sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Descoberta a oficina de pintura mais antiga do mundo.


 Em 2008 uma equipa de investigadores descobriu na gruta de Blombos, perto da Cidade do Cabo, na África do Sul, a mais antiga oficina da humanidade que se conhece. Os resultados são publicados hoje na revista Science e ampliam o que se sabe sobre os primeiros tempos da espécie humana.
Os arqueólogos da Universidade de Bergen, na Noruega, encontraram duas espécies de “estojos de ferramentas” da idade da pedra pertencentes ao Paleolítico Médio, numa camada com cem mil anos, na gruta. Duas conchas de uma espécie de molusco, separadas por alguns centímetros, em que cada uma continha restos secos da tinta vermelha ocre produzida pelas pessoas que estiveram ali. Um dos estojos estava mais completo, e tinha pedras para polir, osso, carvão vegetal, etc.
(…)
Já se tinham encontrado vestígios de produção de tinta, mas não tão antigos. Esta região da Cidade do Cabo tem várias grutas com vestígios arqueológicos que lançam luzes para o início da história da humanidade, quando o Homo sapiens ainda não tinha viajado para lá de África. Durante milénios estas populações foram desenvolvendo comportamentos cada vez mais complexos, mas sabe-se pouco sobre esta evolução cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário