Fruto de uma emenda do deputado João Bosco Carneiro, aconteceu recentemente (10/11/2024) em Alagoa Grande, o “1º Encontro das Mestras Cirandeiras” da Paraíba em um momento de emoção e celebração pois pela primeira vez se encontraram VÓ MERA e DONA EDITE DO COCO em solo alagoagrandense, terra de Margarida Alves, Jackson do Pandeiro e do Quilombo de Caiana dos Crioulos.
E o palco deste memorável encontro não poderia ser outro que não fosse a Praça Jackson do Pandeiro, o famoso “largo de Teatro Santa Ignez”. Foi uma noite memorável onde rolou do que temos de melhor de nossa música de Raiz: “Ciranda, Coco de Roda, Capoeira, Samba de Terreiro”, etc, etc.
Na oportunidade Vó Mera confirmou que é natural do Município de Alagoinha, mas que viveu por longos anos no Distrito de Canafístula de Alagoa Grande. Vó mera veio acompanhada de “AS NETINHAS” e terminou por convidar todos os presentes para a grande festa de seu aniversário que acontecerá no dia 1º de Dezembro em uma memorável noite que acontecerá no espaço cultural da ENERGISA em João Pessoa.
No final da noite, aconteceu o momento mais esperado que foi quando Vó Mera convidou dona Edite do Coco para subir ao palco para o número final. E realmente foi um dos momentos mais marcantes da Cultura paraibana. Cantaram juntas as duas mestras a uma só voz o clássico “quem parte leva saudade...”.
Este marcante evento aconteceu graças a uma articulação do ativista cultural Bibiu do Jatobá junto ao Deputado João Bosco Carneiro Junior que destinou uma emenda parlamentar para que a AFRORRÓ – Associação dos Artistas de Alagoa Grande realizasse este e outros shows graças aos recursos advindos da Secretaria da Cultura do Estado.