sábado, 25 de julho de 2015

É COM TRISTEZA QUE COMEMORAMOS OS 150 ANOS DE ALAGOA GRANDE

HOJE, 26 de Julho de 2015, Alagoa Grande completa 150 anos de emancipação política do Município de Areia, fato que aconteceu em Julho de 1865.  Um Município que já foi uma potencia econômica no brejo e no cenário paraibano. 
Já tivemos empresas processadoras do AGAVE, do ALGODÃO, USINA DE AÇUCAR, ramal FERROVIÁRIO ligado a Capital, colégio de FREIRAS, CLUBE 31, OFICINA DO ALEMÃO, EMPRESA DE ÔNIBUS, MOINHO DE CAFÉ, SABOARIA, AGENCIA DE AUTOMÓVEL ZERO KILÔMETRO, TIRO DE GUERRA DO EXÉRCITO, FESTA DA PADROEIRA, SÃO JOÃO, NATAL E ANO NOVO, Etc, etc.
  Ao longo dos anos nosso Município vem se enfraquecendo ano a ano; primeiro perdendo a potencialidade econômica e ultimamente, se degenerando socialmente.  O padrão de vida de nosso povo e a autoestima, andam no fundo do poço e apesar de culparem a crise nacional, não é temeroso se  afirmar que nossa crise é mais de gestão administrativa.
Não fosse a degeneração econômica e social fruto do acumulo de erros passados, por ironia do destino, observamos inertes que o modelo de gestão utilizado pelo Prefeito atual tem contribuído visivelmente para que tal crise se acentue.
 Aqui vivenciamos hoje uma das mais rudimentares administrações dos últimos tempos onde o titular disputa com ele mesmo o título de campeão da mediocridade.  Seria cômico se não fosse o fato lastimável.
 Premiada a cada ano com um rótulo desastroso, assim foi o primeiro ano rotulado como o ano em que “a SECRETÁRIA DA SAÚDE foi despedida por abuso no uso de diárias” e o ano foi rotulado como o do ESCANDALO DAS DIÁRIAS; o segundo ano aconteceu problemas nas licitações fato que levou lamentavelmente funcionários á prisão e ficou rotulado como sendo o ano do “ESCÂNDALO DAS LICITAÇÕES”; neste terceiro ano, nota-se que todo o corpo administrativo está doente, infectado, tanto que estourou tremenda “ferida” na gestão da ASSISTENCIA SOCIAL e terminou por rotular o ano administrativo como sendo o de “ALAGOAGRANDENSES COMENDO RATOS”.  Já estamos a temer e ao mesmo tempo rogando á Deus para que 2016 não sejamos penalizados com a reeleição da atual fórmula desastrosa e catastrófica.  Seria para nós a tragédia maior, o juízo final do Município; é bom nos prevenirmos para o pior.
É vergonhoso, inaceitável, incompreensível, soa como revanchismo observar como um Prefeito ver o seu Município completar uma data que nenhum de nós vamos ter o prazer de vivenciá-la  novamente, uma data extra, exclusiva, de 150 anos, e não aproveitar de sua CULTURA para comemorar a data com um grande e alegre festival.
Esperem um pouco, CULTURA, vírgula, porque nossa vasta e poderosa Cultura também foi atingida com a operosidade do mal uma vez que a SECRETARIA DA CULTURA foi desativada, vários grupos de teatro se acabaram, grupos de forrós não recebem o menor apoio, violeiras, cirandeiras, festa da Padroeira, São João das comunidades, São Pedro de Zumbi, festa da Vila São João, Forró Fest, Carnaval, tudo e muito mais foram sacrificados e até a Banda de Música Cônego Firmino Cavalcante, de 57 anos de idade, foi desativada e para tocar a alvorada do sesquicentenário comemorado hoje, é preciso se trazer uma banda de uma cidade vizinha.
  Acabaram-se as indústrias, as feiras grandiosas também se acabaram, o comércio vive a chorar, a saúde anda um caos, a infraestrutura uma tábua de pirulitos, a agricultura tem de se valer da importação até de coentro, e por fim, hoje também se acabou aquela vida pacata do interior onde as pessoas conversavam em suas calçadas ou se saia para as praças resenhar, não se pode sequer andar descontraídos pelas ruas da cidade porque se sabe que os marginais tomaram conta da Cidade e só se fala hoje em roubos, assaltos, arrombamentos, drogas, transito infernizado.
 Chegou a hora de se convocar os filhos desta terra que verdadeiramente amam sua “terra mãe”; chegou a hora de se dar um basta, de se repensar, de se planejar, de se projetar um horizonte diferenciado de tudo isto que estar aí. 
Infelizmente é triste se dizer mas nossa querida Alagoa Grande chega cambaleando nos seus 150 anos e com o peso dos erros acumulados, se transformou ha algum tempo, infelizmente, repito, em ALAGOA, GRANDE FAVELA.
Severino Antonio (bibiu do jatobá).
Conselheiro Estadual da Cultura.


HOJE, NO TEATRO SANTA IGNÊZ, 1º FESTIVAL DE DANÇA DE ALAGOA GRANDE





















    A Cia de Dança Swing Art Dance estará realizando neste sábado dia 25 de julho o I Festival de Dança Ballet Danç Art com o tema “Liberdade de expressar” que acontecerá no Teatro Santa Ingnêz as 19h: 00, sendo a entrada um quilo de alimento não perecível.
O evento que contará com a participação de diversos grupos de nossa cidade e de cidades vizinhas, também estará comemorando o aniversario de 2 anos da referente companhia de Dança e também os 150 anos de historia de Alagoa Grande

Contatos:
(83) 99320-7512
(83) 99309-5055
E-mail: joão.pereira847@hotmail.com

Divulgação de apoio - bibiu do jatobá

sexta-feira, 24 de julho de 2015

PREFEITURA DIVULGA A PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AOS 150 ANOS DE ALAGOA GRANDE e AUSENCIA DOS ARTISTAS DA TERRA NA PROGRAMAÇÃO RECEBE O REPÚDIO DE BOA PARTE DESTES



“COMEMORAR 150 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALAGOA GRANDE COM UMA PROGRAMAÇÃO RIDÍCULA COMO ESTA  É MEDÍOCRE, VERGONHOSA E ATENTA CONTRA A GRANDEZA DA CULTURA DE  NOSSA TERRA, DA TERRA DE MARGARIDA, JACKSON DO PANDEIRO, OSWALDO TRIGUEIRO, SAULO MENDONÇA, ONDE UMA SIMPLES ALVORADA SERÁ FEITA COM UMA BANDA FORASTEIRA PORQUE O PREFEITO DESATIVOU NOSSA TRADICIONAL BANDA DE MÚSICA CÔNEGO FIRMINO CAVALCANTE, É INACEITÁVEL.  FICA O NOSSO PROTESTO”

SEVERINO ANTONIO - BIBIU DO JATOBÁ.
Conselheiro Estadual da Cultura.
severinopb@uol.com.br

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A PARAIBA VAI INEGRAR O ROTEIRO TURÍSTICO "ROTA 101 NORDESTE" JUNTO COM PERNAMBUCO, ALAGOAS e RIO GRANDE DO NORTE

ALAGOA GRANDE, PB - Terra de Jackson do Pandeiro
A Paraíba vai fazer parte da “Rota 101 Nordeste”, que é um dos itinerários de maior vocação turística-cultural do País, integrando ainda Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A informação é da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde).

O secretário de Turismo, Laplace Guedes, explicou que a inclusão do ‘Destino Paraíba’ consolida a rota. “Esta semana já vamos assinar o contrato para cumprir o que foi determinado pelo governador Ricardo Coutinho, ou seja, a participação da Paraíba na Rota 101 Nordeste”, confirmou. “A permanência da Paraíba, juntamente com Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é o que faltava para consolidarmos uma das rotas de maior vocação turística do Brasil”, explicou.

O ‘Destino Paraíba’ vai ser apresentado já na próxima edição do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que acontece de 6 a 8 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco. Na ocasião, haverá presença de operadores, agentes de viagem, hoteleiros e representantes de várias cidades turísticas. O espaço institucional é propício para que os atrativos dos estados integrantes – como gastronomia, cultura e artesanato – sejam divulgados.

“Além de seminários sobre gestão pública e promoções em conjunto, o salão vai propiciar que regiões como o Cariri, Brejo e Litoral, incluindo nossos sítios arqueológicos, de diferentes regiões do Estado, tenham forte apelo no turismo regional”, comentou Laplace.

Ainda de acordo com o secretário, o Ministério do Turismo (MTur) já manifestou a intenção adotar o modelo da Rota 101 Nordeste em outras regiões do País. O motivo para isso é o sucesso da integração turístico-cultural entre os estados nordestinos.

bibiu do jatobá  e Secom-PB

sábado, 18 de julho de 2015

CAMINHOS DO FRIO 2015 - AREIA CONTINUA COM VASTA PROGRAMAÇÃO

 

Começa nesta segunda-feira (13) a programação do Caminhos do Frio 2015, que passa por sete municípios do Brejo paraibano até 31 de agosto. A primeira cidade a receber a Rota Cultural é Areia, que tem atrações até 19 de julho. Este ano, a programação vai focar na valorização dos artistas locais. Em Areia, estão entre as atrações Rejane Ribeiro, Banda Filarmônica de Areia, Banda Jeito Manhoso e Tinho.

A Rota Cultural ainda vai contar com um city tour, na quarta-feira (15), com visita ao Engenho Triunfo, Casa do Doce e Piquenique na Mata do Pau Ferro. Será cobrado R$ 25 por pessoa para participar do passeio.

O Caminhos do Frio passa por sete municípios da região serrana do Brejo paraibano, onde os termômetros chegam a marcar 12ºC nos meses de inverno. Cada município sedia o roteiro por uma semana. Depois de Areia, a programação segue para Pilões (20 a 26 de julho), Solânea (27 de julho a 2 de agosto), Serraria (3 a 9 de agosto), Bananeiras (10 a 15 de agosto), Alagoa Nova (16 a 23 de agosto) e, por fim, Alagoa Grande (24 a 31 de agosto).

AREIA - PROGRAMAÇÃO FINAL:

Sábado, dia 18
Comunidade Chã de Jardim - 8h
Trilha na Mata do Pau Ferro

Teatro Minerva - 16h
Apresentação do Grupo Moenda

Teatro Minerva - 18h
Apresentação do Balé da UFPB

Praça Central - 22h
Show musical com Tinho
Domingo, dia 19
Confraria da Cachaça - 8h
II Passeio Ciclístico Rota Caminhos do Frio, encerramento com direito a feijoada e forró pé-de-serra no Engenho Várzea do Coaty
Preço: R$ 50 por pessoa

Engenho Ipueira - início da manhã
Terceira Trilha de Motocross (apoio Rancho Nova Vida)

Pesquisa - bibiu do jatobá
Fonte - Portal G1 - PB

A Casa do Doce fica no local de passagem para uma cachaçaria famosa da região. "Ela inova fazendo doces típicos misturados com cachaça", conta o leitor (Foto: Glauco Cavalcanti Montenegro Filho/VC no G1)

terça-feira, 14 de julho de 2015

FÓRUM DA CULTURA DE ALAGOA GRANDE SE REUNE E APROVA DOCUMENTO COM PROPOSTAS EM DEFESA DO SISTEMA DE CULTURA DO MUNICÍPIO


 Com a presença de diversos representantes das mais diferentes linguagens artísticas existentes no Município, reuniu-se neste 14/07,  o Fórum da Cultura de Alagoa Grande com o objetivo de retomar as discussões visando a criação do Sistema de Cultura do Município.


Ao final da reunião que aconteceu no Teatro Cícero Celso coordenado pelo ator Javancy Celso, foram aprovados dois documentos que serão entregues as autoridades do Executivo Municipal.  Um dos documentos propõe um percentual definido em prol da Cultura de Alagoa Grande a constar na LOA – Lei Orçamentária Anual – que será aprovada para o ano de 2016.

 


O segundo documento solicita a abertura de discussão de propostas visando a conclusão do Sistema Municipal da Cultura objetivando a inclusão de Alagoa Grande no Sistema Nacional da Cultura.

Ao final foi servido um lanche aos presentes patrocinado pelo ator Javancy Celso que abriu a reunião declamando lindos versos do poeta alagoagrandense Osório Paes. 

 A reunião foi considerada bastante proveitosa e teve como característica a união de todos que fazem Cultura em Alagoa Grande com um só objetivo: Criar os instrumentos de gestão da cultura do Município uma vez que em pleno funcionamento pode o sistema contribuir com o Turismo e o desenvolvimento de Alagoa Grande, bem como gerar condições que venham dignificar os artistas e produtores culturais do Município. 

Reportagem e fotos: bibiu do jatobá.

sábado, 11 de julho de 2015

ARTISTAS GUARABIRENSES RETOMAM A LUTA PELA RECONQUISTA DA CASA DA CULTURA

"ARTISTA QUE NÃO REAGE RASTEJA!"  

SECRETÁRIO DA CULTURA DO ESTADO "LAU SIQUEIRA" COMPARECE NA CIDADE DE GUARABIRA E DIZ APOIAR A LUTA DOS ARTISTAS.

Fotografia de Levy Galdino - Fonte: https://www.facebook.com/levy.galdino?fref=photo 
“ARTISTA QUE NÃO REAGE RASTEJA!” Com esta frase de fundo o Movimento organizado pelos artistas de Guarabira, através de sua Associação de Arte e Cultura de Guarabira, fizeram um protesto hoje (10/07/2015) no Centro de Guarabira, ao lado da Casa de Cultura, recentemente ocupada pela Prefeitura de Guaraba, via mandato judicial impetrado pelo prefeito constitucional. Esse ato desagradou profundamente os artistas, que já vinham fazendo duras críticas ao atual prefeito que em campanha havia prometido investir na Cultura e nos artistas locais, com um Fundo Municipal de Cultura e até o momento nada fez nessa área.
 
Os artistas de Guarabira se manifestaram através da musica, com muito rock, musica popular brasileira e apresentações de artista locais. A poesia, o cordel e o repente fizeram parte do rool de apresentações. Um sentimento de revolta e insatisfação tomou conta tantos dos artistas experientes, quanto dos novos talentos que despontam na cultura de Guarabira. Ficou muito claro que o fechamento da casa de cultura que era um ponto de encontro dos produtores culturais da cidade, foi no mínimo impensado pelo gestor municipal, pois ele havia obtido o apoio da grande maioria para se eleger e nesse momento deu as costas totalmente aos ativistas culturais de Guarabira.
 
Silvania Rodrigues informou no momento que o Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, havia estado em Guarabira na ultima segunda-feira e já estava ciente de toda a situação, também já havia protocolado um encaminhamento para o prefeito estabelecendo o fim da parceria que havia entre a prefeitura e o governo do estado, para a partir daí entregar o espaço para o povo que produz cultura em nossa cidade.
 
Entre as apresentações culturais, vários artistas e apoiadores do movimente fizerem falas críticas ao ato do governo municipal e cobraram das autoridades o cumprimento de uma pauta de investimentos em cultura local, pois até o momento, os artistas de Guarabira, estão se sentindo completamente desprestigiados perante o gestor do município, que simplesmente ignora a existência de grande numero de artistas, talentos locais, sem espaço e sem apoio de qualidade alguma.
 
O poeta Artur Silva dedicou um lindo poema aos artistas e agitadores culturais de Guarabira, intitulado solidariedade:
SOLIDARIEDADE (POETA ARTUR SILVA).
“TODO DIA É DIA DE SER SOLIDÁRIO
TODA HORA É HORA DE SOLIDARIEDADE
NO REINO DA FANTASIA
EM BUSCA DE LIBERDADE
ENCONTREI UM CERTO DIA
COM MINHA FELICIDADE
ERA UM FINAL DE TARDE
QUANDO FOI NO OUTRO DIA
PELAS RUAS DA CIDADE
EU E MINHA POESIA
TODO DIA É DIA DE SER SOLIDÁRIO
TODA HORA É HORA DE SOLIDARIEDADE
MESA FARTA E ALEGRIA
DIREITO DO CIDADÃO
TODO HORA, TODO DIA
SAÚDE, TRABALHO E PÃO
É PRECISO EDUCAÇÃO
PRA SAIR DESSA AGONIA
MINHA GARGANTA ESTÁ SECA
A BARRIGA ESTÁ VAZIA
TODO DIA É DIA DE SER SOLIDÁRIO
TODA HORA É HORA DE SOLIDARIEDADE
SEM ESPAÇO PRA CULTURA
SEM FUTURO, SEM QUIMERA
VOU LEVANDO MINHA VIDA
ALIMENTANDO UMA FERA
MINHA FOME NÃO ESPERA
MINHA SEDE NÃO DEMORA
PARA AMAR E SER AMADO
TODA HORA É TODA HORA
TODO DIA É DIA DE SER SOLIDÁRIO
TODA HORA É HORA DE SOLIDARIEDADE”.
Na próxima Sexta-Feira, o movimento volta a se reunir no Projeto Café com Poeira para mais um protesto, pois enquanto a Casa de Cultura dos artistas de Guarabira não for entregue ao movimento cultural, haverá reação dos produtores de cultura, pois como afirmou artista Leledo Cidadão, os artista tem vergonha na cara e não vão se curvar para um prefeito que não consegue enxergar a importância cultural para o seu povo. 

Com fotografias de Levy Galdino, convidamos todos para compartilhar, curtir e reivindicar em defesa dos artistas guarabirense, pois sem cultura um povo não vale nada!

 Publicado por Severino Antonio (bibiu do jatobá) 

Matéria transcrita do blog OBSERVATÓRIO DO AGRESTE

CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: APLICATIVO CRIADO POR JOVEM ALAGOAGRANDENSE DESTIN...

CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE: APLICATIVO CRIADO POR JOVEM ALAGOAGRANDENSE DESTIN...: O jovem estudante de Ciências da Computação, Wesley Brenno, da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolveu um aplicativo muito...

quinta-feira, 9 de julho de 2015

EM ALAGOA GRANDE, O FRIO MAIS FRIO DO CAMINHO


 De 24 a 30/08, Alagoa Grande espera a todos de braços abertos.
Venha curtir o encerramento do Caminhos do Frio - Rota Cultural. Aqui você terá um clima agradável, vai conhecer o melhor de nossa cultura, saborear a nossa deliciosa culinária e ter a companhia de um povo pra lá de acolhedor.

Foto - Paulo Wanderley
Texto - Marcelo Felix
Divulgação - bibiu do jatobá

PROIBIÇÃO DO USO DE DINHEIRO DO ESTADO EM FESTAS E EVENTOS FOI PRORROGADA POR MAIS 60 DIAS PELO GOVERNADOR RICARDO COUTINHO


Governador Ricardo Coutinho


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Governador Ricardo Coutinho
O governador Ricardo Coutinho (PSB) prorrogou por mais 60 dias a suspensão do uso de dinheiro público no financiamento de festas e eventos culturais. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial do Estado.

No decreto do Poder Executivo, o governador justifica que ainda existe a necessidade de manter a suspensão desses recursos para controlar os gastos públicos e dar maior efetividade às diretrizes para a gestão. Ainda de acordo com o texto, também foi considerado “que permanece a situação fático-econômica do tesouro estadual”.

No dia 19 de maio, o governador baixou o Decreto nº 35.877, suspendendo os gastos com festas e eventos culturais por 60 dias. No dia seguinte, ele reduziu o período de cortes com esses eventos por 40 dias.

De acordo com o decreto, ficam suspensas as despesas públicas para quaisquer beneficiários com finalidade de patrocínio e de apoio à realização de festividades, eventos culturais, solenidades, confraternizações, festas, enfeites, presentes e outras situações similares, ressalvados os casos
relacionados às ações governamentais.

As disposições contidas no decreto não se aplicam aos serviços públicos essenciais das áreas de saúde, segurança e educação, desde que a prática de tais atos esteja condicionada à existência de disponibilidade orçamentária e financeira.
O novo decreto começa ter validade a partir desta sexta-feira (10).

 Fonte - PORTAL CORREIO

quinta-feira, 2 de julho de 2015

CAMINHOS DO FRIO 2015 - SEM AJUDA DO GOVERNO DO ESTADO, MUNICÍPIOS REALIZARÃO O EVENTO COM RECURSOS PRÓPRIOS

Caminhos do Frio
Um dos eventos mais importantes para o Brejo Paraibano corre o risco de não acontecer este ano. Os Caminhos do Frio, uma agenda cultural e turística, que colocou o Brejo da Paraíba no calendário de eventos do País, não terá, este ano, apoio do Governo do Estado. O próprio governador Ricardo Coutinho já avisou que não irá investir na edição 2015.

A decisão do governador irritou os operadores de turismo e de cultura do Brejo. Nas últimas horas, representantes da Atura (Associação de Turismo Rural e Cultura de Areia) se reuniram para tentar viabilizar a programação, apenas com apoio dos prefeitos do Brejo Paraibano. O evento Caminhos do Frio estará em sua 10ª edição. Caso se realize este ano.

Alagoa Nova, Alagoa Grande, Arara, Araruna, Areia, Bananeiras, Borborema, Campo de Santana, Guarabira, Matinhas, Pilões, Pirpirituba, Serraria e Solânea são as cidades que integram o Fórum
Regional de Turismo Sustentável do Brejo e o percurso turístico e cultural dos Caminhos do Frio passa exatamente por esses municípios.

O Governo do Estado também sinalizou que não irá investir no 16º Festival de Artes de Areia, programado para ocorrer entre os dias 3 e 6 de setembro.

Fonte - BLOG DO HELDER MOURA