CULTURA DO BREJO
Fatos,eventos, atividades e atratividades culturais do brejo paraibano.
(Mover para…)
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE
▼
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
MANDELA - O mundo perde um herói de verdade
MANDELA
Nesta quinta-feira (5), o mundo perdeu um herói de verdade. Nelson Madiba Mandela, o homem que mudou o próprio destino, mudou o destino de seu país e deu esperança a toda a humanidade faleceu aos 95 anos, depois de passar quase seis meses em estado crítico de saúde. Tudo o que se disser sobre Mandela será pouco. Nada será exagero.
A história do homem que nunca desistiu
Uma trajetória de resistência e coragem
Líderes lamentam a morte de Mandela
Líder da luta contra o regime racista da África do Sul, Nelson Mandela passou 27 anos na prisão. Libertado em 1990, tornou-se, quatro anos depois, o primeiro presidente negro democraticamente eleito em seu país. Chamado de “ícone mundial da reconciliação” pelo arcebispo e companheiro na luta pelos direitos humanos Desmond Tutu, o preso político mais famoso do mundo se transformou em um chefe de Estado sem rancor, vencendo o desafio de liderar sem ódio o seu país no caminho de uma democracia multirracial e relativamente estável.
Uma trajetória de luta que revolucionou a história da África do Sul e o fez reconhecido no mundo todo como um exemplo a ser seguido. Conheça os principais fatos da vida de Nelson Mandela.
Assim que a morte de Mandela foi anunciada, líderes de todo o mundo começaram a mandar mensagens de condolências e a falar sobre a importância de sua luta para a humanidade. “Ele descansa agora. Ele está em paz agora”, disse emocionado o presidente da África do Sul,Jacob Zuma. Primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama lamentou a partida de um homem “valente e profundamente bom”. Em nota oficial, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, afirmou que o exemplo de Mandela será seguido por aqueles que lutam pela justiça e pela paz
.
Elogios merecidos a Mandela
Palavras sobre justiça e igualdade
Em seu recente artigo Elogios a Mandela (*), o escritor peruano Marcos Vargas Llosa qualificou o líder sul-africano como um dos políticos mais admiráveis de nossos tempos, por ter transformado a história do seu país de uma maneira que ninguém imaginava concebível, e demonstrou com sua inteligência, habilidade, honestidade e coragem que, no campo da política, às vezes, os milagres são possíveis.
Durante décadas de vida pública, Mandela fez importantes pronunciamentos. Seus discursos falam sobre os lemas que pautaram toda a vida do herói sul-africano e também sobre momentos importantes, como os 27 anos de prisão e os diversos prêmios pelo esforço em nome de uma vida justa para todos os seus conterrâneos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web
Nenhum comentário:
Postar um comentário