domingo, 23 de setembro de 2012

É CHEGADA A PRIMAVERA, ESTAÇÃO DAS FLORES E DA POESIA.

É primavera.
Um fruto caiu no lago
e amassou a lua.

Noche de primavera.
Un fruto cayó en el lago
y deformó la luna.

saulo mendonça
(poeta alagoagrandense)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BOLETIM DA BIBLIOTECA NACIONAL

Boletim nº252FALE CONOSCO OU CADASTRE-SE
19 de Setembro de 2012

DESTAQUE
BN Digital integra a Biblioteca Digital Ibero-Americana
A Biblioteca Nacional participou, esta semana, do lançamento da Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-americano  (BDPI), da qual é uma das fundadoras. Trata-se de uma iniciativa da Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA) cujo objetivo é a criação de um portal para a consulta e acesso aos conteúdos digitais inicialmente das bibliotecas nacionais do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Panamá. Clique aqui e conheça as coleções da BN Digital que integram a Biblioteca Digital Ibero-americana. 
Mais obras da Biblioteca Nacional na Biblioteca Mundial Digital
Um conjunto  de mais 110 fotografias raras da Biblioteca Nacional, pertencentes ao álbum Siege de Paris: 1870–1871 (O cerco de Paris: 1870–1871), feitas pelo francês Auguste Bruno Braquehais (1823–1875), pioneiro do fotojornalismo, passou a integrar, a partir da semana passada, o disputado acervo da Biblioteca Digital Mundial (WDL em inglês). O álbum faz parte da coleção Thereza Christina Maria, compilada pelo Imperador Pedro II e doada por ele à Biblioteca Nacional. A Coleção do Imperador: Fotografias brasileiras e estrangeiras do século XIX, com cerca de 23 mil fotografias do século XIX, é reconhecida pela Unesco, desde 2003, como Memória do Mundo. Veja aqui as novas fotos da Biblioteca Nacional brasileira na WDL. Acesse aqui todas as fotos da nossa coleção disponíveis na WDL. 
CONCURSO PÚBLICO
FGV organizará novo concurso para a Biblioteca Nacional
A Fundação Getúlio Vargas foi a vencedora do processo que escolheu o responsável pela organização e realização de concurso público para o preenchimento de 44 vagas para cargos de nível médio na FBN. Após a análise das propostas encaminhadas, foi selecionado a apresentada pela FGV. Acesse aqui para ver a convocação e o projeto básico.
BN NA MÍDIA
Biblioteca Nacional é destaque da TV TAM nas Nuvens
A Biblioteca Nacional é um dos destaques da edição de setembro do TV TAM nas Nuvens, programa transmitido durante os voos nos televisores de bordo da companhia aérea. A reportagem faz um passeio literário pelo centro do Rio de Janeiro e inclui também o Real Gabinete Português de Leitura. Assista aqui a matéria.
INTERNACIONALIZAÇÃO
FBN lança edital para intercâmbio de autores brasileiros
O Centro Internacional do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), lançou o edital do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, que prevê apoio financeiro à participação de autores brasileiros para divulgar suas obras e participar de eventos literários no exterior. A inscrição deve ser feita pelas editoras estrangeiras que publicaram as obras desses autores. Conheça os detalhes do programa aqui.
FOMENTO À LEITURA
PNLL orienta em vídeo inscrições para o Prêmio Vivaleitura
Um video de sete minutos já está disponível no site www.premiovivaleitura.org.br para os interessados em se inscrever na edição 2012 do Prêmio Vivaleitura. São três categorias, para ações que fomentam a leitura: “Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias”, “Escolas públicas e privadas” e “Sociedade”. No vídeo, a Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Lucília Garcez, esclarece questões como prazo para envio de material, forma de inscrição, critérios da avaliação, entre outros. As inscrições estão abertas até 29/9. Serão premiados 18 projetos (seis em cada categoria) com R$ 30 mil cada. O prêmio tem apoio do MEC, OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), Consed (Conselho de Secretários de Estado da Educação), Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Fundação Banco do Brasil e Fundação Santillana.
Veja aqui como participar do Prêmio Vivaleitura.
RUMO A FRANKFURT 2013
Brasil amplia presença na Feira de Frankfurt já em 2012
O Centro Internacional do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), divulgou a programação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2012, que acontece de 10 a 14/10. As atividades antecipam um pouco do que será visto quando o País for o homenageado da maior feira literária do mundo, em 2013. Serão mais de 20 eventos, entre eles o lançamento de uma revista internacional de literatura, o anúncio do conceito, da marca e as linhas da programação cultural de 2013, além da cerimônia de “passagem do bastão” da Nova Zelândia, convidada deste ano,  para o Brasil.
Veja aqui a programação completa. Leia aqui a repercussão na imprensa.
BDB
Biblioteca Demonstrativa oferece curso de língua portuguesa
A Biblioteca Demonstrativa Conceição Moreira Salles promove entre 12/9 e 16/11 novo curso de Língua Portuguesa, Gramática e Redação. O curso, gratuito, será realizado na Biblioteca, às 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 19h30 às 22h. As inscrições devem ser feitas, antecipadamente, pelo telefone (61) 3244-3015 ou no Setor de Promoção Cultural da BDB, das 8 às 18 horas.
Veja aqui os editais em vigência da FBN

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TEATRO - ESPETÁCULO TEATRAL "ANÁGUAS" da CIA OXENTE DE TEATRO (ALAGOA GRANDE) que se apresentou em nosso CAMINHOS DO FRIO, É A VENCEDORA DO XIX FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO, em GUARAMIRANGA, CEARÁ. PARABENS "OXENTE" - PARABÉNS JOSÉ MACIEL, é mais uma vez ALAGOA GRANDE MOSTRANDO SEU TALENTO PARA O MUNDO!!!

Cia Oxente, da Paraíba, é a vencedora da Mostra Nordeste do XIX FNT de Guaramiranga com o espetáculo Anáguas

“Ánaguas”, da Cia Oxente, da Paraíba, foi a peça vencedora da Mostra Nordeste do XIX FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que terminou na noite deste sábado, dia 15, na cidade serrana do Ceará. O grupo foi agraciado com o troféu Beija Flor, concedido ao melhor espetáculo eleito pelo júri popular. O Festival teve início no sábado, 08, somando 25 espetáculos em diversas mostras e ações formativas. Da Mostra Nordeste participaram nove espetáculos de companhias de seis estados da Região.
Com texto de Lourdes Ramalho e direção de José Maciel, “Anáguas” discute de forma profunda uma relação familiar permeada de intrigas, rancores e ciúmes. Três mulheres - uma mãe e duas filhas – lutam, cada uma a sua maneira, para que suas convicções e crenças sejam aceitas como verdadeiras. Para isso são capazes de passar por cima de seus próprios egos, liberando o que há de mais cruel no ser humano: conflitos, desarmonia, egoísmo, injustiça e condenação permeiam o espetáculo do inicio ao fim, onde essas três mulheres mostram também suas fraquezas e se apóiam no próprio seio familiar.
Acompanhada pela filha, a atriz Mônica Macedo, que interpreta Maria Exaurina, em Anáguas, representou a Cia Oxente, recebendo o troféu de Melhor Espetáculo da mão de Sávio Araújo, um dos debatedores desta edição do Festival. A peça tem também no elenco as atrizes Margarida Santos (Maria das Graças) e Palmira Palhano (Maria Cândida).
  
O XIX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Coelce e Fundação Cultural do Estado da Bahia. São parceiros do Festival: SESC/CE, SEBRAE, Quitanda das Artes,Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Universidade Federal da Bahia/PPGAC e Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC).

domingo, 16 de setembro de 2012

MARTA SUPOICY ANUNCIA: Vale Cultura fará “revolução na vida do povo brasileiro”

Image
Marta Suplicy
“O Ministério não faz cultura. Ele proporciona espaços, oportunidades e autonomia para que ela se produza”. Excelentes palavras da nossa ministra da Cultura, Marta Suplicy, que tomou posse do cargo nesta quinta-feira (13.9).

Durante a cerimônia, a ministra Marta agradeceu aos seus pares no Senado pela aprovação da PEC do Sistema Nacional de Cultura. Aproveitou, como já havia manifestado antes, para pedir empenho à Câmara dos Deputados na aprovação do Vale Cultura que, em sua visão (e concordo com ela), “fará uma revolução na vida do povo brasileiro, assim como incentivará a produção cultural”.

Exaltando a criatividade e a capacidade de ousar e inovar da nossa gente, a ministra mostrou sua disposição em proteger a cultura nacional. Foi categórica: “não podemos aceitar a lógica devastadora do mercado, a pasteurização de atividades e obras pautadas pela globalização”.

E adiantou uma das suas metas: “ao mesmo tempo nossos artistas têm que poder viver de sua arte e o intercâmbio internacional é rico e fundamental para a criação. Devemos incentivar nossa participação internacional. E este será um outro desafio”.

Diálogo constante

Marta também se comprometeu a manter um “contínuo diálogo com todos os segmentos da cultura e da sociedade assim como com o parlamento” durante sua gestão. Destacou ainda o papel da internet: “neste século de intensa comunicação e acesso à informação, a excelência na utilização dos recursos da internet será prioridade para o Ministério”.

E, ciente de que “a criatividade se alimenta da ruptura com o estabelecido” e que “a cultura é algo em permanente transformação”, salientou que “a internet também presta um serviço quando brinca e questiona o que está cristalizado”.

Citando sua experiência na Prefeitura de São Paulo, Marta ressaltou o quanto a cultura pode mudar a vida das pessoas. “Lembro-me quando inauguramos o primeiro CEU, com a presença do Presidente Lula e soubemos que 100% das pessoas que o frequentavam nunca tinham entrado num teatro assim como 87% não conheciam um cinema, muito menos uma biblioteca”.

Com a certeza de que o MinC – e, por meio da influência que o Ministério pode ter, parte importante da cultura do país – está em boas mãos, desejamos à ministra boa sorte na sua gestão.

Leia a íntegra do discurso da ministra Marta Suplicy aqui.


(Foto: Wilson Dias/ABr)

É HOJE EM ALAGOA GRANDE - TORNEIO ABERTO DE XADREZ


Presença de Pernambuco


Quatro "gladiadores" do vizinho Estado sendo transportados, sob forte vigilância para aportarem em Alagoa Grade amanhã, logo cedo. São eles: Benone, Rafael, Lucio e Dalson!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PREMIO SESC DE LITERATURA - INSCRIÇÕES ABERTAS








 
 
 
 
Para quem espera uma oportunidade de publicar seus textos em uma grande
editora e alcançar repercussão nacional por conta de sua obra, eis que o
momento tão almejado chegou, sobretudo para aqueles escritores, que estão
com livros inéditos nas categorias de conto e poesia. Trata-se do Prêmio
Sesc de Literatura, versão 2012/2013, que vem sendo promovido em todas as
regiões brasileiras pelo Serviço Social do Comércio em parceria com a
Editora Record e que tem prazo de inscrições para ser encerrado no próximo
dia 30/09.



O concurso é destinado ao público adulto, e, de acordo com a organização,
os textos devem ser escritos em língua portuguesa. Para efetivar inscrição,
cada concorrente pode participar com apenas uma obra em cada categoria.
Caso o escritor interessado decida se inscrever nas duas categorias (conto
e romance). Vale registrar que as inscrições devem ser feitas
separadamente, contendo pseudônimos distintos.



Do regulamento amplamente divulgado pelo Sesc consta que autores
brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil podem participar, não
sendo permitida a inscrição de menores de 18 anos, bem como de residentes
no exterior.



Cada texto inscrito deve ser inédito, isto é: nunca ter sido publicado. A
coordenação do Prêmio Sesc de Literatura entende por publicação o processo
de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias e internet,
mesmo que essas obras não possuam registro no ISBN.



*ENCADERNAÇÕES E PSEUDÔNIMO OBRIGATÓRIO*



O regulamento do Prêmio Sesc de Literatura estabelece ainda que os
originais inscritos devem ser enviados em quatro vias, encadernadas, com
folha de rosto, onde deverão constar apenas o título da obra e pseudônimo
obrigatório do autor, acompanhados de envelope lacrado contendo versão
impressa da ficha de inscrição online, comprovante de residência e
certificado de autoria.



*RESULTADO E PREMIAÇÃO*



Está assegurada ao vencedor de cada categoria a publicação de sua obra e
conseqüente distribuição comercial pela Editora Record, com tiragem de
2.000 exemplares.



O resultado da premiação será anunciado pelo Sesc em março de 2013 e o
autor vencedor terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua
comercialização em livrarias. Parte da primeira edição, garante a
organização, será adquirida pelo Sesc para inserção no acervo de
bibliotecas mantidas pela Instituição em todos os estados brasileiros.



Confira mais informações sobre o Prêmio Sesc de Literatura 2012/2013
acessando o link: www.sesc.com.br/premiosesc




O Sesc Centro João Pessoa fica localizado
à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro.
Telefone: (83) 3208-3158.

SECRETARIA DA CULTURA DE ALAGOA GRANDE, INFORMA: MARTA SUPLICY É A NOVA MINISTRA DA CULTURA

Após aceitar convite da presidenta da República, Dilma Rousseff, para assumir o cargo, Marta Suplicy é a nova ministra da Cultura. A cerimônia de posse aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
A solenidade contou com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer, da ministra-chefe da Casa Cilvil Gleisi Hoffmann, do presidente do Senado José Sarney e da ex-ministra da Cultura, Ana de Hollanda.
Em seu discurso de posse, a nova ministra enalteceu o trabalho dos ex-ministros Gilberto Gil, Juca Ferreira e Ana de Hollanda – a quem agradeceu pela “gentileza” no processo de transição no comando do MinC.
A ex-senadora de São Paulo agradeceu também ao Senado pela aprovação, na última quarta-feira (12), da PEC que cria o Sistema Nacional de Cultura, e pediu à Câmara o mesmo empenho para a aprovação do Vale Cultura.
Ao falar sobre as questões que considera mais importantes para o setor cultural, a nova ministra destacou a necessidade de cuidar da memória e de suas casas por excelência, os museus: “Nós temos História, monumentos e museus a serem preservados. Temos diversidade e frescor de ideias temos o ingrediente principal, o motor da cultura, que é a criatividade de nosso povo. Tudo isso deverá se interligar, conversar, experimentar, questionar, romper o estabelecido para poder nascer o novo”.
A presidenta Dilma Rousseff, que fez discurso de encerramento da solenidade, também mencionou os museus entre as ferramentas estratégicas para a democratização e o acesso à cultura, e destacou o grande crescimento na visitação a exposições que tem se registrado nos últimos anos.
“As grandes filas que têm se formado para visitar algumas exposições recentes, como a de Caravaggio, a dos pintores impressionistas, demonstram que boas iniciativas, desde que bem organizadas, empolgam e atraem os brasileiros de todas camadas sociais, que dão vida e relevância aos museus”, disse.
A presidenta, que também agradeceu o trabalho realizado pela ex-ministra Ana de Hollanda, lembrou que a ministra Marta Suplicy vai receber um orçamento que em 2013 chega a R$ 3 bilhões, aos quais se somam outros R$ 2,2 bilhões que podem ser mobilizados pelas leis de incentivo, um aumento de 65% em relação ao orçamento de 2012.
Ibram anuncia data e local do 5º Fórum Nacional de Museus
O 5º Fórum Nacional de Museus já tem data e local definidos. O anúncio foi feito na última quarta-feira (12) no Cine Teatro Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), cidade que receberá o evento.
A quinta edição do fórum, que tem o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e o Sistema Brasileiro de Museus (SBM), será realizada entre 19 e 23 de novembro no Sesc Quitandinha, situado no Palácio Quitandinha, um dos principais pontos turísticos e históricos de Petrópolis, na serra fluminense.
O anúncio oficial foi feito pela diretora de Difusão Fomento e Economia dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Eneida Braga, e pelo presidente da Associação Brasileira de Museologia (ABM), Antonio Carlos Vieira, durante reunião do Conselho de Turismo de Petrópolis.
O tema deste ano será “40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”. A ideia é discutir e consolidar as ações da Política Nacional de Museus como propulsoras da inclusão social, da cidadania cultural e da valorização do patrimônio cultural brasileiro.
O 5ª Fórum Nacional de Museus é uma realização conjunta do Ibram e da Associação Brasileira de Museologia (ABM) e conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Sesc Rio. As inscrições para envio de trabalhos já foram encerradas. Inscrições para o público em geral serão abertas em breve no site do Ibram.
5º Prêmio Mario Pedrosa: inscrições abertas a partir desta sexta
Estão abertas a partir desta sexta-feira (14) as inscrições para interessados em concorrer à quinta edição do Prêmio Mario Pedrosa – Museus, Memória e Mídia. O concurso, que integra o Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012, vai selecionar e premiar trabalhos jornalísticos publicados no Brasil em torno do tema Museus.
Podem ser inscritos conteúdos publicados entre 11 de outubro de 2011 e 10 de setembro de 2012, nos diversos veículos de mídia brasileiros – como jornais, periódicos, revistas, internet, rádio e televisão. Serão selecionados até quatro trabalhos, que receberão prêmios de entre R$ 10 mil e R$ 5 mil cada. Confira o edital.
O prazo para a realização das inscrições nesta edição do prêmio prossegue até o dia 31 de outubro de 2012, às 23h30  (horário de  Brasília). As inscrições devem ser realizadas através do Sistema SalicWeb  – disponível na página do Ministério da Cultura e do Instituto Brasileiro de Museus.
Os veículos de comunicação que publicaram os trabalhos jornalísticos vencedores receberão, por parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), certificado de menção honrosa pela contribuição à memória nacional.
Rio e Brasília recebem palestras com diretora do Smithsonian
Estão confirmadas, em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ), as palestras com a diretora do Programa Internacional de Educação Profissional de Museus do Instituto Smithsonian, de Washington, D.C. (EUA), Elizabeth Duggal.
Os encontros acontecem no auditório do edifício-sede do Ibram em Brasília e no auditório do Museu Histórico Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 20 de setembro, respectivamente.
Duggal, que vem ao Brasil a convite do Ibram, falará sobre o tema “Em busca da excelência: perspectivas do Smithsonian Institution”. As palestras, voltadas para profissionais do setor museal e público interessado, são gratuitas. As inscrições, que podem ser feitas através do site do Ibram, são limitadas e estarão abertas até os dias das palestras.
A convidada estudou na Universidade Sorbonne, em Paris, se graduou Magna Cum Laude na Tufts University, EUA, e recebeu sua graduação em  administração na Wharton School, da Universidade da Pennsylvania. Ela é também codiretora do Comitê Nacional do Conselho Internacional de Museus (ICOM) nos EUA.
O Ibram e o Smithsonian irão assinar um memorando de entendimento com o objetivo de aprimorar as políticas e estratégias culturais adotadas para os museus, além de impulsionar a expansão dos programas de intercâmbio profissional e as exposições de acervos.
Fundado em 1846, o Instituto Smithsonian é considerado o maior complexo de museus do mundo e reúne 19 instituições museais e galerias, além de um Parque  Zoológico e nove centros de pesquisa.
Rondônia recebe projeto Conexões Ibram na próxima semana
O projeto Conexões Ibram chega a Rondônia na próxima semana. O evento, que propõe um debate sobre as novas políticas e os instrumentos de gestão para os museus brasileiros, acontecerá de 18 a 20 de setembro, no Auditório do Ministério Público, em Porto Velho (RO). Esta será a 12ª edição do projeto pelo Brasil e a segunda na região Norte.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), juntamente com a Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer de Rondônia, o Conexões Ibram Rondônia vai abordar temas como Sistemas e Redes de Informação, Estatuto e Plano Nacional Setorial de Museus, programa Pontos de Memória e Fomento e Financiamento, dentre outros. Confira a programação completa.
Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico museu.estadual.rondonia@gmail.com ou pelo telefone:(69) 3217.7301.
Agenda
Primavera dos Museus
O quê: A Primavera dos Museus é uma ação promovida pelo Ibram que, em 2012, conta com mais de 2400 eventos em 803 instituições de todo o país. São exposições, palestras, shows, mesas-redondas etc, que, neste ano, discutem A Função Social dos Museus.
Quando: 24a 30 de setembro
Onde: Instituições museais de todo o Brasil
Informações: http://www.museus.gov.br/premios-e-editais/programa-de-fomento-2012/premio-mario-pedrosa/

40º Salão da Primavera
O quê: Realizado com o intuito de incentivar a produção das artes plásticas no Brasil e torná-la acessível ao público, o salão comemora também o aniversário da cidade, que este ano festeja, no dia 29 de setembro, 211 anos. A organização recebeu este ano a inscrição de 161 obras de 69 artistas nas categorias pintura, desenho, gravura, escultura, instalações e objeto de manifestação livre.
Quando: Abertura dia 15/9, às 19h. Visitação ao de 17/9 a 26/10. De segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30.
Onde: Museu de Arte Moderna de Resende (Rua Doutor Cunha Ferreira, 104 – Centro Histórico | Resende-RJ)
Informações: (24) 3360.6155 | mam.resende@gmail.com

O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário
O quê: A exposição, que retrata aspectos importantes da história do Direito Ambiental por meio de textos, imagens e documentos que narram fatos ocorridos no Brasil desde o final do século XVIII,  oferece a oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre um dos mais comentados ramos do Direito na atualidade e sua ligação com as questões ambientais do Rio de Janeiro.
Quando: Até dezembro. De segunda a sexta, das 11 às 17h.
Onde: Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29 – Centro | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: seexp@tjrj.jus.br

4 X Cacá Diegues
O quê: A mostra, comemorativa aos 50 anos de carreira do cineasta alagoano, traz quatro obras de sua cinematografia. Na próxima sessão será exibido o filme “O maior amor do mundo”, de 2006.
Quando: Dia 18/9, às 19h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá | Maceió-AL)
Informações: misa.secult@gmail.com.br

Nouvelle Europe
O quê: Apresentação da orquestra de câmara, que reúne jovens músicos de diversos países da Europa, com sede em Paris, França. No repertório, clássicos como Vivaldi, Bizet, Brahms e Debussy.
Quando: Dia 16/9, às 17h. Entrada gratuita. Interessados podem retirar os ingressos de cortesia na bilheteria do Museu Imperial de terça a domingo, das 11h às 17h30.
Onde: Cine Teatro Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro | Petrópolis-RJ)
Informações: (24) 2245.4668 | www.museuimperial.gov.br

Outras Ideias para o Rio
O quê: O projeto pretende, a cada dois anos até 2016, transformar a cidade do Rio de Janeiro numa galeria a céu aberto, modificando os principais e mundialmente conhecidos cartões postais cariocas. A primeira fase teve início na última sexta-feira (7).
Quando: Até 3/11.
Onde: A primeira fase traz exposição de obras de cinco artistas estrangeiros e um brasileiro em locais como a Enseada de Botafogo, o Arpoador e os Arcos da Lapa.
Informações: www.oir.art.br

Música do Mundo
O quê: O projeto traz apresentação do violonista e compositor carioca Bina Coquet. O músico, que já gravou com nomes como Paulo Moura, Wilson das Neves e Seu Jorge, apresenta seu “Batuque Manouche”, que se apropria da música e de ritmos brasileiros, como o choro, samba, xote, frevo e baião em uma singular conexão com o chamado jazz Manouche.
Quando: Dia 15/9, às 16h30. Entrada franca sujeita a lotação (180 lugares).
Onde: Fundação Ema Klabin (Rua Portugal, 43 – Jardim Europa | São Paulo-SP)
Informações: (11) 3062.5245 | www.emaklabin.org.br

Jorge Amado: Interpretações e Ressonâncias
O quê: Dividido em quatro encontros, o curso dará ao público a oportunidade de conhecer os “Brasis” do escritor baiano, que teve sua obra publicada em todo o mundo, com títulos editados em 55 países e traduzidos para 49 idiomas e dialetos.
Quando: Dias 13, 20 e 27/9 e 4/10, das 15 às 18h. Inscrições gratuitas (vagas limitadas).
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA (Av. Contorno, s/n – Solar do Unhão | Salvador- BA)
Informações: (71) 3117.6141 | educativomam@gmail.com

Cursos e Oficinas
31º Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos
O quê: O evento tem como objetivo estimular a pesquisa acadêmica em história dos instrumentos científicos, preservação, conservação e documentação de coleções de instrumentos, assim como seu uso em disciplinas relacionadas ao patrimônio científico, museologia e história das ciências.
Quando: De 8 a 12/10. Inscrições abertas.
Onde: Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: sic2012@mast.br | http://www.mast.br/sic_2012/inicio.html | (21) 3514.

Encontros de Formação para Professores
O quê: Capacitações sobre temas variados para professores que utilizam o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). A primeira edição da série se destina à formação para utilização da Valise Pedagógica “Origens do Homem”.
Quando: Dia 17/9, das 14 às 17h.
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Butantã | São Paulo-SP)
Informações: (11) 3091.4905 | stm@usp.br

terça-feira, 11 de setembro de 2012

AMOR SINCERO PELA PARAIBA.



Hulk faz homenagem a Paraíba e ao Nordeste 


 
 
 
 
 
 
 
 
O torcedor nordestino mais uma vez mostrou seu amor pela seleção e durante 90 minutos presenciou a maior goleada da seleção brasileira na era Mano Menezes por 8 a 0. Hulk  embalado pela força da torcida nordestina, brilhou de novo e fez a diferença. Dando passes, marcando um gol, além de fazer uma bela homenagem ao nordeste e a Paraíba.
- 100% Nordeste – Te Amo Paraíba.
Nesta segunda-feira (10), no Recife, em vez de vaias, foram ouvidos muitos aplausos. Jogando no estádio do Arruda, mesmo com a fraca seleção chinesa, os jogadores balançaram a rede 8 vezes. Os gols foram de Ramires, Neymar (três vezes), Lucas, Hulk, Liu Jianye (contra) e Oscar.
No final do jogo, Hulk, explicou a declaração de amor a Paraíba e ao Nordeste. “É o mínimo que poderia fazer, sou nordestino e fui recebido muito bem aqui em Pernambuco, disse o atleta.
Hulk tem se firmado cada vez mais na seleção na era do Mano Menezes. Ele na última sexta-feira também foi destaque da seleção ao marcar o gol da vitória contra África do Sul, na sexta-feira (7).
A equipe de Mano volta a campo no dia 19 de setembro contra a Argentina, em Goiânia, pelo Superclássico das Américas. Apenas jogadores que atuam no Brasil e Argentina serão convocados pelos técnicos. A partida de volta será 3 de outubro, em Resistencia. O outro amistoso marcado para este ano é contra o Japão, na Polônia, 13 dias depois

GOVERNADOR RICARDO COUTINHO ESTARÁ AMANHÃ, DIA 12, EM ALAGOA GRANDE PARA ASSINAR ORDEM DE SERVIÇO RELATIVA AO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE PITOMBEIRA.





















Está confirmado para esta quarta-feira, dia 12 de setembro, a vinda do Governador Ricardo Coutinho a Alagoa Grande para assinar a publicação da licitação da Barragem Pitombeira/Serra Grande e outras importantes obras.

A solenidade do Governo do Estado será realizada ao lado da prefeitura municipal, a partir das 15 horas, com  a presença de várias autoridades e o povo em geral.   Estejam todos e todas convidados e convidadas.


















SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - EDITAL PÚBLICO PARA A SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS

Governo do Estado disponibiliza edital do FIC e divulga oficinas para elaboração de projetos

Estão abertas as inscrições para os interessados em pleitear recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), que vai disponibilizar R$3 milhões para financiamento de 169 projetos culturais. O Governo do Estado torna público o edital do FIC, conforme lançamento oficial anunciado pelo Governador Ricardo Coutinho e o secretário de Estado da Cultura, Chico César, na última quarta-feira (22).
As inscrições estarão abertas por 30 dias para os projetos que desejarem pleitear recursos do FIC para a realização de atividades artístico-culturais no âmbito do Estado da Paraíba, no biênio 2012/2013.
Os proponentes podem inscrever apenas um projeto e a inscrição só será feita mediante apresentação em formulário de inscrição do FIC, de forma eletrônica. Os formulários do projeto e seus anexos deverão ser remetidos, exclusivamente por via postal, em correspondência endereçada ao: FIC AUGUSTO DOS ANJOS – Casarão dos Azulejos – localizado à Rua Conselheiro Henriques, nº 159 – Centro – João Pessoa – PB – CEP: 58.010-690, até a data limite de inscrição.
Poderão ser beneficiados com o apoio financeiro do FIC as ações, manifestações e eventos que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes áreas: Artes Integradas (ações que integrem mais de uma categoria artística); Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Cultura Popular; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Música; Patrimônio; Teatro.
Há anos esperado pelo público paraibano, o FIC retorna e com um valor 100% acima do último edital, de 2008, como lembrou o Governador Ricardo Coutinho, na ocasião do anúncio oficial, reiterando o compromisso do Governo do Estado em popularizar a cultura e aproximar as pessoas das artes.  “Este edital do FIC 2012 disponibiliza três milhões de reais e esse é um bom recurso dentro da produção cultural”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Cultura, Chico César, afirmou que o lançamento do FIC 2012 restabelece o compromisso e a presença do Estado como fomentador da cultura paraibana. “Esse compromisso é firmado com a sociedade civil no sentido de que o Estado não pode nem deve fazer tudo, mas cria as condições para que os agentes da sociedade civil apresentem seus projetos e realizem”, destacou.
O Edital e formulários seguirão disponibilizados no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Cultura, http://www.paraiba.pb.gov.br/cultura, na aba FIC Augusto dos Anjos.
Oficina para elaboração de projetos - A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Comissão Técnica de Análise de Projetos (CTAP), ligada ao Fundo de Incentivo à Cultura irá realizar oficinas com o objetivo de oferecer a pessoas interessadas, acesso ao conhecimento técnico na elaboração de projetos. As oficinas serão realizadas pelos articuladores das representações regionais da Secult.
Confira as cidades que as oficinas “FIC por Dentro” irão percorrer:
Dia 28/08/2012 – João Pessoa
Dia 03/09/2012 – Campina Grande
Dia 31/08/2012 – Areia
Dia 03/09/2012 – Itabaiana
Dia 03/09/2012 – Catolé do Rocha
Dia 04/09/2012 – Cuité
Dia 04/09/2012 – Cajazeiras
Dia 05/09/2012 – Monteiro
Dia 05/09/2012 – Sousa,
Dia 06/09/2012 – Princesa Isabel
Dia 10/09/2012 – Itaporanga
Dia 10/09/2012 – Patos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SENADO FEDERAL DÁ MAIS UM PASSO RUMO A CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

Sistema Nacional de Cultura

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprova PEC que institui o SNC
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 34/2012) que institui o Sistema Nacional de Cultura deu mais um passo em direção a sua aprovação e sua inserção na Carta Magna brasileira. Nesta quarta-feira, 29 de agosto, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou a proposta de criação deste mecanismo, um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas na área cultural, pactuadas entre a União, os estados e municípios e a sociedade civil.
O secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Roberto Peixe, ressaltou a importância da aprovação da PEC pela Comissão do Senado. “Foi mais um passo importantíssimo que possibilitará a aprovação da PEC ainda neste ano. Agora falta apenas a votação do plenário em dois turnos”, destaca.
Com a criação do SNC, o Ministério da Cultura tem o objetivo de propor uma estrutura  que integre, articule e organize a gestão cultural, aproximando as três esferas de governo e a sociedade civil, no intuito de criar uma política de estado, ou seja, que não seja afetada nas trocas de governo.
Relatora da proposta, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) apresentou parecer que favorece a aprovação e destacou que a criação do SNC irá estabelecer instrumentos de promoção de transparência e controle social para o setor, como conselhos e fundos de cultura. A senadora também ressaltou a maior integração entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) na execução da política cultural proporcionada pelo SNC.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fonte: Agência Senado)

EXTRA! O GOVERNADOR RICARDO COUTINHO ESTARÁ AMANHÃ, DIA 12, EM ALAGOA GRANDE PARA ASSINAR ORDEM DE SERVIÇO PARA O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE CAMARÁ





















Está confirmado para esta quarta-feira, dia 12 de setembro, a vinda do Governador Ricardo Coutinho a Alagoa Grande para assinar a publicação da licitação da Barragem Pitombeira/Serra Grande e outras importantes obras.

A solenidade do Governo do Estado será realizada ao lado da prefeitura municipal, a partir das 15 horas, com  a presença de várias autoridades e o povo em geral.   Estejam todos e todas convidados e convidadas.


















segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CAMINHOS DO FRIO - OBRIGADO AOS QUE ACREDITARAM EM NOSSA FESTA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pessoas queridas, encerramos mais uma edição da Rota Cultural - Caminhos do Frio. Foram 08 dias de muita dança, teatro, cinema, shows,  gastronomia, passeios nos engenhos, friozinho gostoso e tudo mais que Alagoa Grande oferece. Agradecemos a participação, colaboração e interação de tod@s. Agradecemos o apoio total da imprensa (blogs e rádio), parceiros, apoiadores, artistas, e ao público em geral. Até a próxima parada em 2013!

domingo, 2 de setembro de 2012

Curso sobre Telhado Vivo para Construções Sustentáveis vai movimentar cidade de Alagoa Grande

 
A arquitetura vem cada vez mais incorporando elementos para tornar as construções mais sustentáveis e ecologicamente corretas. Uma das novas tendências é o telhado vivo, uma alternativa para o controle da poluição e do aquecimento global. Em setembro um curso na cidade de Alagoa Grande vai capacitar profissionais nessa técnica.

O telhado vivo ou ecológico utiliza plantas nas coberturas de residências e edifícios. Segundo especialistas o uso de uma cobertura vegetal em edificações favorece o surgimento de pequenos ecossistemas, contribui para a redução do escoamento da água da chuva para a rede de esgoto, retém gás carbônico e libera oxigênio, além de reduzir o consumo de energia elétrica. O conforto térmico é outro benefício. A cobertura verde garante temperaturas agradáveis sem o acionamento de aparelho de ar-condicionado. A explicação está no isolamento térmico propiciado pelo substrato e pela vegetação que age como uma manta protetora proporcionando um ambiente interno mais aconchegante e termoacústico.

Todos estes ensinamentos serão repassados no minicurso sobre telhado vivo que será realizado no dia 6 de setembro no auditório da Prefeitura de Alagoa Grande no horário das 14h30 às 20h30. O ministrante será Eduardo José Diehl, design e consultor em permacultura pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC). Outras informações podem ser obtidas no ecoapis@terra.com.br ou pelo fone (51) 9988-1783. Para conferir a programação clique aqui.

Esta técnica vem sendo estudada por um grupo de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Segundo a Engenheira Civil, Professora e Pesquisadora do IFPB, Claudiana Maria da Silva Leal, a cobertura verde se implementada de forma correta, pode tornar-se um agente ambiental de equilíbrio. “O curso vai oferecer subsídios para se tornar um profissional diferenciado no mercado, frente às novas demandas ambientais” disse a professora.

Heranir Fernandes- Jornalista Ascom/Reitoria
IFPB