quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

POETA GUARABIRENSE MÁRCIO BIZERRIL, LANÇA CORDEL ENFOCANDO O TEMA DA VIOLENCIA CONTRA A MULHER

O poeta e artista plástico guarabirense Márcio Bizerril vai lançar um cordel e uma música-tema relacionada à Violência contra Mulher. O evento terá participação de palestrantes.  A proposta é conscientizar a sociedade e, sobretudo, as mulheres que são vítimas de violência dentro e fora de casa, para que denunciem e busquem seus direitos.

O folheto e o tema da ‘campanha’ serão lançados dia 07 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, durante o sarau poético independente Café com Poeira, na praça da matriz, centro de Guarabira (PB). Toda a população está convidada. (Foto: Blog do Ikeda)

FONTE - BLOG DO IKEDA


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ATOR ALAGOAGRANDENSE TOMBINHO, INTERPRETA MICHAEL JACKSON EM UM MUSICAL NO RIO DE JANEIRO



O Ex-locutor da rádio PIEMONTE FM de Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro, popularmente conhecido como TOMBINHO (Macilon Figueiredo) apelido dado pelo radialista Sátiro Aires numa referencia pelo mesmo ter nascido na popular Rua do Tombo do Bêbado, como boa parte dos nordestinos, teve que viajar recentemente para o Rio de Janeiro em busca de trabalho, de sobrevivência.  
  Desde cedo Tombinho demonstrou ter uma boa vocação artística pois além de atuar na Piemonte FM, chegou a desenvolver alguns trabalhos no teatro Santa Ignêz ao lado do veterano grupo Os Outros coordenado pelo ator Neto Brito.   Hoje, Tombinho que participa do Grupo MUSICARTE no Rio de Janeiro, acabou de ser escolhido entre diversos outros atores representantes de vários grupos teatrais para interpretar o super star MICHAEL JACKSON no período de sua adolescência quando o mesmo nos anos 60, fazia grande sucesso ao lado de seus irmãos no famoso grupo musical americano JACKSON FIVE. 


A peça teatral na qual Tombinho faz tão importante papel, vai estreiar nesta quarta-feira, dia 26, no Teatro Antonio Fagundes, na Barra da Tijuca, as 21 h em um projeto desenvolvido pela GLOBO.    Os ensaios do musical está acontecendo no PROJAC (estúdios da Globo) e tem como um dos supervisores o super ator ARI FONTOURA.

Depois da temporada no Teatro Antonio Fagundes (Av Ayrton Senna, 2541 - Barra da Tijuca -  Rio de Janeiro), o grupo vai se apresentar no Teatro dos Grandes Atores, também no Rio de Janeiro.   O diretor do grupo MUSICARTE de que Tombinho faz parte, vai interpretar no musica, MICHAEL JACKSON na fase adulta, momento em que o astro desenvolveu sua carreira solo e o mundo cantou seus sucessos como BILLE JEAN, BAD, THRILLER e muitos outros
                         Teatro Antonio Fagundes - Rio de Janeiro

 TOMBINHO no momento trabalha em um restaurante em Jacarepaguá durante o dia e durante a noite, participa dos ensaios do grupo onde tem dado tudo de si e espera que, com este famoso papel, as portas se abram cada vez mais para que, como disse ele, “possa mostrar para o grande publico, toda a energia da terra de Jackson do Pandeiro que carrega consigo”.

Em conversa exclusiva por telefone com BIBIU DO JATOBÁ nesta segunda-feira, 24, o mesmo demonstrava estar radiante com a conquista e visivelmente demonstrava um certo orgulho de mostrar em forma de incentivo, a alegria de estar neste momento de expectativa para os seus amigos, colegas e familiares que deixou em Alagoa Grande.   Em forma de orientação ao talentoso ator,  bibiu do jatobá  pediu que o mesmo “mantivesse a humildade e a persistência em todos os momentos desta construção pois só assim, o sucesso vai chegar em um futuro próximo e ele poderá desfrutar de sua luta nos palcos do cenário artístico nacional”.

“BOA SORTE TOMBINHO, ESTAMOS TORCENDO POR VOCE!” – São os votos de todos os seus irmãos alagoagrandenses.

Redaçao - bibiu do jatobá 
Visite tambem - http://alagoagrandecidadania.blogspot.com.br/

domingo, 23 de fevereiro de 2014

GOVERNADOR RICARDO COUTINHO NÃO APOIA O "FOLIA DE RUA" de JOÃO PESSOA

CARNAVALESCOS DIZEM QUE O GOVERNADOR DISCRIMINOU O EVENTO PESSOENSE UMA VEZ QUE CONTRIBUIU COM R$ 800.000,00 PARA O "MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO" NO ANO PASSADO.

A versão 2014 da prévia Folia de Rua e o Carnaval Tradição não contará com nenhuma contribuição financeira por parte do Governo do Estado, segundo revelaram Fontes dos dois grandes eventos de João Pessoa. De acordo com elas, a participação do governo Ricardo se restringirá à presença de policiais militares e civis.


“Este ano o diálogo com o Governo do Estado foi quase nenhum resultando na não participação financeira da Folia de Rua, por exemplo”, contou um dos organizadores de Bloco.


Já dirigentes da Prefeitura de João Pessoa, responsável pelo Carnaval Tradição e pela condição de principal patrocinador do Folia de Rua, este ano o Governo do Estado resolveu não repassar nenhum centavo.


Em face da realidade, eles lamentaram que não tivesse havido sequer o repasse do valor feito ao Maior São João do Mundo no valor de R$ 800 mil, em 2013.


- Para ser um governador que explorou muito o Folia de Rua para se consolidar como liderança, a recusa de contribuir com o projeto é o atestado do retrocesso – comentaram.
 

Da Redação
WSCOM Online

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

HOJE, SOMENTE HOJE, TEM ALAFOLIA EM ALAGOA GRANDE - APROVEITE!

Tá chegando a hora e você não pode ficar de fora do maior e melhor bloco pré carnavalesco de Alagoa Grande, BLOCO FLAGRANDE. Os kit's já estão acabando, corra logo e reserve já o seu, porquê restam poucas unidades. Já é sábado, dia 22 de fevereiro, que as principais ruas de Alagoa Grande vai tremer com trio elétrico, segurança privada, atendimento médico e a melhor banda do momento, BANDA BADALAWÊ.

Reserve já o seu abadá pelos telefones (83) 9168-5471 / 9641-5030, porque são limitados e você não pode ficar de fora!!!!

AVISO IMPORTANTE DA DIRETORIA:


A Diretoria do Bloco Flagrande avisa que a concentração terá início as 19:00 hs no largo do Terminal Rodoviário de Alagoa Grande. Todos estão convidados para fazer o maior arrastão que Alagoa Grande já viu.

NOVA CAMPANHA DO GREEN PEACE - JUNTE-SE A NÓS

Data: 21/02/2014 08:02:46
Assunto: Tóxicos em marcas de luxo
 
Olá SEVERINO,

Nessa semana o Greenpeace revelou a mentira tóxica que está por trás das marcas de luxo do mundo da moda. Uma investigação divulgada na segunda-feira, dia 17, mostrou que substâncias químicas perigosas são usadas na produção de roupas infantis de marcas de luxo como Versace, Louis Vuitton, Dior e Dolce&Gabbana.
Esses químicos estão sendo despejados em nossos rios, córregos e lagos não só de fábricas têxteis em grandes centros produtores, mas também de peças de roupas compradas e vendidas ao redor do mundo. Uma vez liberadas em nossas águas, muitas dessas substâncias podem se tornar perigosas, causando distúrbios hormonais, contaminando o meio ambiente e criando riscos para a saúde de nossas crianças e adultos ao redor do mundo.
Essas marcas podem até embrulhar suas roupas em belos contos de fadas, mas na realidade elas estão tecendo uma rede de mentiras para seus consumidores. Esse pesadelo afeta a todos nós, mas tem algo que podemos fazer.
O Greenpeace adaptou o clássico “A Nova Roupa do Imperador”, de Hans Christian Anderson para mostrar um pequeno rei que se recusa a usar roupas contaminadas e decreta que nenhum produto tóxico será permitido nas roupas de seu reino e de todo o mundo.
Entre no site e conheça a história desse corajoso pequeno rei. Você pode se juntar a ele e pedir para que Versace, Louis Vuitton, Dior e Dolce&Gabbana se comprometam com uma moda livre de substâncias tóxicas perigosas!
Exija uma moda livre de substâncias tóxicas. Assine a petição

Quer fazer mais? Junte-se à nós.
Junte-se a nós
Um abraço,
Chiara Campione
Coordenadora da Campanha Detox
Greenpeace Itália

ARTIGO DO DIA - LAU SIQUEIRA: CULTURA, MERCADO E REALIDADE REGIONAL

LAU SIQUEIRA - Presidente da FUNESC - Espaço Cultural













 
Considero o francês Edgar Morin um dos mais lúcidos pensadores do mundo contemporâneo. O que é pensado sobre a Europa do século XX, serve para a realidade do Cariri, do Curimataú, do Seridó, do Brejo ou qualquer região da Paraíba neste começo do século XXI. A homogeneização, a padronização, a degradação e o extravio das diversidades culturais, pelo menos, se assemelham. Não é de outra coisa que Morin está falando no livro “Rumo ao Abismo? – Ensaio sobre o destino da humanidade” se não da chegada dos paredões e da mercantilização da cultura nos terrenos sagrados da diversidade e da identidade cultural nordestina, nos sítios onde ainda resistem os Bois de Reis, os Reisados e as bandas  de Pífano. Claro que não é só na Paraíba. Em outras regiões também é assim. Do município de Cruzeiro do Sul, no Acre até Uruguaiana, no extremo sul do RS. Somos regidos pela globalização.


Movida pelo jabá, a mídia cumpre um trágico papel neste cenário. George Orwell já falava disso no livro 1984. Segundo Orwell, nesse tempo de modernidades diluídas que vivemos, as músicas seriam feitas por computador. Se não é isso que acontece hoje, é quase isso. Mas, não é apenas na música, onde o time do “lek lek lek” vai goleando o time do “tengo lengo tengo”. Também o fenômeno ocorre em outras áreas. Até mesmo na fabricação de instrumentos. Um certo luthier de Cajazeiras não fabrica mais violinos, pois não há como competir com a produção  massificada do capitalismo selvagem made in  China.

As mazelas da mercantilização não são poucas. É onde mora a lógica do capital: o lucro como objeto do desejo. O pão e o circo em algumas demandas culturais devastadoras, enriquece ilicitamente bandidos simpáticos e sustenta os rebolados nas demandas sociais mais deprimentes. Como a erotização da infância, a degradação da imagem feminina e a homofobia, por exemplo. Algumas expressões musicais, sem dúvidas, muito antes de demarcar terreno no populismo cultural, avançam sobre processos de corrupção e aniquilamento das identidades regionais alijadas de qualquer disputa num mercado monopolista. Os Mestres da cultura tradicional brasileira correm o risco de desaparecimento em nome de um “folclore planetário”. Os focos de resistência em governos ditos progressistas começam a escorrer pelos dedos. Os mercados locais e regionais da cultura passaram a ser objeto de movimentos da sociedade e não mais de governos que optaram pelo popuaresco, desprezando uma geração inteira de criadores, pensadores e Mestres da Cultura. Seja nos pampas, no cerrado ou nos sertões. Enfim, o século XXI potencializa suas mazelas. Todavia, quando o cenário é de ameaças, o palco é da resistência.
Artigo publicado hoje no Jornal A União - Paraíba, João Pessoa.
              

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

FUNESC CONVOCA GRUPOS DE TEATRO DA PARAIBA PARA INSCRIÇÃO EM PROJETO DE CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) elaborou um formulário para registro de grupos teatrais e espetáculos paraibanos. O cadastro é o passo inicial da ação “Teatro da Paraíba”, que tem como objetivo fazer circular, dentro das suas possibilidades orçamentárias, o trabalho de artistas da Paraíba dentro do próprio Estado.
A iniciativa é coordenada pelo setor de artes cênicas da Funesc, que por meio de seleção simplificada irá distribuir os grupos em cidades que queiram estabelecer essa parceria de forma a contemplar indiscriminadamente o maior número de grupos e espetáculos possíveis.
Para participar da ação, grupos de todo o Estado da Paraíba devem solicitar, pelo e-mail humbertofunesc@gmail.com, o formulário de cadastro, preenchê-lo e enviar junto com material exigido pela coordenação. O documento também pode ser solicitado na fan page da Funesc no Facebook (http://www.facebook.com.br/funescgovpb).
O formulário deve conter o nome do grupo e do espetáculo, endereço e município de origem, contatos dos responsáveis, além de indicar a modalidade. Os anexos devem incluir portfólio, release, fotos de divulgação, ficha técnica e condições técnicas necessárias para a apresentação. O responsável pela ação e seleção dos grupos é o coordenador de teatro da Funesc, Humberto Lopes.

FONTE -  http://www.paraiba.pb.gov.br/84795/governo-lanca-proposta-para-circulacao-de-espetaculos-paraibanos-dentro-do-estado.html

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

NESTE DÁBADO, DIA 22, VAMOS TER "ALAFOLIA" em ALAGOA GRANDE.

   FLAGRANDE - ALAFOLIA - O BLOCO DE TODAS AS TORCIDAS.
 Tá chegando a hora e você não pode ficar de fora do maior e melhor bloco pré carnavalesco de Alagoa Grande, BLOCO FLAGRANDE. Os kit's já estão acabando, corra logo e reserve já o seu, porquê restam poucas unidades. Já é sábado, dia 22 de fevereiro, que as principais ruas de Alagoa Grande vai tremer com trio elétrico, segurança privada, atendimento médico e a melhor banda do momento, BANDA BADALAWÊ.
Reserve já o seu abadá pelos telefones (83) 9168-5471 / 9641-5030, porque são limitados e você não pode ficar de fora!!!!
 
AVISO IMPORTANTE DA DIRETORIA:
 A Diretoria do Bloco Flagrande avisa que a concentração terá início as 19:00 hs no largo do Terminal Rodoviário de Alagoa Grande. Todos estão convidados para fazer o maior arrastão que Alagoa Grande já viu.
Propaganda gratuita em apoio ao bloco - bibiu do jatobá

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CENTRO HISTÓRICO SERÁ OBJETO DE ATENÇÃO PELO GOVERNO DO ESTADO

Uma ação inédita, em defesa dos bens culturais da Paraíba, acontece na manhã desta quinta-feira (20), em João Pessoa. Pela primeira vez, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) vai reunir todos os 15 prefeitos dos municípios cujos Centros Históricos se encontram sob sua proteção. O “1º Seminário de Estratégias para os Centros Históricos da Paraíba” será realizado das 8h às 14h, no auditório do Iphaep, na Av. João Machado, 348, Jaguaribe.
O evento tem como objetivo estreitar as relações com os gestores dos 15 municípios do Estado que têm Centros Históricos delimitados pelo instituto, visando ações conjuntas de salvaguarda”, explicou o diretor executivo do Iphaep, Anibal Moura Neto. Ele revelou que, no encerramento, haverá a leitura e posterior assinatura da ‘Carta em Defesa dos Bens Culturais da Paraíba’. Além de João Pessoa e Campina Grande, a ação de preservação histórica e arquitetônica do traçado original dos Centros Históricos se estende a todas as áreas do Estado, contemplando os municípios de: Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Mamanguape, Pilar, Pombal, Princesa Isabel, Remígio, Rio Tinto, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe e Sousa.
Casarões de Alagoa Grande
Programação – O credenciamento do “1º Seminário de Estratégias para os Centros Históricos da Paraíba” acontece a partir das 8h. Em seguida à abertura, será ministrada uma palestra sobre patrimônio cultural, pela professora Berthilde Moura Filha, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPB. Já a partir das 10h30, estão agendadas três mesas técnicas: “Do Iphaep e dos seus instrumentos legais”, a ser apresentada por Werton Soares Júnior, assessor jurídico da instituição; e “Dos Centros Históricos da Paraíba” e “Da tramitação de processos no Iphaep”, com os arquitetos Paula Ismael e Pedro Rossi, da Coordenadoria de Arquitetura e Ecologia do Iphaep. Haverá, ainda, um debate, tendo como mediadora a coordenadora administrativa, Fátima Cavalcante.
O diretor Aníbal Moura Neto disse que, só então, será feita uma explanação do Plano Estadual de Visitas Técnicas aos Centros Históricos da Paraíba, montado pelo Iphaep, para discussão com os prefeitos participantes do seminário. “Nosso objetivo, até julho próximo, é fazermos reuniões institucionais, nos 15 municípios com Centros Históricos delimitados e tombados, onde esperamos poder contar com a presença do prefeito local e demais assessores que ele julgue serem importantes de participarem da reunião, e também representantes da Câmara Municipal, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Igreja”. Na ocasião dessas visitas, serão instalados escritórios técnicos do Iphaep para atendimento e orientação aos interessados, independentemente de abrir ou não processo junto ao patrimônio estadual.
O diretor explicou que as ações culminarão com uma audiência pública, que será posteriormente marcada, em cada município, na qual se pretende discutir com a sociedade, a necessidade da preservação do patrimônio cultural, as ações do Iphaep e a legislação vigente. “Na Paraíba, temos um vastíssimo acervo de bens culturais – móveis e imóveis – e é importante que haja a união de todos (poder público, representantes da sociedade e a população), para que possamos viabilizar e implementar as ações de preservação”, concluiu Aníbal Moura Neto.
FONTE - SECOM-PB.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

GINASTA SE APRESENTA NOS JOGOS DE SOCHI PATINANDO AO SOM DE MÚSICA BRASILEIRA




Os Jogos de Sochi começam nesta quinta-feira com a apresentação de um brasileiro que não está entre os 12 integrantes da delegação enviada pelo COB. Isso porque ele vai defender as cores da França. Florent Amodio, de 23 anos, foi entregue pela mãe biológica em Sobral (Ceará), quando ainda era criança, para ser adotado por pais franceses. Na Rússia, chegará à disputa da patinação artística com três medalhas em Campeonatos Europeus no currículo e defendendo uma enorme tradição da França na prova.
Lancamento do Guia



















Amodio nunca pensou em competir pelo Brasil. ”O Brasil é o meu país, onde nasci, e permanecerá para sempre no meu coração. Mas vivo na França. Passei a minha vida na França, e, portanto, estou competindo para a França “, explicou ele em uma entrevista para o Golden Skate, principal site especializado em patinação artística no gelo.
O garoto de 23 anos foi adotado quando era ainda um bebê e se chamava Francisco Thiago dos Santos. “Eu era mãe solteira, que não trabalhava e que dependia da irmã. Tinha outros dois filhos. Uma ainda mamava e outro já estava mais grandinho, forte. E o Thiago era o que mais precisava de uma vida melhor. A única saída foi entregá-lo para alguém criar“, contou Delfina Antônia dos Santos, mãe biológica de Amodio, em entrevista ao jornal O Povo, de Fortaleza.




















Amodio só retornou ao Brasil em 2008, quando já era patinador. “Foi uma grande experiência para mim, porque eu vi tudo de verdade pela primeira vez. Descobri meu país e isso foi ótimo para mim”. Depois, participou de uma reportagem da TV Record em que viu a mãe biológica pela primeira vez, pela televisão. A emissora desejava promover o encontro dos dois, mas a história não foi para frente.
FONTE  -   http://180graus.com/entretenimento/nascido-no-brasil-patinador-samba-com-patins-de-gelo-na-russia-veja-video#.UvvqsSokJDG.facebook

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CEARTE EM JOÃO PESSOA ABRE DIVERSOS CURSOS - 600 VAGAS - GOVERNO DO ESTADO


 
Expressar emoções, ideias, histórias e culturas através das mais variadas formas de arte são alguns dos objetivos proporcionados pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Centro Estadual de Arte (Cearte) que disponibiliza, neste primeiro semestre, cerca de 600 vagas para cursos nas áreas de música, dança, teatro e artes visuais.
A coordenadora da unidade, Laura Moreno, destacou o aumento da responsabilidade na melhoria do ensino da arte após o decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), de 7 de setembro de 2013, que prevê a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), qualificação profissional e cursos técnicos pelo Cearte. “Temos professores qualificados e sempre buscamos planejar todas as atividades para que, posteriormente, tenhamos um saldo positivo na oferta de vagas, capacitação e qualidade nos cursos”, enfatizou.
Novos cursos – As aulas são para 28 cursos regulares que serão ministradas nos três turnos e começam logo após o período carnavalesco, no dia 6 de março. Além dos 20 regulares, o Cearte abriu neste ano oito novos cursos reivindicados por alunos e professores que se destacaram em formatos de oficinas ofertadas no período de férias. São eles: Figurino, Teatro para Crianças, Dança Teatro, Criação Coreográfica em Dança Contemporânea, Xilogravura – Uma releitura da impressão gráfica, Papel Artesanal, Foto Lata e Introdução à História das Artes Plásticas/Visuais na Paraíba.
Entre os cursos mais procurados está o de Figurino, que será ministrado pela professora Tainá Macedo, com uma carga horária de 68 horas. Destinado a jovens e adultos interessados em pesquisar, criar e produzir figurinos, o curso destaca o cenário cênico para a composição das personagens. O aluno ainda aprenderá o tratamento de materiais adequados e o desenvolvimento de um projeto de figurino para determinada linguagem artística.
Praticar fotografia artesanalmente implica experimentar as etapas cruciais para produzir uma imagem do tipo à maneira antiga, lambe-lambe. Por isso, o Cearte vai oferecer o curso Foto Lata. Alternando entre teoria e prática, no curso será possível realizar a confecção da câmera fotográfica artesanal, a captura da imagem pelo método pin-hole e a ainda a revelação das fotografias.
Os interessados podem ainda se inscrever para os cursos de Jogos Cênicos, Ballet, Danças (Contemporânea, Clássica, Ventre, Salão e Urbanas – Street Dance), Violão (Popular e Clássico), Canto (Lírico e Popular), Técnica Vocal, Teclado, Guitarra, Harmonia e Improvisação, Teoria Musical, Contrabaixo Acústico, Desenho Artístico, Desenho, Cerâmica, Fotografia, Pintura acrílica sobre tela e Desenho e Pintura.
Capacitação docente – Até esta sexta-feira (14), o Cearte realiza a II Semana de Formação Continuada de Professores que nesta edição “O Ensino da Arte” como tema. Nos dias 10 e 11, os professores Ana Laurenti, Lúcia Serpa e Pablo Honorato apresentaram, respectivamente as mesas-redondas “Arte como Ação Social”, “Arte como Linguagem” e “Direito de Acesso ao Ensino da Arte”. No último dia do evento, haverá, às 14h, a reunião geral de planejamento de 2014 destinada aos 43 professores do quadro.
Queremos aprofundar o ensino da arte na Paraíba, promover as leis e todas as conquistas para que a sociedade possa começar a discutir políticas públicas voltadas para esta área”, enfocou a coordenadora do Cearte.
Serviço – As inscrições estão abertas e os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte, instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Alunos da rede estadual de ensino pagam um valor semestral de R$ 30 e o público em geral, R$ 80. Para informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3214-2923 ou 3214-3412. 
FONTE -  http://www.paraiba.pb.gov.br/84530/governo-abre-inscricoes-para-600-vagas-em-cursos-de-arte.html