segunda-feira, 14 de abril de 2025

NASCE A PARAITURR - EMPRESA PARAIBANA VOLTADA PARA ALAVANCAR O TURISMO RURAL

 

A PARAITURR SE VOLTA PARA ALAVANCAR
O TURISMO RURAL DA PARAIBA

A expectativa é que a PARAITURR atue como uma entidade estratégica para transformar o turismo rural em um vetor de desenvolvimento local

 A Paraíba acaba de dar um importante passo para o fortalecimento do turismo rural. Foi oficialmente criada a Associação Paraibana de Turismo Rural (PARAITURR), com aprovação do estatuto e eleição da sua primeira diretoria.

A iniciativa, que vem sendo articulada há alguns meses com o apoio do Sebrae-PB, tem como objetivo organizar e potencializar o setor em todo o estado, promovendo o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas nas zonas rurais.

 A eleição da diretoria ocorreu durante reunião com empreendedores de diversas regiões da Paraíba. A composição do grupo dirigente foi orientada pela gestora de Turismo Rural do Sebrae, Regina Amorim, que indicou nomes com representatividade regional e atuação consolidada no setor. 

Por votação nominal e unânime, o empresário Leonaldo de Andrade Alves foi eleito presidente da associação para o biênio 2025–2027. "A criação da PARAITURR é uma conquista coletiva. Vamos trabalhar para estruturar a associação, ampliar a rede de associados e fortalecer o turismo rural paraibano com base nas potencialidades de cada região. A partir disso, teremos mais acesso às políticas públicas nacionais voltadas para o setor, por meio da ABRATURR", afirmou Leonaldo de Andrade Alves.

O TURISMO RURAL PODE CONTRIBUIR COM
O DESENVOLVIMENTO DO SETOR RURAL PARAIBANO

 A expectativa é que a PARAITURR atue como uma entidade estratégica para transformar o turismo rural em um vetor de desenvolvimento local

Durante o processo de constituição da entidade, foi aprovado o Estatuto Social da Associação Paraibana de Turismo Rural – PARAITURR, documento que estabelece os princípios, objetivos e diretrizes de funcionamento da associação. O estatuto define a estrutura organizacional da entidade, as formas de associação, o funcionamento da Assembleia Geral, bem como as atribuições da Diretoria e dos Conselhos, assegurando transparência e organização institucional desde a sua fundação.

 A 1ª Diretoria da PARAITURR é formada por representantes de diversas regiões turísticas da Paraíba:

 Diretoria Executiva

Presidente: Leonaldo Andrade (Brejo) – Professor aposentado da UFPB, sócio da Pousada Villa Real e do Hotel Villa do Império, presidente da ATURA.

Vice-Presidente: Edson Calado (Seridó) – Restaurante Rural Olho D’Água das Onças – Picuí.

1º Secretário: Sergeano Xavier (Cariri) – Pousada Rural Matuto Sonhador – Cabaceiras.

2ª Secretária: Samanda Silva Xavier (Vale do Piancó) – Ecoturismo em Santana dos Garrotes.

1ª Tesoureira: Cristina Freire de Araújo (Vale do Mamanguape) – Restaurante Rural O Cangaço.

2º Tesoureiro: Ricardo Câmara (Curimataú) – Agência Araruna Adventure.

Conselho Fiscal

Nadilson Vieira Valentim (Cariri) – Camping Rural Lajedo do Marinho – Boqueirão.

Karol Limeira (Vale do Mamanguape) – Hotel-Fazenda Camaratuba – Mamanguape.

Dra. Emília (Trilha dos Potiguara) – Pousada Rural Rancho Alegre – Mataraca.

Conselho Deliberativo

Maria Júlia Baracho (Brejo) – Hotel e Engenho Triunfo – Areia.

Clair Leitão (Vale do Paraíba) – Restaurante Rural Engenho Maravalha.

Luciana Sales Alves (Vale dos Sertões) – Agência Ronildo Receptivo – Catolé do Rocha.

Maria das Neves Silva (Costa das Falésias) – Shopping Rural Doces Tambaba – Conde.

Gerlândia Costa (Vale dos Dinossauros) – Restaurante Mirante – Distrito de São Gonçalo – Sousa.

 Regina Amorim, Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraiba, destacou a importância da criação da associação: “O turismo rural na Paraíba dá um passo assertivo com a criação da PARAITURR. A representatividade e a maturidade dos empreendedores do turismo rural contribuem para essa evolução de forma colaborativa, integrando todos os negócios do turismo rural em todas as regiões do estado. Certamente, projetos inovadores estarão na pauta das ações prioritárias, sempre considerando a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural. ”

 Com a formalização da diretoria, os próximos passos envolvem o registro legal da associação, o início da captação de associados e a elaboração de um plano de ação que contemple projetos estruturantes, eventos e parcerias que promovam o desenvolvimento do turismo rural no estado.

A expectativa é que a PARAITURR atue como uma entidade estratégica para transformar o turismo rural em um vetor de desenvolvimento local, respeitando as características culturais e ambientais de cada região da Paraíba.

Fonte da Matéria: PORTAL VALE NOTÍCIA

Edição de Severino Antônio (bibiu) - Alagoa Grande, PB - 9 9369 3233

 

sexta-feira, 4 de abril de 2025

LITERATURA DE CORDEL É MAIS UM PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA PARAIBA

 

CAPA DE UM DOS FAMOSOS CORDÉIS DA
REPENTISTA MARIA DA SOLEDADE
VENCEDOR DO EDITAL ALDIR BLANC/PB

A Literatura de Cordel agora é patrimônio cultural imaterial da Paraíba. Uma lei, de autoria da deputada Cida Ramos (PT), foi publicada nesta terça-feira (2) e reconhece a importância do cordel como manifestação artística para a identidade e cultura paraibana.

Quando apresentou o projeto, a deputada afirmou que ele “representa não apenas uma valorização da herança cultural do estado, mas também um compromisso com a preservação, a educação e a valorização das tradições populares que formam a essência da identidade paraibana.”

Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial brasileiro

SOBRE A LITERATURA DE CORDÉL

No início do século XX, quando a literatura de cordel se consolidou como um sistema editorial próprio, os poetas desenvolveram um modo particular de comercializar seus livros nos mercados e feiras livres. Carregavam consigo os exemplares e montavam uma banca em que os folhetos eram exibidos (por esse motivo os poetas da literatura de cordel também são chamados de poetas de bancada).

Para atrair curiosos e compradores, os poetas costumavam cantar em voz alta trechos dos poemas, contando dramas, tragédias, romances e sátiras. No momento mais importante da narrativa – quando o desfecho da história de aproximava – o canto era interrompido e o final da história só poderia ser conhecido por aqueles que comprassem o folheto. Assim, a métrica perfeita era a condição para que o poeta pudesse exercer sua performance com maestria diante do público.

 Original do Mais PB

Edição de bibiu do jatobá

domingo, 16 de março de 2025

NOTA DE REPÚDIO DA ASFORRÓ (Associação dos Forrozeiros da Paraíba) REPERCUTE NA GRANDE IMPRENSA

 

O GRUPO MUSICAL "OS FILHOS DE JACKSON" BEM QUE PODERIA SER
 UM DOS GRUPOS MUSICAIS A INTEGRAREM A FESTA DO SÃO JOÃO
DE PATOS OU DE QUALQUER EVENTO JUNINO DO NORDESTE

O portal WSCOM, do Jornalista Walter Santos, uma das fontes mais confiável do jornalismo paraibano, reverberou a nota de protesto da ASFORRÓ que, fazendo suas as palavras da maioria dos Artistas Forrozeiros da Paraíba, que se sentem traídos e indignados com a Grade de Programação que a prefeitura de Patos divulgou relativa ao São João 2025 do Município.

Noticiou assim o Portal WSCOM:

“A Associação dos Forrozeiros da Paraíba (Asforró/pb) manifestou, por meio de nota, repúdio à programação do São João 2025 de Patos, no Sertão da Paraíba. O grupo critica a ausência de artistas ligados ao forró tradicional na grade de atrações do evento, considerado um dos mais importantes do estado.

Segundo a entidade, a festa tem se distanciado da cultura nordestina ao longo dos anos, deixando de valorizar nomes emblemáticos do gênero. A Asforro/pb cita diversos artistas paraibanos e nordestinos que poderiam compor a programação, como Elba Ramalho, Flávio José, Ton Oliveira, Amazan, Trio Nordestino, Petrúcio Amorim e Alceu Valença.

“A crueldade que os gestores fazem com a nossa identidade nordestina é deplorável, desumana e presta o pior serviço educacional para o seu povo”, afirma a nota.

A associação também rebate o argumento de que o forró autêntico não atrai público e movimenta menos a economia. Como exemplo, menciona o sucesso do “Forró Verão”, projeto realizado na orla de João Pessoa, que reuniu milhares de pessoas em apresentações voltadas ao forró tradicional”.

A AFRORRÓ (ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS, PRODUTORES, DIVULGADORES E DEFENSORES DA  CULTURA DE ALAGOA GRANDE E DA OBRA DE JACKSON DO PANDEIRO) se solidariza com todos os Forrozeiros da Paraíba e faz também sua a nota de repúdio da coirmã ASFORRÓ.

VEJA A NOTA DE REPÚDIO DA ASFORRÓ



Isso é o São João de Patos
Ou Festival de Barretos?
Cadê os foles dos guetos
Animando os mais sensatos?
Patos não é o sertão
Onde havia a tradição
Do Forró Arrasta-Pé?
Se rendeu ao capital...
Pode ser um Festival,
Mas claro, São João não é!

(Poeta João Patrício)

Matéria editada por Severino Antônio - bibiu do jatobá 
Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro. 
Contato Zap - 83 - 99369 3233


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

domingo, 19 de janeiro de 2025

“SANGUE SOLIDÁRIO”, LEI DO DEPUTADO JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR, É SANCIONADA PELO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO.

 

Proposta do Deputado João Bosco Carneiro Junior se transforma em proposta de Lei e finalmente é aprovada pelo Governador do Estado. A ideia era transformar o trote universitário em uma ação que salvasse vidas e fortalecesse a solidariedade no nosso estado.

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), sancionou a Lei Nº 13.552, de autoria do deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior (Republicanos). A iniciativa institui o Selo Sangue Solidário, que será concedido a instituições de ensino superior que realizarem campanhas de doação de sangue em parceria com o Hemocentro da Paraíba.

Com essa lei, criamos o Selo Sangue Solidário, uma iniciativa para incentivar universidades, centros universitários e faculdades a organizarem campanhas de doação de sangue em parceria com o Hemocentro da Paraíba.

Matéria editada por bibiu do jatobá. 




sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

FORROZEIROS AGRADECEM AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO PELO APOIO A CATEGORIA

 


Nota de Agradecimento ao Excelentíssimo Governador da Paraíba, João Azevêdo, e ao Secretário de Cultura, Pedro Daniel de Carli


A Associação Cultural Balaio Nordeste e o Fórum Nacional de Forró, em nome de todos os forrozeiros paraibanos, expressam o mais sincero agradecimento ao Governador João Azevêdo e ao Secretário de Cultura Pedro Daniel de Carli pelo apoio inestimável ao forró, um dos maiores patrimônios culturais do Nordeste. A recente iniciativa de tornar os trios de forró um patrimônio cultural da Paraíba é um marco histórico e reflete o compromisso de sua gestão em preservar e valorizar nossas raízes.

Esse reconhecimento garante a continuidade de uma tradição que move gerações e reforça a importância do forró na identidade paraibana. O gesto demonstra sensibilidade e respeito pela cultura popular, além de fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho de todos os que mantêm viva essa expressão artística tão genuína.

Seguimos juntos, agradecidos e honrados, celebrando o forró como um dos maiores legados da nossa terra.

Muito obrigado!

Associação Cultural Balaio Nordeste, Fórum Nacional de Forró, Associação dos Artistas de Alagoa Grande (AFRORRÓ), Severino Antonio (bibiu) e todos os forrozeiros da Paraíba