sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MUSEUS - BOLETIM








Boletim eletrônico Nº 426 - Ano IX - 19 a 26 de outubro de 2012
   


Boletim-01
notícias
Teórico da Nova Museologia, Hugues de Varine estará no 5º FNM
Considerado uma das principais referências internacionais em atividade na área da Museologia, o escritor francês Hugues de Varine (foto) tem participação confirmada no 5º Fórum Nacional de Museus, que acontece de 19 a 23 de novembro no SESC Quitandinha, em Petrópolis (RJ).
Varine, que é especialista em patrimônio e desenvolvimento local e atua como consultor em vários países, vai proferir no último dia do evento conferência sobre o tema central do 5º Fórum: os 40 anos da Mesa de Santiago do Chile.
Formado pela Universidade de Paris com pós-graduação em História e Arqueologia, Hugues de Varine foi diretor do Conselho Internacional de Museus (Icom) e despontou como um dos principais teóricos da chamada “Nova Museologia”, que deu nova dimensão à função social dos museus, dando o tom da Mesa de Santiago em 1972.
Criador do conceito de “Ecomuseu”, Varine é autor de “A cultura dos outros “(1976); “A iniciativa comunitária” (1992); “Cidade, cultura e desenvolvimento” (1995); e “As raízes do futuro” (2002). Para o lançamento da edição brasileira deste último, esteve no Brasil em junho deste ano.
O 5º Fórum Nacional de Museus contará ainda com mais duas conferências, além de oito minicursos, oito painéis e apresentação dos trabalhos inscritos para as comunicações coordenadas. Veja a programação completa.
Experiência dos Pontos de Memória será apresentada em Petrópolis
Como parte da programação do 5º Fórum Nacional de Museus, representantes de Pontos de Memória de todas as regiões do país estarão reunidos em Petrópolis (RJ). A ideia é apresentar para o setor museológico os avanços, propostas e desafios dessas experiências nos últimos anos rumo à consolidação de uma política pública de direito à memória.
Participarão do encontro, que acontece na tarde do dia 21 de novembro, representantes de 14 Pontos de Memória que contam com o apoio técnico do Ibram/MinC e das 20 iniciativas mais pontuadas no Edital Prêmio Pontos de Memória 2011.
Também foram convidados pelo Ibram representantes de duas iniciativas com tipologias distintas das demais – o Ponto de Memória Rural (Bom Jardim- RJ) e o Ponto de Memória LGBTS (Maceió-AL); e das três redes estaduais de Pontos de Memória já consolidadas no país: Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Serão no total 39 representantes e articuladores de Pontos de Memória e iniciativas de Memória e Museologia Social de comunidades urbanas, indígenas, quilombolas, litorâneas, rurais e de gênero. O grupo já está trabalhando coletivamente na elaboração da apresentação.
Mostra expõe em Brasília parte do acervo Debret dos Museus Castro Maya
Donos do maior acervo de obras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) sobre o Brasil, os Museus Castro Maya (Ibram/MinC), do Rio de Janeiro (RJ) expõem desde o último dia 6 parte de sua coleção na Caixa Cultural de Brasília (DF).
A mostra “Debret – Viagem ao Sul do Brasil”, que ocupa duas galerias do centro cultural, traz 40 obras, entre desenhos e aquarelas: 30 trabalhos representam as paisagens e costumes das províncias meridionais da década de 1820; outros 10 retratam aspectos da vida na capital da corte. As obras são parte do conjunto de 564 trabalhos do artista francês adquiridos por Castro Maya para sua coleção de arte.
“Estas imagens, hoje reconhecidas como uma das principais fontes da memória da sociedade brasileira na primeira metade do século XIX, puderam atingir um alcance antes inimaginável principalmente devido ao esforço de Raymundo Ottoni Castro Maya em repatriá-las e divulgá-las a partir dos anos 1940”, explica Vera de Alencar, diretora dos Museus Castro Maya.
Originalmente residências do colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya, o Museu do Açude e Museu da Chácara do Céu, os chamados Museus Castro Maya, foram criados em 1983, quando os imóveis foram incorporados pela União. Ambos são hoje vinculados ao Ibram/MinC.
Jean-Baptiste Debret chegou ao Brasil em 1816 como integrante da Missão Artística Francesa destinada à constituição de uma Academia Imperial de Belas Artes. Permaneceu no país até 1831.
A mostra “Debret – Viagem ao Sul do Brasil”, que marca a reabertura do espaço após reformas, permanece em cartaz na Caixa Cultural de Brasília até o dia 18 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca. Saiba mais aqui.
Museu Lasar Segall leva obras do artista à Alemanha
Duas obras pertencentes ao acervo do Museu Lasar Segall (Ibram/MinC), de São Paulo (SP), são destaques na mostra Im netzwerk der moderne (“Na rede do Modenismo”), em cartaz na instituição Staatliche Kunstsammlungen Dresden, na cidade de Dresden, Alemanha. A mostra foi inaugurada no dia 27 de setembro.
Os dois trabalhos, de autoria do pintor Lasar Segall (1891-1957), nascido na Lituânia e naturalizado brasileiro, guardam intrínseca relação com a história da arte moderna alemã. A primeira delas é um retrato a lápis do crítico de arte alemão Will Grohmann, homenageado pela mostra; a segunda é o óleo sobre tela “Eternos caminhantes”, de 1919.
Adquirida em 1920, do próprio Segall, pelo Museu da Cidade de Dresden, “Eternos caminhantes” (foto) foi uma das milhares de obras confiscadas pelo regime nazista de Adolf Hitler e uma das 650 expostas em Munique, em 1937, na famosa Exposição de Arte Degenerada, que pretendia desqualificar a arte moderna.
Durante a Segunda Guerra, a tela, um dos melhores exemplos do expressionismo construtivo de Segall, permaneceu, como tantas, confinada nos depósitos oficiais alemães. Finda a guerra, a pintura foi localizada em uma coleção particular europeia e a pedido da viúva do artista, Jenny Klabin Segall, adquirida e trazida para o Brasil em caráter definitivo. Foi incorporada ao acervo do Museu Lasar Segall em 1967.
“Dresden nunca mais viu esta obra, que foi recebida agora com grande expectativa e comemorada em lugar de honra na exposição”, conta o diretor do Museu Lasar Segall, Jorge Schwartz . “Em meio a uma enormidade de obras expostas, foi uma das únicas que mereceu uma parede inteira, logo na entrada do espaço expositivo”.
O reconhecimento da importância de Lasar Segall para a história da arte moderna alemã é expresso também nas seis páginas dedicadas ao artista no catálogo da mostra, que segue em cartaz até 6 de janeiro de 2013, quando as duas obras retornam ao Brasil.
Família de Benjamin Constant participa de aniversário do Museu Casa
O Museu Casa de Benjamin Constant, vinculado ao Ibram/MinC, completou 30 anos de fundação nesta quinta-feira (18). Visita mediada para crianças, sorteios virtuais e a participação de descendentes do patrono do museu marcaram as comemorações pelo aniversário da instituição.
A celebração foi aberta pela manhã com recepção a alunos da Escola Municipal Guatemala, localizada próxima à instituição, que participaram de visita mediada ao museu (foto).
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o casarão onde viveu o militar, engenheiro e professor que se destacou pela ativa participação no movimento republicano, passando a ser considerado um dos fundadores da República do Brasil.
À tarde, a equipe da instituição recebeu a visita de descendentes de Benjamin Constant, como seu tataraneto, Adozindo Neto, um dos entusiastas e guardião da memória da família. Ainda como parte das comemorações, o museu sorteou entre os seguidores de seus perfis no Twitter e Facebook três mini-catálogos que trazem informações sobre Benjamin Constant, sua família e o museu-casa.
Conhecendo Museus - Completando a celebração, o Museu Casa de Benjamin Constant será o tema da próxima edição da série “Conhecendo Museus” que vai ao ar pela TV Brasil na próxima terça-feira (23) às 17h30, com reprise no sábado (27) às 15h30.
O programa vai contar um pouco da história e mostrar o acervo do museu, situado numa casa de chácara em ampla área verde no bairro carioca de Santa Teresa. O museu tem a missão de reconstituir o ambiente familiar e o contexto sociocultural em que viveu uma das maiores figuras da história republicana brasileira.
UNESCO referenda proposta do Ibram para proteção ao patrimônio musealizado
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou a proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para a criação de instrumento normativo internacional voltado à Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções. O tema foi votado na manhã da última terça-feira (16) durante a 190ª Sessão do Conselho Executivo da UNESCO, em Frankfurt (Alemanha).
Os países membros aprovaram que seja realizado estudo preliminar sobre os aspectos técnicos e jurídicos relacionados ao estabelecimento de um novo instrumento. O estudo será financiado com recursos do Ibram e avaliado na próxima reunião do Conselho Executivo, em abril de 2013.
Caso aprovado, será solicitada à próxima Conferência Geral da UNESCO, no segundo semestre de 2013, a criação do novo instrumento, que tem por objetivo estabelecer diretrizes e orientações aos países membros da UNESCO para a proteção e promoção de museus e coleções e a criação de políticas públicas nacionais para os museus.
A proposta foi aprovada com base nas conclusões dos profissionais que participaram da Reunião de Especialistas sobre Proteção e Promoção de Museus e Coleções, realizada no Rio de Janeiro (RJ) em julho desse ano. A expectativa é de que o documento, caso adotado, traga novo fôlego novo à ação internacional no combate ao tráfico ilícito de bens culturais.
Agenda
Noite Drummoniana
O quê: Como parte do projeto “Café com Poesia”, o poeta Wilmar Silva e o músico Celso Adolfo apresentam poemas de Carlos Drummond de Andrade
Quando: Dia 25/10, às 19h30. Distribuição de senhas 30 minutos antes.
Onde: Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/n | Belo Horizonte-MG)
Informações: (31) 3516.7200 | www.mmm.org.br | contato@mmm.org.br
I Festival de Canto Coral do Museu Imperial
O quê: No encerramento do evento, o Museu Imperial (Ibram/MinC) oferece concerto gratuito com o Coro e a Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis.
Quando: Dia 21/10, às 17h.
Onde: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro | Petrópolis-RJ)
Informações: (24) 2245.5550 | www.museuimperial.gov.br
Design, Cinema & Moda
O quê: A oficina se dirige a pessoas com interesse em aprofundar sua percepção do design e da moda vistos através do cinema ou ter um primeiro contato com os assuntos relacionados ao design, cinema e moda.
Quando: De 23/10 a 20/12. Às terças e quintas-feiras, quinzenalmente, das 19h às 21h45.
Onde: Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 | Porto Alegre-RS)
Informações: marjanedeandrade@gmail.com | gabinetedearte.blogspot.com.br
Musicalizando com sucata
O quê: Na oficina Musicalizando com Sucata, o público poderá aprender a fazer instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. As inscrições deverão ser feitas por telefone e as vagas são limitadas.
Quando: Dia 27 de outubro, sábado, às 10h
Onde: Museu Hering (Rua Hermann Hering, 1.790 – Bom Retiro | Blumenau-SC)Informações: (47) 3321.3340
Exercícios de Olhar
O quê: Com curadoria de Aracy Amaral, a mostra apresenta obras da produção brasileira e algumas referências internacionais focalizando sempre a temática de figuras de costas.
Quando: Até 21/10. Diariamente (exceto terças-feiras), das 11 às 19h.
Onde: Museu Lasar Segall (Rua Berta, 111 – Metrô Santa Cruz | São Paulo-SP)
Informações: museusegall.org.br
Memórias de Infância
O quê: A exposição é resultado do projeto de pesquisa e de extensão “Memórias de Infância: aproximações entre família, escola e museu”, desenvolvido em 2012 pela professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei Christianni Cardoso Morais, e traz brinquedos, fotografias, jogos, textos e brincadeiras produzidos por alunos que suscitam memórias e recuperam fragmentos de sua identidade social.
Quando: A partir de 16/10. De terça a sexta-feira, das 10h30 às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 13h30 às 17h30.
Onde: Museu Regional de São João del-Rei (Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro | São João del-Rei)
Informações: (32) 3371.7663
Modigliani: Imagens de uma vida
O quê: A mostra, que integra o Momento Itália-Brasil e já passou por Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, traz obras nunca expostas na America Latina. São 12 pinturas e 5 esculturas originais do artista, além de obras de amigos como Pablo Picasso.
Quando: Até 11/11.
Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia (Rua da Graça, 289 | Salvador-BA)
Informações: (71) 3117.6987
A arquitetura do desenho
O quê: A mostra reúne séries de desenhos e cadernos ilustrados produzidos pelo arquiteto e professor da Universidade de Washington Zeuler R. Lima a partir da observação de obras arquitetônicas e paisagens urbanas em mais de dez anos de viagens por quatro continentes.
Quando: Até 28/10.
Onde: Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 | São Paulo-SP)
Informações: mcb.org.br
Cursos e Oficinas
Comunicação digital para museus
O quê: O encontro tem como objetivo discutir iniciativas inovadoras no país que visam democratizar os meios de acesso aos conteúdos educativos e culturais dos museus através das plataformas digitais. Promovido pela Residência Cri@tiva, catalisadora de projetos empreendedores que usam as plataformas digitais como meio de democratização do acesso a cultura e educação.
Quando: Dia 25/10, às 16h.
Onde: Espaço Minas Gerais (Rua Minas Gerais, 264 | São Paulo-SP)
Informações: www.residenciacriativa.com
VI Simpósio: Identidades Culturais e Religiosidade
O quê: O evento contará com palestras e debates em cultura e identidade, ministradas pelos professores e doutores da área.
Quando: Dias 23 e 24/10.
Onde: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (Rua Maestro Irineu Sacramento, s/n | Cachoeira-BA)
Informações: www.ufrb.edu.br/simposioidentidades
III Jornada Republicana
O quê: Com o tema “Museu, Patrimônio, Memória e Educação”, o evento vai abordar o papel educacional dos museus a partir do exame de teorias e práticas desenvolvidas na contemporaneidade com a participação de profissionais de Museologia e áreas afins.
Quando: Dia 30/10, das 10 às 12h e das 14 às 16h. Vagas limitadas. Distribuição de senhas 20 minutos antes.
Onde: Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3235.5124 | mr@museus.gov.br
XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
O quê: O evento, que celebra os 40 anos do CBHA e traz como tema “Direções e Sentidos da História da Arte”, pretende discutir os rumos e novas abordagens conceituais da disciplina.
Quando: De 22 a 25/10.
Onde: Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro | Brasília-DF)
Informações: www.cbha.art.br/coloquios/2012/coloquio_2012.html | coloquiocbha@gmail.com
Diálogos no Museu
O quê: Como parte do ciclo de palestras, a Profª. Dra. Eloísa Capovilla e a arqueóloga Ângela Maria Capelletti falam sobre o tema “Releituras de Monumentos e Artefatos Arqueológicos”.
Quando: Dia 30/10, das 19 às 21h.
Onde: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa | Porto Alegre-RS)
Informações: museu@smc.prefpoa.com.br
Ações educativas e possibilidades
O quê: Encontro de educadores com apresentação de práticas educativas. Voltado para profissionais da área de Educação.
Quando: Dia 25/10, às 8h30 e 14h30.
Onde: Museu Mariano Procópio (Rua Dom Pedro II, 350 – Mariano Procópio | Juiz de Fora-MG)
Informações: (32) 3690.2027
III Curso de Extensão Universitária Preservação de Patrimônio Cultural
O quê: Segundo módulo do curso, que terá como palestrantes Gael de Guichen (ICCROM, Roma, Itália), Mónica Bahamondez Prieto (Centro Nacional de Conservación y Restauración do Chile, Santiago, Chile), Claudia Suely Rodrigues de Carvalho (Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, Brasil), e Jaqueline Assis (Ibram e ABRACOR, Rio de Janeiro, Brasil). A mediação ficará a cargo de Luiz Antônio Bolcato Custódio e William Pavão Xavier.
Quando: Dia 20/10, das 9 às 13h e das 14 às 18h.
Onde: Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 | Porto Alegre-RS)
Informações: acorrs.rs@gmail.com (inscrições) | museu@museu.ufrgs.br
2º Jornada Científica Internacional da Rede MUSSI
O quê: Organizado pela Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação, o encontro traz como tema “Redes e processos info-comunicacionais: meidações, memória, apropriações”.
Quando: De 24 a 26/10. Inscrições até 19/10.
Onde: UNIRIO (Av. Pasteur, 296 – Urca | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: jornadamussi2.icict.fiocruz.br
Seminário Oi Futuro: Mediação em Museus – Arte e Tecnologia
O quê: O evento, que vai reunir gestores, profissionais e pesquisadores da área, tem como objetivo aprofundar questões relacionadas aos desafios de uma prática de mediação, em espaços de memória, arte e tecnologia.
Quando: Dias 30 e 31/10. Inscrições até 26/10. Entrada franca.
Onde: Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63 | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3235.5830 | educativo-oifuturo@oi.com.br
Seminário Internacional Patrimônio Cultural
O quê: Com o tema “Difusão e Aplicação da Conservação Preventiva”, o evento é promovido pela Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais do Paraná (ARCO) e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Quando: Dias 22 e 23/10.
Onde: Auditório do Instituto Federal do Paraná (Rua João Negrão, 1285 – Rebouças | Curitiba-PR)
Informações: www.arcoit.com.br





      
         

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário