sábado, 30 de março de 2013

NOTICIAS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS - IBRAM

Mostra reúne xilogravuras de Rubem Grilo no MNBA
"Fast Food", de Rubem GriloEstá em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), na cidade do Rio de Janeiro, a exposição Rubem Grilo – a trajetória do artista – aquisição de 500 obras. A mostra fica em cartaz até 5 de maio e é composta por 123 xilogravuras, de diferentes datas e formatos, que representam um resumo da produção do artista, abrangendo 43 anos de atividade profissional (1971 a 2012).
Rubem Grilo foi contemplado em 2011 pelo Prêmio Marcantonio Vilaça, relativo ao Edital Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais – 2010, da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC). A exposição se insere na etapa conclusiva do projeto premiado, cujo compromisso consiste na transferência de 500 criações para o Gabinete de Gravura do MNBA.
A aquisição atual das 500 criações de Grilo vem se somar a outras 900 gravuras doadas anteriormente por ele ao Museu Nacional de Belas Artes.
Em paralelo à mostra, no dia 14 de abril,  às 15h, será realizado no auditório do museu um debate  gratuito sobre A importância dos acervos públicos e a obra de Rubem Grilo.
O artista – Mineiro de Pouso Alegre, MG, nascido em 1946, mas há muito radicado no Rio de Janeiro, Rubem Grilo realizou as primeiras xilogravuras em 1971. Ilustrou diversos jornais de 1973 a 1985, como Opinião, Movimento, Folhetim (Folha de São Paulo, Pasquim , Retrato do Brasil) entre outros. Criou as vinhetas do Segundo Caderno na reforma gráfica do jornal O Globo, em 1995. Atualmente, é colaborador semanal da Ilustrada (Folha de São Paulo).
Mais informações sobre a exposição pelo telefone (21) 2219.8474.
Museu do Diamante apresenta exposição especial para a Semana Santa
Em comemoração à Semana Santa, o Museu do Diamante (Ibram/MinC) apresenta, até domingo (31), a exposição Memento homo: objetos litúrgicos do séc. XIX, com algumas das alfaias que compõem o acervo do museu, localizado em Diamantina (MG). A mostra também é constituída de pinturas religiosas que representam cenas bíblicas.
O título da exposição refere-se à expressão em latim “Memento homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris“, que significa “Lembra-te homem que és pó e ao pó tornarás”. Além de alertar para a finitude do mundo material, determina o que devemos guardar na memória, fazendo um paralelo com a função de um museu na preservação da identidade humana, para além dos objetos representados.
A exposição está aberta à visitação hoje (28), das 10h às 15; sábado, das 10h às 17h, e domingo das 9h às 13h. Em virtude do feriado, na sexta-feira (29) o museu estará fechado. Mais informações pelo telefone: (38) 3531.1382.
Exposição revisada – Em fevereiro o Museu do Diamante revisou sua exposição de longa duração. A mudança da expografia foi desenvolvida pela equipe do museu como resultado de pesquisas e consultas à documentação do acervo em  bibliotecas e arquivos públicos.
Instalado no prédio tombado que foi a casa do inconfidente padre Rolim, o Museu do Diamante funciona desde 1950 classificando e conservando elementos característicos de jazidas, formações e espécies de diamantes brasileiros, abordando também o desenvolvimento delas e sua influência na economia do país. O diversificado acervo conta com pinturas, esculturas, desenhos, cédulas, moedas, estampas, instrumentos musicais, indumentária, mobiliário, utensílios domésticos e de iluminação.
Saiba mais sobre o Museu do Diamante.
Museu Imperial oferece atividade educativa para escolas de Petrópolis (RJ)
Teve início a edição 2013 do Projeto Petrópolis, desenvolvido pelo Setor de Educação do Museu Imperial (Ibram/MinC) e voltado a estudantes das escolas de Petrópolis (RJ) – onde fica o Museu – que estejam  cursando desde o terceiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.
Exposição "Paisagem Petropolitana"O Projeto Petrópolis teve início em 2001 e a cada edição é explorado um tema com o objetivo de apresentar aos participantes diferentes aspectos da história da cidade. Este ano, a temática são as representações de Petrópolis feitas por artistas do século XIX e disponíveis na exposição temporária “Paisagem petropolitana” (foto ao lado), inaugurada no dia 16 de março.
Ao analisar os diferentes ângulos da paisagem petropolitana no século XIX, retratados pelo olhar de importantes pintores, fotógrafos, desenhistas, litógrafos e escritores daquele período, o trabalho pretende levar estudantes e professores a perceberem, sob uma perspectiva estética e reflexiva, as transformações que a cidade sofreu ao longo dos anos.
A edição 2013 do Projeto Petrópolis está disponível até 12 de julho e a participação é gratuita, tanto para escolas públicas quanto particulares. As escolas interessadas podem fazer o agendamento pelo telefone (24) 2245.7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30. O projeto acontece de terça a sexta-feira, com horários a partir das 11h. Mais informações na página do Museu Imperial.
Museu do Ouro (MG) lança blog
Agora é possível acessar as informações sobre o Museu do Ouro (Ibram/MinC), localizado em Sabará – MG, com mais facilidade a partir do novo blog da instituição: http://museudoouro.wordpress.com.
Neste novo espaço virtual é possível fazer o pré-agendamento online da visita, visualizar imagens do acervo e conseguir mais informações sobre o Museu e seus horários e serviços. Também é possível ver vídeos diversos e fotos antigas do edifício histórico, que era a antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará e foi transformado em museu em 1945.
O Museu do Ouro possui um acervo de 749 objetos, constituídos de mobiliário, armaria, porcelanas, imaginária religiosa e objetos ligados à prática da mineração (séculos XVIII e XIX). Há também um arquivo histórico e uma biblioteca, localizados na Casa de Borba Gato, edificação do século XVIII. Fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 12h às 17h. Visite o blog do Museu do Ouro.
Últimos dias da exposição “A Arte e o Sagrado” no Museu Casa dos Ottoni (MG)
Exposição "A Arte e o Sagrado"A Exposição A arte e o sagrado está aberta ao público até este domingo (31) no Museu Regional Casa dos Ottoni (MRCO/Ibram), na cidade do Serro (MG).
São 20 imagens sacras confeccionadas pelo artista plástico Claudio Luciano Ferreira a partir de técnicas que envolvem a utilização de materiais recicláveis como isopor, papelão, jornal e biscuit. A produção do artista, que iniciou seu trabalho na década de 1980, é reconhecida em toda a região do Serro, distritos e municípios vizinhos.
A exposição busca dialogar com o acervo de imagens sacras do museu, que tem fundamental importância para a história e para a tradição barroca e colonial da cidade do Serro.  Um dos objetivos é chamar a atenção dos visitantes para a valorização do patrimônio histórico da cidade.
O MRCO localiza-se à Praça Cristiano Ottoni, 72 – Praia. As visitas podem ser feitas de hoje a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 8h às 12h. Outras informações pelo telefone (38) 3541.1440 ou pelo endereço eletrônico mrco@museus.gov.br.
Governo espanhol abre inscrições para bolsas de cursos relacionadas à Cultura
O governo espanhol, por meio da Secretaria de Estado de Cultura da Espanha abriu duas convocatórias para profissionais ibero-americanos do setor cultural. As inscrições para as ajudas do Programa Iberex vão até 15 de abril. Já as bolsas de patrimônio cultural da Endesa aceitam projetos até as 12h do dia 22 de abril.
O Programa Iberex para atividades de formação de jovens profissionais ibero-americanos do setor cultural oferece quatro opções de curso e seis opções de vivência em museus espanhóis. Podem participar pessoas com menos de 40 anos (considerando os aniversários de 2013) e que tenham nacionalidade de países ibero-americanos, entre eles o Brasil (exceto os residentes na Espanha). As ajudas consistem em alojamento e manutenção da Residência de Estudantes de Madri, além de seguro médico e farmacêutico.
A 15ª Convocatória de Bolsas Endesa de Patrimônio Cultural para a Ibero-América tem a colaboração do Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha e tem como objeto a vivência em projetos de museus e instituições ligadas ao ministério espanhol, como a Biblioteca Nacional da Espanha, o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, o Museu do Prado, entre outros. Serão selecionados até nove projetos para serem executados durante nove meses (de 1º de outubro de 2013 a 27 de julho de 2014), com possibilidade de renovação.
Para se inscrever é preciso apresentar um anteprojeto de trabalho; ter nacionalidade de um dos países da comunidade ibero-americana, entre eles o Brasil; ter concluído após 1º janeiro de 2008 a graduação (bacharelado ou licenciatura); e ter nascido após 1º de janeiro de 1983. O valor bruto mensal de cada bolsa da Fundação Endesa é de 1 mil euros. Além disso, os bolsistas recebem uma ajuda inicial para a viagem e acomodação no valor de 1.800 euros.

sexta-feira, 29 de março de 2013


 















Como parte da programação da Semana Santa, o pátio do Teatro Santa Ignês em Alagoa Grande será o cenário da apresentação de mais um espetáculo A Paixão de Cristo. A encenação acontece nos dias 29 e 31 de março.

Considerado o maior espetáculo ao ar livre de Alagoa Grande em estrutura e número de espectadores, a Paixão de Cristo é encenada pelo sexto ano consecutivo. 


O espetáculo é dirigido por Alfredo Brito (GRUPO "OS OUTROS"), e tem a direção geral de MARCELO FELIX (Marcelo da papa).   O elenco é contituido de jovens e adolescente de ALAGOA GRANDE, e a cada ano vem mais e mais se aprimorando.  A DANÇA DO VENTRE, como sempre, é o momento mais esperado e este ano, teve inclusive uma oficina de preparação dos atores e atrizes com uma renomada artista paraibana.

UM ESPETÁCULO IMPERDÍVEL E DIGNO DO PRESTÍGIO DE TODA A POPULAÇÃO ALAGOAGRANDENSE E DA REGIÃO.

ESTEJAM TOD@S CONVIDAD@S ATÉ PORQUE A ENTRADA É GRATUITA.

quinta-feira, 28 de março de 2013

CHICO CÉSAR, SECRETÁRIO DA CULTURA DA PARAIBA, VIAJA Á BRASILIA EM BUSCA DE APOIOS PARA A CULTURA, EM ESPECIAL PARA O FESTIVLA DE ARTES EM AREIA




O Secretário de Estado da Cultura, Chico César, esteve em Brasília nesta terça-feira (26), onde se reuniu com representantes de diversos órgãos e ministérios, em busca de apoios e parcerias para projetos da Secult-PB.


FESTIVAL DE ARTES DE AREIA

A primeira reunião do dia foi com a ministra Eleonora Menecucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com quem fechou parceria para a realização do XIV Festival de Artes de Areia. O festival será realizado de 29 de julho a 4 de agosto, sob o tema “Paraíba Feminina de Cultura”, que pretende debater o papel da Mulher Artista no panorama atual da sociedade e da cultura.

Empolgada com a proposta do Festival, a ministra aproveitou para confirmar presença durante o evento.

O secretário reuniu-se ainda com Eduardo Castro, Diretor Geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), responsável pela TV Brasil e outros veículos públicos de comunicação. Junto a EBC, o secretário Chico César reforçou a importância da parceria entre os órgãos, pois vê o Festival de Artes de Areia como um evento de alta qualidade, que caminha em sintonia ao conteúdo hoje veiculado pela TV Brasil. A parceria se dará na cobertura do Festival e na produção de conteúdos sobre os grupos artísticos da Paraíba, para serem veiculados na programação da TV Brasil.

Aproveitando o momento, outras parcerias foram firmadas, como a abertura da EBC para veicular e divulgar produções artísticas da Paraíba em seus veículos, no rádio e na TV. Esse acordo de cooperação pretende ampliar a difusão do cenário artístico do estado, seus artistas e obras.


CENTRO DE REFERÊNCIA CIGANO

O Secretário Chico César cumpriu agenda com representantes da SEPPIR - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Estiveram presentes Luana Lazzeri Arantes, Secretária de Política para as Comunidades Tradicionais, e Ana Maria, representante da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural/MinC. O encontro tratou sobre o Centro de Referência Cigano, projeto da Secult-PB a ser desenvolvido com os povos ciganos do alto-sertão paraibano.

A equipe da SEPPIR estará em João Pessoa a partir do dia 1 de maio, cumprindo agendas de reuniões com a Secult-PB, para tratar do projeto do Centro. No dia 3 de maio, a equipe visitará Sousa, para dialogar diretamente com os povos ciganos que habitam a região.

Estão envolvidos o Ministério da Cultura, a Secult-PB, a Seppir e a Secretaria de Mulheres.
 FONTE - http://www.facebook.com/lists/544815268873039

João Pessoa terá 12 encenações da Paixão de Cristo a partir desta quinta-feira;

123
Imagem ilustrativa
 
 
 
 
 
 
 


A Prefeitura de João Pessoa vai realizar, desta quinta-feira (28) até o domingo (31), o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo. A encenação de “O Calvário” acontecerá no Ponto de Cem Réis, no Centro, todas as noites, sempre em duas sessões: às 19h e às 21h.
O figurino utilizado pelo elenco de cerca de 80 atores foi produzido pela Estação da Moda, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia municipal. Esse é o quinto ano de parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realizadora do evento.
A Paixão de Cristo narra a história milenar protagonizada por Jesus Cristo. A entrada em Jerusalém, a última ceia, a traição de Judas, a flagelação e a crucificação de Jesus são algumas das passagens que serão mostradas pelo grupo, que vai seguir os padrões tradicionais no que se refere ao texto, com toques de vanguarda em relação à encenação como um todo.    
O figurino também seguirá o mesmo padrão. “Será tradicional, dentro do contexto histórico religioso”, disse a figurinista Sanzia Marcia, que lidera a equipe de confecção das roupas.

Bairros terão 11 espetáculos
Dez bairros da Capital vão realizar 11 espetáculos da Paixão de Cristo, financiados pela Prefeitura de João Pessoa. Eles foram selecionados através de edital lançado recentemente pela Funjope, que fará um investimento de R$ 30 mil ao todo.
Segundo a prefeitura, entre os objetivos do projeto “Roteiro da Paixão de Cristo nos Bairros” está o incentivo da cultura, a promoção da melhoria e manutenção dos espetáculos, além do fortalecimento do turismo interno e, consequentemente, da geração de trabalho e renda.
Bairros beneficiados

- “Venham todos ao encontro da salvação” – Bairro dos Ipês
- “Paixão de Cristo do Grotão” – Grotão
- “Jesus, um exemplo de vida” – Cruz das Armas
- “Paixão de Cristo – uma historia de amor e fé” – Mangabeira IV
- “O diário de Maria – auto da Paixão de Cristo” – Miramar
- “Paixão de Cristo do José Américo” – José Américo
- “Paixão de Cristo” – Mangabeira
- “Paixão de Cristo – morte, e vida e ressurreição” Mandacaru
- “Via Sacra – do calvário à ascensão” – Gramame
- “A via Crucis de Cristo” – Ilha do Bispo
- “Paixão de Cristo – o auto de Deus” – Geisel

Bananeiras vive fé e cultura na Semana Santa
A cidade de Bananeiras comemora a Semana Santa com uma ampla programação que une fé e cultura.  As comemorações deste ano começam nesta quarta-feira, com a apresentação da peça “Romance Bufo”, encenado pelo grupo Jeca e dirigido por Marcos Pinto.
Já na quinta-feira, a partir das 19h, no teatro Ivaldo Lucena do Espaço Cultural Oscar de Castro, apresenta-se o renomado coral Maestro João Eduardo, com um repertório de músicas líricas. Na sexta-feira, é a vez do corpo de recitais da 1ª Igreja Batista de Bananeiras apresentar um recital/musical da “Paixão de Cristo”.
No “Sábado de Aleluia”, Bananeiras recebe o grupo de teatro Pe. Matheus, da cidade de Pilões, o qual encena a Paixão há mais de 40 anos naquela cidade. O grupo se apresenta a partir das 18h30, no pátio da Escola Emília Neves. No domingo, a Companhia de Teatro Flor do Cedro remontará o espetáculo “Auto do Padre Ibiapina – O Andarilho da Caridade”.
A peça é uma homenagem ao padre que dedicou a sua vida a Deus e à caridade, iniciando-se com um grande cortejo partindo da Praça Epitácio Pessoa para o pátio da Igreja Matriz.
Bananeiras, porém, vai contar ainda com eventos alternativos. No sábado, o Bananeiras Clube terá shows de Luan e Forró Estilizado, Forró Bakana, Netinho Lins e Forró da Canxa. A prefeitura da cidade estará dando todo o apoio necessário para a concretização da programação.
Programação Igreja Católica
A Arquidiocese da Paraíba também está com uma programação especial para a Semana Santa. Nesta quinta-feira, tem início o Tríduo Pascal, com a Missa dos Santos Óleos, às 8h, a Missa do Lava-pés, às 17h, adoração e Procissão do Silêncio.
Na sexta, acontece a Via Sacra na Catedral, às 9h, o Ofício das Trevas, às 12h, e a Celebração da Paixão, às 15h, seguida da Procissão do Senhor Morto. No “Sábado Santo”, ocorre a Vigília Pascal, às 19h, também na Catedral.
No domingo de Páscoa, acontece a Santa Missa às 6h, às 9h e às 18h. Outra vai acontecer às 19h15, no Colégio Pio X, no Centro da Capital. Afora a programação oficial da Arquidiocese, paróquias de diversos bairros terão eventos próprios.
FONTE -  http://www.comandodopovopb.blogspot.com.br/ 

quarta-feira, 27 de março de 2013

HOJE, 27 DE MARÇO, É O DIA MUNDIAL DO TEATRO E ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE ALAGOA GRANDE - PARABENS!



 Hoje, 27 de março, dia Mundial do Teatro, desejamos á todos os artistas e em especial aos alagoagrandenses envolvidos com as Artes Cênicas, votos de saúde e muito sucesso.   
No Teatro Santa Ignêz, O ANO PASSADO, 2012, recebemos o Grupo CIGNUS de João Pessoa, que encenou  a peça  “CORDEL DO AMOR SEM FIM” de Cláudia Barral com direção de Horieby Ribeiro numa parceria da Secretaria da Cultura do Município de Alagoa Grande com a Secretaria da Cultura do Estado.    Um espetáculo de primeira grandeza que lotou as dependências de nosso teatro e um presente para aquele dia 27 de Março que foi e continua sendo também ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE ALAGOA GRANDE.   Viva o teatro, vivam os soldados eternos desta arte.  (bibiu do jatobá).





PUBLICADO EM - http://alagoagrandecidadania.blogspot.com.br/

Michel Teló sofre nova derrota na Justiça na disputa com jovens paraibanas pela autoria da música ‘Ai se eu te pego’

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça manteve a competência do foro da comarca de João Pessoa para julgar a autoria da música “Ai se eu te pego”, interpretada pelo cantor sertanejo Michel Teló. A decisão unânime do colegiado foi tomada na manhã desta terça-feira (26) e ocorreu em harmonia com parecer ministerial. A Apple Computer Brasil Ltda recorreu ao órgão julgador do TJPB contra decisão do juiz da 3ª Vara Cível de João Pessoa, Miguel de Britto Lyra Filho. 
O relator do agravo de instrumento (nº 200.2012.077371-4/001), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, afirmou, ao negar provimento ao recurso, que as estudantes Maria Eduarda Lucena dos Santos, Marcela Quinho Ramalho e Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga reivindicam na Justiça a coautoria da música “Ai se eu te pego”, bem como receber indenização por danos morais e materiais. 
FONTE -  http://alagoinhaemfoco.blogspot.com.br/  

terça-feira, 26 de março de 2013

OS ASSUSTADOS DOS ANOS 60 E 70, ESTÃO DE VOLTA



 05/04/2013 22:00 Embalos de Sexta à noite

O segundo ‘Assustado’ de 2013 acontece no próximo dia 5 de abril, no restaurante panorâmico do Clube Cabo Branco, a partir das 21h. Como vem acontecendo nos últimos 12 anos, a festa adulta mais agitada de João Pessoa vai homenagear um artista, uma data ou evento. Além das tradicionais baladas, pop rock dos anos 70, 80 e 90, o próximo ‘Assustado’ vai fazer uma homenagem ao ator John Travolta, que estrelou o filme ‘Embalos de Sábado a noite’.

Informações

  • Local: Clube Cabo Branco
  • Horário: 21h
  • Localização: Rua Coronel Souza Lemos, 167 - Fone: (83) 32440728 - João Pessoa - PB
  • Bairro: Miramar
  • Preço: R$ 15
  • Contato: 9979-2989
  • Observação: Mesas estarão disponíveis para quem chegar primeiro
 FONTE - http://www.wscom.com.br/diversao/agenda-cultural/eventos/+EMBALOS+DE+SEXTA+A+NOITE-2194

Tradicional Hotel Brejo das Freiras oferece pacotes especiais para a Semana Santa

O Hotel Estância Termal de Brejo das Freiras, localizado no Sertão da Paraíba (550 km da Capital), é uma ótima opção de lazer para o Feriado da Semana Santa. O hotel está oferecendo pacotes especiais com preços que vão desde R$ 429 (apartamento simples) a R$ 1.188 (apartamento quíntuplo). Os funcionários públicos estaduais terão desconto de 20%.
O hotel pertence a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e passou por uma reforma em sua infraestrutura, e todo o corpo funcional vem recebendo capacitação e qualificação. Além de contar com ótima infraestrutura, o hotel oferece ainda o misticismo de suas águas termais que são consideradas milagrosas e de efeitos medicinais.
De acordo com a gerencia do hotel, os pacotes iniciam nesta quinta feira (28), e terminam no domingo (31), após o café da manhã. São três diárias completas com café da manhã, almoço e jantar, onde criança até seis anos não paga.
O subcoordenador administrativo do hotel, José Walteirton, informa que estão sendo oferecidos também descontos de 40% nas diárias para os funcionários públicos estaduais em serviços.  Essa diária só inclui o café da manhã e estará disponibilizada durante todo o ano.  “Os funcionários que estão a serviço devem apresentar na recepção do hotel uma declaração do gestor do qual ele é vinculado informando que o servidor está a trabalho na região”, informou.
Águas termais – Um dos principais atrativos da Estância Termal do Brejo das Freiras são os banhos terapêuticos com duchas e em banheiras de hidromassagens. As águas com temperatura de 36 graus são oriundas de duas fontes que abastecem o hotel.

Opções de lazer – Os hóspedes têm à disposição um salão de convenções, restaurante climatizado com cozinha regional, biblioteca, piscinas adulto e infantil (serviço de bar e iluminação noturna), banhos termais (duchas, banheiras e chuveiros), argila medicinal, pista de cooper, parque infantil, passeio de charrete e cavalo (opcional), mini campo de futebol, salão de jogos, capela, campo de pouso, agência de Correios e Telégrafos, serviço de táxi, internet com Wi-Fi, apartamentos climatizados, circuito fechado de TV e telefone.
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: 83-3522-1515 e 1516 Email: brejodasfreiras@bol.com.br

Dias do Teatro e do Circo são comemorados em dez cidades paraibanas com o apoio da FUNESC

Na segunda edição do evento que lembra o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) leva espetáculos a dez cidades de diferentes regiões do Estado. Serão 11 apresentações gratuitas de grupos de João Pessoa, Sousa, Bananeiras e Cajazeiras, todos no mesmo dia, 27 de março. Os municípios escolhidos são polos de macrorregiões do Estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir as atrações.
Este ano, uma das inovações do evento é o maior número de espetáculos nas ruas e praças, como forma de popularizar ainda mais as artes cênicas e fortalecer o gênero de teatro de rua. O evento também destaca o potencial artístico do Estado e proporciona a circulação de grupos de diferentes cidades. “Montamos uma programação que faz circular os grupos artísticos dentro do Estado. Um espetáculo de Bananeiras se apresenta em Guarabira, Pombal recebe peça de Cajazeiras. Essa é uma maneira de mostrar mais a Paraíba aos paraibanos”, disse o coordenador da ação cultural, Humberto Lopes.
Em João Pessoa, as apresentações acontecem em dois polos, um no centro da cidade e outro na zona sul. Às 19h, na Praça do Coqueiral em Mangabeira, será encenado o espetáculo circense “O Mundo do Circo”, do grupo pessoense American Circus. Já no Teatro Lima Penante, às 20h, será apresentada a peça “O Menino Catador de Estórias”, do grupo Sala Verde, também da Capital.
No brejo do Estado, três cidades receberão peças: Areia, Bananeiras e Guarabira. Em Bananeiras, a atração é “Ópera Bufo”, do grupo Geca, de João Pessoa. A apresentação será na rua, na Praça Central, a partir das 18h. Em areia, o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo serão festejados às 18h, na Praça Pedro Américo, com o espetáculo “Torturas de um Coração”, do grupo Oficina, do município de Sousa. Em Guarabira, a população assistirá “A Feira”, do grupo Flor do Cedro, da cidade de Bananeiras, no Teatro Municipal Geraldo Alverga, às 20h.
No agreste, Campina Grande recebe no Teatro Severino Cabral o espetáculo “Efemérico”, da Cia Ciryos, de João Pessoa. A apresentação será às 20h.
No cariri paraibano, o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo serão comemorados em dois municípios: Monteiro e Ouro Velho. Em Monteiro será às 20h, no Teatro Jansen Filho. O espetáculo encenado é o circense “Clowns Bar”, do grupo Bufões de Olavo, de João Pessoa. Em Ouro Velho, a apresentação é na Escola Estadual, às 10h da manhã. O público assistirá a peça “Zé Lins – O Pássaro Poeta”, do grupo Engenho Imaginário, da Capital.
O Sertão e Alto Sertão serão representados por três cidades na programação estadual: Patos, Pombal e Catolé do Rocha. Os patoenses vão poder conferir na Praça João Pessoa, às 18h, o espetáculo “As Engraxadinhas”, da Cia Lua Crescente, de João Pessoa. Em Pombal será encenada a peça “O Mundo Mágico”, da Cia Proscênico, de Cajazeiras. A apresentação será no Cine Teatro Murarte, às 19h. E em Catolé do Rocha, o grupo pessoense Bigorna encena “Esparrela”, no Teatro Municipal, às 20h.

EM TEMPO - No ano assado este projeto esteve em ALAGOA GRANDE.   Imfelizmente, este ano ALAGOA GRANDE ficou de fora.   Por quais motivos, não sabemos.

FONTE -  http://www.paraiba.pb.gov.br/66212/dias-do-teatro-e-do-circo-sao-comemorados-em-dez-cidades-paraibanas.html 

Wellingtom Mello - CANTOR EVANGÉLICO DE ALAGOA GRANDE - FAZ CAMPANHA PARA A GRAVAÇÃO DE SEU 2º CD

      O jovem e talentoso cantor evangélico alagoagrandense WELLINGTON MELLO está fazendo uma campanha para conseguir fundos para a gravação de seu SEGUNDO CD.    O mesmo faz grande seucesso com o seu primeiro cd e tem demonstrado que deseja levar sua carreira para a vitória em definitivo.   Para realizar mais este sonho, o mesmo está fazendo uma RIFA no valor de R$ 2,00 (dois reais) o bilhete.  Pedimos o apoio de todos em prol deste jovem que tem talento de sobra e ao longo do tempo, tem demonstrado que nasceu para cantar.   Como é para a realização de uma obra que visa o bem, a paz, o amor em CRISTO, solicito o apoio de todos.   Para conseguir o bilhete, entre em contato pelo telefone (83) 9109 3724.   O mesmo tambem aceita e de coração, as contribuições voluntárias.


APOIO e REDAÇÃO - BIBIU DO JATOBÁ - CONTATO - 9369 3233 - severinopb@uol.com.br

domingo, 24 de março de 2013

O MUNICIPIO DE BANANEIRAS CONTINUA APOSTANDO NO TURISMO E NA CULTURA COMO FONTES PARA O DESENVOLVIMENTO

UM BOM EXEMPLO PARA SER SEGUIDO POR ALAGOA GRANDE


A cidade de Bananeiras, localizada no Brejo Paraibana vai oferecer uma programação especial para atrair visitantes durante o período da Semana Santa. Haverá encenação teatral (com a peça Romance de Bafor), apresentação do coral Eduardo Gomes,  a representação Cristo da Paixão da Igreja Batista e o Auto do Padre Ibiapina. O município com cerca de 21 mil habitantes melhorou a sua economia com a expansão do turismo regional, principalmente, com o surgimento dos condomínios rurais e para continuar aproveitando este segmento, toda a programa anual de eventos já foi elaborada.
As informações são da secretária de Turismo, Mirian Lúcia Trindade. Ela explicou que o prefeito Douglas Lucena, nos primeiros dias, promoveu seminário de dois dias para elaborar o planejamento estratégico da gestão, o que contribuiu para cada secretário municipal falasse sobre sua área. No caso do Turismo, a secretária destaca a integração da cultura com o turismo e também a preocupação com a qualidade de vida do morador.
Atualmente, a cidade está recebendo uma nova sinalização para indicar todos os pontos turísticos da cidade, bem como será desenvolvido um trabalho de recuperação de praças e de acessibilidade pois a população idosa será alvo de atenção. A secretária observou  que com o incentivo dado pela gestão anterior, a partir de 2006, existem nos oito condomínios 2.000 unidades entre lotes e casas, que estão gerando emprego e renda.
 
Segundo ela, com esse progresso, a cidade não tem mendigos, mas, em contrapartida, precisa avançar mais em serviços públicos importantes como no atendimento na área de saúde, no sistema de esgotamento e no tratamento do lixo. Mirian Lúcia Trindade acredita que o crescimento de Bananeiras se dará integrado com os demais municípios da região e valorizando a cultura e o artesanato local, tanto que já antecipou a manutenção do São João pé de serra tradicional.
 
revistaedificar

‘Comunicurtas 2013’ da UEPB ocorrerá entre os dias 26 e 31 de agosto

Primeira reunião para definir os detalhes do evento aconteceu esta semana

A oitava edição do Festival Audiovisual da Universidade Estadual da Paraíba - Comunicurtas já tem data marcada. O evento, promovido pela UEPB, através do Departamento de Comunicação Social (Decom) e do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)- será realizado de 26 a 31 de agosto. O local ainda está sendo definido pela organização. Pode acontecer no Cine Teatro do Sesc Centro ou no Teatro Municipal Severino Cabral.
A primeira reunião para definir os detalhes, as novidades do festival e, consequentemente, garantir mais uma vez o sucesso do evento, foi realizada esta semana, na sala da Chefia de Gabinete da UEPB. Participaram do encontro o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Pereira; o assessor de gabinete da Reitoria, jornalista Hipólito Lucena; o chefe do Departamento de Comunicação Social, professor Orlando Ângelo; o diretor do CCSA, professor Rômulo Azevedo, e o cineasta André Costa Pinto, coordenador do evento.
Na ocasião, o professor Orlando Ângelo entregou toda a documentação com as solicitações feitas com o intuito de assegurar a realização de mais uma edição do Comunicurtas. No documento ele pediu apoio à Reitoria para sonorização, hospedagem, passagens aéreas para os convidados, projeção, material gráfico e de divulgação, bem como gratificação para os oficineiros. Os pedidos serão analisados pela Reitoria, conforme garantiu o pró-reitor José Pereira.
Realizado há oito anos, graças ao incentivo total da UEPB, o Comunicurtas tem como prioridade oferecer aos profissionais envolvidos nas práticas audiovisuais (principalmente cinema), publicidade e do telejornalismo, a abertura necessária para a divulgação e aumento da produção cinematográfica local e regional.
Durante os dias em que o evento acontece são julgados vários curtas metragens, reportagens jornalísticas e filmes publicitários nas mostras competitivas: Brasil, para curtas metragens produzidos em qualquer um dos estados da federação; Tropeiros, para curtas de realizadores paraibanos ou domiciliados na Paraíba; Estalo,- para curtas paraibanos com até um minuto de duração; Tropeiros de Telejornalismo, para reportagens e matérias de TV produzidas por profissionais paraibanos; e A Idéia é...,para peças publicitárias produzidas por profissionais ou empresas paraibanas.
O Festival também conta com mesas redondas, palestras, debates e oficinas. No ano passado, o evento homenageou o cineasta Taciano Valério, pela contribuição ao cinema paraibano, e a produtora, diretora e pesquisadora Beth Formaggini. Nos próximos dias estará sendo anunciando os nomes dos homenageados da 8ª edição do Comunicurtas.
Ascom

sábado, 23 de março de 2013

COLÉGIO ESTADUAL PADRE HILDON BANDEIRA (ALAGOA GRANDE), RECEBE KIT ROBÓTICA PARA TREINAMENTO DO ALUNADO.




 O COLÉGIO ESTADUAL PADRE HILDON BANDEIRA (ALAGOA GRANDE), recebeu esta semana, da Secretaria da Educação do Governo do Estado, diversas caixas contendo parte do LABORATÓRIO que será instalado naquele educandário.  Nesta primeira etapa, os alunos terão aulas iniciais no campo da ROBÓTICA.   São peças diversas que despertarão a curiosidade e a engenhosidade do alunado.


 A Profª. Diana Avelar, Diretora do estabelecimento, informou que em breve estarão chegando TABLETS  e outros assessórios destinados aos alunos num inequívoca demonstração que o Governo do Estado tem dado atenção especial aos estudantes da rede estadual de ensino e prova disto, é este vultoso investimento  que o mesmo tem feito visando melhorar a qualidade do ensino que é oferecida para todos os alunos que desejam crescer utilizando as facilidades contidas no mundo moderno da educação.

 FOTOS e REDAÇÃO - BIBIU DO JATOBÁ.

COLÉGIO ESTADUAL PADRE HILDON BANDEIRA (ALAGOA GRANDE), REALIZA UM DIA INTEIRO DE MANIFESTAÇÕES PELA PASSAGEM DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (22), em Alagoa Grande pelos alunos do Colégio Padre Hildon Bandeira, uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Água . A caminhada deu início a um projeto que será realizado durante todo o dia de hoje, durante a tarde e a noite o evento ocorrerá nas dependências do colégio.  Haverá palestras, vídeos, debates; tudo focado na importância da água para o planeta e os efeitos devastadores das estiagens e da poluição/contaminação do precioso líquido. 

BANDA CAVALO DE PAU - HOJE - EM ALAGOA GRANDE - VOCE NÃO PODE PERDER!



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Forró das Antigas com Cavalo de Pau, Pagodão Pirueta e Forró do Paredão. O show acontecerá no dia 23 de março a partir das 22:00, na casa de Show do Parque Santa Terezinha em Alagoa Grande. 
A TG Produções informa que o 1º Lote de ingressos já se encontram a venda com Walmir da Batata e Casa das Bonecas, adquira já o seu porque os primeiros 500 ingressos já estão acabando e custa apenas R$ 12,00 reais.

A PARAIBA PERDE ELPÍDIO FERREIRA, UM DOS SEUS MAIORES MÚSICOS

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Faleceu na manhã desta sexta-feira (22), em João Pessoa, o violonista Elpídio Ferreira. O violinista estava internado no Hospital Napoleão Laureano e foi vítima de um câncer. Natural da cidade de Areia, no brejo paraibano, Elpídio Ferreira teve uma longa trajetória no mundo da música nos seus 50 anos de carreira.
 O artista chegou a se apresentar com artistas como Dominguinhos, Sivuca, Canhoto da Paraíba e Reginaldo Rossi. Integrante do Conselho da Ordem dos Músicos da Paraíba, Elpídio fez shows por todo o País e também em Portugal. Também chegou a participar do projeto ‘Sabadinho Bom’, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope. Em nota na tarde de hoje, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), lamentou, com extremo pesar, o falecimento do violonista. Elpídio vem de uma família de músicos, tanto por parte de pai como de mãe, e seu foco foi a música regional. 
FONTE - SECOM/PB

Alunos do MAIS EDUCAÇÃO de Alagoinha visitam Museu de Jackson do Pandeiro em Alagoa Grande

Alunos da Escola Municipal Lia Beltrão, da cidade de Alagoinha, visitaram na tarde de ontem (21), o Museu do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro na cidade de Alagoa Grande. O local tem fotos, quadros, documentos e peças antigas, que marcaram a vida e a obra de José Gomes Filho,o Alagoangrandense Jackson do Pandeiro. Nesta oportunidade os Alunos conheceram o talento do artista, através de um documentário em vídeo e uma palestra feita pelos funcionários do Museu. Esta visita ao museu faz parte das atividades do projeto Mais Eucação, desenvovido por várias escolas da rede Municipal de Ensino de Alagoinha. 
 Confira as fotos da visita ao Museu; 





FONTE - http://alagoinhaemfoco.blogspot.com.br/

HOJE - BANDA CAVALO DE PAU- FORRÓ DOS PAREDÕES e PAGODÃO PIRUETA - NO PARQUE SANTA TEREZINHA, em ALAGOA GRANDE

TG PRODUÇÕES, SEMPRE TRAZENDO UMA GRANDE ATRAÇÃO PARA VOCÊ.
Forró das Antigas com Cavalo de Pau, Pagodão Pirueta e Forró do Paredão. O show acontecerá no dia 23 de março a partir das 22:00, na casa de Show do Parque Santa Terezinha em Alagoa Grande. 
A TG Produções informa que o 1º Lote de ingressos já se encontram a venda com Walmir da Batata e Casa das Bonecas, adquira já o seu porque os primeiros 500 ingressos já estão acabando e custa apenas R$ 12,00 reais.

quarta-feira, 20 de março de 2013

EMÍLIO SANTIAGO, ADEUS!

 
Morreu no Rio de Janeiro, aos 66 anos, o cantor Emílio Santiago. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (20). Emílio Vitalino Santiago, de 66 anos, deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, no dia 7 de março, com um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e foi levado para o CTI. Ele continuava internado, mas ainda não se sabe a causa da morte. 

 O boletim médico informava que o cantor não apresentava melhora no quadro clínico e que as visitas dos familiares haviam sido proibidas por ordens médicas. Formado em direito, o cantor desistiu precocemente da carreira jurídica e se dedicou completamente à música desde jovem. Ficou internacionalmente conhecido cantando samba e chegou a ganhar inúmeros festivais e a colecionar discos de ouro e platina. Emilio foi bem reconhecido no exterior, e chegou a ganhar elogios do jornal 'The New York Times', que o comparou com Stephen Holden. 
Em Nova York, ele dividiu o palco com Dorival Caymmi. Seus grandes maiores sucessos foram 'Saygon', 'Lembra de Mim' e 'Verdade Chinesa'. 

http://br.msn.com