quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MUDAR OU NÃO MUDAR A NOSSA BANDEIRA?

          Hoje, 05 de agosto, João Pessoa fará 427 anos. Tem Festa das Neves com atração principal de Zélia Duncan. Mas, terá também um movimento que sairá do casarão 34. Este movimento defende a mudança da atual bandeira da Paraíba. O famoso Nego e o preto e vermelho (o primeiro negativo - Nego e o segundo o sangue e o luto. Vixe! Que coisa).

   Só para historiar um pouco a cerca da origem da nossa atual bandeira. Voltemos aos anos da década de 20 do século passado. Naquela época, o então governador da Paraíba, João Pessoa, se negou a apoiar Júlio Prestes, o candidato da política do café com leite. Ou seja, representantes de Minas e de São Paulo, que detinham o poder da república há vários anos. Daí surgiu o nome de João Pessoa, capital da Paraíba e o Nego na bandeira. Júlio Prestes venceu Getúlio Vargas em uma eleição fraudada. Depois estoura á “revolução “ de 30 e Getúlio chega ao poder.

    Porém, apesar do registro histórico do Nego. Faz-se necessário ressaltar que naquela época, uma pequena província que dependia, extremamente, do governo central se negar a apoiar o seu candidato é um fato importante devido à dependência extrema do Estado para com o poder Federal. Entretanto, a bandeira e a história da Paraíba, não começaram na década de 20. Este período, foi apenas uma parte da história e por isso, não poderia ser considerado como o começo, o nascimento do estado da Paraíba.

    Mudaram a bandeira do Estado e acharam pouco colocaram o nome da capital de João Pessoa. A única capital do Brasil, que tem o nome de um cidadão. Portanto, é necessário se fazer o debate e quiçá realizar um plebiscito com a população para saber sua opinião. Lembrando que na época que mudaram nossa primeira bandeira para o Nego, o luto e o sangue e a capital para João Pessoa, não consultaram ninguém. Foi coisa da elite que dirigia o nosso estado da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário