domingo, 31 de outubro de 2021

CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA DA PARAIBA TOMA POSSE E PROMETE FAZER CHEGAR AS AÇÕES CULTURAIS EM TODAS AS REGIONAIS DE CULTURA

 

Aconteceu nesta sexta-feira, 29 de Outubro, no Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC), a posse do novo Conselho Estadual de Política Cultural do Estado da Paraiba, o CONSECULT/PB.  O Conselho é constituído por 24 (vinte e quatro) membros titulares e igual número de suplentes, sendo 50% (cinquenta por cento) do poder público e 50% (cinquenta por cento) da sociedade civil, ligados aos setores artístico culturais, escolhidos dentre pessoas com efetiva contribuição na área cultural, de reconhecida idoneidade, residentes no Estado da Paraíba e nomeados por ato do Governador do Estado. Este mandato vai deste 2021 até o ano de 2023.  A função de Conselheiro(a) é considerada de relevante interesse público, não remunerada, tendo o seu exercício prioridade sobre outros cargos e funções

O Conselho Estadual de Cultura, é um órgão colegiado do Sistema Estadual de Cultura Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, cuja finalidade é promover a gestão democrática da Política Estadual de Cultura. Compete ao conselho cumprir os objetivos demandados pelo plenário, apreciar e deliberar as propostas de implementação do Plano Estadual Cultura; promover a gestão democrática da cultura; propor medidas de estímulo, fomento, amparo, valorização, difusão, descentralização, democratização e gestão compartilhada da cultura;

PLENÁRIO DO CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA - POSSE

A Paraiba é dividida em 12 regionais de Cultura e assim sendo, temos no Conselho, representantes culturais de todo o Estado e das mais variadas linguagens artísticas constituindo assim, a mais representativa instância de decisão cultural do Estado e por conseguinte, espera-se que desta saiam as decisões mas significativas e contemplativas em forma de Políticas Públicas de Cultura atendendo as mais diversificadas demandas.

O Conselho Estadual de Política Cultural da Paraiba é presidido pelo Professor, Escritor e Poeta, Damião Ramos Cavalcanti mas já teve importantes figuras em seu comando a exemplo do cantor Chico Cesar e do poeta Lau Siqueira.  O Conselheiro com o maior número de mandatos (4), é o Representante da 2ª Regional de Cultura (brejo e agreste), o produtor cultural, cordelista, compositor, (...), Severino Antonio (bibiu), de Alagoa Grande, terra de Margarida e Jackson do Pandeiro.

PLENÁRIO DO CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA - POSSE

O Conselho ora empossado tem uma longa estrada de objetivos a serem cumpridos como por exemplo, a implementação do Plano Estadual da Cultura; a volta da publicação dos Editais do Fundo Estadual da Cultura Augusto dos Anjos(FIC) que há 05 anos não tem sua publicação; a discussão e efetividade de Políticas Públicas voltadas para todas as linguagens, zelar pelo cumprimento do Regimento Interno, discutir a criação das Câmaras Temáticas; a interiorização das Ações Culturais da Secult prometidas e não executadas com o fim do Festival de Artes de Areia que espera a criação de eventos a altura espalhados por todo Estado; a estruturação de um programa de Circulação dos mais importantes eventos culturais por todo Estado; efetividade no sistema de Cadastro dos Agentes Culturais da PB, atualização dos sites de divulgação das ações culturais da Secretaria e muitas outras demandas acumuladas ao longo do tempo.

Profº DAMIÃO RAMOS CAVALCANTI - PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

Os conselheiros e conselheiras estão animados e todos demonstraram a vontade de contribuir com o desenvolvimento cultural da Paraiba e querem ver aprovadas as mais significativas ações e que as mesma cheguem efetivamente em suas regionais.  Cada conselheiro(a) aportou com suas crenças, suas metas individuais e coletivas, algumas mais ambiciosas, outras nem tanto. Todas essas questões também se refletirão na atuação de cada um.  Mas o que ficou mais patente nos discursos de posse foi que o mandato que lhes foi conferido deve ser usado em prol da comunidade cultural de todo o Estado, sem qualquer distinção. Notamos que todos(as) chegaram cheios(as) de sensibilidade e uma compreensão alargada da cultura demonstrando que a atuação não vai ser pautada, exclusivamente, pelas crenças individuais mais pela riqueza e diversidade cultural de cada Regional. O mundo cultural da Paraiba, a partir de agora, espera muito de nós.

Texto e Edição da matéria de Severino Antonio (bibiu) - Conselheiro Estadual de Política Cultural - ZAP: 9 9369 3233



 

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

ENCERRAM-SE NESTA TERÇA-FEIRA, 26, AS INSCRIÇÕES PARA OS EDITAIS DA LEI ALDIR BLANC/PARAIBA

Se encerra na terça-feira (26) o prazo de inscrições em quatro editais de premiação da 2ª fase da Lei Aldir Blanc na Paraíba. Foram 45 dias corridos desde o lançamento pela Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB). As inscrições podem ser feitas até às 23h59 da terça.

Nesta fase, a LAB PB lançou cinco editais, um deles de credenciamento, o ‘Corrinha Mendes’, que já foi encerrado. Ele prevê 560 credenciamentos para apresentações, exibições e ações formativas na internet. Após a análise preliminar, 1.705 inscrições foram consideradas várias e o edital está em fase recursal.

Na sexta-feira (22/10), os coordenadores de editais e Comissão Executiva da LAB PB realizam reunião remota (imagem acima) para avaliar o andamento das inscrições. De acordo com relatório, os editais ainda abertos são de premiação e estão na seguinte situação:

1. Edital Parrá – Premiação de 193 projetos culturais em fase inicial, de continuidade e em fase de finalização, apresentados por iniciativas de diversos segmentos da arte e da cultura, visando a continuidade e a retomada de atividades do setor cultural paraibano.

Até a sexta-feira (22/10), já haviam 504 inscrições.

2. Edital Mãe Maria do Peixe – Premiação de 116 vídeo-biografias que valorizem, registrem e compartilhem o trabalho desenvolvido por iniciativas coletivas nas áreas das artes cênicas - teatro, dança, circo e ópera -, da música, do circo tradicional itinerante e da cultura popular e tradicional, assim como constituam o Acervo da Cultura Paraibana.

Havia 130 inscrições até a sexta-feira (22).

3. Edital Wills Leal – Premiação de 300 vídeo-biografias para reconhecer, valorizar, registrar e compartilhar o trabalho de artistas compreendidos como: artistas solo, artistas de rua, mestres e mestras da cultura, técnicos e técnicas e produtores e produtoras culturais, cujas trajetórias contribuem para a identidade cultural da Paraíba nos diversos segmentos de teatro, dança, circo, cultura popular, cultura tradicional, música, audiovisual, literatura, artesanato, artes visuais, entre outros.

Este edital já acumulou 576 inscrições até a sexta-feira (22)

4. Edital Hermano José – Premiação de 730 obras físicas de artesanato, habilidades manuais, artes visuais, fotografia e literatura (livros e cordéis) objetivando valorizar, registrar e compartilhar o trabalho desenvolvido por artesãos e artesãs, artistas visuais, fotógrafos e fotógrafas, escritores, escritoras e cordelistas, assim como constituir o Acervo da Cultura Paraibana.

Matéria Editada por Severino Antonio (bibiu).

Original do site da Secretaria da Cultura do Estado da Paraiba


domingo, 17 de outubro de 2021

MAIS UM FILME PRODUZIDO NO BREJO PARAIBANO É SELECIONADO PARA O FESTISSAURO DE SOUSA

DESTA FEITA O FILME "SERÁ QUE ELE VOLTA" ESTÁ NA LISTA DE SELECIONADOS

MAIS UM FILME DE SUCESSO PRODUZIDO NO BREJO PARAIBANO

Na tarde de ontem (15) foi divulgado a lista dos filmes selecionados para o V Festissauro, o Festival de cinema da cidade de Sousa, e entre eles está o curta-metragem "Será que ele volta?", produzido na cidade de Guarabira em 2019, com direção de Roberto Di Freitas.

Sinopse: "O Presídio João Bosco de Guarabira não será mais o outro lar da vida de Kléber (interpretado pelo ator Marcelo Félix) pois a notícia de sua liberdade plena permite o reencontro com sua mãe Dona Cilene (interpretada pela atriz Vera Granjeiro) e também com a vida em sociedade, trazendo à tona a situação de sua ressocialização cidadã, sendo este o tema central desse curta-metragem. Dirigido por Roberto Di Freitas, o filme mergulha nas condições da relação afetuosa entre mãe e filho, que traz uma preocupação conflitante da mãe com seu filho quando ela percebe que ele está com amizade com seu amigo de infância, o traficante Cadinho (interpretado pelo ator Zenildo Marques). Diante dessa situação que vai se apresentando para a vida da mãe, de que seu filho está quase arrastado novamente para o mundo do tráfico."

O FESTISSAURO DE SOUSA CONTINUA SENDO SUCESSO DE PÚBLICO E DE CRÍTICA

O curta metragem também já participou de diversos festivais, como a 15? edição do Comunicurtas o Festival InterArtes realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e também na grade de filmes selecionados pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Cultura, para o evento CulturaPB na Web em 2020. O sucesso não poderia ficar restrito apenas a editais, quando a função do artista é proporcionar arte a toda e qualquer pessoa, por isso o curta metragem também foi exibido em todas as escolas públicas municipais e estaduais de nível fundamental II e médio da cidade de Guarabira, fazendo merecer o voto de aplauso concedido nas assembleias legislativas municipal de Guarabira e estadual da Paraíba.

Por MALU TEIXEIRA - Edição de Severino Antonio (bibiu) - ZAP - 9 9369 3233

Original do Site Folha do Brejo

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

CAIANA DOS CRIOULOS INAUGURA O PALHOÇÃO DO COCO E DA CIRANDA

 

O Brejo Paraibano se prepara para o lançamento de mais um produto turístico e cultural na Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande. 


A Festa do Coco em Caiana dos Crioulos marca a inauguração do Palhoção do Coco e Ciranda Mestre João Maria e a retomada das atividades culturais na comunidade, em uma programação cultural com música, dança, artesanato e culinária tradicional. 


O evento acontecerá no próximo domingo (17/10), a partir das 9h, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança para acolher grupos de amigos e famílias que desejam vivenciar uma experiência cultural única. 

A Festa do Coco em Caiana dos Crioulos é uma realização do Restaurante Rita de Chicó, em parceria com AACADE, SEBRAE e diversos outros apoiadores.


Original do blog Alagoinha em Foco