sábado, 30 de março de 2013

NOTICIAS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS - IBRAM

Mostra reúne xilogravuras de Rubem Grilo no MNBA
"Fast Food", de Rubem GriloEstá em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), na cidade do Rio de Janeiro, a exposição Rubem Grilo – a trajetória do artista – aquisição de 500 obras. A mostra fica em cartaz até 5 de maio e é composta por 123 xilogravuras, de diferentes datas e formatos, que representam um resumo da produção do artista, abrangendo 43 anos de atividade profissional (1971 a 2012).
Rubem Grilo foi contemplado em 2011 pelo Prêmio Marcantonio Vilaça, relativo ao Edital Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais – 2010, da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC). A exposição se insere na etapa conclusiva do projeto premiado, cujo compromisso consiste na transferência de 500 criações para o Gabinete de Gravura do MNBA.
A aquisição atual das 500 criações de Grilo vem se somar a outras 900 gravuras doadas anteriormente por ele ao Museu Nacional de Belas Artes.
Em paralelo à mostra, no dia 14 de abril,  às 15h, será realizado no auditório do museu um debate  gratuito sobre A importância dos acervos públicos e a obra de Rubem Grilo.
O artista – Mineiro de Pouso Alegre, MG, nascido em 1946, mas há muito radicado no Rio de Janeiro, Rubem Grilo realizou as primeiras xilogravuras em 1971. Ilustrou diversos jornais de 1973 a 1985, como Opinião, Movimento, Folhetim (Folha de São Paulo, Pasquim , Retrato do Brasil) entre outros. Criou as vinhetas do Segundo Caderno na reforma gráfica do jornal O Globo, em 1995. Atualmente, é colaborador semanal da Ilustrada (Folha de São Paulo).
Mais informações sobre a exposição pelo telefone (21) 2219.8474.
Museu do Diamante apresenta exposição especial para a Semana Santa
Em comemoração à Semana Santa, o Museu do Diamante (Ibram/MinC) apresenta, até domingo (31), a exposição Memento homo: objetos litúrgicos do séc. XIX, com algumas das alfaias que compõem o acervo do museu, localizado em Diamantina (MG). A mostra também é constituída de pinturas religiosas que representam cenas bíblicas.
O título da exposição refere-se à expressão em latim “Memento homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris“, que significa “Lembra-te homem que és pó e ao pó tornarás”. Além de alertar para a finitude do mundo material, determina o que devemos guardar na memória, fazendo um paralelo com a função de um museu na preservação da identidade humana, para além dos objetos representados.
A exposição está aberta à visitação hoje (28), das 10h às 15; sábado, das 10h às 17h, e domingo das 9h às 13h. Em virtude do feriado, na sexta-feira (29) o museu estará fechado. Mais informações pelo telefone: (38) 3531.1382.
Exposição revisada – Em fevereiro o Museu do Diamante revisou sua exposição de longa duração. A mudança da expografia foi desenvolvida pela equipe do museu como resultado de pesquisas e consultas à documentação do acervo em  bibliotecas e arquivos públicos.
Instalado no prédio tombado que foi a casa do inconfidente padre Rolim, o Museu do Diamante funciona desde 1950 classificando e conservando elementos característicos de jazidas, formações e espécies de diamantes brasileiros, abordando também o desenvolvimento delas e sua influência na economia do país. O diversificado acervo conta com pinturas, esculturas, desenhos, cédulas, moedas, estampas, instrumentos musicais, indumentária, mobiliário, utensílios domésticos e de iluminação.
Saiba mais sobre o Museu do Diamante.
Museu Imperial oferece atividade educativa para escolas de Petrópolis (RJ)
Teve início a edição 2013 do Projeto Petrópolis, desenvolvido pelo Setor de Educação do Museu Imperial (Ibram/MinC) e voltado a estudantes das escolas de Petrópolis (RJ) – onde fica o Museu – que estejam  cursando desde o terceiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.
Exposição "Paisagem Petropolitana"O Projeto Petrópolis teve início em 2001 e a cada edição é explorado um tema com o objetivo de apresentar aos participantes diferentes aspectos da história da cidade. Este ano, a temática são as representações de Petrópolis feitas por artistas do século XIX e disponíveis na exposição temporária “Paisagem petropolitana” (foto ao lado), inaugurada no dia 16 de março.
Ao analisar os diferentes ângulos da paisagem petropolitana no século XIX, retratados pelo olhar de importantes pintores, fotógrafos, desenhistas, litógrafos e escritores daquele período, o trabalho pretende levar estudantes e professores a perceberem, sob uma perspectiva estética e reflexiva, as transformações que a cidade sofreu ao longo dos anos.
A edição 2013 do Projeto Petrópolis está disponível até 12 de julho e a participação é gratuita, tanto para escolas públicas quanto particulares. As escolas interessadas podem fazer o agendamento pelo telefone (24) 2245.7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30. O projeto acontece de terça a sexta-feira, com horários a partir das 11h. Mais informações na página do Museu Imperial.
Museu do Ouro (MG) lança blog
Agora é possível acessar as informações sobre o Museu do Ouro (Ibram/MinC), localizado em Sabará – MG, com mais facilidade a partir do novo blog da instituição: http://museudoouro.wordpress.com.
Neste novo espaço virtual é possível fazer o pré-agendamento online da visita, visualizar imagens do acervo e conseguir mais informações sobre o Museu e seus horários e serviços. Também é possível ver vídeos diversos e fotos antigas do edifício histórico, que era a antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará e foi transformado em museu em 1945.
O Museu do Ouro possui um acervo de 749 objetos, constituídos de mobiliário, armaria, porcelanas, imaginária religiosa e objetos ligados à prática da mineração (séculos XVIII e XIX). Há também um arquivo histórico e uma biblioteca, localizados na Casa de Borba Gato, edificação do século XVIII. Fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 12h às 17h. Visite o blog do Museu do Ouro.
Últimos dias da exposição “A Arte e o Sagrado” no Museu Casa dos Ottoni (MG)
Exposição "A Arte e o Sagrado"A Exposição A arte e o sagrado está aberta ao público até este domingo (31) no Museu Regional Casa dos Ottoni (MRCO/Ibram), na cidade do Serro (MG).
São 20 imagens sacras confeccionadas pelo artista plástico Claudio Luciano Ferreira a partir de técnicas que envolvem a utilização de materiais recicláveis como isopor, papelão, jornal e biscuit. A produção do artista, que iniciou seu trabalho na década de 1980, é reconhecida em toda a região do Serro, distritos e municípios vizinhos.
A exposição busca dialogar com o acervo de imagens sacras do museu, que tem fundamental importância para a história e para a tradição barroca e colonial da cidade do Serro.  Um dos objetivos é chamar a atenção dos visitantes para a valorização do patrimônio histórico da cidade.
O MRCO localiza-se à Praça Cristiano Ottoni, 72 – Praia. As visitas podem ser feitas de hoje a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 8h às 12h. Outras informações pelo telefone (38) 3541.1440 ou pelo endereço eletrônico mrco@museus.gov.br.
Governo espanhol abre inscrições para bolsas de cursos relacionadas à Cultura
O governo espanhol, por meio da Secretaria de Estado de Cultura da Espanha abriu duas convocatórias para profissionais ibero-americanos do setor cultural. As inscrições para as ajudas do Programa Iberex vão até 15 de abril. Já as bolsas de patrimônio cultural da Endesa aceitam projetos até as 12h do dia 22 de abril.
O Programa Iberex para atividades de formação de jovens profissionais ibero-americanos do setor cultural oferece quatro opções de curso e seis opções de vivência em museus espanhóis. Podem participar pessoas com menos de 40 anos (considerando os aniversários de 2013) e que tenham nacionalidade de países ibero-americanos, entre eles o Brasil (exceto os residentes na Espanha). As ajudas consistem em alojamento e manutenção da Residência de Estudantes de Madri, além de seguro médico e farmacêutico.
A 15ª Convocatória de Bolsas Endesa de Patrimônio Cultural para a Ibero-América tem a colaboração do Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha e tem como objeto a vivência em projetos de museus e instituições ligadas ao ministério espanhol, como a Biblioteca Nacional da Espanha, o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, o Museu do Prado, entre outros. Serão selecionados até nove projetos para serem executados durante nove meses (de 1º de outubro de 2013 a 27 de julho de 2014), com possibilidade de renovação.
Para se inscrever é preciso apresentar um anteprojeto de trabalho; ter nacionalidade de um dos países da comunidade ibero-americana, entre eles o Brasil; ter concluído após 1º janeiro de 2008 a graduação (bacharelado ou licenciatura); e ter nascido após 1º de janeiro de 1983. O valor bruto mensal de cada bolsa da Fundação Endesa é de 1 mil euros. Além disso, os bolsistas recebem uma ajuda inicial para a viagem e acomodação no valor de 1.800 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário