sexta-feira, 28 de julho de 2017

CULTURA DE ALAGOA GRANDE DESFILA NO TEATRO MUNICIPAL SEVERINO CABRAL, EM CAMPINA GRANDE, PB.



 
 As Cirandeiras do Quilombo Caiana Dos Crioulos se apresentaram em Campina Grande, durante o espetáculo “VISTA MARGARIDA”, no Teatro Municipal Severino Cabral com a participação da cantora paraibana Sandra Belê.

O espetáculo teve como objetivo o lançamento da marca “Esqueleto de Flor” com sua coleção inspirada na força, liderança e influência de Margarida Maria Alves e nas mulheres da zona rural. 
 
O evento teve transmissão AO VIVO realizada pela ARTCOM STUDIO DIGITAL e o Laboratório de Vídeo e Fotografia - LAVIF da UFCG.  A apresentação também foi exibida na TV Paraíba.

 A proposta mostrou um pouco da história de Margarida Maria Maria Alves, através de uma peça (estilo musical), com um desfile de moda inspirado nela e nas mulheres do campo daquele tempo: VISTA MARGARIDA.
 
As Cirandeiras foram convidadas para fazer a TRILHA SONORA “AO VIVO” numa performance musical que contou com a participação da cantora Sandra Belê que juntas, deram o tom musical desta noite em que a moda, a musica quilombola se juntaram para fazer da luta de Margarida um evento de moda que teve uma excelente repercussão da mídia e da crítica especializada.
 
Para esta realização, as Cirandeiras de Caiana tiveram o apoio da SECULT/AG (Secretaria da Cultura de Alagoa Grande) e do Prefeito Antonio Sobrinho que não mediram esforços para que as mesmas se fizessem presentes desde os ensaios até a noite do desfile e da apresentação principal no evento.
 
 O resultado foi simplesmente deslumbrante onde a cada modelo que desfilava se fazia sentir numa atmosfera notadamente rural, que a energia das lutas canavieiras ali contidas era notada e expressa pelos aplausos do público e das lentes das diversas mídias que levaram o bem elaborado evento para o mundo. Simplesmente, foi uma noite marcante e inesquecível. 

 Edição de Severino Antonio (bibiu)
Texto de Marcelo Felix com adendo de bibiu.
Fotos do Facebook QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS

quinta-feira, 27 de julho de 2017

BOB e AMANDA REALIZAM UM MARCANTE SHOW NO “CAMINHOS DO FRIO” de SOLÂNEA


BOB e AMANDA -  MAIS SUCESSO A CADA DIA

 A dupla de cantores alagoagrandense “BOB e ‘’AMANDA” realizou nesta quarta-feira, 26, um grande show na cidade de Solânea como parte da programação do Roteiro Cultural “CAMINHOS DO FRIO” que permanece na cidade até o próximo Domingo.

A dupla veio com uma produção digna de grandes palcos; cheio de luz, alegria, boa música, sonhos, amor, compartilhamento e interação com o público que lotou e aplaudiu o show efusivamente  no Cine Teatro Municipal daquela cidade.
BOB e AMANDA em Solânea - Aplauso do Público e da Crítica Musical.
Com uma interpretação impecável “BOB & AMANDA” repassa para o público uma performance cheia de amor, tranquilidade, serenidade e equilíbrio musical.   Rits como “trevo”, “mesmo sem estar” e outros como “trem bala” tiveram um record de visualizações em poucos dias em seu canal musical.


O jovem casal é detentor de um estilo próprio e que encanta e convence os ouvintes em qualquer espaço que se apresente.  Toda semana abastecem o seu canal no YouTube com belas interpretações que são acessadas e curtidas a cada instante.  Confira no link: https://www.youtube.com/results?search_query=bob+e+amanda

Em SOLÂNEA o Sine Teatro Municipal ficou lotado de pessoas e fãs da dupla.
Assim, a cada dia cresce a popularidade da dupla que cai rapidamente no gosto do grande público.  Neste “CAMINHOS DO FRIO 2017” a dupla alem deste belo show realizado em Solânea, ainda se apresentarão em outras cidades e farão o show de encerramento do Roteiro em Alagoa Grande no dia 02 de Setembro próximo.

Desde já, coloquem em vossa agenda esta data, e estejam todos e todas convidad@s.  Afinal, ouvir BOB e AMANDA, sempre nos faz bem.
O CENÁRIO e a PRODUÇÃO DE PALCO DE BOB e AMANDA, É UMA INOVAÇÃO CONSTANTE

 Reportagem de   - Severino Antonio - Bibiu 
Fotos extraídas do FACEBOOK BOB e AMANDA
Email: severinopb@uol.com.br
No FACEBOOK - Severino Bibiu
CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE  -   http://alagoagrandecidadania.blogspot.com.br/
CULTURA DO BREJO acesse: http://culturadobrejo.blogspot.com.br/
Fone Zap:  (83) 9369 3233.

"RAÍZES CULTURAIS" É O MAIS NOVO ROTEIRO TURÍSTICO DO BREJO PARAIBANO

 
Prefeitos de oito municípios da região do Brejo se reuniram com Secretários do Governo do Estado, nesta terça-feira (25), compara discutir o apoio do Governo do Estado ao Projeto Raízes Culturais – Rota do Brejo, a ser realizado pela primeira vez em cidades que não integram o Rota Cultural Caminhos do Frio. Participaram da reunião o secretário da Comunicação Institucional, Luís Tôrres; o secretário da Cultura, Lau Siqueira; a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino; e a presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Nézia Gomes.

O Raízes Culturais – Rota do Brejo ocorrerá de 7 de outubro a 25 de novembro nas cidades de Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. Essas cidades não fazem parte do Projeto Rota Cultural Caminhos do Frio, e a proposta é divulgar ainda mais a identidade cultural do Brejo paraibano.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou a importância do Raízes Culturais – Rota do Brejo para estimular a economia da região. “Quando termina o Caminhos do Frio há uma diminuição no fluxo de turistas. Essas cidades vão estimular a ocupação de seus hotéis, inclusive a ocupação de hotéis das cidades que fazem parte do Caminhos do Frio, dinamizando a economia do Brejo paraibano”, explicou.

Para Ruth Avelino, o apoio do Governo do Estado a esse novo projeto da região do Brejo é fundamental. “São cidades com potencial turístico muito grande, como os engenhos, a gastronomia, a cultura. O Governo do Estado dará todo o apoio ao Raízes Culturais, com estrutura, logística e divulgação”, afirmou. “É uma parceria em que todos saem ganhando”, acrescentou.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sérgerson Silvestre, disse que o projeto já vinha sendo pensado há pelo menos dois anos. “O Raízes Culturais – Rota do Brejo vai mostrar toda a identidade cultural da região do Brejo, sendo um cartão de visita às potencialidades turísticas do Brejo”, disse. “O Governo do Estado tem sido um importante parceiro na concretização de projeto, que vai promover ainda mais o desenvolvimento da nossa região”, completou.

A prefeita de Serra da Raiz, Adailma Fernandes, ressaltou que o apoio do Governo do Estado fortalece ainda mais as expectativas dos gestores na realização do Raízes Culturais – Rota do Brejo. “A nossa cidade, assim como as demais, sempre teve vontade de participar de um projeto semelhante ao Caminhos do Frio, de mostrar as nossas potencialidades. Tivemos a iniciativa de criar o projeto e seguimos ainda mais confiantes com o apoio do Governo do Estado”, destacou.

Já o prefeito de Alagoinha, Jeová José, afirmou que o Projeto Raízes Culturais – Rota do Brejo irá incrementar ainda mais a economia da cidade. “É uma oportunidade de entrarmos ainda mais no circuito turístico do Estado. Isso vai fortalecer a nossa economia e nos dar a oportunidade de mostrar cada vez mais que a Paraíba é mais que sol e mar”, concluiu.

Programação – O Raízes Culturais – Rota do Brejo será realizado de 7 de outubro a 25 de novembro, nas seguintes cidades:
– Alagoinha, 7 de outubro;
– Duas Estradas, 21 de outubro;
– Lagoa de Dentro, 28 de outubro;
– Serra da Raiz, 4 de novembro;
– Borborema, 11 de novembro;
– Dona Inês, 18 de novembro;
– Pilõezinhos, 25 de novembro.

Edição da matéria - Severino Antonio - bibiu  direto do site  PORTAL MÍDIA

NOVO MINISTRO PROMETE DESBUROCRATIZAR O MINISTÉRIO DA CULTURA


Pedro Ladeira/Folhapress
Entrevista com o novo ministro da Cultura Sergio Sá Leitão em Brasília
Entrevista com o novo ministro da Cultura Sergio Sá Leitão em Brasília


Terceiro ministro da Cultura em pouco mais de um ano, Sérgio Sá Leitão, 49, quer mexer no vespeiro da Lei Rouanet. Em entrevista à Folha, disse que fará uma revisão das mudanças feitas recentemente na lei após operação da Polícia Federal que revelou fraudes. Leitão diz que elas trouxeram benefícios, mas também problemas. Ele se comprometeu ainda a reduzir pela metade o gargalo de avaliação de prestação de contas de projetos.

O recém-empossado ministro também criticou nomeações políticas para o ministério –seu antecessor, Roberto Freira (PPS), nomeou 18 correligionários para a pasta– e disse que não se constrange por participar de um governo impopular. "Política é da porta para fora."

Folha - Como o senhor avalia a situação da Lei Rouanet?
Sérgio Sá Leitão - A crise chegou à Lei Rouanet. Houve uma queda considerável do seu uso neste ano. Há um déficit de exame de prestação de contas. Vamos atacar isso diretamente.
Houve uma instrução normativa que trouxe uma série de avanços, mas também trouxe uma série de problemas. No curto prazo, faremos uma revisão dela. Não vou dar exemplo concreto porque pode criar expectativa. É um assunto muito sensível.

Uma coisa que quero fazer é desburocratizá-la. Posso trazer essa visão porque tenha essa vivência como produtor cultural. Além disso, vamos criar um atendimento para quem quiser usar a lei e outras ferramentas de fomento do ministério.

Consegue zerar a fila de prestação de contas até o fim do mandato?
Não, seria meta ambiciosa demais, mas acho que conseguiremos dar conta de pelo menos 50% até o fim de 2018.

O seu antecessor, Roberto Freire (PPS), fez uma série de nomeações. O senhor manterá os indicados ligados ao PPS?
Eu jamais, em nenhuma função pública que ocupei, montei equipe segundo critérios políticos. Eu acho que, entre as pessoas que o ministro Roberto Freire nomeou, há profissionais qualificados e competentes e vou buscar compor a melhor equipe possível, independentemente da filiação partidária e da ideologia.

O senhor assume num governo muito impopular, com resistência da classe artística. O senhor levanta a bandeira do combate à corrupção. Como pretende lidar com essa questão?
Me foi atribuído um trabalho muito claro, que é o de reorganizar o ministério da Cultura, resgatar sua capacidade de operação e valorizar a cultura. É a isso que vou me dedicar, independentemente do que estiver acontecendo em outras instâncias. Nunca discuti política em ambiente de trabalho. Política é da porte para fora.

Como o senhor vai dialogar com a classe?
Hoje mesmo falei com Paulo Betti [apoiador do PT]. Falo com todos. A gente precisa baixar a bola. A radicalização não nos leva a um cenário construtivo. O que vivem é uma regressão tribal.

Haverá verba federal no carnaval do Rio?
Sim, isso aí na minha visão está claro.

Ficou definido de onde virão os R$ 13 milhões [sugeridos ontem pelo presidente Michel Temer]?
A conta não é necessariamente de R$ 13 milhões. A conta é de R$ 13 milhões, mas dentro dos R$ 13 milhões estão os R$ 6,5 milhões que o prefeito [Marcelo Crivella] se comprometeu a captar na iniciativa privada.

Enquanto isso, servidores denunciam a falta de reposição de quadros – as pessoas se aposentam e ninguém entra no lugar.
O Minc não é muito diferente do restante do Estado brasileiro. Há uma hipertrofia neste país, que, ao longo do tempo, vai só aumentando, sem que tenha uma correspondência do aumento com a melhora da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Então, acho que precisamos dar um certo choque de gestão, para ver se, talvez, o ministério tem se dedicado a fazer coisas historicamente que não sejam prioritárias do ponto de vista da sociedade e da cultura brasileira.

O que significa choque de gestão?
Priorizar aquilo que tem mais retorno para a sociedade e deixar coisas que não têm tanta relevância de lado. Não dá para falar objetivamente sobre isso ainda.

Haverá descontinuidades?
Descontinuidades, revisões, aperfeiçoamentos e novos programas.

O que, exatamente?
A prioridade é manter o conjunto de instituições do sistema do MinC funcionando.

Acha que Temer errou ao extinguir o MinC?
Não acho que institucionalidade seja prioritária. Sendo secretaria ou ministério, o que importa é o que se faz. A questão é ver onde teremos melhores condições para trabalhar. Isso é uma questão bizantina

Severino Antonio (bibiu)  transcreveu esta matéria do Jornal  FOLHA de São Paulo

quarta-feira, 26 de julho de 2017

ALAGOA GRANDE, 152 ANOS – O MAIOR PRESENTE FOI VER A BARRAGEM DE PITOMBEIRA SANGRANDO PELA PRIMEIRA VEZ


Alagoa Grande  -  152 Anos de Emancipação Política.

Nesta quarta-feira, 26 de Julho de 2017, Alagoa Grande completa 152 anos de emancipação.
A terra de Jackson do Pandeiro, Margarina Maria Alves e Oswaldo Trigueiro, entre outros, está completando 152 anos de emancipação política hoje. O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de julho de 1865. Aos 27 de março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade. Por conta desta última data muitos acreditam que o município completou um século de emancipação em 2008, quando na verdade já decorreram 148 anos deste fato histórico.
Barragem de Pitombeira - Sangrou pela primeira vez no último dia  22/07/2017
Neste dia em que Alagoa Grande completa 152 anos, o maior presente que a mesma recebeu foi ver pela primeira vez a BARRAGEM DE PITOMBEIRA sangrando, dando segurança do seu povo que terá água em suas torneiras por mais alguns anos.  
 
Esta vitória foi graças ao DEPUTADO ESTADUAL JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR que quando foi Prefeito da cidade, lutou e conseguiu junto ao Governador Ricardo Coutinho, a construção desta barragem exclusiva para ALAGOA GRANDE.
 
PARABÉNS ALAGOA GRANDE PELA PASSAGEM DE SEUS 152 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.  PARABÉNS DEPUTADO BOSCO JUNIOR  por proporcionar ao Município o presente maior desta data!

Edição da matéria  -  Severino Antonio - bibiu

sábado, 22 de julho de 2017

POETA ALAGOAGRANDEDENSE SAULO MENDONÇA É HOMENAGEADO NA ABERTURA DO “PROJETO CULTURAL PICUÍ PRAIA”.

Escritores e Poetas conterrâneos: Guedes, Avelar, Saulo e Turuca.
Teve início no dia 16 de Julho, sexta-feira, o projeto cultural “PICUÍ PRAIA” iniciativa dos proprietários do restaurante de mesmo nome, Senhores Ibrahim Laureano e Isaac Laureano com o apoio cultural da empresa de comunicação visual “ADESIVO 2” cujo objetivo do projeto é “divulgar a cultura paraibana”.
ecretário Lau Siqueira companheira, Saulo Mendonça e Javancy
 A abertura do projeto se deu com uma exposição permanente contento dezesseis painéis ilustrados com haikais escritos pelo poeta paraibano de Alagoa Grande, SAULO MENDONÇA e, finalizados em policromia com ilustrações da artista plástica e designer GABRIELE SANTANA.
Cantora Tereza Cavalcante - Música com sabor de poesia
O evento, muito prestigiado por amigos, parentes, artistas, escritores, poetas e a imprensa de um modo geral, recebeu até uma comitiva da cidade natal do artista, que veio prestigiar o mais famoso poeta brasileiro no gênero que teve a abertura feita pelo Secretário de Estado da Cultura, LAU SIQUEIRA, teve ainda como chefe do cerimonial a competente ANNE FERNANDES e o Buffet assinado por Wellington, gastrônomo dos mais renomados do Nordeste, vinculado ao sistema SEBRAE, tudo isto abrilhantado pela voz serena e marcante da cantora de raízes alagoagrandense Tereza Cavalcante.
Amigas de Saulo Mendonça: Lélia, Luzinete e Carmem Cinira
 “Este projeto será útil para os próprios paraibanos, como também para os turistas que ficarão – parcialmente – informados da existência destes expoentes da arte paraibana”. Enfatizou o empresário Ibrahim Laureano, um dos proprietários do mais destacado restaurante da orla marítima pessoense, o PICUÍ PRAIA.
Secretário Lau Siqueira:  "Parabéns ao restaurante PICUÍ PRAIA pelo novo Espaço Cultural".
Foi uma noite marcante pelo aconchego do ambiente, dos encontros de velhos amigos, de poesia e cultura transbordando em cada mesa, do abraço puro e afetivo distribuído a cada amigo e amiga do mais prestigiado poeta do brejo paraibano.  SAULO MENDONÇA, autor de diversos livros de poesias, estrela seleta no mundo deste estilo de arte japonesa difundido por Machu Bachô que espalha e espelha amor, serenidade e sabedoria minimalista pelo mundo afora.
Amigos e admiradores do Poeta lotaram o ambiente de alegria e congratulações.
 Ao final de muitos abraços envoltos numa atmosfera romântica e aconchegante, SAULO se despediu distribuindo Livros, Folders sobre seu trabalho a todo o seleto publico presente que já se tornaram seguidores deste que nos encanta a cada verso que escreve.  Uma noite inesquecível.
Amigas e admiradoras vieram prestigiar a noite do Poeta.
Parabéns ao restaurante PICUÍ PRAIA, a cantora TEREZA CAVALCANTE e ao poeta maior, SAULO MENDONÇA por proporcionarem mais um marcante evento em prol da Cultura, da Poesia, da Arte que une os povos atraves do sereno clima poético do sonhar o sonho da pureza e da paz.  Por tudo isto só podemos felicitar a todos e todas dizendo Parabéns!
Comitiva de conterrâneos - Prestígio e reconhecimento pela obra grandiosa do Poeta.
Edição da Matéria de Severino AANTONIO - BIBIU
Notícias de ALAGOA GRANDE acesse  -   CIDADANIA ALAGOAGRANDENSE
Contato: 9 9369 3233 (zap).
Poeta Saulo Mendonça e o Ativista Cultural Severino Antonio (bibiu).
Amigos de longas datas: Javancy, Carmem Cinira e Saulo Mendonça
Conterrâneos do Poeta prestigiando a significativa noite onde todos e todas se tornaram Estrelas.
A escritora Severa veio prestigiar a noite do colega e amigo Saulo Mendonça
A poesia Haikai uniu o Brasil ao Japão através dos versos de Saulo Mendonça.
Ternura e singularidade nos versos minimalistas do Poeta Saulo Mendonça.