Durante a cerimônia, a ministra Marta agradeceu aos seus pares no Senado pela aprovação da PEC do Sistema Nacional de Cultura. Aproveitou, como já havia manifestado antes, para pedir empenho à Câmara dos Deputados na aprovação do Vale Cultura que, em sua visão (e concordo com ela), “fará uma revolução na vida do povo brasileiro, assim como incentivará a produção cultural”.
Exaltando a criatividade e a capacidade de ousar e inovar da nossa gente, a ministra mostrou sua disposição em proteger a cultura nacional. Foi categórica: “não podemos aceitar a lógica devastadora do mercado, a pasteurização de atividades e obras pautadas pela globalização”.
E adiantou uma das suas metas: “ao mesmo tempo nossos artistas têm que poder viver de sua arte e o intercâmbio internacional é rico e fundamental para a criação. Devemos incentivar nossa participação internacional. E este será um outro desafio”.
Diálogo constante
Marta também se comprometeu a manter um “contínuo diálogo com todos os segmentos da cultura e da sociedade assim como com o parlamento” durante sua gestão. Destacou ainda o papel da internet: “neste século de intensa comunicação e acesso à informação, a excelência na utilização dos recursos da internet será prioridade para o Ministério”.
E, ciente de que “a criatividade se alimenta da ruptura com o estabelecido” e que “a cultura é algo em permanente transformação”, salientou que “a internet também presta um serviço quando brinca e questiona o que está cristalizado”.
Citando sua experiência na Prefeitura de São Paulo, Marta ressaltou o quanto a cultura pode mudar a vida das pessoas. “Lembro-me quando inauguramos o primeiro CEU, com a presença do Presidente Lula e soubemos que 100% das pessoas que o frequentavam nunca tinham entrado num teatro assim como 87% não conheciam um cinema, muito menos uma biblioteca”.
Com a certeza de que o MinC – e, por meio da influência que o Ministério pode ter, parte importante da cultura do país – está em boas mãos, desejamos à ministra boa sorte na sua gestão.
Leia a íntegra do discurso da ministra Marta Suplicy aqui.
(Foto: Wilson Dias/ABr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário