terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

MAIS UM FILME DE SUCESSO PRODUZIDO EM ALAGOA GRANDE, PB

TERRA VERMELHA - PRODUÇÃO GRAÇAS A LEI ALDIR BLANC
 Mais uma pérola cinematográfica é produzida em Alagoa Grande, fruto da Lei Aldir Blanc através de Edital lançado no Município. Trata-se desta feita do curta metragem “TERRA VERMELHA” estrelado pelo artista popular e trabalhador rural, Marcos Antonio Silva com Roteiro e Direção de dois jovens alagoagrandenses apaixonados pela linguagem áudio visual, Allan Marcos e Leonardo Gonçalves.
O FILME RETRATA A DESIGUALDADE REINANTE NO PAÍS

O filme mostra que apesar das autoridades públicas dizerem que não existem pessoas morando em condições precárias e miseráveis e que não existem pessoas morando em casa de barro, esta versão cinematográfica prova que tem gente sim habitando nessas moradas e ocupando beiras de pistas por não terem onde morar apesar dos programas de Governo. Do pesadelo real de uma pandemia global para o lar ancestral de barro. O sonho do homem rural resiste no país da desigualdade e do descaso, é a proposta sinóptica..

A TERRA, O BARRO - A SAÍDA PARA O  EXCLUÍDO

Elenco: Marcos Antônio Silva. Direção / Roteiro: Allan Marcus; Leonardo Gonçalves. Direção de Arte: Allan Marcus; Leonardo Gonçalves; Marcos Antônio Silva. Produção / Montagem / edição de som / Mixagem / finalização de cor: Leonardo Gonçalves. Som Direto: Yan Rodrigues. Transporte: Antonio Luiz Albuquerque (Netinho); Cristóvão Rodrigues; Leonardo Gonçalves. Locutor da vinheta: José Carlos (Pai locutor) Figurantes (em ordem de aparição): Erinaldo Luis da Silva (Neguinho); Mario do Galeto; Alison Oliveira; Antônio Soares da Silva (Carioca).

ALÉM DE TUDO A PANDEMIA AINDA FECHOU MAIS PORTAS

O Curta-metragem “Terra Vermelha” foi totalmente gravado em Alagoa Grande, terra de João Carlos Beltrão, e teve seu lançamento neste sábado (20/02/2021) pela plataforma do You Tube. O mesmo continua no ar ao dispor do telespectador. Assista-o neste site: 

 FILME - TERRA VERMELHA

APERTE O PLAY E ASSISTA O FILME NA ÍNTEGRA


QUEM É LEONARDO GONÇALVES?

Leonardo Gonçalves é Cineasta, nascido na cidade do Rio de Janeiro - RJ em 1991, vive atualmente em Alagoa Grande. Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Paraíba, e Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Atual doutorando em Cinema no programa Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui experiência nas atividades de Roteiro, Direção cinematográfica, de captação e mixagem de Som, e edição/montagem de vídeo para Cinema.

LEONARDO GONÇALVES - VOCAÇÃO DEFINIDA PELO ÁUDIO VISUAL

QUEM É ALLAN MARCOS:

Allan Marcos é Jornalista, Historiador formado pela UEPB; é tambem Condutor de Turismo.  Alagoagrandense, tem atuado em diversas produções de Áudio Visual na região e participado como co-produtor e roteirista em diversos filmes principalmente curta metragem.

ALLAN MARCOS - ATIVISTA CULTURAL COM FOCO NO ÁUDIO VISUAL

Edição desta matéria: Severino Antonio (bibiu) - Ativista Cultural alagoagrandense - Ex-Secretário adjunto da da Cultura de Alagoa Grande, PB - Conselheiro Estadual da Cultura da Paraiba - Radialista e pós graduado em Gestão e Projetos Culturais. - Mais sobre bibiu

Acesse mais Cultura de Alagoa Grande em AFRORRÓ:- MAIS CULTURA DE ALAGOA GRANDE

EQUIPE DE JOVENS QUE TÊM REVOLUCIONADO O ÁUDIO VISUAL DO BREJO

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

JACKSON DO PANDEIRO - ACESSE A OBRA VIRTUAL DESTE GRANDE ARTISTA DA MÚSICA BRASILEIRA

EXPOSIÇÃO DA OBRA DE JACKSON AGORA SE TORNOU VIRTUAL
A exposição itinerante “Jackson é Pop”, do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), pertencente à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ganhou um tour virtual. A Criada pelo staff do Museu em homenagem ao Rei do Ritmo, a exposição que iniciou em Campina Grande, passou por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP), agora vai até o visitante. A produção é da “Forró World Union”, associação cultural sediada na Itália, cujo objetivo é valorizar e difundir o gênero no mundo e conectar empreendimentos culturais internacionais.
JACKSON SEMPRE FOI RESPEITADO PELA NOVA GERAÇÃO

 O projeto de realidade virtual foi feito pelo estúdio “Jacke & Costin” da arquiteta ítalo-brasileira Jessica Jackebed e do maestro ítalo-brasileiro Lucio Constantini. As imagens e a composição delas ficaram a cargo da empresa Tour Virtual 360. Como base utilizou-se a exposição ocorrida no Salão Negro do Senado e pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados. A visita é guiada por um dos curadores da exposição, Sandrinho Dupan, e os textos estão em italiano, português e inglês. 
FOTO RETRATANDO O ÚLTIMO SHOW DE JACKSON

Conforme Sandrinho, a montagem na internet manteve-se totalmente fiel à exposição. Assim, o visitante contemplará a linha do tempo da vida de Jackson desde o dia de seu nascimento até a morte de sua mãe, por exemplo, percorrendo igualmente a ida para João Pessoa, Recife e Rio de Janeiro, o encontro com Luiz Gonzaga no programa de Adelzon Alves, além de períodos turbulentos, como quando quebrou os dois braços. “A ação é de fundamental importância, sobretudo tendo em vista a pandemia e a necessidade de isolamento social”, pontuou Sandrinho. 
GENIVAL LACERDA,  JACKSON DO PANDEIRO E ZÉ CALIXTO

Figuram também documentos, revistas, contratos, fotos históricas, capas de discos, cordéis e uma variedade de utensílios que fizeram parte do cotidiano, seja da vida pessoal ou profissional, daquela que foi a estrela máxima de Alagoa Grande, a exemplo do pandeiro com que se apresentava. É possível ver, ainda, o primeiro disco gravado de Jackson, com o nome completo do autor e, em um desenho, ele deitado numa rede amarrada em dois coqueiros. O compacto trouxe um sucesso retumbante, à época e nos dias de hoje: Sebastiana. 

JACKSON GRAVOU CENTENAS DE MÚSICAS DE MUITO SUCESSO
Além disso, o visitante terá acesso não somente às músicas gravadas, mas a canções autorais, como “Côco do Jacaré”, samba do compositor carioca Geraldo Babão, dedicado a Jackson, e “Estrela do mar”, de Jackson e Nivaldo Lima, canções estas que não entraram no repertório do Rei do Ritmo e consequentemente são desconhecidas do grande público. “Jackson é Pop” tem curadoria de Joseilda Diniz, Chico Pereira, Fernando Moura, Angelo Rafael e Sandrinho Dupan.

ACESSE ESTE SITE PARA VER A EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE JACKSON DO PANDEIRO NA SUA TOTALIDADE ORIGINAL: EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE JACKSON DO PANDEIRO


EDIÇÃO DA MATÉRIA - Severino Antonio (bibiu do jatobá)
fone-zap:83 - 993693233


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

CANTORIA DE SOLEDADE E ANTONIO COSTA NO CONJUNTO VERA CRUZ, FOI UM SUCESSO

SOLEDADE e ANTONIO COSTA - POESIA, REPENTE e VIOLA
 Aconteceu neste sábado, 30 de Janeiro, na Sede da Associação dos Moradores do Conjunto Vera Cruz, Município de Alagoa Grande, PB, uma grande cantoria de viola estrelada pelos Repentistas Soledade Violeira (Alagoa Grande) e Antonio Costa (Guarabira) numa noite que o ponto alto foi a presença do público, mesmo nestes bicudos tempos de pandemia.

A festa da Viola desta noite teve ainda a participação dos Repentistas Aurenir Caetano (Solânea) e Minervina Ferreira (Alagoa Grande – Cuité).  Foi um encontro de grande Cantadores e Cantadoras que terminou por premiar o público presente com bonitos Improvisos e Canções maravilhosas que tanto tem enriquecido o Cancioneiro Popular Nordestino.

ANTONIO COSTA e AURENIR CAETANO - ESTRELAS DO REPENTE

Observamos no meio do público presente, a Presidente da Associação, Adriana, do casal mais antigo da comunidade, Senhor Antonio da Cerâmica e Esposa, do Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antonio (bibiu) e muitos outros admiradores da autentica poesia popula.

 .Foi uma noite memorável para nossa Cultura.  A poetisa Maria da Soledade que faz dupla com Minervina Ferreira deu um show a parte.  O Poeta Antonio Costa, cantou as mais belas canções que o nosso povo gosta de ouvir e outras que emocionam qualquer plateia como a Canção do Lenço, pedida por vários populares. 

LAURENIR CAETANO e MINERVINA FERREIRA - VETERANOS DA VIOLA
Para repetir o espetáculo, foram anunciadas duas grandes cantorias, uma delas em homenagem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER que acontecerá em Guarabira onde teremos a oportunidade de ver as OITO melhores repentistas do Nordeste, juntas, em uma noite poética que com certeza, ficará na história de nossa Cultura Popular Nordestina.  Aguardem mais informações sobre a citada Cantoria em homenagem as Mulheres.

Edição – Texto – Fotos de: Severino Antonio - bibiu 

Mais sobre a Cultura de Alagoa Grande - acesse: AFRORRÓ

SEU ANTONIO DA CERÂMICA e ESPOSA - CADEIRA CATIVA