DAMIÃO RAMOS CAVALCANTE - SECRETÁRIO DA CULTURA DA PARAIBA GESTÃO DECEPCIONA OS MOVIMENTOS CULTURAIS. |
MOVIMENTO CULTURAL VAI ÁS RUAS PEDIR A CABEÇA DO SECRETÁRIO DA CULTURA - GOVERNADOR ACOBERTA AS ARBITRARIEDADES DA GESTÃO |
Nas reuniões, o Secretário passou a apresentar um conjunto de pautas que não eram enviadas com antecedência e sempre exigiam votação no instante de sua apresentação, ferindo o direito dos conselheiros de analisar previamente as pautas e relatorias que tratavam de assuntos fundamentais para as políticas culturais paraibanas.
GOVERNADOR VETA A LEI ZABÉ DA LOCA MAS OS DEPUTADOS PROMETEM DERRUBAR O VETO - ARTISTAS SEM O RECONHECIMENTO DO ESTADO |
No dia 8 de julho de 2020, os conselheiros civis do ConseCult-PB, legitimamente eleitos, acionaram dispositivo do Regimento Interno que dá o direito a que 1/3 dos conselheiros requeressem a convocatória de reunião extraordinária. Dessa forma, solicitaram reunião onde a pauta seria a implementação da Lei Aldir Blanc e o calendário de reuniões do ConseCult. O atual Secretário não apenas não recebeu e não respondeu, como emitiu uma convocatória no dia 9 de julho datada como se fosse emitida no dia 3 de julho, com uma pauta que não respeitava o pleito dos conselheiros civis, desrespeitando o requerimento dos conselheiros e passando por cima, mais uma vez, do Regimento Interno do ConseCult.
COM ESTAS ARBITRARIEDADES, O MOVIMENTO CULTURAL ACORDOU E PROMETE NÃO MAIS DEIXAR A CULTURA SER MASSACRADA POR GESTORES CORONÉIS |
DUAS LIMINARES EMITIDAS PELA JUSTIÇA OBRIGANDO O SECRETÁRIO DA CULTURA CUMPRIR AS LEIS QUE REGEM A CULTURA DA PARAIBA. LAMENTÁVEL! |
Segundo a liminar, proferida pelo juiz José Gutemberg Gomes Lacerda, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital:
"Pelas provas acostadas aos autos, percebe-se que, aparentemente, as competências destinadas ao Conselho não vêm sendo respeitadas pelo seu Presidente, o Secretário de Cultura do Estado da Paraíba"
"A não participação e deliberação do CONSECULT em determinadas matérias torna a atuação da pasta excessivamente pessoal, ferindo o princípio administrativo da impessoalidade e também da legalidade"
CENA MUITO TRISTE NA PARAIBA - O MOVIMENTO PEDINDO A CABEÇA DAQUELES QUE FORAM ELEITOS PARA AJUDAR A CULTURA E NÃO ESTÃO CORRESPONDENDO SEQUER COM O CUMPRIMENTO DA LEI |
Neste sentido, o referido juiz determinou que o rito administrativo deve ser seguido estritamente como prevê o Regimento Interno, respeitando-se a legalidade e o papel fiscalizador, consultivo e deliberativo do Conselho, como consta na Política Estadual de Cultura e no Sistema Estadual de Cultura, regidos pela Lei Estadual n. 10.325/2014. Para isso, o atual Secretário deve convocar a reunião extraordinária requerida pelos conselheiros civis, com a pauta previamente convocada.
O juiz José Gutemberg Gomes Lacerda ainda determinou que, em caso de descumprimento, a Secult-PB terá de pagar multa no valor de R$ 20 mil.
AUTORIDADES TÊM SE UTILIZADO DA INTERNET PARA DISCUTIREM E TOMAREM MEDIDAS CONTRA AQUELES QUE ACHAVAM QUE A PANDEMIA IRIA SUCUMBIR A CULTURA E OS MOVIMENTOS CULTURAIS - A CULTURA VIVE! |
Por fim, acreditamos que esta decisão vem contribuir com o fortalecimento da Política Estadual de Cultura, do Sistema Estadual de Cultura e do Conselho Estadual de Política Cultural, a medida em que gera jurisprudência contra toda e qualquer tentativa de gestores de agirem de forma autoritária e de buscarem o esvaziamento e a asfixia das instâncias de participação social das políticas culturais, ao arrepio das leis e dos regimentos. Neste sentido, nós, movimentos culturais e conselheiros civis do ConseCult-PB, acreditamos que damos uma grande contribuição à defesa dos direitos culturais e das políticas públicas de cultura da Paraíba e ao processo democrático de diálogo e participação que as gerou.
Edição da matéria: Severino Antonio (bibiu) - Conselheiro Estadual da Cultura - 2ª Regional Brejo e Agreste - Fone/Zap: 9 9369 3233.
Texto colhido no Facebook de "O FÓRUM DOS FÓRUNS" - https://www.facebook.com/forumdosforuns/ - Fotos colhidas no GOOGLE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário