domingo, 26 de outubro de 2025

EM ALAGOINHA, REPENTISTAS SOLEDADE E BIU CARDOSO SÃO ATRAÇÕES DA ROTA CULTURAL RAÍZES DO BREJO

BIU CARDOSO E SOLEDADE, APLAUDIDOS POR 
RESGATAREM A CULTURA POPULA NA FEIRA

Foi um espetáculo de Cultura Popular a parte, a apresentação da dupla de Violeiros Repentistas Mestra Maria da Soledade e do Repentista Biu Cardoso neste sábado, dia 25, em plena Feira da Cidade de Alagoinha evento pertencente a “Rota Cultural Raízes do Brejo”.

Convidada pela Secretaria da Cultura do Município cujo Secretário Francisco Junior esteve vendo e aplaudindo a dupla durante toda a apresentação, Soledade e Biu Cardoso encantaram o público estático e passante, por quase três horas de show, com seus improvisos, motes e canções.

A Rota Cultural Raízes do Brejo é um segundo roteiro realizado pelo Fórum do Turismo do Brejo, depois de “O Caminhos do Frio” que vem fazendo grande sucesso e alavancando o turismo e o desenvolvimento de dezenas de cidade do brejo paraibano, apenas mostrando o que cada cidade tem de melhor e mais significativo na sua Cultura e Gastronomia.

A mestra, Maria da Soledade eleita pelo Conselho Estadual da Cultura deste o ano de 2022 e Severino Celestino (biu Cardoso) vencedor do prêmio Patrimônio Vivo da Cultura da Paraíba em 2024, estão entre os mais significativos repentistas do Nordeste, e defensores desta Arte centenária que tem com expoentes os Mestres Oliveira de Panelas, Ivanildo Vila Nova, Daudete Bandeira, Antônio Costa e tantos outros. 

SECRETÁRIO DA CULTURA DE ALAGOINHA, FRANCISCO JUNIOR, AGRADECEU A PRESENÇA E A CONTRIBUIÇÃO DOS REPENTISTAS PARA COM O RESGATE DA CULTURA POPULAR DO MUNICÍPIO

Já se tornou tradição todos os anos a Prefeitura de Alagoinha promover estes eventos com os Repentistas da Região.  E em plena Feira Livre, o evento tem um significado maior pois, como enfatizou o Teatrólogo Misael Batista, que assistiu e aplaudiu o show o tempo inteiro, “é a volta da tradição do Cordel no meio da Feira, dos Repentistas, Folheteiros e tantas outras Artes que primeiro se consumia no meio da Feira e depois nos Clubes, Rádios, Festivais de Cultura” Nordeste a fora”.

Foi uma apresentação cheia de tradição e simbolismo uma vez que ali perto nasceu o escritor do famoso romance da “Terra de São Saruê”, Manoel Camilo dos Santos, filho de Alagoinha quando esta era ainda Distrito de Guarabira assim como o Poeta Biu Cardoso que hoje leva o nome de sua terra para os quatro cantos do Nordeste por onde o mesmo apresenta sua Arte.

FRANCISCO JUNIOR, BIBIU DO JATOBÁ E MISAEL BATISTA,
ICONES DA CULTURA POPULAR DO BREJO PARAIBANO
PRESTIGIARAM O ESPETÁCULO DO IMPROVISO

Já Maria da Soledade, de Alagoa Grande, Terra de Margarida Alves, Jackson do Pandeiro e de Manoel de Almeida Filho, um dos maiores Cordelistas do Brasil, recebeu o aplauso e o afago de todo o público presente que, segundo Bibiu do Jatobá, representante a AFRORRÓ de Alagoa Grande, “por onde passa Soledade é aplaudida e reverenciada não só por ser uma Mestra desta Cultura, mas também por ser a única paraibana hoje, a defender com maestria a arte do Verso, da Viola e do Improviso”.  Foi um show marcante.  Parabéns a todos e todas que fazem a Cultura de Alagoinha. 

Os municípios que integram o Raízes do Brejo são: Lagoa de Dentro; Alagoinha; Serra da Raiz; Dona Inês; Juarez Távora; Guarabira; Pirpirituba; Belém; Duas Estradas; e Pilõezinhos.

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a cultura, as tradições e a identidade do povo Alagoinhense estará em evidência para toda população e os visitantes, na abertura oficial do “Raízes do Brejo” no município. Com certeza será mais uma vez, uma das cidades mais esperada nas suas performances, cenário e calor humano. 

Reportagem Editada por Severino Antonio - bibiu





Nenhum comentário:

Postar um comentário