Só para historiar um pouco a cerca da origem da nossa atual bandeira. Voltemos aos anos da década de 20 do século passado. Naquela época, o então governador da Paraíba, João Pessoa, se negou a apoiar Júlio Prestes, o candidato da política do café com leite. Ou seja, representantes de Minas e de São Paulo, que detinham o poder da república há vários anos. Daí surgiu o nome de João Pessoa, capital da Paraíba e o Nego na bandeira. Júlio Prestes venceu Getúlio Vargas em uma eleição fraudada. Depois estoura á “revolução “ de 30 e Getúlio chega ao poder.
Porém, apesar do registro histórico do Nego. Faz-se necessário ressaltar que naquela época, uma pequena província que dependia, extremamente, do governo central se negar a apoiar o seu candidato é um fato importante devido à dependência extrema do Estado para com o poder Federal. Entretanto, a bandeira e a história da Paraíba, não começaram na década de 20. Este período, foi apenas uma parte da história e por isso, não poderia ser considerado como o começo, o nascimento do estado da Paraíba.
Mudaram a bandeira do Estado e acharam pouco colocaram o nome da capital de João Pessoa. A única capital do Brasil, que tem o nome de um cidadão. Portanto, é necessário se fazer o debate e quiçá realizar um plebiscito com a população para saber sua opinião. Lembrando que na época que mudaram nossa primeira bandeira para o Nego, o luto e o sangue e a capital para João Pessoa, não consultaram ninguém. Foi coisa da elite que dirigia o nosso estado da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário