sábado, 29 de março de 2014

PRIMEIRO CURSO DE "GESTORES CULTURAIS DA PARAIBA" SE ENCERRA HOJE COM A ENTREGA DOS CERTIFICADOS

SEVERINO ANTONIO (bibiu do jatobá) É UM DOS CONCLUINTES DESTE PRIMEIRO CURSO DE "GESTORES CULTURAIS DA PARAÍBA". 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realizará neste sábado (29) o encerramento do Curso de Formação de Gestores Culturais da Paraíba, no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande. O Curso foi realizado em parceria com o Ministério da Cultura, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) e a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec). O curso é realizado como parte integrante da implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Estado.
Para o secretário Chico César, o curso teve grande importância para qualificar a atuação dos agentes culturais, bem como consolidar as políticas públicas de cultura em todo o território paraibano. Com estaação, a Secult-PB passou a atender uma demanda histórica do movimento cultural. “Formar gestores para atuar na sociedade civil e no poder público é fundamental para elaborar os programas, entender os mecanismos introduzidos recentemente no país pelo Governo Federal e buscar recursos em várias frentes”, analisou o secretário.
Ao todo, foram criadas seis turmas, distribuídas em seis regiões do Estado, contemplando as regiões do Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú, Agreste/Borborema e Sertão, visando dinamizar o aproveitamento do potencial cultural de cada uma e viabilizar maior abrangência e acessibilidade dos participantes. Para a realização da ação, foram investidos cerca de R$ 790.000,00, a partir de um convênio estabelecido entre Secult-PB e MinC.
Neste sábado, a programação será iniciada com a apresentação dos trabalhos finais dos participantes, às 9h. À tarde, a partir das 14h, haverá a solenidade oficial, com pronunciamento das representações de cada instituição envolvida. Às 15h, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, proferirá a palestra “A importância da formação e os desafios da gestão cultural no contexto atual”. E em seguida, serão entregues os certificados de conclusão.
Os conteúdos foram trabalhados em duas etapas, sendo uma virtual e outra presencial, com abordagem dos seguintes temas:Políticas Públicas de Cultura / Sistema Nacional de Cultura; Diversidade e Desenvolvimento Cultural; Planejamento e Gestão, Gestão em Rede e Instâncias de Governança; Elaboração de Projetos, Editais, Marketing Cultural e Captação de Recursos; Licitação, Prestação de Contas e Convênios; SICONV (Passo a passo na elaboração de Convênios); Seminário de Apresentação dos Projetos de Intervenção na Ação Cultural dos Municípios.
Para finalização do curso, foram formados grupos que elaboraram projetos culturais de intervenção em seus municípios, agregando os conteúdos apreendidos ao longo dos módulos. Participaram da formação agentes culturais de toda a Paraíba, com atuação nas mais diversas áreas, bem como gestores públicos e privados.
Programação
9h- Apresentação dos trabalhos finais dos alunos
14h- Solenidade de Abertura com falas institucionais (MINC, Secult – PB, IFPB, UFCG)
15h- Aula Magna – com Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
16h- Entrega de certificados e Coquetel
Fonte - SECOM/PB

sexta-feira, 28 de março de 2014

CIRANDEIRAS DE CAIANA DOS CRIOULOS ABREM O SHOW DE TULIPA RUIZ

 

A cantora Tulipa Ruiz é a atração principal do show Canto de Mulheres, nesta sexta-feira (28), às 19h, na Praça da Bandeira, em Campina Grande. O evento gratuito, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Secretaria de Estado da Cultura, integra a programação mensal do Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. O Canto de Mulheres terá a participação também do grupo Caiana dos Criolos e Dj Kylt.
Tulipa Ruiz vai mostrar ao público paraibano seu segundo CD autoral, Tudo Tanto, lançado em julho de 2012. Selecionada por edital da Natura Musical, ela repetiu a bem-sucedida parceria com o irmão e guitarrista Gustavo Ruiz e contou com participações de nomes de destaque da cena brasileira, como Criolo, Daniel Ganjaman, Kassin, Lulu Santos, Rafael Castro e São Paulo Underground.
Lançado oficialmente em São Paulo, no mesmo Auditório Ibirapuera em que Efêmera (álbum de estreia lançado em 2010) teve seu debut, Tudo Tanto pavimenta seu caminho. Em um ano de estrada, já foi apresentado em cidades do Brasil e do exterior, em países como Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal e Suíça, no renomado Festival de Montreux, Turquia, e nos Estados Unidos, em Nova York. Um ano após o lançamento em CD, Tudo Tanto ganhou versão vinil.
Jornais como O Globo, Estadão e Folha de S. Paulo se renderam ao talento de Tulipa e voltaram a citá-la entre os melhores lançamentos de 2012. De quebra, levou as estatuetas de Melhor Disco pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Prêmio Multishow e Prêmio Contigo! MPB FM, além da indicação ao Prêmio da Música Brasileira. Cada Voz, que encerra o álbum de onze faixas, ainda foi selecionada pelo jornal britânico The Guardian entre as melhores composições numa seleção que incluiu 34 músicos.

Nascida em Santos, criada na mineira São Lourenço e formada em Multimeios na PUC, de São Paulo, Tulipa Ruiz e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção. As referências, entretanto, se espalham por Gal Costa, Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias Meredith Monk e Yoko Ono.
Ainda garota e já universitária, Tulipa teve algumas experiências musicais por hobby. O “valendo”, porém, veio só em 2009 quando a então redatora e ilustradora resolveu se assumir como cantora e compositora – sem abandonar os desenhos que a traduzem graficamente nos shows e nos encartes dos álbuns, além das colaborações para o jornal Le Monde Diplomatique Brasil. O pai e o irmão embarcaram na história musical e integram a banda, que conta ainda com Caio Lopes, na bateria, e Marcio Arantes, no baixo.
Tulipa Ruiz teve o disco Efêmera colocado entre os melhores da década pelo jornal Folha de S. Paulo, eleito o melhor do ano pela revista Rolling Stone, levou a estatueta de melhor cantora do Prêmio Multishow em 2011, conquistou uma leva de fãs que inclui David Byrne, a música Só Sei Dançar com Você foi tema de Leandra Leal na novela Cheias de Charme e a faixa-título foi trilha de jogo de videogame da Fifa.
Em mais de dois anos de estrada, foram 150 shows só no Brasil – além de turnês internacionais que incluíram países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Itália e Inglaterra. 
FONTE - SECOM-PB.

quinta-feira, 27 de março de 2014

27 de MARÇO - DIA MUNDIAL DO TEATRO, DIA NACIONAL do CIRCO - TEATRO SANTA IGNÊZ EM ALAGOA GRANDE - NENHUM ESPETÁCULO PARA LEMBRAR TÃO IMPORTANTE DATA

INDIGNADOS, ARTISTAS PROTESTAM PELA INOPEROSIDADE DA NOVA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO.

" (...) para que existe um espaço tão mágico que na verdade o Teatro movimento ele deve ser mais valorizado do que o Teatro prédio, mas venhamos e convenhamos se na sua cidade tem um Teatro como o Santa Ignêz que é o 3ª Teatro mais antigo da Paraíba, deveríamos ter um mega de um evento onde acordasse os artistas ao qual faz parte da história gravada naquele palco, que foi onde nele me veio a paixão pela arte e por incentivo de um artista que admiro muito e sou louco pra ser dirigido por ele, que é Misael Batista, um mostro que inicio junto com vários outros a história do movimento teatral na cidade que muitos já chegaram a dizer com a boca cheia que é a terra dos artistas. Então em que posição fica nós? Já sei, do mesmo jeito, porque será sempre assim, até quando se tocarem que fazer Teatro é se dar a um estudo do ser humano e usar esse conhecimento nas obras apresentadas no palco. Ai sim saberão o que é a arte milenar. Eu resolvi comemorar essa data me preparando pra mais um trabalho que em breve estará nos palcos. FELIZ PARA TODOS NÓS ATORES, ATRIZES, DIRETORES, OFICINEIROS, AUTORES, FIGURINISTAS, MAQUIADORES, SONOPLASTAS, ILUMINADORES, CENÓGRAFOS, CONTRA REGRAS...POIS NÓS MERECEMOS TODO O RESPEITO E APLAUSOS, POIS É DOS APLAUSOS QUE NOS REALIZAMOS COMO DEVER CUMPRIDO DE QUE O TRABALHO FOI FEITO. Até uma próxima, as cortinas vermelhas se fecham para depois abrir com mais um espetáculo. "

Texto do artista alagoagrandense - RAFAEL ANGELO.
TEATRO SANTA IGNÊZ - ALAGOA GRANDE - O 3º MAIS ANTIGO DA PARAIBA
FOTOS - bibiu do jatobá.

DIA 30 DE ABRIL, EM ALAGOINHA, 2ª NOITE DA VIOLA

A arte da viola e do repente serão atrações em Alagoinha, dia 30 de Abril, com a realização da 2ª Noite da Viola. O evento vai acontecer no restaurante da Pousada Sol Nascente. Cinco Duplas de repentistas e artistas convidados estarão no palco, mostrando o melhor do improviso e da viola.
Organização: Severino Cardoso e Cristiano Alves
Contato: (83) 8862 - 4086  / 8853 - 4260.
Apoio:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHA
RÁDIO ALAGOINHA FM
ARCO-IRIS MODAS
MINE BOX ZÉ TOMAZ
MERCADINHO SÃO JOÃO
TENO DO SINDICATO
FRIGO PEIXE
NIL CEL CELULARES
COMERCIAL DE BEBIDAS SILVEIRA
BALNEÁRIO E CHURRASCARIA RECANTO DO SOL
PANIFICADORA GLÓRIA
CHURRASCARIA CARNEIRO NA BRASA
ANTONIO INOCÊNCIO
JAIME MATHEUS
COMERCIAL FARIAS
BAR E MERCEARIA DO MOISÉS EM CANAFÍSTULA
MARGARIDA ANÍSIO.
Apoio voluntário ao evento - bibiu do jatobá

sexta-feira, 21 de março de 2014

É NESTE DOMINGO A COMEMORAÇÃO DO "DIA INTERNACIONAL DA MULHER" em ALAGOA GRANDE


Foto: CONVIDAMOS A TODAS E TODOS AMIGAS E AMIGOS PARA PARTICIPAREM DESTE IMPORTANTE EVENTO QUE ESTÁ SENDO DESTINADO A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES - Contato: SOLEDADE: 9928 1700 - 9352 6152 - Solicitamos que todos e todas contribuam com a divulgação compartilhando com todos os amigos e grupos possíveis. ESPERAMOS SUA PRESENÇA!








 CONVIDAMOS A TODAS E TODOS AMIGAS E AMIGOS PARA PARTICIPAREM DESTE IMPORTANTE EVENTO QUE ESTÁ SENDO DESTINADO A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES - Contato: SOLEDADE: 9928 1700 - 9352 6152

APOIO - bibiu do jatobá.

domingo, 16 de março de 2014

HOJE TEMOS EM ALAGOA GRANDE O TRADICIONAL PASSEIO DAS AMAZONAS e CAVALEIROS - HOMENAGEM AS MULHERES PELA PASSAGEM DE SEU DIA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LOCAL DA CONCENTRAÇÃO DAS AMAZONAS E DOS CAVALEIROS, ÀS 8h, NESTE DOMINGO, 16 DE MARÇO, NO BNB CLUB DE ALAGOA GRANDE. APÓS A FEIJOADA, À TARDE, TERÁ MUITO FORRÓ COM OS 3 DO XAMEGO.

CONTATOS COM MARCOS CORREIA  -  9933 8848.



  APOIO NA DIVULGAÇÃO - bibiu do jatobá.

sábado, 15 de março de 2014

SEIS ANOS SEM DR. ISRAEL - ALAGOA GRANDE CONTINUA ENALTECENDO A MEMÓRIA E A sua LUTA EM DEFESA DA CIDADANIA DE NOSSO POVO

ALAGOA GRANDE AINDA NÃO CONSEGUIU ESQUECER A IMPORTÂNCIA DO DR. ISRAEL GUEDES NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DE NOSSO POVO.
 ISRAEL GUEDES FERREIRA nasceu em Alagoa Grande a 18 de Janeiro de 1954 e faleceu a 15 de Março de 2008 vitima de um misterioso acidente automobilístico quando o mesmo vinha do trabalho na estrada que liga Alagoainha á Alagoa Grande, ambos municípios do Estado da Paraíba.
Garoto pobre cuja família vivia da agricultura da cana de açúcar.  Estudou no antigo colégio São José, formou-se em Economia e depois em Direito.  Fez curso de pós-graduação em Direito Penal e Criminologia.   Seu primeiro emprego foi como concursado da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande.  Depois foi para o BNB e depois para o BANCO DO BRASIL saindo por vontade própria com 23 anos de serviços, já no cargo de supervisor, depois de perseguido pelos expiões da DITADURA MILITAR quando, a partir daí passou a se dedicar exclusivamente a POLÍTICA e ao MOVIMENTO SINDICAL.

Em 1997 foi eleito PRESIDENTE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DA PARAIBA onde empreendeu uma gestão moralizadora da administração e das finanças da entidade deixando-a em uma situação de destaque com uma moderna estrutura administrativa e invejável equilíbrio financeiro.   Logo após foi escolhido como Assessor Parlamentar do mandato petista da Deputada Gianinna Farias.   Fazia parte do comitê de JURISTAS POPULAR atrelado a Fundação Margarida Maria Alves e na maioria das vezes, advogava de graça defendendo os pobres na busca de sua cidadania.   Dinheiro nunca foi o objetivo do Dr. ISRAEL.   Terminou seus dias como Advogado da Prefeitura da Guarabira cuja Prefeita Fátima Paulino o nomeou Procurador Jurídico substituindo no cargo o ex-Prefeito de Guarabira, JADER PIMENTEL.
Em patos, desde 1979, organizou a FUNDAÇÃO DO PT naquele Município.   Esteve em todas as lutas principalmente nas campanhas de LULA PRESIDENTE onde o mesmo acompanhou o presidenciável por vários comícios pelo interior da Paraíba quando da CARAVANA DA CIDADANIA.

 Foi candidato á Deputado Federal e a Vice-Prefeito do município de Alagoa Grande.  Foi presidente do Diretório Municipal por dois mandatos e ocupou também a função de membro do Diretório Estadual por uma gestão. 
O Dr. ISRAEL notabilizou-se pela sua maneira incisiva de lhe dar com os atos e fatos.   Detentor de uma larga experiência de vida e de ações, tinha como diretriz COMBATER A CORRUPÇÃO, fato que o fazia sofrer muito quando ultimamente o Presidente LULA ao fechar o arco de aliança ideológica de seu governo, terminou por nomear caciques históricos da política nacional muitos dos quais VERDADEIROS CORRUTOS, segundo ISRAEL.
Homem de coragem e decisão.  Enfrentava os poderosos sem fraquejar nem pestanejar.   Achava que a JUSTIÇA estava paulatinamente perdendo a moral porque estava acoitando alguns JUIZES e PROMOTORES incapacitados e às vezes também corruptos.  Utilizava muito bem da ousadia que somada com a sua invejável capacidade Jurídica o levou aos fóruns mais significativos do País dos quais uma audiência com o Ministro Nelson Jobim, Presidente do Supremo Tribunal Federal, quando defendeu uma causa em favor dos Vereadores eleitos em 2004 que foram eliminados por uma circular do TSE que para o mesmo era “totalmente extemporânea e descabida”. 
Era um dos poucos Advogados que se oferecia para atuar voluntariamente nos processos mais delicieis como foi o caso do processo de Margarida Alves e o que acusava o ex-Deputado Aércio Pereira de ter matado uma jovem estudante.   Na sua luta radical contra a IMPUNIDADE e os DIREITOS HUMANOS, terminou por condenar o ex-Deputado a uma pena de 19 anos de prisão fato que levou a comunidade de Cajazeiras, terra natal da estudante morta, a condecorá-lo com um titulo de CIDADÃO CAJAZEIRENCE cuja comenda foi aprovada em 2007 pela Câmara de Vereadores daquele Município.  
DR. ISRAEL era um soldado da Política e um engenheiro do Direito.    Ultimamente demonstrava estar magoado com os companheiros do PT porque preferiam dar oportunidades a “MUITOS CORRUPTOS DA DIREITA” o deixando escanteado apesar de ter todas as qualidades que um homem publico precisa ter:  CAPACIDADE, HONESTIDADE, TRANSPARENCIA e franco dialogo com os MOVINENTOS SOCIAIS e as CAMADAS POPULARES.

Amava sua terra natal Alagoa Grande ao extremo.   Brigava e perdia amizades por ela que sonhava vê-la DESENVOLVIDA, GERADORA DE EMPREGO E RENDA e com uma ADMINISTRAÇÃO TRANSPARENTE, PARTICIPATIVA e CAPAZ DE PLANEJAR O FUTURO PRESERVANDO O PASSADO.    Um dos homens mais sinceros e corretos que se podia ter em nosso modelo de sociedade.   Projetou sua vida publica em cima de uma de suas frases mais famosas: “DIFICIL É SE ENFRENTAR AS GRANDES CAUSAS SEM SUCUMBIR AS MIGALHAS DO PODER” e “SÃO POUCOS OS QUE ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR GRANDES PREÇOS POR PEQUENAS CAUSAS”.   ELE como poucos, vivia da pratica destas assertivas.
Assim foi Dr. ISRAEL, um exemplo de homem publico a ser seguido e uma das poucas capacidades intelectuais da terra de MARGARIDA ALVES, MARIA DA PENHA, JACKSON DO PANDEIRO, OSWALDO TRIGUEIRO e JOÃO BÔSCO CARNEIRO.  Fica o exemplo de amigo, de bravura, honestidade e caráter a ser seguido pela nova geração e por todos aqueles que buscam realizar os objetivos que o mesmo tanto sonhava.
Escrito por 
SEVERINO ANTONIO – bibiu do jatobá.
Conselheiro Estadual da Cultura
Amigo e companheiro de todas as horas do Dr. ISRAEL durante 23 anos de lutas, de vitórias, derrotas, decepções, ousadias e sonhos.    Contato – 83 – 9369 3233 – 3273 2733 – severinopb@uol.com.br

quarta-feira, 12 de março de 2014

SEVERINO ANTONIO (bibiu do jatobá); UMA VIDA EM DEFESA DOS ARTISTAS E DA CULTURA POPULAR do BREJO PARAIBANO



SEVERINO ANTONIO DA SILVA mais conhecido como “bibiu do jatobá”, é natural de Alagoa Grande e desde o ano de 1980 atua na área da cultura sendo fundador da ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS DE ALAGOA GRANDE, da ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO JATOBÁ, do grupo musical JATOBÁ SHOW, do CLUBE DOS POETAS e mais recentemente da AFRORRÓ (Associação dos Defensores da Cultura Popular e da Obra de Jackson do pandeiro).   Bibiu também é apresentador do programa de rádio “A HORA DA CULTURA” na Rádio PIEMONTE FM de Alagoa Grande.

Percussionista, ritmista, poeta, cordelista, compositor, “bibiu do jatobá” também foi Vereador onde boa parte de seu mandato foi voltado para a defesa da CULTURA de Alagoa Grande e da região terminando por viabilizar a construção do MEMORIAL DE JACKSON DO PANDEIRO que hoje é um dos equipamentos culturais mais visitados da região ao lado do TEATRO SANTA IGNÊZ, da CASA DE MARGARIDA ALVES e do QUILOMBO DE CAIANA e suas CIRANDEIRAS.
Formado em Administração de Empresas com especialização em Finanças, Educação e Gestão Cultural, “bibiu do jatobá” foi escolhido no mandato do Prefeito João Bosco Carneiro Junior (2009 – 2012) como gestor da cultura de Alagoa Grande.   Na oportunidade gerenciamos todos os grandes eventos do Município tais como Festa de São João, Festa da Padroeira, Festa da Consciência Negra, Festivais Diversos, Festival de Teatro e o Festival de Música Forró Fest (parceria com a TV Cabo Branco). Fundamos a SECRETARIA DA CULTURA do Município uma das pioneiras da região e marco na organização da cultura e cidadania do artista popular.

















Toda esta luta sempre teve como foco principal a DEFESA DAS RAIZES CULTURAIS e dos ARTISTAS POPULARES que  terminaram por eleger “bibiu do jatobá” como CONSELHEIRO ESTADUAL DA CULTURA cujo mandato continurá focado em diversas lutas como por exemplo, o fortalecimento do FORUM DA CULTURA DO BREJO; a implantação das SECRETARIAS DA CULTURA nos diversos municípios da região; a realização do FESTIVAL DA CULTURA POPULAR do BREJO PARAIBANO a exemplo do Festival de Artes de Areia, etc, etc.