quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

UMA NOVA CONCEPÇÃO PARA O TURISMO E PARA O RECEPTIVO TURÍSTICO



O turista é reflexo da comunidade que o recebe. Na Paraíba, o turismo de experiência possibilita uma verdadeira imersão do turista na comunidade local, daí a importância de todos os empreendedores se conhecerem e estar integrados em redes, conectados, se relacionando com as estruturas públicas e privadas locais.

A base do turismo sustentável é o desenvolvimento endógeno, com a sua capacidade
de inovar localmente, cujo empreendedorismo não é um receptor passivo das estratégias de grandes empresas que se implantam no território.

Daí a importância das  políticas públicas voltadas para o turismo, pois é uma atividade econômica de grande importância para o desenvolvimento dos municípios, apresentando várias oportunidades locais, quando bem planejado. O contrário acontece, quando não existe planejamento, pois os riscos e impactos negativos podem destruir o bem-estar da comunidade local.

No cenário atual é preciso perceber que o perfil do turista mudou.Existe uma nova demanda interessada não só em lazer, mas em conhecimento, em patrimônio natural e cultural e em meio ambiente preservado. Turistas buscam o diferente, o que não conhecem, os traços culturais e a paisagem natural do lugar.

O turismo de sol e mar é a modalidade mais atrativa, pois atende grandes massas, porém pode trazer consequências críticas para o detino. Alguns turistas buscam a ruralidade, pois se interessam por produtos associados ao meio rural, que são: natureza, cultura popular autêntica, os saberes e fazeres do lugar, diferentes da forma de vida urbana.

A qualidade de vida das comunidades precisa ser considerada no planejamento do
turismo, por isso é tão necessário o planejamento e a gestão dos destinos turísticos.
"Se é bom pra comunidade é bom para o turista". O turismo sustentável respeita a
identidade cultural e preserva o ambiente natural das comunidades locais.

A percepção do turista quando ele visita um lugar, depende de vários comportamentos da comunidade receptiva, ou seja: a educação da população local com relação ao destino do seu lixo, da preservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental, a qualidade dos serviços oferecidos, a qualificação dos prestadores desses serviços.

Quem primeiro tem que por em prática é quem vive no lugar, 365 dias por ano. Se a população é educada, tem bons costumes, o turista vai seguir esse exemplo. Caso contrário, também é verdadeiro. Quanto mais qualificado os produtos e serviços de um município turísico, mais atrai turistas com poder aquisitivo melhor e que buscam   partilhar de experiências autênticas da população local, através da integração com a comunidade.

É preciso criar uma nova imagem de comunidade unida e com os mesmos interesses, que participe da elaboração de políticas públicas que contribuam para as prioridades de educação, segurança e projetos que consolidem uma oferta turística de qualidade que favoreça a economia local, a geração de emprego e renda para essa comunidade local, e de combate à exclusão social.

Para os gestores públicos de destinos turísticos, uma dica: Contrate uma equipe com especialistas em gestão do turismo, gestão de marketing de destino turístico, especialista em gestão ambiental, gestão da cultura, do patrimônio histórico e acompanhe os resultados positivos. Chega de brincar com a galinha dos ovos de ouro e deixá-la em segundo plano.

Para os empresários do turismo, treinem permanentemente a sua equipe de funcionários ou colaboradores internos e crie estratégias de ouvir o cliente, pois um cliente insatisfeito, pode acabar com o seu negócio e você ser o último a saber. Tenha o olhar de águia para enxergar tudo que não está funcionando de forma adequada no seu município. O compromisso é de todos!
Para a comunidade local, pense o que você faz para receber alguém na sua casa... ou como você gostaria de ser recebido no lugar que você escolheu para ser turista...

A população local não pode ser conivente com o lixo a céu aberto, com o mal atendimento nos estabelecimentos comerciais e de serviços, com o abandono e a não conservação do patrimônio histórico de seu município.

É preciso exigir segurança pública, abastecimento de água, saúde preventiva, a abertura das igrejas e dos museus no horário comercial e ter gestores comprometidos
com esses propósitos.

No projeto de um município turístico sustentável é prioridade a elaboração, execução e acompanhamento do planejamento estratégico, com a participação de empresários,
gestores públicos e representantes da comunidade local. É importante priorizar projetos que fortaleçam a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. A elaboração do inventário turístico, a execução de uma política pública local de "educação para o turismo sustentável", nas escolas, corredores turísticos e nos empreendimentos turísticos.

A cooperação público-privada será a grande estratégia para fazer acontecer a tão desejada qualidade de vida da população local e dos turistas que visitam o lugar.

Um destino turístico criativo, inovador e sustentável, precisa estar em constante
processo de melhoria do produto turístico e da criação de novos produtos, com a
qualidade desejada e adequados à necessidade da demanda.

Muito importante sensibilizar a população e os atores locais para a consolidação de
uma cultura turística de qualidade, bem como a efetivação dos serviços públicos, afinal o turista é reflexo da sociedade que o recebe.

Regina Medeiros Amorim - Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós graduada em Gestão e Marke%ng do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE - Paraíba.

Foto: Augusto Pessoa

Edição de Severino Antonio (bibiu).
 

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