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sábado, 21 de dezembro de 2013
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
O MUNDO MUSICAL ESTÁ DE LUTO - MORRE REGINALDO ROSSI UM DOS MAIORES CANTORES NORDESTINOS
Artista estava internado na UTI do Hospital Memorial São José.
Morreu nesta sexta-feira (20), aos 69 anos, o cantor
e compositor Reginaldo Rossi. Conhecido como o "Rei do Brega" e autor
do sucesso “Garçom”, ele estava internado na Unidade de Terapia
Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, na área central do
Recife, desde 27 de novembro. Na quinta-feira (19), sofreu uma piora no
quadro clínico.
Durante o tempo em que ficou internado, Reginaldo Rossi foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita. A biópsia confirmou o diagnóstico de câncer. Ele também passou por um procedimento chamado de toracocentese, para drenar líquido acumulado entre a pleura e o pulmão.
Nascido no Recife, o cantor e compositor conhecido faria 70 anos em fevereiro. Começou a carreira pelo rock e foi crooner em boates, mas foi no brega que se consagrou.
Entre seus maiores sucessos estão, além de “Garçom”, "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele continuava fazendo shows pelo Brasil, apresentando o mais recente álbum, “Cabaret do Rossi”. Nos dias 21 e 22 de novembro, Reginaldo Rossi tocou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.
FONTE - O GLOBO.
Durante o tempo em que ficou internado, Reginaldo Rossi foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita. A biópsia confirmou o diagnóstico de câncer. Ele também passou por um procedimento chamado de toracocentese, para drenar líquido acumulado entre a pleura e o pulmão.
Nascido no Recife, o cantor e compositor conhecido faria 70 anos em fevereiro. Começou a carreira pelo rock e foi crooner em boates, mas foi no brega que se consagrou.
Entre seus maiores sucessos estão, além de “Garçom”, "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele continuava fazendo shows pelo Brasil, apresentando o mais recente álbum, “Cabaret do Rossi”. Nos dias 21 e 22 de novembro, Reginaldo Rossi tocou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.
FONTE - O GLOBO.
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
VEJA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO "EXTREMO CULTURAL" PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA PARA O MÊS DE JANEIRO
Os meses de dezembro e janeiro, que são marcados pelo verão e pelas
férias, têm consolidado uma extensa programação cultural para aqueles
que elegem João Pessoa como destino turístico. Um dos pontos altos desse
calendário é o projeto ‘Extremo Cultural’, que começa no primeiro
sábado de janeiro, dia 4, e cuja programação foi divulgada pela
Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na tarde desta quarta-feira (18). Os
shows acontecem todo o final de semana, até o final do mês, no Busto de
Tamandaré e Ponto de Cem Réis. Esse ano a programação é bem
diversificada, com atrações do sertanejo, samba e rock nacional.
Com os investimentos realizados pela Prefeitura em projetos como o
‘Simplesmente Natal’ e o ‘Réveillon’, a Capital da Paraíba se consolida
definitivamente como destino de férias, que antes tinha como foco apenas
as belezas naturais da cidade. Esses eventos são responsáveis por
trazer turistas de várias partes do Brasil, que podem aliar shows
gratuitos com artistas nacionalmente conhecidos com os atrativos
turísticos da cidade.
Com tantas atrações para turistas e moradores, o calendário de shows
ainda abre espaço para beneficiar os trabalhadores pessoenses, com
geração de emprego e renda. Com tamanho fluxo de turistas na cidade, são
inúmeras as oportunidades de trabalho nos locais que concentram os
shows de ambos os eventos.
Divulgação
Essa programação de eventos culturais para o período de férias, que
começa em dezembro, ganhará espaço na mídia nacional com divulgação em
revistas, tv e sites especializados do setor turístico. A ação que a
PMJP está desenvolvendo tem todo o planejamento para o fomento do
turismo, com geração de emprego e renda.
Sábado (4): Busto de Tamandaré
20h – Vinícius e Sobral
22h - César Menotti e Fabiano
Sexta-feira (10): Ponto de Cem Réis
20h - Gustavo Magno
22h – Vanessa da Mata
Sábado (11): Busto de Tamandaré
20h - Erick Von Sohsten
22h - Beth Carvalho
Sexta-feira (17): Ponto de Cem Réis
20h - Ramon Schnayder
22h - Dudu Nobre
Sábado (18): Busto de Tamandaré
20h - Mira Maya
22h - Frejat
Sexta-feira (24): Ponto de Cem Réis
20h – Eloísa Olinto
22h - Gal Costa
Sábado (25): Busto de Tamandaré
20h - Rock Retrô
22h - Jota Quest
Sexta-feira (31): Ponto de Cem Réis
20h - Renata Arruda
22h - Roberta Sá
Sábado (1°): Busto de Tamandaré
20h - Val Donato
22h - Titãs
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
SÃO PAULO ELEGE O CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE
AQUI CABE UMA PERGUNTA: QUANDO SERÁ ESCOLHIDO O CONSELHO DE ALAGOA GRANDE ? -
O Conselho Eleitoral designado pela Prefeitura de São Paulo divulgou na noite desta terça-feira (10) os novos 1.125 conselheiros municipais da capital paulista. Os resultados da eleição, ocorrida no último domingo (8), demoraram mais de 48 horas para serem divulgados, apesar da adesão baixa – cerca de 120 mil pessoas foram às urnas, bem abaixo tanto dos 8,6 milhões com direito a voto quanto dos 500 mil estimados pela prefeitura. A posse acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade.
O Conselho Participativo Municipal terá um
caráter consultivo, com um conselheiro para cada 10 mil habitantes. O grupo irá
representar a população da capital junto à prefeitura, preenchendo um total de
1.125 vagas. Os eleitos poderão acessar informações públicas, sugerir medidas,
contestar atos do poder público nas regiões em que atuarem e até mesmo convocar
o prefeito Fernando Haddad para prestar esclarecimentos.
Um total de 2.855 pessoas se candidatou, o
que correspondia a mais de dois candidatos por vaga. O colegiado eleito amplia,
segundo a proposta, a participação popular e a transparência nas 32
subprefeituras, tendo a atribuição de fiscalizar e participar do planejamento e
da aplicação dos recursos públicos na capital paulista. Entretanto, o jornal O
Estado de S. Paulo publicou nesta quarta-feira (11) que o PT teve 41 filiados
eleitos entre os 96 primeiros colocados, contra apenas cinco do PSDB, principal
partido de oposição.
Confira a lista completa dos
eleitos para o Conselho Participativo Municipal
“Conselho não será lugar para
disputa política”, diz coordenador do Movimento Nossa São
Paulo
Em entrevista ao R7 antes do pleito,
Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva do Movimento
Nossa São Paulo, destacou que os avanços na participação popular são claros, mas
que os próximos dois anos – tempo do mandato dos novos conselheiros – vão
apresentar os prós e contras do processo. As disputas partidárias, que deveriam
ficar de fora de acordo com ele, são um ponto a ser acompanhado.
— Essa população que vai integrar esses
conselhos também precisa fiscalizar se esses conselhos não estarão se tornando
palco de disputas político-partidárias, de aparelhamento ou de instrumentos de
poderes que não sejam efetivamente aqueles que a população esperava com a
criação dos conselhos. Ao mesmo tempo, se o Poder Executivo, que vai criar os
conselhos, não criar mecanismos efetivos para respeitar esses processos
deliberativos, os participantes vão começar a perceber que não está adiantando a
participação, então provavelmente passará por críticas, debates,
questionamentos, por isso que a gente afirma que esse processo todo precisa ser
aprimorado.
FONTE -
Pastoral Fé e Política
Arquidiocese de São
Paulo
Pastoral Fé e Política
Arquidiocese de São
Paulo
domingo, 8 de dezembro de 2013
HOJE É DIA DE N. SRª da CONCEIÇÃO - PROCISSÃO DE IEMANJÁ EM ALAGOA GRANDE MAIS UMA VEZ FOI DE UMA BELEZA IMCOMPARÁVEL!
No dia 8 de Dezembro celebra-se o dia da Imaculada Conceição. Este dia invoca a vida e virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem marca do pecado original. É uma festa pagã que celebra um dogma católico definido como festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. Em ALAGOA GRANDE, o terreiro MÃE IEMANJÁ do Babalorixá PAI GEL DE OGUM realizou uma bonita e tradicional PROCISSÃO DE IEMANJÁ. Este ano tivemos a presença da Gerente da Cultura Popular do Governo do Estado da Paraiba, a Dra MARIAH MARQUES que veio a convite de Severino Antonio (bibiu) Cons. Estadual da Cultura. Foi uma festa belíssima. Vejam as fotos de alguns destes momentos maravilhosos no link - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=660389740648924&set=a.660389677315597.1073741855.100000337126347&type=1&theater
Fotos - bibiu do jatobá e Rafael Rodrigues.
sábado, 7 de dezembro de 2013
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
MANDELA - O mundo perde um herói de verdade
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
FLAMENGUISTAS DE ALAGOA GRANDE FAZEM FESTA PARA COMEMORAREM TRI CAMPEONATO DO FLAMENGO EM TORNO DA TRADICIONAL TORCIDA - FLAGRANDE
Para comemorar a vitória do FLAMENGO como tri campeão da
copa Brasil 2013 de futebol, a tradicional torcida FLAGRANDE da cidade de
Alagoa Grande, PB, reuniu na tarde deste Domingo, 01 de dezembro, todos os seus
filiados e admiradores do famoso clube em torno de uma suculenta feijoada
regada a muita cerveja e refrigerantes, que no final se transformou numa
gigantesca passeata que entrou noite a dentro percorrendo as ruas da cidade.
Sob a coordenação de Adilson e Aldir, a festividade terminou
com muita alegria e descontração através do som do PAREDÃO ARANHA um dos mais
potentes da região.
Além de uma festa comemorativa dos admiradores deste grande
clube, o evento serviu também para o encontro dos amigos em torno de uma festa
que reforça e muito os laços de amizades e de esportividade.
Parabéns aos organizadores do evento que já estão anunciando
que em Fevereiro (2014), no sábado anterior ao sábado de carnaval, o bloco FLAGRANDE
vai novamente para as ruas da cidade desta feita, com TRIO ELÉTRICO e grandes
artistas da região fazendo renascer novamente em grande estilo a desativada
ALAFOLIA.
Em breve, terá início a venda dos ABADÁS – preparem-se todos para mais este grande evento de festa, alegria, muito som e a reafirmação do espírito esportivo reinante no grupo flamenguista de coração.
Em breve, terá início a venda dos ABADÁS – preparem-se todos para mais este grande evento de festa, alegria, muito som e a reafirmação do espírito esportivo reinante no grupo flamenguista de coração.
Redação e fotos de bibiu do jatobá e Mariana Tamires.
domingo, 1 de dezembro de 2013
HOJE, ÁS 19 h, no TEATRO SANTA IGNÊZ, TEREMOS UM ESPETÁCULO COM A CIA DE TEATRO DE BONECOS "BOCA DE CENA" - ENTRADA FRANCA - VENHAM TODOS e TODAS!
É HOJE, DOMINGO, 01 DE Dezembro, no TEATRO SANTA IGNÊZ, ás 19 h, um grande espetáculo com a COMPANHIA DE BONECOS DA PARAÍBA "BOCA DE CENA" que faz um trabalho maravilhoso de resgate do TEATRO DE BONECOS. Venham todos, tragam as crianças - o espetáculo é de graça - um patrocínio do GOVERNO DO ESTADO DA PARAIBA através de sua SECRETARIA DA CULTURA com o apoio da Prefeitura Municipal. 19h - VENHAM TODOS E TODAS!
POSTADO POR - bibiu do jatobá (Cons. Estadual da Cultura - Alagoa Grande)
POSTADO POR - bibiu do jatobá (Cons. Estadual da Cultura - Alagoa Grande)
sábado, 30 de novembro de 2013
JUNIOR CARNEIRO COMEMORA ANIVERSÁRIO EM GRANDE FESTA REALIZADA POR SEU AMIGOS E AMIGAS
Aconteceu nesta sexta-feira, 29, no BNB CLUBE de Alagoa
Grande, a festa de aniversário do ex-Prefeito Junior Carneiro. A festa organizada por diversos amigos de
Junior, surpreendeu com o grande numero de pessoas que vieram prestigiar o líder
maior da oposição do Município.
Presença da maioria dos ex-Secretários e Secretárias
da gestão de Junior, grande numero de ex-auxiliares, amigos e pessoas do povo, taram
as dependências do citado clube que ficou pequeno para o evento.
Os familiares de Junior também estiveram presente com
destaque para a matriarca, Dona Ieda Carneiro, sempre simpática e cordial com
os amigos e amigas de várias gerações. Destaque
também para a esposa de Junior, a Srª Raquel Carneiro, com seu jeito eletrizado
de ser, fez questão de receber a todos e todas com cordiais abraços e palavras
amigas e sinceras.
Na coordenação da festa o Vereador Luis Lucindo que
tem sua marca registrada na produção de festas chics e organizadas. Também estava na coordenação a ex-Secretária Lilá
Rodrigues que recepcionou a todos de maneira impecável...
A bancada de Vereadores dentre os quais Marcos de
Zumbi e Josildo Oliveira que comandou uma das mesas mais prestigiadas do
evento. Estiveram presentes também a Rádio
Piemntoe sobre o comando de Sátiro Aires e equipe, fotógrafos, blogueiros, e
outras mídias.
Grande surpresa foi a revelação de Dr. José Inácio
como cantor e produtor musical do evento que ao lado da divina Cristina Dantas,
abrilhantaram o ambiente com lindas e eternas canções.
Foi uma noite marcante, de amigos e encontros. Presente também o ex-Secretário Dr. Murilo e
amigos e o Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antonio (bibiu), esposa e
amigos.
Mas a estrela da noite foi o sempre cordial,
sorridente e amigo de fé e irmão camarada, João Bosco Carneiro Junior que fez
questão de abraçar a cada um dos amigos e amigas. Em seu discurso, Junior fez questão de frisar
que “o mais importante de tudo é conservar as amizades, respeitar a importância
de cada um do mais humilde ao mais significativo e que continua com seu
objetivo que se transformou em projeto de vida que é servir ao próximo sem
olhar a quem e de forma coletiva, o lema principal que seu Pai lhe deixou de
lembrança”.
Este
evento realizado espontaneamente por seus amigos, demonstra mais uma vez a grande
liderança que Junior Carneiro tem junto a maioria dos alagoagrandenses que compareceram
não só para desejar votos de saúde e felicidades mas, nas entre linhas o que todos queriam
dizer mesmo é que Alagoa Grande sofre a ausência de seu Governo e que no próximo
ano, queremos nosso líder pleiteando uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado.
Se é para o bem de Alagoa Grande e de todos que acreditam neste projeto, estaremos juntos novamente nesta estrada.
Veja o album de fotos no facebook - http://www.facebook.com/severino.bibiu/media_set?set=a.656604147694150.1073741852.100000337126347&type=3
Fotos e redação: bibiu do jatobá.
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
ANITA (FILHA DE PARAIBANOS), PARTICIPA, NA GLOBO, DO ESPECIAL DE ROBERTO CARLOS E DO SHOW DA VIRADA - AGUARDEM!
Anitta gravou sua primeira participação no Show da Virada, da Globo, na noite de terça-feira, em São Paulo. Logo na estreia, a funkeira deixou o público agitado. A apresentação precisou ser reiniciada porque uma garota da plateia subiu no palco para tentar agarrar a cantora. “Me sinto cobiçadíssima. Adoro quando isso acontece”, afirmou Anitta. Questionada se não tem medo, ela garante: “Imagina. É gente. E ninguém entrou armado aqui, ninguém vai me matar.”
Além de comemorar a estreia na atração, Anitta afirmou que não tem mais reclamações sobre a falta de homens em sua vida. Recentemente a cantora declarou que não estava pegando ninguém. “Já saí desse problema. Não namoro nunca, mas nunca estou sozinha. Estou sempre pegando alguém”, disparou.
A funkeira ainda comentou que não costuma sair com celebridades e, atualmente, nem fãs. “Não foco nos famosos. É muito assédio. E parei de pegar fãs. Antigamente pegava, mas agora não dá tempo”.
Anitta também falou sobre o encontro com Roberto Carlos durante o especial de fim de ano do cantor. “Foi incrível. Fizemos dois ensaios antes e um no dia, mas é óbvio que dá um nervosismo. Tivemos que voltar na gravação, pois no momento em que estava tocando ‘Show das Poderosas a batida parou. O pessoal disse que eu fiquei nervosa e tal, mas não teve nada disso, não.”
FONTE - http://www.radiocultura790.com/parei-de-pegar-fas-pegava-mas-agora-nao-da-tempo-revela-anitta/
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
O ESPAÇO CULTURAL SE APRONTA PARA RECEBER UM NOVO FENART
Somente a memória poderá nos salvar do abismo. Digo isto para falar do
Festival Nacional de Artes – FENART que no próximo ano chegará à sua XIV
edição e terá como tema a história do seu berço, o Espaço Cultural José
Lins do Rego, o segundo maior do mundo, somente perdendo para o Centro
Cultural George Pompidou, na França. Digo que somente a memória poderá
nos salvar do abismo porque depois da tragédia acontecida na Boate Kiss,
em Santa Maria e de outras tragédias semelhantes espalhadas poelo
mundo, devemos entender que o grande festival é a vida. Considerando que
antes dos últimos FENARTs corriam rumores pela internet dos perigos de
uma estrutura que necessitava de reparos urgentes, podemos dizer que o
alto investimento do Governo do Estado na recuperação dos equipamentos
culturais é que é o grande FENART do governador Ricardo Coutinho. O
Espaço Cultural José Lins do Rego estava em estado de choque,
principalmente pelo alto grau de comprometimento das suas estruturas
hidráulicas e elétricas. Não foram poucas vezes que artistas tiveram que
se afastar, para dar lugar à chuva que caia em pleno palco. O Espaço
Cultural estava ficando cada vez mais uma gambiarra perigosa. Todavia,
mesmo numa situação de crise econômica (ainda mascarada pelo Governo
Federal) e diante da maior seca das últimas décadas o Governador decidiu
pela requalificação dos equipamentos culturais.
No entanto, não me parece que o próximo FENART deva ser apenas mais um FENART. Ou que seja um evento para não marcar esta primeira gestão de Ricardo Coutinho sem o nosso maior festival. Não podemos reduzir o debate porque a gestão do Espaço Cultural, no comando de Lu Maia, resgatou políticas importantes como as publicações e outras tantas. As edições FUNESC estavam adormecidas à longos 16 anos. Ninguém mais reclamava sua ausência. O XIX FENART deve marcar, sobretudo uma nova era para o Espaço Cultural. Inclusive com a intensa reflexão sobre o que é, o que foi e o que poderá ser o FENART e o próprio Espaço Cultural. O que nos parece lógico é que aquele espaço público não pode ser tratado como um “elefante branco”, como um espaço de degradação física e de conteúdo frágil. O novo FENART terá a missão de nos apontar um novo caminho e uma nova perspectiva para as políticas públicas na Paraíba. Este novo caminho, entendemos, passa por novas estratégias, como a implementação de experiências permanentes de Economia Criativa e Solidária. Passa pela inclusão da produção cultural das diferentes regiões do Estado no cotidiano daquele centro cultural que é maior, inclusive que o Centro Cultural São Paulo.
A Paraíba tem uma posição privilegiada. Fica exatamente no centro do Nordeste e na alça de mira da Europa. Estamos na terra de grandes ícones da cultura brasileira como Jackson do Pandeiro e Sivuca. Na terra de grandes pensadores da América Latina, como Celso Furtado. Temos uma produção contemporânea compatível com a história das artes no mundo. Em todas as áreas, em todas as linguagens, temos identidade e talento. Por que não usar isso como foco estratégico de uma política de desenvolvimento? Podemos gerar trabalho e renda para milhares de jovens, artistas, intelectuais, artesãos ou produtores culturais espalhados pela terra de Pedro Américo. Não é pouca a capacidade do povo paraibano de inventar caminhos. Talvez somente seja compatível com o tamanho da nossa capacidade de sonhar. O XIV FENART deve pautar esta inquietação. Não pode ser apenas um período marcado no calandário cultural. Isso não revelará absolutamente mais nada e nós queremos muito mais. Mais que isso: precisamos de mais e podemos ir mais longe.
Para o próximo FENART não necessitaremos de grandes somas em dinheiro para garantir as atrações nacionais. As atrações convidadas deverão dialogar com este novo momento. O centro de tudo é a Paraíba e a sua diversidade cultural e se não for assim, não valerá a pena fazer mais um evento e minguar atitudes durante os próximos 12 longos meses. Estamos discutindo o FENART por aí. Vamos realizar uma Roda de Diálogo específica para discutir o evento e queremos construir propostas imediatas para problemas que se arrastam por décadas. Não se trata apenas de programação A ou B. Não vamos querer o debate fora do interesse público e fora de uma perspectiva de futuro. O que está passando diante de nós agora e é de inteira responsabilidade desta geração é a história. É na história que devemos consolidar ou não as mudanças necessárias, as transformações, as transgressões dos acomodamentos de vaidades. O novo Espaço Cultural abrigará o FENART, mas também deve se transformar em campo de extensão universitária. Deve ser um permanente espaço de convívio dos artistas paraibanos como o povo e com os sonhos coletivos. Somente assim valerá a pena. Mas, não entendemos isso, senão enquanto processo. Um plantio permanente para uma colheita segura. Por isso estaremos plantando mudas de tamarindo, oriundas do tamarindeiro do Pau D’Arco, que inspirou Augusto dos Anjos num dos seus poemas mais conhecidos. O FENART terá esse simbolismo e acontecerá com a reinauguração do Espaço Cultural. Sua mobilização e as suas definições já estão tomando as ruas, os becos, os sítios... na serra, no Sertão, no Seridó, no Cariri, no Curimataú e em nosso generoso litoral. Na verdade, a vida é que é nosso imenso festival e a história não nos poupará de um justo degredo, caso nos omitirmos diante dos maiores desafios.
No entanto, não me parece que o próximo FENART deva ser apenas mais um FENART. Ou que seja um evento para não marcar esta primeira gestão de Ricardo Coutinho sem o nosso maior festival. Não podemos reduzir o debate porque a gestão do Espaço Cultural, no comando de Lu Maia, resgatou políticas importantes como as publicações e outras tantas. As edições FUNESC estavam adormecidas à longos 16 anos. Ninguém mais reclamava sua ausência. O XIX FENART deve marcar, sobretudo uma nova era para o Espaço Cultural. Inclusive com a intensa reflexão sobre o que é, o que foi e o que poderá ser o FENART e o próprio Espaço Cultural. O que nos parece lógico é que aquele espaço público não pode ser tratado como um “elefante branco”, como um espaço de degradação física e de conteúdo frágil. O novo FENART terá a missão de nos apontar um novo caminho e uma nova perspectiva para as políticas públicas na Paraíba. Este novo caminho, entendemos, passa por novas estratégias, como a implementação de experiências permanentes de Economia Criativa e Solidária. Passa pela inclusão da produção cultural das diferentes regiões do Estado no cotidiano daquele centro cultural que é maior, inclusive que o Centro Cultural São Paulo.
A Paraíba tem uma posição privilegiada. Fica exatamente no centro do Nordeste e na alça de mira da Europa. Estamos na terra de grandes ícones da cultura brasileira como Jackson do Pandeiro e Sivuca. Na terra de grandes pensadores da América Latina, como Celso Furtado. Temos uma produção contemporânea compatível com a história das artes no mundo. Em todas as áreas, em todas as linguagens, temos identidade e talento. Por que não usar isso como foco estratégico de uma política de desenvolvimento? Podemos gerar trabalho e renda para milhares de jovens, artistas, intelectuais, artesãos ou produtores culturais espalhados pela terra de Pedro Américo. Não é pouca a capacidade do povo paraibano de inventar caminhos. Talvez somente seja compatível com o tamanho da nossa capacidade de sonhar. O XIV FENART deve pautar esta inquietação. Não pode ser apenas um período marcado no calandário cultural. Isso não revelará absolutamente mais nada e nós queremos muito mais. Mais que isso: precisamos de mais e podemos ir mais longe.
Para o próximo FENART não necessitaremos de grandes somas em dinheiro para garantir as atrações nacionais. As atrações convidadas deverão dialogar com este novo momento. O centro de tudo é a Paraíba e a sua diversidade cultural e se não for assim, não valerá a pena fazer mais um evento e minguar atitudes durante os próximos 12 longos meses. Estamos discutindo o FENART por aí. Vamos realizar uma Roda de Diálogo específica para discutir o evento e queremos construir propostas imediatas para problemas que se arrastam por décadas. Não se trata apenas de programação A ou B. Não vamos querer o debate fora do interesse público e fora de uma perspectiva de futuro. O que está passando diante de nós agora e é de inteira responsabilidade desta geração é a história. É na história que devemos consolidar ou não as mudanças necessárias, as transformações, as transgressões dos acomodamentos de vaidades. O novo Espaço Cultural abrigará o FENART, mas também deve se transformar em campo de extensão universitária. Deve ser um permanente espaço de convívio dos artistas paraibanos como o povo e com os sonhos coletivos. Somente assim valerá a pena. Mas, não entendemos isso, senão enquanto processo. Um plantio permanente para uma colheita segura. Por isso estaremos plantando mudas de tamarindo, oriundas do tamarindeiro do Pau D’Arco, que inspirou Augusto dos Anjos num dos seus poemas mais conhecidos. O FENART terá esse simbolismo e acontecerá com a reinauguração do Espaço Cultural. Sua mobilização e as suas definições já estão tomando as ruas, os becos, os sítios... na serra, no Sertão, no Seridó, no Cariri, no Curimataú e em nosso generoso litoral. Na verdade, a vida é que é nosso imenso festival e a história não nos poupará de um justo degredo, caso nos omitirmos diante dos maiores desafios.
Lau Siqueira
@-
Lau Siqueira é gaúcho de Jaguarão-RS e reside há mais de vinte e
cinco anos na Paraíba. É poeta e escritor. Escreve artigos sobre
literatura, arte, cultura e políticas públicas. Publicou cinco livros e
participou de várias antologias e coletâneas de repercussão regional e
nacional.
domingo, 24 de novembro de 2013
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM ALAGOA GRANDE: MOSTRAS CULTURAIS, MUITO FORRÓ e CIRANDA
Em ALAGOA GRANDE, no próximo sábado, à noite e no domingo, pela manhã e à tarde, haverão muitas atividades e eventos de conscientização da classe, no Grupo Escolar Firmo Santino, da comunidade de Caiana dos Crioulos. Coordenação da Presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de Caiana do Crioulos Sra. Severina Luzia - Cida de Caiana.
Programação
23/11-Sábado
Noite
Cultural, início às 20h.
Bandas. Forró
Legal. Forró Quentão. Forró Regaça
24/11-Domingo, início às 08h
Cantos
Teatro:
História breve da escravidão
Cantos
Apresentações Culturais
Ciranda e
côc
o de roda
o de roda
Banda
Pindono e Capoeira.
Grupos de Forró culturais
Matias
Pedra
d’água
Matão
Grupo de Campina
Grande
Mostras Culturais do
quilombola
Instrumentos
antigos
Garrafas
Remédios
Medicinais, etc.
Desfile da Beleza NegraA prefeitura disponibilizará ônibus. O primeiro ônibus sairá às 7h, o segundo. às 8h.
Durante o dia teremos transporte de ida e volta ao quilombola Caiana dos Crioulos.
FOTOS: bibiu do jatobá
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
20 DE NOVEMBRO - UM DIA SIMBÓLICO PARA A CONSCIENCIA DE TODAS AS RAÇAS
Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro.
Viva o dia da consciência negra, branca, amarela, etc.
Zumbi foi, é e sempre será, um herói! Líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, resistiu o máximo que pode às investidas daqueles que consideravam a escravidão algo normal. Sucumbiu em 20 de novembro de 1695, mas deixou um legado de lutas contra uma das maiores atrocidades já cometidas pela raça humana.
Formamos o país mais miscigenado do planeta, e por mais que haja um preconceito escondido em nosso país, é bom lembrarmos de nossas origens: brancos europeus, negros africanos e indígenas.
"Valeu Zumbi! O grito forte dos Palmares,
que correu terras, céus e mares, influenciando a abolição.
Zumbi, valeu! Hoje é festa, tem quizomba ..."
Vila Isabel - 1988
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
CAMINHOS DO FRIO - TURISTAS DESEJAM VOLTAR
A
maioria dos turistas (95%) que acompanhou os eventos culturais e
gastronômicos da 8ª edição da rota cultural Caminhos do Frio, realizada
entre os meses de julho e setembro em seis cidades do Brejo paraibano,
pretende retornar em 2014. Este é um dos dados apontados na ‘Pesquisa
Perfil do Turista’ aplicada pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)
durante o evento. Os representantes das seis cidades que integram o
projeto conheceram o resultado geral da pesquisa, nesta terça-feira
(12), durante uma reunião no teatro Minerva, em Areia.
Aproximadamente
300 questionários foram aplicados por estudantes e professores das
redes públicas municipais, supervisionados pela PBTur. A presidente do
órgão, Ruth Avelino, explica que as pesquisas tiveram o objetivo de
traçar o perfil dos turistas que participaram da rota cultural Caminhos
do Frio. “Nós temos um perfil amplo. Sabemos de onde o turista vem, sua
profissão, faixa etária, onde ficou hospedado e qual foi o motivo da
viagem”, detalhou a executiva paraibana.
Resultados
– No geral, o turista que acompanhou a rota cultural é da Paraíba
(78,31%). Em segundo lugar, estão os visitantes do Rio Grande do Norte
(6,4%) e de Pernambuco (5,42%). Outra constatação: a maioria dos
visitantes está na faixa etária entre 18 e 25 anos (38,43%) e é
solteira.
Por
outro lado, a pesquisa revela que o turista que vai ao Brejo paraibano
durante a rota cultural prefere viajar com o próprio veículo (79%) e
está sempre acompanhado da família (45,81%) e com os amigos (30,05%).
Por
intermédio da pesquisa, os representantes das seis cidades ficaram
sabendo que cada pessoa gastou, em média, R$ 232,24; e per capita diário
por volta dos R$ 98,00. “São dados estatísticos que poderão nortear as
prefeituras no sentido de definir estratégias de divulgação, buscando
oferecer sempre o melhor em cada edição do evento”, acredita Ruth
Avelino.
fonte - PBTUR 1113
terça-feira, 12 de novembro de 2013
CLÁUDIA LEITÃO FALA SOBRE A DIMENSÃO ECONÔMICA DA CULTURA
A ex-secretária de Cultura do Estado do Ceará,
a pesquisadora e gestora cultural,
Claudia Leitão foi uma das principais formuladoras e incentivadoras da
Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura. A professora acredita
que é avalia que o Brasil avançou na dimensão simbólica e cidadã nos últimos anos,
mas ressalta que é preciso avançar no campo econômico da cultura.
Alexandre Lucas - Quem é Claudia Leitão?
Claudia Leitão - Uma
professora e pesquisadora brasileira, uma gestora cultural apaixonada pela
reflexão sobre as políticas públicas de cultura, especialmente, sobre as
conexões entre a cultura e o desenvolvimento.
Alexandre Lucas - Como se deu sua inserção no campo das
Políticas Públicas para Cultura?
Claudia Leitão - Eu me graduei em
Direito e, em seguida, em Música. A cultura e o conhecimento científico sempre
atravessaram a minha vida. De início, através dos estudos da flauta, no
Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza. Depois, graças ao meu
doutorado em Sociologia na Sorbonne, em Paris. A descoberta da cultura,
na perspectiva das políticas públicas, acontece dentro da minha trajetória
acadêmica na Universidade Estadual no Ceará, quando coordenei a primeira
especialização em Gestão Cultural. Mas, certamente, meu grande
"mergulho" no universo das políticas públicas da cultura se deu
quando fui secretária de cultura do Ceará, entre 2003 e 2006. Esses quatro anos
mudaram meu olhar sobre meu Estado mas, também, sobre minha vida acadêmica. E
esse "divisor de águas" se dá quando, no início da minha
gestão, inicio com minha equipe o planejamento da Secult. O Plano,
produto desse processo, tornou-se um documento fundador de nossa gestão, uma
declaração política da nossa decisão de trazermos para o Estado a tarefa de
liderança na formulação, implantação, monitoramento e avaliação de políticas
públicas (e não governamentais,!) de cultura. O mais interessante foi a
coincidência de termos, naquele momento, chegando ao MinC, o ministro Gilberto
Gil. Esse "encontro" foi muito inspirador e resultou em muita
cumplicidade entre o Ceará e Brasília durante quatro anos.
Alexandre Lucas – Fale da sua trajetória:
Claudia Leitão - Minha graduação em Direito me levou a
fazer mestrado em Sociologia Juríica na USP. Minha licenciatura em Educação
Artística me instigou a fazer doutorado em Sociologia na Sorbonne. Penso
que essas formações que parecem díspares, são absolutamente necessárias e afins
quando falamos em políticas públicas e gestão cultural.
Alexandre Lucas – Um dos focos da sua área de pesquisa
é o desenvolvimento sustentável. Qual a relação entre cultura e
desenvolvimento?
Claudia Leitão - As
relações entre cultura e desenvolvimento são antigas, mas a sua compreensão vem
se transformando, especialmente, ao longo do século 20. De início, a cultura
foi considerada uma variável determinista do desenvolvimento e, por isso,
tornou-se praticamente um "fatalismo" a favor ou contra o chamado
"desenvolvimento" de povos e civilizações. Essa visão foi responsável
por inúmeras intervenções ou projetos equivocados de desenvolvimento, quase
sempre "exógenos" e, por isso, distantes dos desejos das populações
para quem foram destinados. Nas últimas décadas do século 20 e início do século
21, inicia-se uma etapa mais alvissareira nas relações entre cultura e
desenvolvimento. Ela vai dar lugar a uma visão "endógena" do
desenvolvimento, ou seja, a um "desenvolvimento com envolvimento" das
comunidades e populações. Nesse momento, a cultura deixa de ser uma
"condenação" mas passa a ser um a priori para o empoderamento e o
protagonismo dos indivíduos. E mais. A cultura passa a ser considerada pela
Convenção da Diversdade Cultural, produzida pela Unesco, como o quarto pilar do
desenvolvimento, ou seja, a cultura passa a qualificar os modelos de
desenvolvimento no novo século.
Alexandre Lucas – Como você avalia a políticas públicas
para cultura no Ceará?
Claudia Leitão - Um dos problemas
relativos às políticas públicas no Ceará, mas também em todo o pais, sejam essas
políticas culturais ou não, é o relativo à continuidade ou à perenidade das
mesmas. Políticas de Governo no Brasil ainda são compreendidas e tomadas como
políticas de Estado. O resultado é que muitas políticas, programas e ações
sofrem com sua descontinuidade. No plano federal, estadual e municipal essa
problemática acontece e é danosa para o Brasil.
Alexandre Lucas - O que é a Economia Criativa?
Claudia Leitão - O conceito de
economia criativa está em construção, especialmente no Brasil, um país que
poderá liderar, na próxima década, a construção de um modelo de desenvolvimento
local e regional para o mundo, a partir da formulação de políticas públicas
para a criação, produção, circulação, difusão, consumo e fruição de bens e
serviços culturais e criativos. A dinâmica econômica dos bens intangíveis não é
a mesma da indústria tradicional. E, por isso, carece de estudos e pesquisas,
para que sejam produzidos diagnósticos dos setores culturais, em suas
especificidades, além da necessidade de se mapear as vocações regionais. Mas,
não tenho dúvida que a diversidade cultural brasileira poderá se tornar um
ativo econômico importante para a inclusão produtiva em nosso país.
Alexandre Lucas - Uma das críticas a Economia
Criativa é sobre risco de mercantilização da produção artística. Como Você ver
essa questão?
Claudia Leitão - A ausência de
políticas públicas que intervenham e estabeleçam regras para os mercados, acaba
permitindo que essas mercantilização se dê da forma radical e excludente.
Por isso, é tarefa do Estado enfrentar as assimetrias produzidas pelo sistema
capitalista, estabelecendo as " regras do jogo" para a
economia,especialmente, para a economia da cultura, garantindo, enfim, sua
sustentabilidade.
Alexandre Lucas - A partir da gestão do primeiro Governo
Lula o país vive uma nova conjuntura no campo das Políticas Públicas para
Cultura, o que gerou um novo protagonismo dos movimentos culturais da cultura.
Qual a sua percepção em relação a essa questão?
Claudia Leitão - Penso que a partir
do Governo Lula, o Ministério da Cultura alçou novos patamares na formulação de
políticas públicas para a cultura. O programa "Cultura Viva" é o
exemplo de uma política cultural que privilegia e reconhece a ação dos
pequenos, ou seja, daqueles que produzem cultura nos territórios mais longínquos
do país. Mas, se o MinC avançou nas dimensões simbólica e cidadã da cultura,
considero que a dimensão econômica necessita ainda avançar. Os desafios da
Secretaria da Economia Criativa são grandiosos: produzir dados confiáveis sobre
o campo cultural e criativo brasileiros, formar profissionais qualificados,
oferecer fomento aos empreendedores criativos e definir marcos legais que
permitam o florescimento da economia criativa brasileira.
Alexandre Lucas - Um dos grandes desafios para as
políticas públicas para a cultura é a criação de um marco legal que
garanta a sustentabilidade financeira. Como é o caso da PEC 150 que prevê a garantia
de 2% do orçamento da União, 1,5% dos Estados e 1% dos Municípios para a
Cultura. O que representa isso para o desenvolvimento do país?
Claudia Leitão - Aos poucos, o campo
cultural vai conquistando garantias jurídicas. Os "direitos
culturais", direitos de terceira geração, hoje são considerados direitos
humanos fundamentais. A legislação recém aprovada do Sistema Nacional de
Cultura é estratégica para o avanço da políticas públicas de cultura no pais.
Mas, não acredito que a PEC 150 seja aprovada a curto prazo. De qualquer forma,
outros marcos legais precisam ser criados, e talvez sejam mais viáveis a curto
ou médio prazos. São marcos trabalhistas, previdenciários, tributários, civis,
administrativos, entre outros. Precisamos de uma Frente Parlamentar da Economia
Criativa Brasileira, antes que os chineses inviabilizem as dinâmicas econômicas
dos nossps bens e serviços culturais.