quinta-feira, 29 de março de 2012

Secult lança ‘Seminários Itinerantes de Políticas Culturais’

Célio Turino (Divulgação)
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança neste sábado (31) o projeto “Seminários Itinerantes de Políticas Culturais”, que percorrerá as principais cidades da Paraíba com o objetivo de promover a capacitação de gestores e produtores na área da gestão pública de cultura. O lançamento do projeto acontece às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e segue durante todo o dia com a programação do 1º Seminário Paraibano de Economia Criativa.
Tema da primeira edição dos Seminários Itinerantes, a discussão sobre economia criativa será abordada a partir de três concepções. No campo da gestão, o criador do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, Célio Turino, abordará tópicos relacionados às políticas públicas que mesclam cultura e desenvolvimento sustentável. No campo acadêmico, o professor da USP, Pablo Ortellado, apresenta uma discussão sobre o uso das novas tecnologias na perspectiva da economia criativa, resultado de estudos do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação.
Ainda no campo acadêmico, o professor da UFPB, Paulo Cavalcanti Filho, apresenta uma análise sobre sistemas e arranjos produtivos, formulada pela Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais. Por fim, no campo da produção, as produtoras culturais do Circuito Fora do Eixo, Marielle Ramires, Lenissa Lenza e Carol Tokuyo, trazem o debate sobre arranjos criativos e as experiências de soluções que auxiliam na estruturação dos coletivos que integram o Circuito, a partir da organização em rede.
Pablo Ortellado (Divulgação)
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Chico César, a realização do 1º Seminário Paraibano de Economia Criativa pretende trazer para o Estado as discussões que têm pautado a agenda internacional da cultura, a exemplo do Fórum Internacional da Economia Púrpura, na França, e a Semana Internacional de Indústrias Criativas de Shangai, na China.
Para ele, os crescentes debates em torno da economia da cultura, iniciados no Brasil na década de 70, pelo economista paraibano Celso Furtado, tem resultado em avanços inéditos na área. “Dar ao indivíduo a condição de gerar sua própria renda a partir da produção resultante da sua capacidade de imaginar é um verdadeiro contraponto aos moldes da economia tradicional”, destacou. O secretário ressaltou a força desta nova área da economia, ao citar a criação da Secretaria de Economia Criativa, ligada o Ministério da Cultura, coordenada pela ex-secretária de Cultura do Ceará, Cláudia Leitão.
Política de formação - O projeto “Seminários Itinerantes de Políticas Culturais” é uma ação que integra o Programa de Formação em Gestão Cultural, realizado pela Secult desde o primeiro semestre de 2011, quando promoveu, por meio de parceria com o Instituto Itaú Cultural, o 1º Curso de Gestão Cultural. Em 2012 os Seminários Itinerantes devem percorrer as principais cidades da Paraíba com o objetivo de criar e fortalecer as instâncias necessárias no processo de implementação do Plano Estadual de Cultura, com previsão de início para o mês de abril.
Ao término da primeira edição os participantes receberão o certificado digital de participação no evento. A inscrição é gratuita e poderá ser feita no dia do evento. O projeto Seminários Itinerantes de Políticas Culturais conta com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB).

Programação – Seminários Itinerantes de Políticas Culturais
1º Seminário Paraibano de Economia Criativa
Data: 31/03/2012
Local: Auditório da Reitoria (Universidade Federal da Paraíba)
9h – “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”
Célio Turino (Idealizador dos Pontos de Cultura)
14h – “O papel das novas tecnologias numa estratégia brasileira de economia criativa”
Pablo Ortellado (USP)
15h – “Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais”
Paulo Cavalcanti Filho (UFPB)
16h – Roda de diálogo “Arranjos Criativos Locais”
Marielle Ramires, Lenissa Lenza e Carol Tokuyo (Fora do Eixo)

Dia Internacional do Teatro lota casas de espetáculos da PB

EM ALAGOA GRANDE, O PROJETO FOI UM SUCESSO DE PÚBLICO e C´RITICA.   O TEATRO SANTA IGNEZ TEVE UMA SUPER LOTAÇÃO.   A SECRETARIA DA CULTURA PROMETE  A REALIZAÇÃO DE OUTROS GRANDES ESPETÁCULOS NOS PRÓXIMOS DIAS.

Com a apresentação gratuita de espetáculos em 13 cidades paraibanas, a comemoração do Dia Internacional do Teatro, nessa terça-feira (27), foi um sucesso de público. A avaliação é de Humberto Lopes, coordenador de artes cênicas da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), um dos responsáveis pelo evento. “A recepção do público foi muito boa, o que pode ser o princípio de um projeto de parcerias com as prefeituras desses municípios, no sentido de viabilizar a estrutura necessária para realizar os espetáculos”, disse.
Segundo ele, o sucesso desta primeira edição do evento indica que o projeto tem potencial para crescer e atingir um número maior de cidades no futuro. “Esse foi o pontapé inicial de um projeto mais ousado, que pode se expandir. Acredito que a população dos municípios que ficaram de fora vai cobrar de suas prefeituras para serem incluídos nas próximas edições”, acrescentou.

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Funesc e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a comemoração do Dia Internacional do Teatro teve o apoio das prefeituras de João Pessoa, Campina Grande, São João do Rio do Peixe, Cabedelo, Mamanguape, Bananeiras, Alagoa Grande, Areia, Cuité, Monteiro, Pombal, Sousa e Cajazeiras. Ao todo, foram apresentados 20 espetáculos de variados gêneros, provenientes de cidades paraibanas e também de outros Estados. Além de teatros, as encenações ocuparam espaços alternativos, como escolas e praças públicas.
A Capital paraibana recebeu cinco espetáculos. O mais concorrido foi “Otro”, apresentado no palco do Theatro Santa Roza pelo Coletivo Improviso do Rio de Janeiro. Quem chegou mais tarde, encontrou a casa cheia e não conseguiu entrar, devido à lotação. Já no Paulo Pontes, o público assistiu à peça “Santa Cruz de Não Sei” (Grupo de Teatro Arkhetypos, de Natal). No Ednaldo do Egypto, a Cia. Curinga, de Campina Grande, encenou “Meu Enterro”. No Lima Penante, a Cia Oxente, de João Pessoa, entrou em cena com “Anáguas”. Na Praça do Coqueiral (Mangabeira), o grupo Teatro Oficina (de Sousa) encenou “Torturas de um Coração”, atraindo a atenção do público que passava pelo local e logo se reuniu para prestigiar a apresentação.
Em Campina Grande, tanto o teatro Severino Cabral quanto o do Sesc ficaram lotados na noite dessa terça, com a apresentação das peças “As Malditas” (Cia Paraibana de Comédia) e “Lampião Vai ao Inferno Buscar Maria Bonita” (Cia Nós da Cena). Já em Bananeiras, o público conheceu e aplaudiu o espetáculo “De Volta ao Picadeiro”, da família circense Los Iranzi, que comemorou a realização do evento. “Fomos muito bem recebidos pelo público da cidade”, contou Vicky Iranzi.
Em Mamanguape, apesar da dificuldade para montar a estrutura na praça central, a apresentação de “A mala do mala”, da Cia. Retalhos, foi elogiada pelo público. Já em Cuité, o Teatro Municipal lotou para receber a peça “A Feira”, do grupo Teatro Laboratório, de Bananeiras.
As cidades de Sousa e Cajazeiras também registraram casa lotada, segundo Humberto Lopes. “Em geral, o projeto foi um sucesso em todos os aspectos. Nunca havíamos realizado um mesmo evento em várias cidades, simultaneamente”, disse o coordenador, acrescentando que um dos aspectos interessantes do projeto é a promoção do intercâmbio cultural entre as cidades que receberam grupos de outras regiões e até de outros Estados.

TEATRO SANTA IGNEZ - DIA MUNDIAL DO TEATRO - CASA CHEIA - BOM ESPETÁCULO - MUITA ALEGRIA.

A SECRETARIA DA CULTURA E DO TURISMO emitiu nota de agradecimento á SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA/FUNESC pela parceria que terminou com a apresentação do espetáculo "CORDEL DO AMOR SEM FIM" pela passagem do DIA MUNDIAL DO TEATRO.   O TEATRO SANTA IGNEZ ficou superlotado com um público bem comportado que demonstra estar aberto a receber e prestigiar bons espetáculos.  A noite foi um sucesso de crítica e público.  Continuamos  recebendo propostas de parcerias. E vem aí, outras divertidas e boas produções.   Aguardem.



 

 

terça-feira, 27 de março de 2012

HOJE, NO TEATRO SANTA IGNÊZ, "CORDEL DO AMOR SEM FIM", ÁS 20 HS - GRATIS.


 EM NOME DO ATOR E GRANDE CIDADÃO JAVANCY CELSO, SAUDAMOS A TODOS OS MILITANTES DAS ARTES CÊNICAS DE ALAGOA GRANDE.
Hoje, 27 de março, dia Internacional do Teatro, desejamos á todos os artistas e em especial aos alagoagrandenses envolvidos com as Artes Cênicas votos de saúde e muito sucesso.    Convidamos também á todos para logo mais participarmos da caminhada de visita ao TEATRO CÍCERO CELSO (o teatrinho de Javancy).   A caminhada terá início ás 16 horas no Teatro Santa Ignêz para a qual convidamos artistas, autoridades e o povo em geral.  E a programação continuará á noite no Teatro Santa Ignêz  onde, ás 20 hs  o Grupo CIGNUS de João Pessoa encenará a peça  “CORDEL DO AMOR SEM FIM” de Cláudia Barral com direção de Horieby Ribeiro numa parceria da Sec. da Cultura do Municipio com a Sec. da Cultura do Estado.    Um espetáculo imperdível e um presente para este dia 27 de Março que é também ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE ALAGOA GRANDE.  Estejam todos convidados.  A entrada é franca.  Contamos com o apoio na divulgação e a presença de todos...
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE
SECRETARIA DA CULTURA E DO TURISMO
 

segunda-feira, 26 de março de 2012

BALANÇA ALAGOA GRANDE - NOTA DA SECRETARIA DA CULTURA E DO TURISMO DO MUNICIPIO

Levando em consideração a grande repercussão que está alcansando as divulgadas falhas ocorridas durante a realização do carnaval fora de época realizado neste final de semana (24/03/2012) em nossa Cidade, ititulado de "BALANÇA ALAGOA GRANDE", a Secretaria da Cultura e do Municipio emite a seguinte

NOTA

A Secretaria da Cultura e do Turismo e do Municipio de Alagoa grande esclarece que o evento realizado foi apresentado como responsavel o produtor de eventos conhecido popularmente por "TIRIRICA",  não cabendo pois qualquer responsabilidade á Prefeitura Municipal nem á Secretaria da Cultura e do Municipio, uma vez que a Prefeitura Municipal doou apenas uma contribuição financeira para ajudar na realização do mesmo.

Entendamos pois que "REALIZAÇÃO", é da pessoa ou firma que COORDENA/REALIZA o evento; "PATROCÍNIO", é da pessoa, firma, entidade que detém a parcela maior de direitos, que entra com o volume maior de recursos para a realização do evento; e "APOIO", são contribuições voluntárias DOADAS por qualquer pessoa, firma ou entidade destinadas para ajudar na realização do evento.

Como foi amplamente divulgado, o evento teve o POIO DA PREFEITURA MUNICIPAL portanto, não caberia a intervenção, a ingerencia da SECULT/AG na organização do citado evento.   Assim sendo, a SECRETARIA DA CULTURA E DO TURISMO declara de publico que, popularmente falando, "NÃO TEM NADA A VER COM OS ACERTOS OU OS ERROS COMETIDO COM RELAÇÃO AO EVENTO "BALANÇA ALAGOA GRANDE realizado neste fim de semana em nossa Cidade".

Informa tambem que alguns abadás utilizados por familiares da Secretária foram TODOS adquiridos com recursos próprios e adquiridos ao preço de R$ 20,00 cada.

Alagoa Grande, 26 de Março de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE.
SECRETARIA DA CULTURA E DO TURISMO.
CONTATOS: 9106 0287
SITE:   www.culturadealagoagrande.blogspot.com

Morre João Mineiro, da dupla sertaneja "João Mineiro e Marciano"

O cantor sertanejo João Mineiro morreu no final da noite deste sábado, no hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, São Paulo. João Mineiro tinha 76 anos e estava internado na UTI após uma cirurgia para retirada da vesícula.
O sertanejo ficou conhecido com a dupla João Mineiro e Marciano, a parceria durou 18 anos e rendeu até um programa de TV. A dupla se seuparou em 1993. Nos últimos anos, João Mineiro fazia dupla com Mariano.
Segundo as primeiras informações, o velório do cantor começará na manhã deste domingo no velório municipal Adamastor Fernandes, em Jundiaí. O corpo de João Mineiro será enterrado na segunda-feira em sua cudade natal, Andradas, no sul de Minas Gerais
FONTE - BLOG DO TIÃO LUCENA.

sexta-feira, 23 de março de 2012

NO TEATRO SANTA IGNÊZ, NESTE DOMINGO, GRANDE SHOW BENEFICENTE.

Jovens ativistas da IGREJA CATÓLICA realizam grande show acústico neste DOMINGO objetivando conseguir donativos para a PÁSCOA DOS MENOS FAVORECIDOS.  Contamos com a presença de todos.

BALANÇA ALAGOA GRANDE É NESTE SABADO.

MESTE SÁBADO ACONTECE MAIS UM "BALANAÇA ALAGOA GRANDE" COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIAL e da SECRETARIA DA CULTURA e do TURISMO de ALAGOA GRANDE.


A festea tem a coordenação de TIRIRICA, conhecido produtor musical da cidade.  Potente trio-elétrico e banda vinda da BAHIA cantantndo o tradicional AXÉ MUSIC, e outras atrações regionais como a banda BADALAWÊ da cidade de Juarez Távora que anda "estourada" na região.  Centenas de jovens de várias cidades vizinhas de Alagoa Grande já compraram seua abadás que custa apenas R$ 20,00 e vão participar, se divertir, curtir mais esta grade festa que acontecerá na terra de Jackson do Pandeiro.

quinta-feira, 22 de março de 2012

CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA - POSSE HOJE"

BIBIU DO JATOBÁ REPRESENTA ALAGOA GRANDE e o BREJO PARAIBANO, NO CONSELHO.
O governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participam nesta quinta-feira (22) da cerimônia de posse dos Conselhos Estadual e Municipal de Cultura. A cerimônia acontece no Palácio da Redenção, às 16h, e conta também com a presença de representantes do Ministério da Cultura.
Além da posse conjunta, os Conselhos trazem similaridades a exemplo do caráter paritário. Além dos membros indicados pelo poder público, ambos são compostos por representantes da sociedade civil, eleitos por meio dos fóruns regionais de cultura ou pelos fóruns de linguagens artísticas.
O secretário de Estado da Cultura, Chico César, destacou que este será o primeiro momento em que o Conselho terá integrantes escolhidos pelo governo e pela sociedade por meio dos fóruns e de algumas entidades tradicionalmente representativas do meio cultural.
“A partir de agora caminharemos para a efetivação dos instrumentos necessários para o bom andamento da gestão de cultura, alinhando a atuação do poder público às demandas da sociedade”, explicou.
Para o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Milton Dornellas, a instalação do Conselho Municipal de Cultura fortalece e legitima as ações culturais desenvolvidas pela prefeitura ao longo dos últimos oito anos. “Com este instrumento criamos definitivamente o sistema municipal de cultura”, comentou.
Consecult – A escolha de representantes por região, o caráter deliberativo e outras características importadas ao Conselho após a publicação do decreto 32.408, de 11 de setembro de 2011, atendem às demandas feitas pela sociedade civil e gestores públicos durante a 2ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2009.

quarta-feira, 21 de março de 2012

TEATRO SANTA IGNÊZ COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DO TEATRO


 "CORDEL DO AMOR SEM FIM"
Neste dia 27 de Março, dia INTERNACIONAL DO TEATRO, O TEATRO SANTA IGNÊZ (o terceiro mais antigo da Paraiba) de nossa cidade de ALAGOA GRANDE, orgulhosamente estará oferecendo ao publico, GRATUITAMENTE, o premiadíssimo espetáculo "CORDEL DO AMOR SEM FIM".
A realização do espetáculo é do Grupo SIGNOS PRODUÇÕES ARTISTICAS em parceria com a FUNESC, SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA, PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE, SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA e do TEATRO SANTA IGNÊZ.
Á tarde, visitação ao TEATRO CÍCERO CELSO, o "teatrinho de Javancy" por ARTÍSTAS e AUTORIDADES em geral com encaminhamentos para o termino de sua construção e futura destinação ao público das ARTES CÊNICAS..
Contamos com a presença de todos e solicitamos que nos ajudem na divulgação através de vossas redes sociais, emails, etc.
Se possivel, confirme sua presença para oferecermos uma melhor acomodação.
Muito atenciosamente.
SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E DO TURISMO
 
          CORDEL DO AMOR SEM FIM
  
   O premiado espetáculo CORDEL DO AMOR SEM FIM, texto teatral escrito pela baiana Cláudia Barral com direção de Horieby Ribeiro e música original de Carlos Barral, Fará única apresentação no dia 27 de março em comemoração ao dia internacional do teatro, às 20:00h no Teatro Santa Ignêz , na cidade de Alagoa Grande. O cordel já foi visto por um público variado em diversos festivais de arte, além de temporadas em cidades do interior da Paraíba e outros estados do país, tendo conquistado diversos prêmios a exemplo de melhor espetáculo júri oficial e popular no FESTIVAL DE TEATRO DE CAJAZEIRAS, e o prêmio Miriam Muniz de teatro promovido pela Fundação Nacional de Arte. O texto que foi também premiado em 2003 no Concurso Nacional de Dramaturgia da FUNARTE, narra a estória de três irmãs, que dividem o mesmo lar localizado numa cidade chamada Carinhanha no sertão da Bahia.  São elas: Carminha, a mais velha, Madalena, a do meio e Tereza, a mais jovem das três. Um dia chega á cidade um moço de nome Antônio, que conhece Teresa. Desde o primeiro encontro acontece uma intensa paixão entre os dois, depois de um tempo, o rapaz tem que ir embora da cidade mas antes de partir promete a jovem que voltará para buscá-la em missão de casamento e leva-la para morar na capital. A promessa de Antônio alimenta em Teresa a esperança de um dia ele votar, como fora prometido. Madalena, por acreditar que o rapaz não voltará, tenta convencer Teresa de que tudo aquilo não passa de ilusão, um sonho de mulher apaixonada, fato este que gera um clima de revolta entre  elas.  Por outro lado Teresa encontra o apoio de Carminha, sua outra irmã, que tem interesse num certo rapaz de nome José que também habita na cidade, e que está comprometido a se casar com Teresa, mas ela, ao contar que está apaixonada por outro homem, desperta nele ciúme e revolta, levando-o a bebedeira. A montagem do espetáculo foi baseado na técnica do palhaço, quando os atores passaram por um processo de preparação através de exercícios específicos, onde o resultado é visível na comicidade dos atores em cena.
     No elenco estão os atores: Marcílio Herculano interpretando Antônio e Narrador, Horieby interpretando o José, e as atrizes  Letícia Ohanna como Teresa,  Marlí Silva é Madalena e Dalila Cartaxo, interpretando Carminha; ambas são integrantes do Grupo SIGNOS PRODUÇÕES ARTISTICAS, companhia realizadora do espetáculo.  Na técnica estão Adreza Virgínia, que faz a Sonoplastia, Adriano Henrique na iluminação e Girleide Sousa, contrarregra e maquiagem.

- SIGNOS PRODUÇÕES ARTISTICAS.

terça-feira, 20 de março de 2012

CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA - POSSE


Data: 20/3/2012 15:31:20
Assunto: Convite - Posse Conselho Estadual de Cultura
 




Estimado (a) Conselheiro (a),

Segue em anexo o documento formalizando o convite para a sua posse no Conselho Estadual de Cultura da Paraíba.

A cerimônia acontecerá nesta quinta-feira (22), às 16h, no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Favor confirmar participação por meio deste e-mail.

Atenciosamente,
Pedro Santos | Assessor de Imprensa
Secretaria de Estado da Cultura da Paraíb
a

Os 20 livros que um homem deve ler antes dos 40 anos

Livraria
Independentemente do seu conteúdo, quer sejam romances, ficção, manuais, estes 20 livros transmitem a capacidade de tornar um homem mais culto, interessante e acima de tudo de compreender o mundo através da diversidade. Se tem menos de 40 anos comece a riscar os que leu e a apontar os que necessita de ler, se tem mais de 40 anos e ainda não completou a lista, está na hora de o fazer.
  1. 1984” de George Orwell – o livro 1984 ainda tem um significado muito actual, mesmo depois de ter sido escrito em 1949. Demonstra uma visão dos governos que usam a vigilância e o controlo para manipular os seus cidadãos.
  2. Por quem os sinos dobram” de Ernest Hemingway – uma história sobre a morte e a crueldade da guerra baseada numa ideologia.
  3. Guerra e Paz” de Leo Tolstoy – o desenrolar deste livro surge na sociedade Russa, durante as guerras napoleónicas, é uma ligação trágica entre diversas vidas.
  4. Siddharta” de Hermann Hesse  – uma história que revela a importância das experiências da vida, uma compreensão do que nos rodeia, uma iluminação da vida.
  5. Os Direitos do Homem” de Tom Paine – este livro foi escrito durante a Revolução Francesa, tendo sido um dos primeiros livros a dar a conhecer o conceito dos direitos humanos, na perspectiva da política democrática.
  6. O Contrato Social” de Jean-Jacques Rousseau – “O homem nasce livre, e em todo o lado ele está acorrentado.” Esta frase capta a essência do livro: os direitos individuais de cada pessoa dentro da sociedade.
  7. The Tipping Point” de Malcolm Gladwell – este livro demonstra como uma pequena ideia, ou conceito de produto se pode espalhar globalmente e fazer realmente grandes mudanças sociológicas.
  8. “100 Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez – este livro usa diversas histórias para passar a mensagem de que devemos sempre lembrarmo-nos da nossa herança cultural.
  9. A Origem das Espécies” de Charles Darwin – esta obra foi um dos livros com mais impacto não só a nível social como científico, dando uma visão sobre o mundo natural e a evolução da espécie humana.
  10. David Copperfield” de Charles Dickens – Charles Dickens ensina que devemos ir contra os primeiros erros impulsivos de um coração indisciplinado. Este livro fala sobre como manter um coração disciplinado e relaciona-o com a vida emocional e moral.
  11. O Gato Malhado e Andorinha Sinhá” de Jorge Amado – uma das histórias de amor mais bonitas, reflecte que o amor não tem barreiras, o amor humano é maior que a diferença.
  12. A Arte da Guerra” de Sun Tzu – dos livros mais antigos, e actuais; é um livro de estratégia de guerra, que na realidade se aplica às actuais estratégias do mundo dos negócios.
  13. Quatro Quartetos” de T.S. Eliot – esta obra foi escrita durante a segunda Guerra mundial, mas ainda se mantém bastante actual; uma das obras poéticas mais sábias da actualidade.
  14. Walden” de Henry David Thoreau – este livro foi escrito durante 2 anos em reclusão numa floresta, para ser verdadeiramente livre das pressões da sociedade. “Fui para a floresta porque queria viver deliberadamente, para enfrentar os factos essenciais da vida, e ver se eu não poderia aprender o que eu tinha ensinado, e não, quando morresse, descobrir que não tinha vivido.”
  15. Crime e Castigo” de Fyodor Dostoyevsky – um livro sobre um jovem que vive na pobreza, e que sucumbe ao crime para alimentar a fome de dinheiro, causando um grande impacto em si e em todos que o rodeiam.  
  16. O Príncipe” de Niccolo Machiavelli – este livro é excelente a descrever situações onde o poder está incorporado na política. A liderança, influenciar outros, tudo se aplica.
  17. Getting Things Done” de David Allen – este livro é essencial para organizar a vida e realmente conseguir com que as coisas sejam feitas.
  18. A República” de Platão – uma lição de filosofia que ensina como a vida deve ser vivida, e como a justiça deve ser aplicada e como um líder deve agir.
  19. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie – este foi um dos primeiros livros de auto-ajuda a ser lançado no mercado. É um guia muito fácil de ler e de compreender, ensina a lidar com as pessoas na vida pessoal e nos negócios.
  20. Senhor das Moscas” de William Golding – uma visão ponderosa que olha para o ser humano numa situação extrema sem leis, de selvajaria, que torna o seu instinto animal o sentimento dominante, tornando a razão humana muito pouco significante.

ATIVISTAS CULTURAIS PARAIBANOS SÃO ESCOLHIDOS PARA PARTICIPAREM DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM "GESTÃO CULTURAL".

Ana Clara Maia





Crisólito Marques


Ana Clara Maia e Crisólito Marques, representantes dos Pontos de Cultura da Paraíba, foram selecionados para o Curso de Pós-Graduação em Gestão Cultural. 
A Pós-Graduação é uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Ministério da Cultura e as Secretarias Estaduais de Cultura dos estados do Nordeste. 
Vilma Cazé

Rayan Lins
Vilma Cazé e Rayan Lins foram selecionados como representantes da Secretaria de Cultura da Paraíba.
Torquato Joel
Torquato Joel foi convidado como professor da UFPB, já que o programa apresenta a proposta dessa especialização ser oferecida no ano seguinte em todos os Estados participantes. Esse acadêmico será o indutor da replicação do curso em sua instituição de ensino.
Os alunos selecionados terão aula inaugural no dia 26/03 à partir das 19h no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.
Essa especialização em Gestão Cultural foi concebida como parte integrante do processo de criação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura - SNC e busca contribuir na formação de gestores culturais, acadêmicos e conselheiros dos Conselhos Estaduais de Cultura com subsídios teóricos e práticos que permitam compreender aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, jurídicos e gerenciais presentes no campo cultural.
Lista de todos os Alunos selecionados:
PARAÍBA
PIAUÍ
Crisólito da Silva Marques
Judith Guacyra de Siqueira Rêgo
Ana Clara Maia de Oliveira
Luís Carlos Machado do Vale
Vilma Cazé da Silva
Francisco das Chagas de Carvalho
Rayan Lins Cordeiro
Maria Dione Carvalho de Moraes
Torquato Joel
Sônia Maria Dias Mendes
PERNAMBUCO
CEARÁ
Yanara Cavalcanti Galvão
Francisca das Chagas Andrade de Morais
Willams Wilson de Santana
João Davi Liberato da Silva
Patrícia Araújo dos Reis
Renato Maia Remigio
Luiz Eduardo Pinheiro Sarmento
José Anchieta da Cunha
Jefferson Linconn Martins dos Santos
Francisco Gladson Martins Jucá
Félix Guedes Aureliano da Silva
Norma Paula Moreira da Silva
Paula Gonçalves da Silva
Aline Silva Lima
BAHIA
ALAGOAS
Ajuruena Vilas Bôas
Marcos César Sampaio de Araújo
Íris Pereira de Jesus
Maria das Graças Silva Monteiro
Juliana Silva Almeida
Elson Davi da Silva Cardoso
Junia Bastos Leite Silva
Amauricio de Jesus
Milena Luisa da Silva Tavares
Anna Christina Rodrigues
Zelia Maria Falcão da Silva
RIO GRANDE DO NORTE
REPRESENTAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA
Dicla Naate da Silva
Carlos Henrique Laborda Chenaud
Danielle Cristina Vasconcelos de Brito
Fernanda Laís de Matos
Auricéia Antunes de Lima
Isabela Queiroga Lucchesi
Odinelha Silva Targino Bezerra
Sanclair Solon de Medeiros
Débora Raquel da Silva Lopes
Érica Conceição Silva Lima
Jorge Claudio Machado da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO
Evani Barbosa dos Santos
Jefferson Lindeberght de Souza
Geraldo Laurentino da Silva
Maria José Gonçalves