domingo, 9 de outubro de 2022

MARIA DA SOLEDADE COMEMORA 80 ANOS DE VIOLA, REPENTE, POESIA E LUTAS FEMINISTAS AO LADO DE PARENTES E AMIGOS.

MARIA DA SOLEDADE e WEDJA MILENA, AS
ANIVERSARIANTES DO DIA - PARABÉNS!

Aconteceu neste sábado, dia 08, no bistrô Maria da Pá Virada, em sua cidade natal, Alagoa Grande, a festa de aniversário de 80 anos da repentista e violeira, Maria da Soledade Leite, a famosa Soledade Violeira, e de sua netinha, Wedja Milena que na ocasião comemorou também a passagem de seus 17 Anos.

 Soledade, que ora concorre ao título de Mestra da Cultura Paraibana através da Lei Canhoto da Paraiba, é conhecida em todo o Nordeste e já cantou inclusive para altas autoridades da república como Ministras e até o ex-presidente Lula. É detentora de vários prêmios, comendas e vencedora de vários festivais de Violas geralmente ao lado de sua parceira de mais de 40 anos, a não menos famosa, Repentista Minervina Ferreira natural da cidade de Cuité.

 HOMENAGEM DA DEPUTADA ESTADUAL ESTELA BEZERRA Á  MARIA DA SOLEDADE

 Nesta noite há muito sonhada por Soledade, os Artistas de várias vertentes como Repentistas, Músicos, Artesãos, Poetisas, Cordelistas, Escritores, Jornalistas, etc, vieram homenagear a Velha Guerreira Feminista.   Coube a Deputada Estadual Estela Bezerra, abrir os discursos de homenagem.  A mesma que esteve acompanhada da Drª Gilberta Soares, ex-Secretária da Mulher e da Diversidade Humana do Governo do Estado, da Secretária Laurita e de Drª Fernanda, da Fundação Casa de José Américo, discorreu toda uma trajetória de vida e amizade de mais de 30 anos entre Ela e Soledade, emocionando a todos e todas presentes.  

 Teve ainda as homenagens do Escritor José Avelar Freire que esteve no local acompanhado de sua esposa Profª Diana Avelar, como também o discurso de homenagem do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Wamberto do Nascimento, que esteve acompanhado de parte da Diretoria do Sindicato a exemplo de sua irmã Nice Silva e outros diretores.  

SOLEDADE 80 ANOS - HOMENAGEM DO REPENTISTA BIU CARDOSO

 A festa realizada no mais aconchegante ambiente festivo da cidade, o bistrô Maria da Pá Virada, um misto de ambiente rural e urbano, em um de seus espaços, os Repentistas Severino Cardoso, Fabiane Ribeiro (maranhense), Severino Constantino e Mateus Ferreira, se revezaram em lindos Motes dedicados a aniversariante.  Já a Cordelista Claudete Gomes, da Academia de Cordel do Vale do Mamanguape, encantou os presentes com lindos versos de improviso e anunciou que em breve será publicado um Cordel contando a vida de Soledade.   Uma realização das Marias do Cordel e da UEPB.  

MOMENTO DA PARTILHA DO BOLO - PURA EMOÇÃO

 O ponto alto da festa foi a exibição de um vídeo com homenagens de amigos e parentes que estão em outras cidades longe da homenageada.  Neste momento, a netinha de Soledade, a jovem Violinista Wedja Milena, que por sinal também estava sendo homenageada pela passagem de seus 17 anos de vida, tocou em seu violino a canção “Parabéns para Você” fazendo Soledade brotar lágrimas de emoção e alegria.

SOLEDADE E SUA FILHA ELMA LEITE

 Em seguida as filhas Elma Leite e Telma Leite, os netos Welison, Joélita, Joelaine e Joênia, os bisnetos Yuri Guilherme e Yasmim e os genros Josimar e Nino, entregaram lindas rosas regadas a muitos beijos, abraços e emoções com os aplausos dos presentes.  Como o esperado, Soledade estava visivelmente emocionada e muito feliz. 

 Mas tiveram mais e mais momentos emocionantes como o da partilha do bolo onde todos e todas cantaram a uma só voz o Parabéns para Você.  Um lindo e emocionante momento a altura desta guerreira mestra que ao longo dos 80 anos de vida deu e continua dando tanta vida e alegria para muitos que trilharam seu exemplo de luta, dignidade e cidadania.

SOLEDADE AO LADO DE AMIGOS QUE VIERAM LHE 
PARABENIZAR PELA PASSAGEM DE SEUS 80 ANOS

 Diversas outras homenagens foram dirigidas a aniversariante através das mídias sociais a exemplo de bela declamação oferecida pela Poetisa Cordelista Toinha do Assaré; do Repentista Rogério Menezes, Antônio Costa, Minervina Ferreira, Paulo Cruz, das Jornalistas Raquel Baster e Tamires Dyza que anunciou na ocasião que em breve será lançado um filme de curta metragem enfocando fatos da vida da Repentista octogenária. 

MARIANA TAMIRES, SEVERINO (bibiu), DEP ESTELA BEZERRA
 e a JORNALISTA TAMIRES DYZA

 Estiveram presentes na festa de homenagem a Soledade, diversos outros amigos e amigas a exemplo do Sr. JOÃO BEZERRA (Alagoinha), ORQUESTRA DE PANDEIRO, ARTESÃS, MOVIMENTO DE MULHERES DO BREJO, DRA MARIA JOSE DE LIMA, SOBRAL e Prof.ª MARILENE, Profª NICE BRITO, as FILHAS da saudosa LUZIA do MMT, DONA TOINHA, AILDA, IZABEL CRISTINA, IVAN CASTRO E ESPOSA, IZAILTO CASTRO E ESPOSA, MAZÉ Agente de Saúde e muitos outros amigos e amigas.

BISTRÔ MARIA DA PÁ VIRADA - UM CENÁRIO A PARTE

 A apresentação do evento coube ao Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antônio – bibiu, que esteve acompanhado de sua esposa Irnar Francisca e de sua filha Mariana Tamires.  Ao final todos se postaram a cantar e a desejar felicidades e muitos e muitos anos de vida para esta mulher que é símbolo de Cultura e exemplo de Cidadania para todos e todas que continuam admirando e enaltecendo a nossa querida “Soledade Repentista”.  Parabéns, parabéns.

 Matéria Editada por  Severino Antonio - bibiu


ARTE EM HOMENAGEM A MARIA DA SOLEDADE











REPENTISTA MARIA DA SOLEDADE - 
80 ANOS DE POESIA E LUTAS