terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ESTÁTUA DE TOM JOBIM O IMORTALIZA NA PRAIA DE IPANEMA, RIO DE JANEIRO.

Cerimônia foi realizada exatamente 20 anos após a morte do músico. Sexteto Terra Brasilis, escolhido pela família do compositor, se apresentou.

Uma estátua em homenagem ao cantor e compositor Tom Jobim foi inaugurada nesta segunda-feira (8), na orla da Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, no início da Avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador. Antes da inauguração, o sexteto Terra Brasilis, escolhido pela família do compositor, se apresentou para o público.
A cerimônia foi realizada exatamente 20 anos após a morte do músico. Familiares e amigos de Jobim estiveram presentes no evento, assim como a escultora Christina Motta, autora da obra. Christina disse que se baseou em uma foto em que Tom estava com Vinicius de Moraes para fazer a estátua.
Autora de sete esculturas em Armação de Búzios, na Região dos Lagos, entre elas a da atriz francesa Brigitte Bardot, Christina contou que levou pouco mais de quatro meses para concluir a encomenda feita pela Prefeitura do Rio para comemorar os 20 anos de saudades de Tom Jobim.
"Escolhi fazer o Tom bonito, quando ele estava no auge, nos anos 60. A foto que usei como base é bem significativa, pois ele e Vinicius tinham acabado de fazer uma sinfônica em Brasília", explicou a autora da obra.
Segundo Paulo Jobim, filho de Tom, a estátua não poderia ter ficado em lugar mais significativo para o criador da "Garota de Ipanema".
"Ele era um menino do Arpoador. Adorava vir aqui para pescar e pegar 'jacaré' na praia. Ele agora vai ficar aqui, ser visto é lembrado por todos. Achei lindo, muito simpática essa figura carregando o violão", disse Paulo Jobim.
A viúva de Tom, Ana Jobim, também aprovou a escultura. "Retrata bem ele nos anos 60. E a inauguração nesse dia lindo é perfeita. Gostei do violão que também era uma marca dele, como o piano. Uma homenagem emocionante", disse Ana Jobim.
O Secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, disse que realizou um sonho de 20 anos ao prestar uma homenagem ao compositor que cantou a cidade e principalmente Ipanema para o mundo.
"Já pedimos uma instalação de uma câmera para evitar vandalismos. Esperamos que ela não seja necessária, que a população saiba cuidar de seus ícones e patrimônio com respeito. De qualquer maneira agora ele está imortalizado e pode ser visto e apreciado todos os dias", disse o secretário.
Carreira
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim, era maestro, pianista, cantor, arranjador, violonista e um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Um dos criadores e principais forças da bossa nova, ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes, é autor de músicas como "Garota de Ipanema" e "Samba do avião", que se tornaram símbolos do Rio de Janeiro e são tocadas até hoje no mundo inteiro.
"Ele ficou conhecido internacionalmente pela bossa nova, mas o Tom passa por modinha, o choro, por baião. Ele é um grande retratista do Rio, enfim é o gênio que a gente sabe que ele é", contou o jornalista Antônio Carlos Miguel.
Em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou o Grammy de Música do Ano com a "Garota de Ipanema". Frank Sinatra, depois de gravar os songbooks de grandes mestres americanos, dedicou dois albuns à obra de Tom Jobim.
O compositor e maestro morreu em 8 de dezembro de 1994, em Nova York, vítima de uma parada cardíaca enquanto lutava contra um câncer. Ele tinha 67 anos.

FONTE -  http://www.wscom.com.br/noticia/brasil/RJ+TEM+ESTATUA+EM+HOMENAGEM+A+TOM+JOBIM-180134

Nenhum comentário:

Postar um comentário