domingo, 30 de novembro de 2025

CIA CONTRACENA E AFRORRÓ REALIZAM AMOSTRA DE CINEMA E REVELAM TALENTOS E A MATURIDADE DO CINEMA DE ALAGOA GRANDE, PB.

ARY RÉGIS E ATRIZES DE ALAGOA GRANDE, PB

 A Companhia de Cinema CONTRACENA realizou neste sábado, dia 29, a sua primeira mostra de filmes de sua total produção intitulada de “HISTÓRIAS QUE TRANSFORMAM” em uma noite de gala e tapete vermelho no nosso secular Teatro Santa Ignêz.

Com produção da Contracena e o apoio financeiro da AFRORRÓ, através de uma emenda parlamentar do Deputado João Bosco Carneiro Junior, Alagoa Grande pode realizar uma noite inesquecível de nossa 7ª Arte.  Tivemos também o apoio da Prefeitura Municipal através do Prefeito Neto Carneiro, da Secretaria da Cultura na pessoa da Secretária Tamires Dyza e equipe, e a infraestrutura do grupo do Cinema Rural Itinerante sob o comando de Leledo e Raminho Taliban, de Guarabira.

ALGUNS DOS FILMES APRESENTADOS
NA PRIMEIRA MOSTRA

Nesta primeira mostra a Contracena apresentou alguns de seus Clássicos como o filme “RITA NÃO ANDA SÓ” o curta mais visto do Festival Aruanda 2024.  Vimos também a espetacular produção do “NO COMPASSO DO CORAÇÃO” um dos filmes selecionados para o festival Aruanda que acontecerá ainda este ano em João Pessoa.  Tivemos também o mais aplaudido pelo público “HORAS DE LUCIA” cuja estrela maior, Luciele Silva, esteve presente ao evento e irradiou alegria e boa energia para o conjunto da noite.  E finalizando, vimos o filme “DOULAS” com marcantes personagens com CAÉ, ANINHA, DENI, BIBIU DO JATOBÁ, LUCIELE SILVA e grande elenco.

A Cia Contracena está de parabéns por tantas realizações cinematográficas que coloca Alagoa Grande no topo da produção de Curtas na Paraíba.  Mas tudo isto acontece graças a um personagem central, ARY RÉGIS, quem cuida do Roteiro, Direção, Produção, Etc, Etc.  ARY é uma daquelas pessoas que se dedica diuturnamente a produção de sua Arte.  Acumula vários prêmios e tem se destacado como um dos mais importantes Diretores do cinema paraibano.

ARY E O ELENCO DA CIA CONTRACENA

A noite terminou com um cocktail na praça Criselide Barros, do Teatro Santa Ignêz, com distribuição de pipocas, drinks, ao som de VANDUI GUIMARÃES voz e violão, e muita confraternização e fotos no Tapete Vermelho.  A CONTRACENA ainda entregou um certificado a AFRORRÓ a reconhecendo como AMIGA DO CINEMA e do AUDIOVISUAL de Alagoa Grande pelo patrocínio da mesma para com esta e outras manifestações culturais de Alagoa Grande.  Uma noite realmente “das estrelas”.  

Edição da Matéria:  bibiu do jatobá



BIBIU RECEBENDO CERTIFICADO 
EM NOME DA "AFRORRÓ".




domingo, 2 de novembro de 2025

AFRORRÓ REALIZA A PRIMEIRA OFICINA DE XILOGRAVURA EM ALAGOA GRANDE, PB.

 

Terminou nesta sexta-feira, a primeira oficina de Xilogravura realizada no município Alagoa Grande, PB, graças a realização da associação dos artistas da cidade, AFRORRÓ, com o apoio do Deputado João Bosco Carneiro Junior, da Prefeitura de Alagoa Grande e do Governo do Estado através da Secretaria da Cultura que liberou os recursos através do FIC – Fundo de Incentivo à Cultura, Augusto dos Anjos.

A oficina teve como oficineiro orientador, o mestre Josafá de Orós, xilogravurista de fama internacional e de uma extensa obra e vivência na criação e divulgação de sua obra em toda a Paraíba e Nordeste a fora.  Josafá tem loja e atelier em Campina Grande e suas obras já circulam por todo o Brasil e no exterior.  Há pouco dias o mesmo chegara da França, onde foi dar uma oficina e fixar um intercâmbio entre o Brasil e aquele país.

Coube ao ativista cultural, bibiu do jatobá, a articulação e a produção da oficina que recebeu dezenas de inscrições porem só 12 alunos foram contemplados como desejou o mestre Josafá de Orós que afirmou que “uma turma com poucas pessoas, renderia muito mais porque a atenção seria maior e o aproveitamento melhor ainda”.

A oficina que aconteceu durante três dias, se realizou no Teatro Cícero Celso, o Teatrinho de Javancy, instalado na Rua do Rio e contou com a participação de pessoas interessados no assunto a exemplo do ex-secretário da Cultura do Município, Marcelo Felix, do Diretor de Cinema, Ari Régis, do MC Alexandre do grupo de danças AXD, e outros e outras como dona Nilza, Artesã Quilombola com diversos trabalhos divulgado pelos salões de Artesanato acontecidos Paraíba afora.

Mais uma semente cultural foi lançada em Alagoa Grande e vai depender apenas do interesse de nosso povo, de nossos jovens pois a Xilogravura é uma Arte secular que mesmo na geração digital, a mesma se mantém inalterada e cada Obra, é única.  Como disse Vanda da Emater, ilustre visitante ao evento: “aproveitem minha gente pois a nossa Alagoa Grande já é rica em personagens culturais e a Xilogravura vem para retratar, eternizar estes personagens em nossa História cultural”.

Reportagem de Severino Bibiu





AFRORRÓ E O GRUPO AXD CREW, PROMOVEM O DIA DAS CRIANÇAS NO ALTO DO CRUZEIRO

 





domingo, 26 de outubro de 2025

EM ALAGOINHA, REPENTISTAS SOLEDADE E BIU CARDOSO SÃO ATRAÇÕES DA ROTA CULTURAL RAÍZES DO BREJO

BIU CARDOSO E SOLEDADE, APLAUDIDOS POR 
RESGATAREM A CULTURA POPULA NA FEIRA

Foi um espetáculo de Cultura Popular a parte, a apresentação da dupla de Violeiros Repentistas Mestra Maria da Soledade e do Repentista Biu Cardoso neste sábado, dia 25, em plena Feira da Cidade de Alagoinha evento pertencente a “Rota Cultural Raízes do Brejo”.

Convidada pela Secretaria da Cultura do Município cujo Secretário Francisco Junior esteve vendo e aplaudindo a dupla durante toda a apresentação, Soledade e Biu Cardoso encantaram o público estático e passante, por quase três horas de show, com seus improvisos, motes e canções.

A Rota Cultural Raízes do Brejo é um segundo roteiro realizado pelo Fórum do Turismo do Brejo, depois de “O Caminhos do Frio” que vem fazendo grande sucesso e alavancando o turismo e o desenvolvimento de dezenas de cidade do brejo paraibano, apenas mostrando o que cada cidade tem de melhor e mais significativo na sua Cultura e Gastronomia.

A mestra, Maria da Soledade eleita pelo Conselho Estadual da Cultura deste o ano de 2022 e Severino Celestino (biu Cardoso) vencedor do prêmio Patrimônio Vivo da Cultura da Paraíba em 2024, estão entre os mais significativos repentistas do Nordeste, e defensores desta Arte centenária que tem com expoentes os Mestres Oliveira de Panelas, Ivanildo Vila Nova, Daudete Bandeira, Antônio Costa e tantos outros. 

SECRETÁRIO DA CULTURA DE ALAGOINHA, FRANCISCO JUNIOR, AGRADECEU A PRESENÇA E A CONTRIBUIÇÃO DOS REPENTISTAS PARA COM O RESGATE DA CULTURA POPULAR DO MUNICÍPIO

Já se tornou tradição todos os anos a Prefeitura de Alagoinha promover estes eventos com os Repentistas da Região.  E em plena Feira Livre, o evento tem um significado maior pois, como enfatizou o Teatrólogo Misael Batista, que assistiu e aplaudiu o show o tempo inteiro, “é a volta da tradição do Cordel no meio da Feira, dos Repentistas, Folheteiros e tantas outras Artes que primeiro se consumia no meio da Feira e depois nos Clubes, Rádios, Festivais de Cultura” Nordeste a fora”.

Foi uma apresentação cheia de tradição e simbolismo uma vez que ali perto nasceu o escritor do famoso romance da “Terra de São Saruê”, Manoel Camilo dos Santos, filho de Alagoinha quando esta era ainda Distrito de Guarabira assim como o Poeta Biu Cardoso que hoje leva o nome de sua terra para os quatro cantos do Nordeste por onde o mesmo apresenta sua Arte.

FRANCISCO JUNIOR, BIBIU DO JATOBÁ E MISAEL BATISTA,
ICONES DA CULTURA POPULAR DO BREJO PARAIBANO
PRESTIGIARAM O ESPETÁCULO DO IMPROVISO

Já Maria da Soledade, de Alagoa Grande, Terra de Margarida Alves, Jackson do Pandeiro e de Manoel de Almeida Filho, um dos maiores Cordelistas do Brasil, recebeu o aplauso e o afago de todo o público presente que, segundo Bibiu do Jatobá, representante a AFRORRÓ de Alagoa Grande, “por onde passa Soledade é aplaudida e reverenciada não só por ser uma Mestra desta Cultura, mas também por ser a única paraibana hoje, a defender com maestria a arte do Verso, da Viola e do Improviso”.  Foi um show marcante.  Parabéns a todos e todas que fazem a Cultura de Alagoinha. 

Os municípios que integram o Raízes do Brejo são: Lagoa de Dentro; Alagoinha; Serra da Raiz; Dona Inês; Juarez Távora; Guarabira; Pirpirituba; Belém; Duas Estradas; e Pilõezinhos.

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a cultura, as tradições e a identidade do povo Alagoinhense estará em evidência para toda população e os visitantes, na abertura oficial do “Raízes do Brejo” no município. Com certeza será mais uma vez, uma das cidades mais esperada nas suas performances, cenário e calor humano. 

Reportagem Editada por Severino Antonio - bibiu





quarta-feira, 15 de outubro de 2025

ESCRITOR ALAGOAGRANDENSE MARCELO FELIX, LANÇA SEU LIVRO NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

 

ESCRITOR MARCELO FÉLIX RESGATA A 
LENDA QUE FREI DAMIÃO SEMEOU
EM ALGAOA GRANDE, PB, NOS ANOS 60.

Através do Edital ARTE NA BAGAGEM - Edição Especial, promovido pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, o escritor Marcelo Félix, natural de Alagoa Grande/PB, esteve presente na MAIOR FEIRA LITERÁRIA DO NORDESTE, fazendo o lançamento do seu livro A TERRA ONDE O SAPO NÃO CANTA, durante a BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO 2025.

Segundo Marcelo Félix, "foi um momento único. Uma grande oportunidade. Uma enorme satisfação. Lançar o livro A TERRA ONDE O SAPO NÃO CANTA num evento tão grandioso foi maravilhoso e eu agradeço a Deus por me conceder essa alegria, de levarmos o nome de Alagoa Grande, do Brejo paraibano e da nossa Paraíba para além de nossas fronteiras."

O Escritor também disse que o evento abriu muitas portas para o seu trabalho, que poderá alcançar novos leitores, de agora em diante.

O livro está disponível para compra na internet, no site https://www.aterraondeosaponaocanta.com.br

VOLTADO PARA AS CRIANÇAS,
O LIVRO FOI UM DOS MAIS
REQUESITADOS NESTE DIA


A LITERATURA DE ALAGOA GRANDE, TERRA DE 
SAULO MENDONÇA e OZÓRIO PAES, FOI BEM
REPRESENTADA POR MARCELO FELIX
NESTA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO


Matéria Editada por bibiu do jatobá

Extraída do blog de Cristiano Alves

domingo, 12 de outubro de 2025

EM ALAGOA GRANDE, A "AFRORRÓ" REALIZA A SEGUNDA NOITE DA SERESTA COM SUCESSO DE PÚBLICO E NOSTALGIA

 

 DEUZINHO CANTOR - O MAIS PERFEITO COVER
DE ZEZO DA REGIÃO - SUCESSO GERAL

A AFRORRÓ – Associação dos Artistas de Alagoa Grande realizou no domingo, 05, o primeiro evento do projeto “2º FESTIVAL DAS RAÍZES CULTURAIS DE ALAGOA GRANDE intitulado de: “2ª NOITE DA SERESTA”, evento solicitado por grande parte do público que participou da 1ª Noite em 2024 e foi um sucesso de público e NOSTALGIA

Desta feita, contamos com a presença de três grandes cantores identificados com o gênero musical: ZÉ DO BREGA, cantor alagoagrandense muito querido em toda cidade por sua voz genuína e de repertório impar que navega pelos grandes astros nacionais dos anos 60, 70 e demais.  Tivemos também o cantor e violonista VANDUI GUIMARÃES e o grupo AVENIDA A-7 composto por Teclado, Baixo, Carron (cajón peruano) e outros instrumentos percussivos comandados pelo músico INALDO CASTRO.

ZÉ DO BREGA ACOMPANHADO PELO
MAESTRO LITO PINTOR - SONORIDADE PERFEITA

E encerrando a noite, trouxemos o artista DEUZINHO CANTOR, da cidade de Esperança, muito conhecido na região por ter um timbre de voz muito parecido com a do cantor potiguar ZEZO, de muito sucesso em todo o Nordeste no momento.  DEUZINHO CANTOR, cantou e encantou a plateia que ao final, acessou ao palco para cantar, tirar fotos e fotografarem em vídeo, o astro que pela primeira vez pisou na terra de Jackson do Pandeiro.

Tivemos também a participação de PIPA CANTOR, artista alagoagrandense mais identificado com o ritmo de Forró, mas que interpreta como ninguém, vários hits do cancioneiro nordestino indo dos clássicos de Fagner a Zé Ramalho em grande estilo e perfeita sonoridade.

PIPA CANTOR - GRANDE INTÉRPRETE
EM QUALQUER GÊNERO MUSICAL

Mais uma vez, o largo ao lado da Antiga Casa Verde esteve completamente lotado de um público identificado com o gênero Seresta que continua sendo curtido por grande público inclusive pela nova geração a exemplo do Cineasta Leonardo, do Babalorixá Pai Geo, dos jovens músicos Joel dos Teclados e Pisada-A3, do baterista Faísca, de Erí do grupo Nova Geração, Forró Regaça e as garotas da Cia de Teatro Contracena como Luciele, Kit e Aninha, algumas das ilustres pessoas presentes ao evento.

Tivemos a Sonorização da equipe de Nildo Som e a apresentação de Bibiu do Jatobá, representante da AFRORRÓ, quem coordenou os trabalhos da produção do evento que teve a participação e o apoio da Secretaria da Cultura do Município, da Secretaria da Agricultura, da Infraestrutura e dos funcionários André Pezão e Carlinhos 71.

VANDUI GUIMARÃES E GRUPO AVENIDA A-7
SUCESSO NOS BARZINHOS DA CIDADE

Foi mais uma noite de alegria, músicas, sons, congraçamento de amigos e amigas que movimentaram todos os Quiosques do Centro Comercial Dr. Vanildo Pereira (antiga Casa Verde), e se deliciaram da Caipirinha e do Caldinho servido por Dona Rita e suas filhas que mergulharam madrugada a dentro para oferecer o que de melhor para aquele público que tanto prestigia a gastronomia do local.

A “2ª NOITE DA SERESTAfoi realizada graças a uma emenda parlamentar nos oferecida pelo Deputado João Bosco Carneiro Junior, com a liberação do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria da Cultura (SECULT) e como sempre, uma realização da AFRORRÓ – Associação dos Artistas de Alagoa Grande cujo presidente é Junior Sanfoneiro, e como tesoureiro o cantor Anderson Mendes e como patroness a mestra da Cultura da Paraíba, Repentista Violeira Maria da Soledade.

GRANDE PÚBLICO PRESENTE A MAIS ESTE EVENTO
PRODUZIDO PELA AFRORRÓ - ORGANIZAÇÃO E 
BONS ESPETÁCULOS É A MARCA DA ASSOCIAÇÃO.

O “2º FESTIVAL DAS RAÍZES CULTURAIS DE ALAGOA GRANDE” segue com a realização de vários eventos culturais até o fim do ano.  Dentre os quais teremos a “2ª Noite de Forró”, o “Encontro da Viola e do Coco de Embolada”, o “2º Encontro das Mestras Cirandeiras”, o “1º Encontro da Velha Guarda da Escola de Samba Unidos do Jatobá” e muitos outros encontros de nossos artistas que levarão ao público alagoagrandense, ao turista visitante e ás mídias sociais vigentes, o que temos de mais significativo de nossa Raízes Culturais da terra de Margarida, de Jackson do Pandeiro e do Quilombo de Caiana dos Crioulos das Mestras Dona Edite do Coco e Cida de Caiana.  Estejam convidados e convidadas...

BIBIU DO JATOBÁ - FAZENDO A 
SUPERVISÃO GERAL DO EVENTO








LUCIELE, ANINHA, BIBIU E KIT
DIRETORES DA AFRORRÓ
EXECUTANDO UM BELO 
TRABALHO VOLUNTÁRIO CULTURAL.

sábado, 11 de outubro de 2025

MARCELO FELIX DOA PARTE DA ARRECADAÇÃO DA VENDA DE SEU LIVRO, PARA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE EM ALAGOA GRANDE, PB.

 

Marcelo doa parte da arrecadação com a venda do Livro "A  TERRA ONDE O SAPO NÃO CANTA" para a Associação de Apoio aos Deficientes e Autistas de Alagoa Grande/PB.

É isso que podemos ver no gesto do Escritor Marcelo Félix, que numa parceria inédita, destinou parte do valor arrecadado com a venda de seus livros "A TERRA ONDE O SAPO NÃO CANTA" e fez uma doação para a Associação de Apoio aos Deficientes e Autistas de Alagoa Grande/PB.

Antes do lançamento de seu primeiro livro, que conta a história de uma antiga lenda local, Marcelo Félix fez um compromisso de doar R$ 1,00 para cada livro vendido até o dia 30/09/2025.

E nesta quinta-feira (09/10), o escritor foi fazer a entrega do comprovante do PIX à Diretoria da Associação, que já atende mais de 200 famílias atípicas, com diversos serviços gratuitos.

"Eu reconheço que é um valor pequeno, mas com certeza ajudará nas despesas da Associação, que são muitas e eles ainda não têm o apoio que deveriam ter, pela importância do trabalho que fazem. Espero que outras pessoas possam conhecer a Associação e colaborar de alguma forma. Agradeço desde já a cada pessoa que adquiriu um livro e assim contribuiu com essa proposta", declarou Marcelo Félix, que estará lançando a sua obra na BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO, dia 12 de outubro, em Olinda/PE.

É isso que podemos ver no gesto do Escritor Marcelo Félix, que numa parceria inédita, destinou parte do valor arrecadado com a venda de seus livros "A TERRA ONDE O SAPO NÃO CANTA" e fez uma doação para a Associação de Apoio aos Deficientes e Autistas de Alagoa Grande/PB.

Antes do lançamento de seu primeiro livro, que conta a história de uma antiga lenda local, Marcelo Félix fez um compromisso de doar R$ 1,00 para cada livro vendido até o dia 30/09/2025.

E nesta quinta-feira (09/10), o escritor foi fazer a entrega do comprovante do PIX à Diretoria da Associação, que já atende mais de 200 famílias atípicas, com diversos serviços gratuitos.

"Eu reconheço que é um valor pequeno, mas com certeza ajudará nas despesas da Associação, que são muitas e eles ainda não têm o apoio que deveriam ter, pela importância do trabalho que fazem. Espero que outras pessoas possam conhecer a Associação e colaborar de alguma forma. Agradeço desde já a cada pessoa que adquiriu um livro e assim contribuiu com essa proposta", declarou Marcelo Félix, que estará lançando a sua obra na BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO, dia 12 de outubro, em Olinda/PE.

Fonte da matériaa: Blog do Cristiano Alves  - Matéria editada por Severino Antonio - bibiu



quarta-feira, 24 de setembro de 2025

AFRORRÓ ENCAMINHA MINUTA PARA A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA CULTURA DE ALAGOA GRANDE, PB.

     

SECRETARIA DA CULTURA DE ALAGOA GRANDE
RUMO A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL
DA CULTURA.

A AFRORRÓ através de seu Diretor de Cultura, bibiu do jatobá, entregou neste dia 23 de setembro, uma proposta de Lei voltada para a criação do Conselho Municipal da Cultura e do Fundo Municipal da Cultura de Alagoa Grande, á Secretaria da Cultura e do Turismo, Jornalista Tamires Dyza que agradeceu grandemente o gesto da Associação dos Artistas de Alagoa Grande.

       Na ocasião, foi realizada uma primeira reunião para aprofundamento e aprimoramento da proposta.  Participaram da mesma o Diretor do Teatro Santa Ignêz, o Ator Neto Brito, o Diretor dos Equipamentos Culturais do Município, Coreógrafo João Daniel, o Assessor da Secretaria da Cultura, o ativista cultural conhecido como Guto, o Diretor de Cultura da AFRORRÓ, o Ex-conselheiro da Cultura do Estado bibiu do jatobá, a Secretária de Comunicação, Dra. Denise Januário e a Secretária da Cultura e do Turismo Tamires Dyza.

     Na reunião vários pontos foram discutidos como “as linguagens que participarão do Conselho”; o número de Cadeiras ideal para compor o Conselho; a forma de Eleição; o Cadastro dos Artistas do Município e vários outros pontos importantes para a composição do CONSECULT/Alagoa Grande.

        A Secretária recebeu também uma minuta voltada para a criação do FUNDO MUNICIPAL DA CULTURA contendo indicativos de “como compor as finanças para gestão cultural do Município”.  Possibilidades de se obter várias linhas de recursos além das finanças do Município que sabemos são poucos para a demanda geral de nossa comunidade.

          Com este gesto, entendemos, pois, que foi dado um salto valioso na construção de nosso Sistema Municipal da Cultura uma vez que apesar de ter sido criada em 2010, no governo do atual Deputado João Bosco Carneiro Junior, a Secretaria da Cultura falta os principais elementos administrativos para que a mesma possa participar do Sistema Estadual da Cultura e do Sistema Nacional da Cultura quais sejam: o Conselho Municipal da Cultura, o Fundo Municipal da Cultura e o Plano Municipal da Cultura.

          A Secretária Tamires Dyza, a pessoa mais interessada na construção total de sua Pasta, logo após a reunião, entregou ao Prefeito Neto Carneiro, as propostas apresentadas para que este acrescente suas propostas e encaminhe as mesmas para o setor Jurídico e depois para a Câmara Municipal para ulterior aprovação.

         Para a classe artística da Capital paraibana do Forró, é um momento muito importante pois a Secretaria da Cultura precisa destes instrumentos para atender as demandas do Sistemas Estadual e Nacional da Cultura e fazer fluir democraticamente os recursos voltados para a Cultura e os Fazedores de Cultura do Município.

ATIVISTAS CULTURAIS ENCAMINHAM PROPOSTA
PARA A CRIAÇÃO DO CONSELHO E DO FUNDO 
MUNICIPAL DA CULTURA

           Para Severino Antônio (bibiu do jatobá) que esteve representando a AFRORRO e parte da classe artística de Alagoa Grande, “foi um passo gigantesco na busca da cidadania e dignidade de quem milita na Cultura do Município uma vez que com a criação do Conselho Municipal da Cultura, as Diretrizes Culturais e a distribuição dos Recursos, deverão ser indicados por Este que espera-se seja composto por pessoas realmente identificadas com o fazer cultural da terra de Margarida Alves e do Quilombo de Caiana dos Crioulos.

         Bibiu terminou parabenizando a Secretária Tamires e o Prefeito Neto por dar andamento na estruturação de tão significativa Secretaria.  Disse que “deste 2012 quando fui o gestor da Cultura do Município e até hoje, os prefeitos que passaram nestes 13 anos de gestão, não concluíram a formação da Secretaria, ao contrário, foram omissos e trataram com descaso as Cultura e os Artistas de Alagoa Grande” então, com este gesto, além de alimentar nossa esperança na luta pela dignidade cultural, merece o aplauso e o reconhecimento de todos e todas fazedores(as) da Cultura de Alagoa Grande.  

                Á Secretária Tamires e ao Prefeito Neto Carneiro, os parabéns de nós que fazemos a AFRORRÓ e o Site Cultura do Brejo.

  

quinta-feira, 24 de julho de 2025

SOLÂNEA REALIZA A 5ª NOITE DO REPENTE E DA VIOLA DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO “CAMINHOS DO FRIO”.

 

THALISSON SOARES E AUREMIR CAETANO
FINALIZARAM A  NOITE EM GRANDE ESTILO

SOLÂNEA realizou o 5º FESTIVAL DE VIOLAS ARNALDO CIPRIANO, dentro da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio em uma noite que foi ricamente prestigiada por autoridade e público em geral.

O festival aconteceu nesta quarta-feira, 23, no Teatro Jacob Soares Pereira, patrimônio material do Município, situado no centro de Solânea, espaçoso e de bom acabamento, que recebeu dezenas de admiradores da Cantoria de Viola e dos Repentistas.

TIAGO SALVADOR,  SECRETÁRIO DA CULTURA DE SOLÂNEA E
AUREMIR CAETANO, PRODUTOR DO EVENTO
O evento foi coordenado pelo Repentista Auremir Caetano, que recebeu o aval da Secretaria da Cultura e do Turismo de Solânea, cujo Secretário é o atuante e competente TIAGO SALVADOR, que goza de grande prestígio cultural perante os demais Municípios que compõem a 2ª Regional de Cultura (brejo e agreste), e que prestigiou o evento agradecendo a todos e todas e sendo aplaudido por todo público presente e artistas da referida noite.

BONEDIS EDUARDO E JOSÉ LÚCIO DERAM AS
BOAS VINDAS COM CANÇÕES POPULARES
Foi realmente uma marcante noite cultural recebendo para tal a presença de 05 duplas de repentistas e a apresentação das Declamadoras Poetisa Mestra Maria da Soledade (Alagoa Grande), e uma excelente apresentadora natural da Cidade de Solânea a Poetisa Ieda Rocha, que encantou aos presentes e foi aplaudida de pé.

As duplas de repentistas foram compostas da seguinte maneira: Bonedis Eduardo (Rio Grande do Norte) e José Lúcio (Solânea), Biu Cardoso (Alagoinha) e João Batista Macedo (Solânea), Manoel Rufino (Cuité) e Francisco Damião (Seridó), Antonio Costa (Guarabira) e Pereira Santos e Auremir Caetano (Solânea) e Thalisson Soares (Rio Grande do Norte), que apresentaram várias vertentes da Cantoria de Viola como Versos Livres, motes em setessilabas, galope a beira mar, e outras modalidades poéticas.

BIU CARDOSO E BATISTA MACEDO, VETERANOS 
DA CANTORIA DE VIOLAS NO BREJO PARAIBANO
A abertura da noite coube a dupla de cancioneiros Bonedis Eduardo e José Lúcio que acompanhados de um Teclado, preencheram o ambiente com canções do repente adaptadas aos ritmos populares e que são sucesso na voz de Os Nonatos e outros grandes intérpretes da música popular nordestina.

Foi uma noite realmente inesquecível pois desafiados a improvisarem temas diferentes, os poetas demonstraram que são todos veteranos pois de igual para igual, todos cantaram muito e encantaram o público presente em mais uma noite festiva do Caminhos do Frio.

MANOEL RUFINO E FRANCISCO DAMIÃO VETERANOS 
DE CUITÉ E DO  VELHO SERIDÓ

A última dupla a se apresentar foi Auremir Caetano e Thalisnon Soares que ficaram encarregados de fazerem a despedida daquela noite que ficará na história da Cantoria de Viola pois foi uma noite rica em versos e poesia e contribuiu por demais com a valorização de Cultura Popular, com a propagação do verso e da viola e premiar os admiradores desta arte que apesar dos modismos, se mantêm como público fiel a Cultura Popular e o improviso do verso através da viola e do repente.

O Blog “Cultura do Brejo” parabeniza ao coordenador, Auremir Caetano, ao Secretário Tiago Salvador, aos gestores de Solânea por apoiarem a Cultura Popular e o público presente que vem de afirmar que cultuar nossas Raízes Culturais muito fortalece nossa História que muito nos honra e serve de inspiração para as futuras gerações.

ANTONIO COSTA E PEREIRA SANTOS
ESTRELAS DA CANTORIA PARAIBANA

UM POUCO DA HISTÓRIA DA CANTORIA DE VIOLAS – A origem da cantoria nordestina é um ponto incerto na história, de modo que as contribuições bibliográficas de Luís da Câmara Cascudo se mostram fundamentais.

Estima-se que a cantoria de repente teve início no século XIX, na Serra do Teixeira (PB), com Agostinho Nunes da Costa (1797-1852) e seus filhos, Antônio Ugolino Nunes da Costa, Ugolino do Sabugi – o primeiro grande cantador brasileiro, e Nicandro Nunes da Costa, o poeta-ferreiro.

POETISAS MARIA DA SOLEDADE E IEDA ROCHA,
ENCANTO FEMININO NO MUNDO DA POESIA
Na fase inicial de afirmação da cantoria como profissão e arte, Silvino Pirauá Lima, de Patos, introduziu a sextilha no cordel, o uso da deixa e do martelo-agalopado como se canta hoje.

Alguns elegem Gregório de Matos, o “Boca do Inferno”, e o Padre Domingos Caldas Barbosa como precursores da cantoria de viola no Brasil. Os dois, na verdade bons poetas, foram cantadores de modinhas ao som da viola, não repentistas dados a longos desafios.

O TEATRO JACOB SOARES PEREIRA RECEBEU
UM GRANDE PÚBLICO PARA CURTIR A CANTORIA
Em Solânea, a tradição dos violeiros repentistas é celebrada, como evidenciado pela participação de repentistas como Ronaldo Cipriano e Auremir Caetano em eventos locais, que levaram a poesia, a prosa e o repente para a feira. Essas apresentações fazem parte do circuito junino do Brejo em Solânea, destacando a arte dos poetas solanenses na sabedoria e na cantiga da viola.

Reportagem de Severino Antônio -  (bibiu de Alagoa Grande). Ex-conselheiro Estadual da Cultura – representante civil do brejo e agreste. Atual Assessor Cultural da AFRORRÓ - Associação dos Artistas de Alagoa Grande - Contato/Zap - 9 9369 3233

SEVERINO ANTONIO (bibiu de Alagoa Grande) e a 
POETISA MARIA DA SOLEDADE, MESTRA DA CULTURA
E PATRIMÔNIO VIVO DA CULTURA PARAIBANA