SEVERINO ANTONIO (bibiu do jatobá) É UM DOS CONCLUINTES DESTE PRIMEIRO CURSO DE "GESTORES CULTURAIS DA PARAÍBA".
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realizará neste sábado (29) o encerramento do Curso de Formação de Gestores Culturais da Paraíba, no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande. O Curso foi realizado em parceria com o Ministério da Cultura, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) e a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec). O curso é realizado como parte integrante da implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Estado.
Para o secretário Chico César, o curso teve grande importância para qualificar a atuação dos agentes culturais, bem como consolidar as políticas públicas de cultura em todo o território paraibano. Com estaação, a Secult-PB passou a atender uma demanda histórica do movimento cultural. “Formar gestores para atuar na sociedade civil e no poder público é fundamental para elaborar os programas, entender os mecanismos introduzidos recentemente no país pelo Governo Federal e buscar recursos em várias frentes”, analisou o secretário.
Ao todo, foram criadas seis turmas, distribuídas em seis regiões do Estado, contemplando as regiões do Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú, Agreste/Borborema e Sertão, visando dinamizar o aproveitamento do potencial cultural de cada uma e viabilizar maior abrangência e acessibilidade dos participantes. Para a realização da ação, foram investidos cerca de R$ 790.000,00, a partir de um convênio estabelecido entre Secult-PB e MinC.
Neste sábado, a programação será iniciada com a apresentação dos trabalhos finais dos participantes, às 9h. À tarde, a partir das 14h, haverá a solenidade oficial, com pronunciamento das representações de cada instituição envolvida. Às 15h, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, proferirá a palestra “A importância da formação e os desafios da gestão cultural no contexto atual”. E em seguida, serão entregues os certificados de conclusão.
Os conteúdos foram trabalhados em duas etapas, sendo uma virtual e outra presencial, com abordagem dos seguintes temas:Políticas Públicas de Cultura / Sistema Nacional de Cultura; Diversidade e Desenvolvimento Cultural; Planejamento e Gestão, Gestão em Rede e Instâncias de Governança; Elaboração de Projetos, Editais, Marketing Cultural e Captação de Recursos; Licitação, Prestação de Contas e Convênios; SICONV (Passo a passo na elaboração de Convênios); Seminário de Apresentação dos Projetos de Intervenção na Ação Cultural dos Municípios.
Para finalização do curso, foram formados grupos que elaboraram projetos culturais de intervenção em seus municípios, agregando os conteúdos apreendidos ao longo dos módulos. Participaram da formação agentes culturais de toda a Paraíba, com atuação nas mais diversas áreas, bem como gestores públicos e privados.
Programação
9h- Apresentação dos trabalhos finais dos alunos
14h- Solenidade de Abertura com falas institucionais (MINC, Secult – PB, IFPB, UFCG)
15h- Aula Magna – com Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
16h- Entrega de certificados e Coquetel
Fonte - SECOM/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário