIXO ELETRÔNICO DANDO NOVA SONORIDADE AO EVENTO
 Manter uma banda de música é uma questão de amor, foco e prioridade para qualquer gestor.  Sem estes elementos presentes nenhuma sobrevive. Porém com foco e determinação, grupo excepcional se mantém com dignidade e pujança; é o caso do vizinho município de Alagoinha que mantém viva e em plena atividade cultural a Banda de Música Cidalino Pimenta.  
 A Banda de Música Cônego Firmino Cavalcante de Alagoa Grande, PB, foi fundada em 1957 e sempre esteve presente nos momentos mais festivos e marcantes de nossa terra.  Nas datas festivas e patrióticas, na famosa procissão da padroeira N. Sa. da Boa Viagem todos os anos, em apresentação especial no Coreto, na recepção de autoridades, em eventos públicos diversos, etc, etc.
 Mas, os Músicos, o Maestro Corrêa e a comunidade acreditamos que em 2020 teremos um olhar diferenciado de nossas autoridades para a solução deste problema que persiste há anos e que depende apenas de um olhar prioritário para que este seja resolvido e que nossa Banda venha nos parabenizar com suas lindas alvoradas e desfiles de outrora.

ACESSEM e ASSISTAM AO VÍDEO DE UMA DAS MÚSICAS APRESENTADAS NA NOITE PELA BANDA DE MÚSICA CÔNEGO FIRMINO CAVALCANTE. - https://www.youtube.com/watch?v=ZEmD6g6h5ls&feature=youtu.be


Reportagem e Fotos de Severino Antonio (bibiu) – Fone/zap: 9 9369 3233.

SEVERINO (bibiu), MAESTRO CORRÊA, SOLEDADE REPENTISTA, SUBTENENTE ANA
 

PRESENÇA DA JOVEM EULÁLIA, FILHA DA SUBTENENTE ANA


SEVERINO (bibiu), MAESTRO CORRÊA E O HISTORIADOR JOSÉ AVELAR

Reportagem e Fotos de Severino Antonio (bibiu) – Fone/zap: 9 9369 3233.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

“BANDA BAILE SOL MAIOR” FOI BEM RECEBIDA PELO PÚBLICO E PELA CRÍTICA MUSICAL DO BREJO PARAIBANO.

BANDA BAILE SOL MAIOR - DE ALAGOA GRANDE, PB, PARA O MUNDO

Foi apresentada pela primeira vez neste dia 21, ao público de Alagoa Grande e do Brejo paraibano, a banda baile alagoagrandense “SOL MAIOR” em uma marcante noite que reuniu as famílias, a juventude e os apreciadores da boa música no Ginásio de Esporte Cantinho do Saber um dos mais bem equipados da terra de Jackson do Pandeiro.
PRONTA PARA SUA FESTA, SUA CONFRATERNIZAÇÃO, SEU BAILE ESPECIAL
 Idealizada pelo experiente músico popularmente conhecido por Cabo Amâncio, a mesma tem o objetivo de atender ao grande público que tem o desejo de fazer bonitas festas de casamento, aniversário, datas marcantes, festas de colação de graus, festas a beira da piscina, revivendo as décadas de ouro dos anos 70, 80 e os hits atuais que fazem sucesso em todos os ritmos da boa música nacional e internacional.
 A “BANDA BAILE SOL MAIOR” tem em sua composição, um time de experientes músicos testados em vários outros grupos musicais ao longo dos anos a exemplo de DENILSON (voz), JONAS (voz), JOEL (teclados), THIAGO (contra baixo), RAILSON (guitarra solo), JOELSON SILVA (acordeom), ANDRÉ (percussão) e AMÂNCIO (bateria).  Foram vários meses de ensaios e entrosamento para que a banda estivesse pronta para oferecer o que de melhor em matéria de BANDA BAILE para o povo do brejo paraibano.
THAIS FERREIRA - TALENTOS KIDS 2019 - UM SHOW A PARTE
 E assim aconteceu neste sábado, dia 21, onde o Ginásio do Cantinho do Saber abriu as portas para receber o distinto público.  Foi uma noite rica musicalmente falando pois alem da apresentação da SOL MAIOR, ainda tivemos a apresentação do grupo de forró AMARAL e o BAGAÇO DE CANA.  Tivemos ainda a apresentação do jovem talento alagoagrandense finalista do festival TALENTOS KIDS e grande intérprete da música popular, THAIS FERREIRA, e uma performance especial executada pelo “cover de Jackson do Pandeiro”, IZAIAS VICENTE, fazendo uma bela homenagem ao conterrâneo REI DO RITMO neste ano de centenário do grande músico.
AMÂNCIO - COORDENANDO O GRUPO e TOCANDO BATERIA  
 Foi realmente uma noite marcante e há tempos esperada.  A Banda desfilou um rosário de sucessos relembrando os tempos das Discoteques, mergulhou num repertório bem atual de hits populares e deu um show no repertório de forró, ritmo autêntico de nossa região.  O público presente não parou de dançar, vibrar, de se emocionar com o contagiante ambiente musical e social oferecido.

Elogios à parte recebeu também a produção do show, de palco e ambiente, com vários arranjos naturais, apliques florais e alegorias com o tema focado na obra de Jackson do Pandeiro, de autoria do competente artista plástico Eudes Vidal (dedeu).  Ambiente tranquilo através do corpo de seguranças comandados pela bem preparada Kênia e equipe, e a sonorização de Paulinho Som, um dos melhores produtores sonoros da região. Fotografias e filmagens produzidas por Lázaro Soares, coordenador da Pan TV Web, que faz o maior sucesso do momento em termos de TV local, foram suficientes para tornarem a festa inesquecível.
 E assim foi o lançamento de mais este equipamento musical que vem engrandecer ainda mais o meio artístico e festivo do brejo paraibano.  Dando inicio a esta carreira de sucesso, a BANDA BAILE SOL MAIOR já tem shows marcados para a festa de Confraternização do grupo AVEXADO.COM, e no dia 31 a mesma vai tocar o RÉVEILLON em praça pública, na cidade de Remígio.  Uma ótima oportunidade para voce conhecer e se deliciar com este novo e marcante grupo musical do brejo paraibano.
ENSAIO GERAL DA BANDA - ENTROSAMENTO E BOA MÚSICA
 A “BANDA BAILE SOL MAIOR” pode ser contratada pelo Fone/Zap: 83 9 9128-6561 com o Sr Amâncio, que pretende mostrar o potencial deste grupo para toda a Paraíba e em especial para todos e todas do brejo paraibano.  Organize sua festa porque a BANDA BAILE SOL MAIOR para o evento, está com certeza, garantida.

Reportagem de Severino Antonio (bibiu) – Fone/Zap: 9 9369 3233.



quarta-feira, 23 de outubro de 2019

1º FESTIVAL LITERÁRIO DE BANANEIRAS – MAIS UM GRANDE EVENTO CULTURAL NO BREJO PARAIBANO

Tudo pronto para novo evento cultural relevante no município de Bananeiras, no Brejo paraibano, a partir da próxima sexta-feira (25). Com o lançamento de livros que já se tornaram best-sellers nacionais, a exemplo de ‘Escravidão’, de Laurentino Gomes, e debate com o consagrado jornalista e historiador, além da presença de estrelas do telejornalismo nacional como Míriam Leitão, da Rede Globo de Televisão, o I Festival Literário de Bananeiras terá Dona Teresinha de Goiamunduba, contadora de histórias, como sua grande homenageada.
O encontro com Laurentino Gomes está marcado para 20h de sexta-feira, no Espaço Cultural Oscar de Castro, onde ele debaterá sua obra com o escritor e também historiador Ramalho Leite e o radialista Eraldo Luís, comunicador da Rádio Integração do Brejo.
Estão previstas ainda apresentações de Gabriel do Acordeon, prodígio da sanfona, e do grupo Serras de Bananeiras. Tudo isso antecedendo uma sessão de autógrafos do autor.
No mesmo Espaço Cultural Oscar de Castro acontecerá às 9h30 do domingo (27), último dia da programação, mesa redonda sobre Perspectivas do Brasil Contemporâneo com a participação de Míriam Leitão, Sérgio Abranches, Humberto Dantas e Mônica Sodré como debatedores.
O debate será mediado pelo jornalista Laerte Cerqueira, professor de jornalismo da UFPB e analista político da TV Cabo Branco, de João Pessoa.
O festival de Bananeiras foi aberto na manhã da segunda-feira (21) com uma Oficina de Cordel no Oscar de Castro e reserva ainda aos seus visitantes, durante toda a semana, contação de histórias, exposição sobre os 140 anos do município e uma sessão especial da Confraria Sol das Letras, com o seu Por do Sol Literário, além de diversas mesas redondas sobre literatura, criação e produção editorial e mercado para o livro impresso e digital.
O Festival Literário de Bananeiras é promovido pela Prefeitura local com apoio da Universidade Federal da Paraíba, Sebrae-PB e Federação do Comércio (Fecomércio), entre outras instituições e entidades apoiadoras.
Matéria editada por Severino Antonio (bibiu) – Fone/zap; 9 9369 3233 – Texto extraído do portal WS.COM  - Banners e foto da Secretaria da Cultura de Bananeiras - Secretário Eduardo Guimarães.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

50 CONTOS REAIS – MAIS UM LIVRO DO POETA JOSÉ GUEDES, FOI LANÇADO EM ALAGOA GRANDE, PB.

POETA JOSÉ GUEDES AUTOGRAFANDO O SEU MAIS NOVO LIVRO DE CONTOS
Aconteceu neste sábado, dia 19, o lançamento de mais uma obra literária na terra de Osório Paes, desta feita o livro “50 CONTOS REAIS – NA CASA DO REI e UM POEMA FINAL” do Poeta José Guedes Guimarães, em uma noite recheada de amigos, 
admiradores e amantes da Literatura e da Poesia.

O empresário Roberto de Biu Caetano viabilizou o acontecimento em seu mais novo empreendimento; o Salão de Festas que abre as portas para o público, situado ao lado do Mercadão Triunfo, á margem da BR-079, que ora faz parte do Roteiro Turístico Jackson do Pandeiro.  Amplo, bem ventilado, bem decorado, dotado de infraestrutura capaz de servir a festas e eventos de médio porte, o Salão de Festas de Roberto de Biu Caetano, chega como opção para os realizadores e organizadores de eventos na terra do Rei do Ritmo e região.
ATENCIOSAMENTE, GUEDES ATENDEU A TODOS E TODAS QUE GOSTAM DE SEUS CONTOS E POESIAS - SEUS ESCRITOS EM GERAL. 
Muitos amigos e pessoas da sociedade alagoagrandense bem como empresários, professores, gestores, etc, estiveram presentes ao evento.  O Professor José Avelar fez a apresentação do Livro fazendo um link de seu conteúdo com fatos histórico do passado recente de nossa terra.  A mesa também foi composta por José Ferreira Chaves que fez um emocionado discurso de agradecimento pelo autor ter dedicado o Livro ao seu filho Robério Chaves, músico e poeta de grande representatividade no meio musical paraibano, falecido recentemente em trágico acidente de moto.
CALOROSA RECEPÇÃO FOI OFERECIDA A TODOS E TODAS QUE PRESTIGIARAM O EVENTO
 A Repentista e Presidente da AFRORRÓ, Maria da Soledade, também compôs a mesa em que Severino Antonio (bibiu) usou da palavra para externar sua luta, enquanto Conselheiro Estadual da Cultura, na busca de que nossos governantes, a partir do Governo do Estado, sejam mais gêneros com Políticas Públicas e verbas para a Cultura para que novos talentos sejam descobertos e propagados.  O mesmo se diz indignado por saber que a Paraiba “é o Estado brasileiro que menos investe em cultura na atualidade” e que os artistas da atualidade, sem apoio, seguem o mesmo destino de sofrimento por que passou Jackson do Pandeiro.
50 CONTOS REAIS - COM TIRAGEM LIMITADA, A OBRA VAI SE TORNAR RARA EM POUCO TEMPO
 A mesa foi composta ainda pelo Secretário da Cultura do Município Marcelo Félix, teve como atração musical o jovem cantor e instrumentista, Tiago e as tradicionais filmagens de Bichek.  

Em seu discurso, o autor do Livro, José Guedes, destacou a importância de se cuidar de nossas belezas naturais como a Lagoa do Paó, que por ter despejado sobre si parte da rede de esgoto sanitário, dá asas a imaginação do povo chegando a se criar até lendas populares como a estória que “em Alagoa Grande, os Sapos não coacham”. 
A REPENTISTA e PRESIDENTE DA "AFRORRÓ", MARIA DA SOLEDADE - TAMBÉM PRESENTE AO EVENTO
 Guedes fez questão de agradecer o apoio decisivo que teve do Escritório de Advocacia Marcos Inácio, também presente no evento através de seu representante o jovem Advogado Antonio Calixto, por sinal um Grupo muito atuante em vários estados do Nordeste brasileiro, sinalizando que no vazio de incentivos advindos do poder público, empresas privadas neste momento, são de suma importância para que a Cultura Popular e Literária venha a trancos e barrancos, sobrevivendo.
EMPRESÁRIO ROBERTO DE BIU CAETANO - PRESENÇA E APOIO TOTAL AO EVENTO
 No prefacio escrito pelo Juiz de Direito de nossa Comarca, M.D. Dr. José Jackson Guimarães, o mesmo afirma que “esta obra consagra mais um Ione desta cidade que é o próprio autor José Guedes Guimarães que (...) relata sua Cidade através desta obra, que ficará para a História (...)”.
PRESENÇA TAMBÉM DO CONSELHEIRO ESTADUAL DA CULTURA, SEVERINO ANTONIO (bibiu)
 Foi uma noite pomposa e realizada em grande estilo.  Evento que demonstra a força de nossa gente a produzir e manter viva a nossa cultura. Ao autor, José Guedes, o nossos parabéns pois, sabemos que não só por esta obra mas pelo amor com que o mesmo se dedica a evidenciação de nossa Cultura uma vez que este já é o 5º Livro escrito pelo mesmo, e que já tem outros em andamento. Que sejam bem vindos.  Parabéns!

OBS.: O POETA JOSÉ GUEDES GUIMARÃES É OFICIAL DE JUSTIÇA, SÓCIO CORRESPONDENTE DO IHGB - INSTITUTO HISTÓRICO e GEOGRÁFICO DE BAYEUX, e MEMBRO DA ALA - ACADEMIA DE LETRAS DE AREIA, PB.

Reportagem e fotos de Severino Antonio (bibiu) – Conselheiro Estadual da Cultura – Fone/zap: (83) 9 9369 3233.
 





terça-feira, 15 de outubro de 2019

CIA MANGAI DE ALAGOA GRANDE, PARTICIPA DA “SEMANA DE TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS” PROMOVIDA PELA SECRETARIA DA CULTURA E DO TURISMO DE GUARABIRA, PB.

CENA DE "O SAPO QUE QUERIA SER CANTOR"

A CIA MANGAI de Alagoa Grande, participou nesta terça-feira, 15, da 1ª SEMANA DE TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS patrocinada pela SECRETARIA DA CULTURA da cidade de Guarabira cujo Secretário Tarcísio Pereira vem coordenando o evento por toda a semana no tradicional TEATRO GERALDO ALVERGA.
GRANDE PÚBLICO TEM PRESTIGIADO OS ESPETÁCULOS TODOS OS DIAS
 O grupo alagoagrandense se apresentou com a peça “O SAPO QUE QUERIA SER CANTOR” com Roteiro e Direção do jovem Teatrólogo também alagoagrandense, GEÓSTENS MELO, que deu vida para a lenda de que o FREI DAMIÃO em uma de suas peregrinações estava sendo perturbado em sua pregação pelos sapos da LAGOA DO PAÓ de Alagoa Grande tendo que “mandar os sapos calarem a boca” para que ele prosseguisse com sua pregação.  Fato que segundo a lenda, fez com que os Sapos da Lagoa de Alagoa Grande, ficassem mudos até hoje.
 CLIQUE no PLAY E ASSISTA UM POUCO DO ESPETÁCULO

O grupo é composto por um respeitado elenco tendo como componentes artistas como Mou Ferreira, Diocélio Nascimento, Clodomarcio, (...), e trilha sonora da dupla Bob e Amanda. O espetáculo faz parte também das comemorações dos “100 ANOS DE JACKSON DO PANDEIRO” que hora está sendo comemorado em toda a Paraíba.
MOMENTO DE INTERAÇÃO ENTRE OS ARTISTAS E A CRIANÇADA PRESENTE
 A semana de espetáculos teve início ontem segunda-feira (14), com a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, um clássico do escritor baiano Jorge Amado que foi adaptado e dirigido pela diretora e ativista cultural Nana Rodrigues, com artistas integrantes da Companhia Cênica Torre de Papel, da cidade de Guarabira.
 O município de Solânea estará presente na quarta-feira (16), com a peça “Em Rumo a Principito“,  da Companhia Artística FascinART, com texto e direção de Tiago Salvador.  Já na quinta (17), a cidade de Guarabira volta ao palco com a sua Companhia do Prato, trazendo o espetáculo “A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final”, autoria de Tarcísio Pereira, dirigido por Vando Várias.
 O encerramento, na sexta-feira (18), será com a estreia do espetáculo “Os Contadores de Histórias e o Pequeno Príncipe”, escrito e dirigido por Marcelo Félix com atores do grupo Coletivo Dupla Face, também de Guarabira.

A SEMANA DE TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS acontece sempre as 14,30h no Teatro Geraldo Alverga e tem como proposta mobilizar a rede municipal de ensino bem como também é aberto ao público com entrada gratuita.
GEÓSTENS MELO, ROTEIRISTA E DIRETOR AO LADO DE ATRIZES QUE PARTICIPAM DO BEM ENCENADO ESPETÁCULO DA TERRA DE JACKSON DO PANDEIRO
 É uma iniciativa louvável da Secretaria da Cultura e do Turismo de Guarabira pois, ao convidar apenas grupos de Teatro do Brejo e do Agreste paraibano para este evento, contribui e muito para o fortalecimento destes grupos que tem um vasto e tradicional trabalho cênico em diversas cidades como Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Guarabira, Solânea, Bananeiras e outras.  
TARCÍSIO PEREIRA - SECRETÁRIO DA CULTURA E DO TURISMO DE GUARABIRA E SEVERINO ANTONIO (bibiu), do CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA
  
Reportagem, Fotos e Vídeos de Severino Antonio (bibiu) – Conselheiro Estadual da Cultura – Fone/zap: (83) 9 9369 3233.