sábado, 21 de agosto de 2021

TARCÍSIO PEREIRA GANHA O PRÊMIO "POLÍBIO ALVES" de LITERATURA.

TARCÍSIO PEREIRA - CONTRIBUINDO COM O FORTALECIMENTO DA CULTURA

O Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Guarabira, Tarcísio Pereira, ganhou o prêmio “Políbio Alves” de literatura, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Entre os critérios adotados pela comissão julgadora do prêmio estiveram a originalidade e relevância da obra, qualidade estética e literária, qualidade de escrita do texto, impacto na sociedade e contribuição à cultura, além da qualidade dos aspectos formais da obra. 

 Tarcísio recebeu o primeiro lugar na premiação com o seu romance intitulado de ‘Velho Flor’. “Recebi a notícia na noite desta sexta com muita alegria, um motivo de comemorar e dormir feliz”, frisou o secretário. 

 Secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Tarcísio Pereira foi o principal responsável em tornar a cidade pioneira em todo o estado a lançar os editais de cultura e realizar o repasse da Lei Aldir Blanc, criada para a situação emergencial de cultura causada pela pandemia de coronavírus. 

Também foi proposta de Tarcísio a realização das “lives culturais” comemorativas, a exemplo da Festa da Luz, Dia das Mães, São João, Dia dos Namorados e dos Pais, entre outros, ajudando artistas da terra que sofreram grande impacto com a pandemia. 

 VELHO FLOR 

Velho Flor é a história do homem moderno e atribulado com tantos encargos. São sete personagens e todos eles são a mesma pessoa. 

Um conflito entre eles, quando se reúnem para que seja iniciado um processo de aniquilamento gradual de si mesmo. 

Um único ser que é Pai, Marido, Professor, Artista, Executivo (entre outras atividades) e chega à conclusão de que não está dando conta de cada um desses encargos. Matando cada pedaço, o personagem vai continuando até terminar sozinho, sem nada e com a decisão de se assumir como uma nova criatura. É quando ele se transforma em Velho Flor, o novo personagem que se torna um personagem folclórico da cidade e que ajuda a transformar tantas vidas com mensagens e práticas de amor e esperança.

Matéria Editada por Severino Antonio - bibiu

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

SOLEDADE e MINERVINA REALIZAM COM SUCESSO A 1ª NOITE DO REPENTE DESTE ANO DE 2021 NO BREJO PARAIBANO

SOLEDADE E MINERVINA - UMA NOITE IMPECÁVEL DE REPENTE, VIOLA, POESIAS, CORDÉIS E APLAUSO DO PÚBLICO.

Mesmo ainda sofrendo os efeitos da pandemia neste ano de 2021, as repentistas violeiras Maria da Soledade e Minervina Ferreira realizaram a “1ª NOITE DO REPENTE E DA VIOLA” no brejo paraibano.  O evento foi realizado mais porque as artistas estavam sonhando com uma oportunidade para trazer ao público aquilo que elas mais gostam de fazer: cantar, improvisar, mostrar sua arte e a riqueza da cultura popular que há tempo foram interrompidas devido a pandemia do CORONAVÍRUS.

Para a noite se tornar mais rica ainda, foram convidados os poetas BIU CARDOSO da cidade de Alagoinha e BATISTA GOMES do vizinho estado de Pernambuco.  Estiveram presentes ainda os poetas Raimundo de Natal, e Auremir Caetano da cidade de Solânea. O evento foi realizado na casa de Soledade e teve a transmissão do Estúdio Asa Branca de Genilson Alves e Cristiano Alves, coprodução do ativista Allan Marcus e apresentação de Severino Antonio (bibiu). 

POETAS BATISTA GOMES e SEVERINO CARDOSO (biu cardoso), O SAUDÁVEL ENCONTRO POÉTICO DE PARAIBA E PERNAMBUCO

Foi uma noite bastante prestigiada aja vist o a participação dos ouvintes via Facebook e Youtube que somaram mais de setecentos e cinquenta visualizações e mais de cento e setenta comentários só na noite da apresentação.  Pessoas de vários Estados e cidades diversas alem de Alagoa Grande, estiveram apreciando o genuíno espetáculo do repente e da viola.

Os(as) repentistas aproveitam para agradecer os apoios que tiveram principalmente do comercio das cidades natal de cada um(a), mas principalmente de Alagoa Grande, terra de Soledade e de onde o evento foi transmitido e teve a maioria dos apoios.  O evento recebeu o apoio de Rádio Piemonte onde Soledade e Biu Cardoso tem toda sexta-feira, a partir da 16h o programa “VIOLAS AO FIM DA TARDE” e também do programa “A HORA DA CULTURA” de Severino (bibiu) que realizou uma edição especial em apoio ao evento nesta sexta-feira com uma hora de canções e repentes.  

POETAS AUREMIR CAETANO e BIU CARDOSO, REPRESENTAÇÃO
DE OURO DOS REPENTISTAS DO BREJO PARAIBANO

O evento continua liberado para aqueles que não viram o mesmo na hora, podem ver AGORA através do Facebook - CRISTIANO ALVES - e do Youtube -  BLOG DO CRISTIANO ALVES- Os artistas continuam pedindo sua contribuição para arcarem com os custos da produção do evento uma vez que o mesmo faz parte da um projeto de resistência de sobrevivência das matrizes da Cultura popular uma vez que a maioria das gestões municipais e estaduais da Cultura não tem apoiado nem valorizado esta e outras culturas para que nossas identidades culturais não se acabem.

Os artistas da Cultura popular de Alagoa Grande tais como os VIOLEIROS REPENTISTAS, AS CIRANDEIRAS DE CAIANA, OS GRUPOS DE TEATRO e de MPB, OS TRIOS DE FORRÓS, OS CORDELISTAS e POETAS esperam a pandemia ir embora em breve tempo para que os mesmos possam voltar aos palcos, às praças, aos bares, ao coreto e casas de shows para mostrarem para o povo e para o mundo a riqueza e a grandeza da CULTURA POPULAR DA TERRA DE JACKSON DO PANDEIRO, dos poetas OZÓRIO PAES e SAULO MENDONÇA, das repentistas SOLEDADE e MINERVINA, do cordelista MANOEL D’ALMEIDA FILHO e muitos.

Edição da matéria de  Severino Antonio (bibiu) - Fone/zap: 9 9369 3233

Fotos de Cristiano Alves