quinta-feira, 15 de agosto de 2019

OFICINA “COMO TOCAR PANDEIRO” FOI REALIZADA EM ALAGOA GRANDE COMO PARTE DO FESTIVAL “100 ANOS DE JACKSON DO PANDEIRO”.


ORQUESTRA DE PANDEIROS "ROBÉRIO CHAVES" - MAIS UM SONHO QUE DR. VANILDO PRETENDE TRANSFORMAR EM REALIDADE NA TERRA DO REI DO RITMO
O ator, músico, arte-educador ELY PORTO, coordenador do projeto Tamborete, realizou entre os dias 12, 13 e 14, deste, uma Oficina de “COMO TOCAR PANDEIRO” no Theatro Santa Ignêz de Alagoa Grande, evento tido como parte da programação do sexto RURALFEST e seminário de NEGÓCIOS CRIATIVOS do SEBRAE, aqui em Alagoa Grande, e que encerram a rota cultural Caminhos do Frio e a comemoração do centenário de Jackson do Pandeiro.
PROFESSOR ELY PORTO - UM DOS MAIORES MÚSICOS E ARTE EDUCADORES DA PARAIBA -
"COMO JACKSON DO PANDEIRO, PRECISAMOS APENAS DE FORÇA DE VONTADE".
 A Oficina que é a sequencia de uma outra Oficina “COMO FABRICAR PANDEIROS”, tem por objetivo, criar a “ORQUESTRA DE PANDEIROS ROBÉRIO CHAVES” em homenagem ao grande Músico alagoagrandense, ROBÉRIO CHAVES, que faleceu recentemente em um acidente de moto.  A sonhada Orquestra  pode chegar a participar da Cavalgada realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais que acontecerá no próximo dia 1º de Setembro por ocasião do encerramento do Festival de Artes Jackson do Pandeiro e do roteiro cultural “Caminhos do Frio”.

VIDEO DE DR. VANILDO FAZENDO A APRESENTAÇÃO DA OFICINA “COMO TOCAR PANDEIRO”.  https://www.youtube.com/watch?v=_C-ZdMpeEsA&feature=youtu.be
  
A oficina teve a participação em torno de 15 alunos e alunas que através dos ensinamentos do Professor Ely Porto, deram os primeiros passos na difícil arte de tocar pandeiro e quem sabe um dia, cada componente, possa desenvolver um pouco da vitoriosa arte de Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo.
 Com uma didática toda especial o Professor nos repassou os ensinamentos básicos sobre ritmos como o Coco, Xote, Frevo e Samba, ritmos que Jackson do Pandeiro dominava tão bem e que através desta oficina sonhada por Dr. Vanildo Pereira, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, possa se revelar novos talentos para que se dê continuidade a “obra do mestre”.

 REALIZAÇÃO


O evento foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande (SPRAG), representando toda a classe de produtores e empresários rurais do município, com o apoio da Prefeitura Municipal, Sistema FAEPA/SENAR-PB, SEBRAE/PB e Sistema OCB/SESCOOP-PB.  Os pandeiros foram fabricados na Oficina de Pandeiros realizada na Sede da Associação de Capoeira Badauê coordenada pelo contra mestre de Capoeira, Professor Wellington Casinha.
 Pela animação dos alunos e alunas que chegaram a dançar Coco de Roda e Samba, animados por DANDA SANFONEIRO que fez uma participação especial no segundo dia da Oficina, espera-se que o sonho da criação de uma Orquestra de Pandeiros e a implantação de uma pequena fábrica de Pandeiros na terra do Rei do Ritmo, sejam concretizada.

Fotos e Matéria editada por Severino Antonio (bibiu – Fone/zap: 9 9369 3233).

















Nenhum comentário:

Postar um comentário