segunda-feira, 16 de julho de 2012

PRIMEIRO COLÓQUIO CELSO FURTADO sobre CULTURA























I COLÓQUIO CELSO FURTADO DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO
26 de Julho de 2012 –  Campina Grande/PB
Auditório do SESC
Rua Giló Guedes, 650 - Santo Antonio
Campina Grande - PB

Tema: Cultura, criatividade e inclusão social

PROGRAMA
Objetivo:
Retomar o debate em torno do projeto nacional de desenvolvimento, tendo por base a centralidade da cultura, nos termos propostos por Celso Furtado, explícitos no conjunto da sua obra. 

Publico: Gestores públicos e privados, pesquisadores e demais interessados no tema.

MANHÃ:
9h00 às 9h30 – Recepção do público

9h30
Mesa de Abertura: Secretária da Economia Criativa – Cláudia Leitão; Curador – Prof. Dr. Cesar Bolaño; Reitor da UFPB – Prof. Dr. Romulo Soares Polari: Produtor  Representante de UFCG – Prof. Aluízio Guimarães; Secretário de Cultura da Paraíba – Francisco César Gonçalves; Centro Internacional Celso Furtado: Rosa Furtado; Diretor Superintendente do Instituto Itaú Cultural – Eduardo Saron.

10h15 – 10h30 Saudações do Centro Internacional Celso Furtado: Sra. Rosa Furtado

10h30 – 11h30
Tema: “Cultura, Criatividade e Inclusão Social”.
Palestrantes:
Prof. Dr. Paul Israel Singer – Economista, administrador e doutor em Sociologia. Atualmente é professor titular da USP e Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (SENAES/MTE).
Profa. Tânia Bacelar de Araújo – Socióloga e doutora em economia. Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPe). 

11h30
Lançamento do livro “Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura”, de Celso Furtado, (Coleção “Arquivos Celso Furtado”, vol. 5) organizado por Rosa Freire d’Aguiar Furtado.

12h00 Encerramento

Realização: Ministério da Cultura / Secretaria da Economia Criativa; Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba; Centro Internacional Celso Furtado; Instituto Itaú Cultural.

Apoio: SESC/CG e SEBRAE/PB

TARDE
14h00 ás 18h00 – DIÁLOGOS CRIATIVOS
Evento: Realização de encontro com profissionais que atuam nos setores criativos e alguns gestores públicos da área cultural.
Objetivo: Refinar as demandas da região e levantar sugestões dos participantes que possam subsidiar a formulação e implementação de ações/estratégias da SEC/MinC nas áreas de formação/fomento e possam contribuir no alcance das metas do PNC.
Publico estimado: 60 pessoas representativas dos 19 setores criativos (colegiados).  
Condução do encontro: Equipe da DEGI/SEC/MinC

 Márcia Fabrícia Mendes de Assis
Secretária Administrativa do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba


Nenhum comentário:

Postar um comentário