sábado, 12 de outubro de 2019

1º FESTIVAL DE POETAS E REPENTISTAS DA CIDADE DE AREIA, PB, TEVE A PRESENÇA DE SOLEDADE E MINERVINA, ROGÉRIO MENEZES, DAUDETH BANDEIRA E OUTROS ÍCONES DO REPENTE E DA VIOLA.

REPENTISTAS SOLEDADE E MINERVINA - UMA DAS RARAS DUPLAS DE MULHERES A VIVER COM A VIOLA NAS COSTAS HÁ MAIS DE 40 ANOS.
  Em uma noite colorida e animada, embalada com um frio de 18º, AREIA, cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, encravada no interior da Paraiba, região do brejo paraibano,  realizou neste sábado, dia 11 de Outubro, o “1º FESTIVAL DE POETAS e REPENTISTAS” patrocinado pela Prefeitura Municipal e Secretaria da Cultura e do Turismo, tendo como organizador o Poeta, Cordelista e também Repentista, Antonio Costa natural de Guarabira, PB.
FRANK e NAZAR DOS PANDEIRO - A EMBOLADA SOBREVIVE
Festival que foi aberto pela dupla de jovens Emboladores de nome “Frank e Nazar” que deram o tom poético e alegre no início da noite.  Logo depois subiu ao palco a dupla de Repentistas Jorge do Nascimento (Pirpirituba) e Pereira Santos (Solânea) improvisando versos em sextilhas, setissílabas, decassílabas, etc, em motes previamente indicado como por exemplo; “a vida do nordestino” e outros temas do universo poético do improviso.  Os repentistas foram aplaudido com entusiasmo pelo público; seleto público presente.
REPENTISTAS PEREIRA SANTOS e JORGE NASCIMENTO - REPENTES E CANÇÕES NO REPERTÓRIO DA DUPLA QUE ENCANTOU OS BREJEIROS.
 Logo depois foi a vez da esperada dupla de vozes femininas nas pessoas de Soledade e Minervina (Alagoa Grande), que ficaram incumbidas de improvisar versos falando sobre o “o momento da família”, depois o mote “descubra sua saúde pelo seu hábito alimentar” e finalizando a mesma foi encarregada de improvisar em versos decassílabos o mote “a mulher de hoje é diferente da mulher que viveu escravizada”. 

ASSISTA ACIMA A UM DOS VÍDEOS DO 1º FESTIVAL DE POETAS E REPENTISTAS DE AREIA, ELOGIADO PELO PÚBLICO e PELA CRÍTICA.

O tema caiu como uma luva para a dupla uma vez que tanto dona Minervina como Soledade são militantes atuantes na política dos direitos femininos e da cidadania das mulheres injustiçadas.  Foram versos marcantes que levaram a plateia a aplaudirem de pé a dupla que luta conta o machismo e a discriminação feminina.
POETA E REPENTISTA ANTONIO COSTA - DOMINANDO COM CAPACIDADE E ELEGÂNCIA A ARTE DE APRESENTAR
 Logo depois subiu ao palco a terceira dupla da noite nas pessoas de Daudeth Bandeira (João Pessoa), Escritor, Advogado e Professor, mas que tem o dom vencedor do improviso, e Erasmo Ferreira (Campina Grande) que tem muitos anos de estrada na arte de fazer versos e encanta por onde passa com sua leveza poética.
REPENTISTAS DAUDETH BANDEIRA e ERASMO FERREIRA - PRESENÇAS DESTACANTES EM DIVERSOS FESTIVAIS E EVENTOS DE VIOLA
 A dupla ficou encarregada de versar o mote “a vida do campo e a vida da cidade”. A dupla recebeu ainda o mote com o tema da maior preocupação atual que foi “precisamos cuidar mais do nosso meio ambiente”.  E finalizando sobre os aplausos do público, a dupla recebeu o desafio e versou com maestria e elegância o mote “a idade chegou furtando a cor da melhor estação de minha vida”. Foi um momento emocionante que recebeu o aplauso de pé do público presente.
REPENTISTAS Prfº JOÃO ILÍDIO e ROGÉRIO MENEZES - RAÍZES DO REPENTE NORDESTINO ALIMENTANDO AS RAÍZES PELOS EVENTOS BRASIL A FORA
 Fechando a bela noite de cantoria que ecoou na terra de José Américo de Almeida, subiu ao palco a dupla composta por Rogério Menezes, (Caruaru), um dos ícones da poesia e do repente e do cancioneiro nordestino e o jovem repentista natural da cidade de Sertânia (PE),  que tem se destacado como um dos mais eloquentes repentistas da nova geração,  João Lídio que, juntos, fizeram o povo de Areia presente, chegar a meia noite com o friozinho de 18 graus ficarem degustando e aplaudindo a verdadeira poesia popular.

 Rogério Menezes e João Lídio receberam e versaram o primeiro mote “modificações naturais” alertando ao povo sobre os perigos em se alterar o meio ambiente.  E finalizando a apresentação e a noite de cantoria, a dupla recebeu a incumbência de versar o mote “agradeço a Senhora Aparecida, padroeira do povo brasileiro” alusivo ao dia seguinte, 12 de Outubro, dia da Padroeira do povo brasileiro.
PÚBLICO SELETO E ATENTO A PERFORMANCE POÉTICA DE CADA DUPLA
Foi uma noite memorável e inesquecível.  O distinto público composto por muitos idosos mas também de muitos jovens que curtem nossas raízes culturais, ficaram até o último mote que terminou por volta de meia noite na fria e acolhedora terra de Pedro Américo.

Alem de povo em geral estiveram presentes muitas autoridades, artistas, professores, famílias conduzindo até criancinhas.  Presente também o Prefeito João Francisco, o Ex-prefeito Pai Veio, o Conselheiro Estadual da Cultura Severino Antonio (bibiu), J. Sales locutor, uma comitiva da Usina Santa Maria, Junior da Rapadura, Neto da Bolandeira e umas centenas de pessoa que saíram satisfeitas e recompensadas por terem se reencontrado com suas raízes culturais.
A VENDA DE CDS E OBRAS DE OUTROS POETAS POSSIBILITOU O ACESSO E CONHECIMENTO DA RICA PRODUÇÃO POÉTICA QUE ESTÁ SENDO PRODUZIDA NO NORDESTE. 
A organização, apresentação e coordenação de palco ficaram a cargo do também poeta, cordelista e repentista de renome no brejo paraibano, Antonio Costa, que com equilíbrio e elegância conduziu esta marcante noite da poesia. Antonio Costa agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal e em especial a Secretaria da Cultura e do Turismo na pessoa do cantor Tinho e Gersinho Paulino que deram total apoio ao evento.  Para o evento como um todo, só podemos dizer Parabéns e que em breve tempo tenhamos outros como este.

Reportagem, Fotos e Vídeos de Severino Antonio (bibiu), do Conselho Estadual da Cultura – Fone/zap: (83) 9 9369 3233. Alagoa Grande. PB.



































SEVERINO ANTONIO (bibiu) - (...), AUTOR DA REPORTAGEM (Fone?Zap: 9 9369 3233)












Nenhum comentário:

Postar um comentário