A FESTA DO ARTESANATO TERÁ TAMBÉM MUITO FORRÓ, VIOLA, CULTURA POPULAR...
Algodão Colorido - da Paraiba para o mundo |
O algodão colorido orgânico - produzido no interior da Paraíba - vai ser a tipologia homenageada na 23ª edição do Salão de Artesanato. O evento acontece de 8 a 31 de janeiro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital, e destaca peças produzidas com as variedades safira, topázio e rubi.
Com o tema “O espaço é do povo e o algodão colorido é paraibano”, pela primeira vez a organização do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) vai homenagear o algodão que se tornou símbolo regional em lojas de artigos para turistas e, também, ganhou o status de peças de luxo em feiras nacionais e internacionais nos mercados de exportação para países europeus como a Itália, Espanha, Alemanha e França. O produto também já chegou ao Japão e Estados Unidos.
Para a gestora do PAP (Programa de Artesanato da Paraiba), Lu Maia, com a visibilidade proporcionada pelo Salão, o desafio será ampliar a produção para atender a demanda dos novos mercados. “Grandes marcas de confecções já demonstram interesse em desenvolver linhas sustentáveis. Elas precisam ter mais informações sobre o produto para ter um consumo consciente pensando nas futuras gerações. A questão da sustentabilidade também precisa entrar na agenda da cadeia produtiva têxtil. É preciso ter essa consciência desde a produção da matéria-prima, passando por todos os processos de produção até chegar ao consumidor final. Ainda há muito a ser feito”, ressaltou.
Uma vasta programação cultural está sendo agendada com destaque para as Violeiras Repentistas "Soledade e Minervina" para o Sábado dia 23 de Janeiro das 19 as 20,30 h, e o trio de forró pé-de-serra "Os Filhos de Jackson", para o Sábado, dia 30, das 19 as 20,30 h. Mis uma vez a cultura paraibana será mostrada para o mundo em suas melhores vertentes.
Apoio PAP - Programa do Artesanato de Paraiba.
Divulgação: bibiu do jatobá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário