VEJA AS ATRAÇÕES DA FESTA DA PADROEIRA DE ALAGOA GRANDE, PB, 2023

 

Dorgival Dantas, Eric Land, Henry Freitas, Filipe Santos, Filipe Mello e Marocas do Forró são as atrações confirmadas para a festa, que acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023. Os shows acontecem no Largo do Mercado Público com início às 21:00h.

VEJA AS ATRAÇÕES: 

Dia 10 - Henry Freitas, Filipe Santos e Marocas do Forró 

Dia 11 - Dorgival Dantas, Eric Land e Filipe Mello

 

Matéria originada do BLOG DO RILDO

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

EM ALAGOA GRANDE A AFRORRÓ REPASSA AO SECRETÁRIO MARCELO FÉLIX, DOCUMENTOS CONTENDO PROPOSTAS PARA A GESTÃO CULTURAL.

 

MARCELO RECEBE PROPOSTAS CULTURAIS DA AFRORRÓ
E DO CONSELHEIRO DA CULTURA SEVERINO-BIBIU

A Associação dos Artistas de Alagoa Grande – AFRORRÓ – esteve reunida com a Secretaria da Cultura e do Turismo de Alagoa Grande na pessoa do Secretário Marcelo Félix, quando na oportunidade recebeu das mãos de sua presidente a Mestra da Cultura Paraibana Soledade Repentista, vários documentos contendo uma série de propostas que espera serem apreciadas e se possível executadas na nova fase da gestão cultural da terra de Jackson do Pandeiro.

Propostas como a criação do Conselho Municipal da Cultura, do fundo Municipal da Cultura, Elaboração do Calendário de Eventos da Cidade, Realização de Concurso Público para a Secult-AG, criação da Bolsa Artística Jackson do Pandeiro para ajudar aos artistas em estado de vulnerabilidade social, a criação do Calçadão do Beco da Rua do Rio, diálogos efetivos sobre a Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc com a sociedade civil cultural e muitas outras propostas que foram repassadas para o Secretário.  (Veja abaixo um dos documentos recebidos pelo Secretário).   


AS PROPOSTAS DA AFRORRÓ VISAM
ESTRUTURAR E DEMOCRATIZAR O 
SISTEMA DE CULTURA DE ALAGOA GRANDE

A referida audiência teve a presença também do Conselheiro Estadual da Cultura, ativista Severino Antonio – bibiu, que fez ver ao Secretário da importância de se criar o Sistema Municipal da Cultura, chamar a Conferência municipal da Cultura e democratizar as ações do Orçamento Municipal da Cultura bem como os recursos da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc

O Secretário Marcelo, foi bastante receptivo para com as propostas da AFRORRÓ e complementou avisando que depois do Carnaval irá realizar reuniões com os Artistas e Fazedores de Cultura para lançar um “plano de ações Culturais voltados para os últimos dois anos de Governo da atual gestão”.  Este plano, segundo Marcelo, será fruto de intenso debate com a classe artística.

    
                    MARIA DA SOLEDADE - PRESIDENTE DA AFRORRÓ                     E MESTRA  DA CULTURA DA PARAIBA.

 A AFRORRÓ declara que foi bem recebida pelo Secretário Marcelo Félix que ocupa a pasta pela segunda vez.  Entende que são inúmeros os desafios a serem enfrentados, mas que com boa vontade, capacidade, diálogo e a participação da classe artística, muitas dificuldades serão amenizadas.  Para este novo tempo da Cultura alagoagrandense, a AFRORRÓ se colocou à disposição para selar parcerias com a Secretaria no intuito de fazer chegar a todos os artistas alagoagrandenses, os frutos de todas as ações culturais e todos os recursos que serão carreados para o município em breve tempo.

Enquanto Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antonio – bibiu, mostrou as conquistas obtidas em seu mandato como por exemplo a vitória conquistada para Dona Edite do Coco e Maria da Soledade que se transformaram em Mestras da Cultura paraibana, a inclusão de Cida de Caiana como Conselheira ouvinte no Conselho Estadual da Cultura, as vitórias de diversos projetos do município na Lei Aldir Blanc, etc.  Bibiu se colocou como porta voz das propostas de Alagoa Grande perante o Conselho Estadual da Cultura e de outras autoridades que possam contribuir com o desenvolvimento Cultural da terra de Margarida.

Matéria editada por Severino Antônio - bibiu (83-99369 3233).  


SOLEDADE ENTREGA UM DE SEUS PREMIADOS CORDÉIS
AO SECRETARIO DA CULTURA, MARCELO FÉLIX

domingo, 15 de janeiro de 2023

POR UM NOVO SECRETÁRIO(A) DA CULTURA PARA A PARAIBA – CARTA DO MOVIMENTO CULTURAL AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO

O MOVIMENTO CULTURAL LUTA PARA QUE O GOVERNADOR
ACEITE E DIALOGUE O CONTEÚDO DAS PROPOSTAS OFERECIDAS

 Preocupado com a gestão da Secretaria da Cultura da Paraiba que ora não corresponde aos anseios da maioria dos Artistas, fazedores de Cultura, gestores, ativistas culturais, etc, a organização “Fórum dos Fóruns” que engloba dezenas de entidades representativas da Cultura paraibana, promoveu uma série de reuniões e debates entre seus pares e concluiu pela construção de uma Carta que está sendo endereçada ao Governador João Azevedo, contendo a mesma, sugestões na busca por “Um perfil de Secretário(a) da Cultura da Paraiba”.  

 Segundo os dirigentes do “Fórum dos Fóruns”, o objetivo é contribuir com o avanço da gestão da Cultura paraibana a colocando em um novo tempo sintonizada com as mudanças que virão com a recriação do Ministério da Cultura pelo Governo Lula, pelo fortalecimento institucional deste órgão e pela implantação de uma via permanente de diálogo entre a Secretaria e as representações artísticas da Sociedade Civil.

A CARTA TAMBÉM FOI BEM RECEBIDA
PELO VICE-GOVERNADOR LUCAS RIBEIRO

 Dentre as principais propostas oferecidas ao Executivo, destacamos a referente a escolha de um Secretário(a) que tenha mais disposição para o diálogo, respeitando a importância dos Fóruns, das Redes e até do Conselho Estadual da Cultura, cujo potencial colaborativo não vem recebendo a devida atenção por parte do atual gestor.

 Itens como competência e domínio da gestão de políticas públicas; que seja capaz de liderar os principais debates acerca da agenda da cultura no Consórcio Nordeste e no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; que compreenda, valorize e invista na profissionalização do setor cultural como meta para a consolidação das profissões que abastecerão a cadeia produtiva da cultura; que respeite, valorize e fomente os agentes e expressões culturais que sustentam a diversidade cultural e movimentam o setor em seus municípios; por um(a) gestor(a) que tenha empatia, sem elitismo, que mergulhe na Cultura interiorana dialogando e respeitando os agentes e a sua diversidade cultural e outras qualidades e competências contidas na referida carta. (link de acesso a mesma segue anexo). 

POR FALTA DE DIÁLOGO, O ATUAL SECRETÁRIO TEM
CRIADO DIVERSOS PROBLEMAS COM O MOVIMENTO
CULTURAL - ATÉ A JUSTIÇA JA FOI ACIONADA

 Segundo o “Fórum dos Fóruns”, é desse perfil que se espera a implementação da reformulação integral do FIC Augusto dos Anjos; a criação de um novo mecanismo de fomento e financiamento; que o mesmo(a) lute pela reformulação da Lei dos Mestres Canhoto da Paraiba, que lute pela realização de eventos regionais representativos da Cultura local, que utilize do potencial de nossa cultura para a contribuição sustentável do desenvolvimento da Paraíba.

 A nossa diversidade cultural pode contribuir de forma decisiva para um novo modelo de Desenvolvimento pois a mesma utiliza de Recursos Humanos e Criatividade gerando produtos e serviços inesgotáveis, que têm uma demanda permanente e crescente, não produz impacto ambiental e alimenta transversalmente uma vasta cadeia econômica como o Turismo, o Comércio, os Serviços e muitos outros.  

A CARTA VISA APENAS CONTRIBUIR
PARA QUE A GESTÃO DA SECULT/PB
SEJA VOLTADA PARA O NOVO TEMPO
DE DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO

 A Cultura também é um fator de desenvolvimento e agregação social e pode contribuir para o fortalecimento de nossa sociedade, tão dividida no momento pelo conteúdo político imposta sobre ela de maneira equivocada. Por isto, “esperamos que a SECULT/PB entenda que os recursos da mesma devem ser investidos na busca, fomento e produção cultural voltada para a demanda deste novo tempo e não apenas uma promotora de eventos tópicos sem nada contribuir na construção das políticas públicas permanentes que tanto necessitamos” relata a carta do “Fórum dos Fóruns”.

 É buscando levar ao Governador João Azevedo que ora trabalha na construção de uma atualizada equipe de trabalho, que pretendemos fazer chegar ao mesmo a nossa insatisfação com o gestor cultural atual e a nossa esperança de que com uma gestão focada nas demandas deste novo tempo, a nossa Cultura possa vir a contribuir com o desenvolvimento da Paraiba gerando Emprego, Renda, coesão social e cidadania plena.

 Para alcançarmos estes objetivos, necessitamos apenas de um Gestor que veja e administre a nossa Cultura como fator contributivo para um novo modelo de desenvolvimento econômico, social e mantenedor de nossos laços e traços culturais que fazem de nossa Paraíba um dos estados que têm oferecido ao longo do tempo, uma boa qualidade de vida para nosso povo.

CONHEÇA O CONTEÚDO DA CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM DOS FÓRUNS E ASSINE TAMBÉM A MESMA ACESSANDO - AQUI - NESTE LINK

 Matéria editada por  Severino Antônio (bibiu) - Ativista Cultural do Brejo Paraibano - Fone/Zap: 9 9369 3233


quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

CANTORA E COMPOSITORA RITA DE CÁSSIA FALECEU - O FORRÓ NORDESTINO ESTÁ DE LUTO

 

RITA DE CÁSSIA - UMA DAS MAIORES ESTRELAS DA 
MÚSICA NORDESTINA - FALECEU EM 03/01/2023

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu nesta terça-feira (3) em Fortaleza. Rita foi internada no mesmo dia em um hospital particular da capital cearense. Conforme o empresário da artista, Fernando Ivo, ela faleceu em decorrência de uma fibrose cística.

Rita de Cássia é conhecida como uma das principais compositoras do forró, tendo suas músicas gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. É dele composições como "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Saga de um Vaqueiro" e "Jeito de Amar".

Por meio das redes sociais, artistas como a cantora Taty Girl lamentaram a morte de Rita de Cássia. "Não consigo acreditar. #ForródeLuto. Descanse minha poeta", postou.


CLIQUE NO PLAY ACIMA E ESCUTE UM DOS MAIS BONITOS SHOWS DE RITINHA

RITA DE CÁSSIA – foi por muito tempo, principalmente no final dos anos 80, a principal compositora dos sucessos da banda Mastruz com Leite, Cavalo de Pau e muitas outras que revolucionaram as noites de São João com o revolucionário Forró de Plástico que mudou a história do forró no Nordeste.

Edição da matéria de Severino Antônio - bibiu

HOMENAGEM DO BLOG – CULTURA DO BREJO A ESTA ESTRELA DE NOSSA MÚSICA QUE DEUS CHAMOU CEDO PARA SÍ.  FICA A TUA LUZ ENTRE NÓS.