sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOTÍCIAS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Primavera dos Museus começa em todo o país
Museus de todo país já se preparam para a 7ª Primavera dos Museus, que começa na próxima segunda-feira (23). A ação, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), tem como objetivo mobilizar as instituições a desenvolverem programações especiais a respeito de temas específicos para intensificar suas relações com a sociedade.
Este ano, o tema é Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira e contará com mais de 2,6 mil atividades programadas. São 884 instituições que realizarão ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas, entre outras atividades.
Os museus Ibram promovem uma série de atividades ao longo da semana. São lançamento de livro, palestras, oficinas, visitas guiadas. Veja a programação dos museus Ibram aqui.
Para o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, assim como a Semana de Museus, que acontece em maio, na Primavera “renasce e floresce o entusiasmo com que buscamos o público, em todos os Estados do Brasil.”
Os temas da cultura afro-brasileira motivam iniciativas diversas que enriquecem o programa museológico, de modo a sintonizá-lo com questões fundamentais da realidade brasileira. É de grande importância para o setor, o aumento das atividades culturais, educativas e sociais que projetam os museus nas suas cidades e no país como espaços dinâmicos e participativos neste período.
O Ibram deseja aos museus uma excelente realização, cercada de êxito pela intensa participação das dedicadas equipes e do público que animará cada dia do evento. Veja a programação completa no guia da 7ª Primavera dos Museus e ouça, baixe e divulgue o spot feito para a edição deste ano.
Pontos de Memória também estão na 7ª Primavera dos Museus
Os Pontos de Memória também estão com uma vasta programação durante a Primavera dos Museus 2013. Em Alagoas (AL), o Ponto de Memória Pedro Teixeira, no município de Chã Preta, realiza palestras a apresentações culturais; em Maceió, o Museu Cultura Periférica lança o documentário Memórias que o vento não levou… e o Ponto de Memória LGBT faz palestra sobre o tema A religiosidade africana nos tempos de hoje.
No Ceará (CE), em Aratuba, o Museu Indígena Kanindé promove um seminário para trocas de experiências culturais e educacionais entre indígenas e quilombolas.
No Recife, em Pernambuco (PE), o Museu Mangue do Coque apresenta a exposição Instantâneas da África, de Diego Di Niglio, composta por 50 imagens de diferentes países africanos, e realiza também uma ação educativa em parceria com o Museu da Abolição/Ibram.
Já em Minas Gerais (MG), o Ponto de Memória Museu do Taquaril, em Belo Horizonte, apresenta a exposição Taquaril: um sorriso negro, um abraço negro, composta por coletânea de fotos de moradores da comunidade.
No Rio de Janeiro (RJ), o Museu Vivo de São Bento em Duque de Caxias lança a exposição sobre a diáspora africana na Baixada Fluminense. Nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o Museu de Favela realiza um percurso Griô, com capoeira, percussão e mesa-redonda sobre o tema Olhares de fé sobre a cultura afro, com representantes de diversas religiões existentes na comunidade. Confira um recorte das atividades dos Pontos de Memória durante a 7ª Primavera dos Museus.
Observatório Ibero-Americano de Museus se reúne na Espanha
Ibram participa do I Encontro do Comitê Assessor do Observatório Ibero-Americano de Museus (OIM) em Toledo, na Espanha. O encontro, que termina hoje (20), reúne representantes de museus de 10 países ibero-americanos e membros do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus. A pauta visa buscar consensos no marco conceitual que regerá o futuro Registro Ibero-Americano de Museus e definir metodologias para o desenvolvimento dos trabalhos.
Durante o encontro, a Coordenadora Geral de Sistemas de Informação do Ibram, Rose Miranda, apresentou a situação do registro de museus no Brasil. Os outros representantes também apresentaram o panorama dos seus países.
Para Angelo Oswaldo, presidente do Ibram e do Programa Ibermuseus, que acompanha o evento no Brasil, “a criação de um marco conceitual e a definição do futuro Registro, de acordo com a estratégia do Programa Ibermuseus, devem articular as instituições museológicas e aproveitar suas expectativas e contribuições”. Mais informações na página do Programa Ibermuseus.
Ibram e Serpro assinam termo de cooperação
Os presidentes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram, na terça-feira (17), um acordo de cooperação técnica que visa um trabalho conjunto para a estruturação e implementação do museu do Serpro.
Angelo Oswaldo, presidente do Ibram, ressaltou a importância de se guardar a memória de um serviço tão importante para a história da tecnologia da informação no Brasil. “Isso mostra que estamos criando acervos musealizados todo dia, nos mais diferentes lugares e com as mais variadas histórias”.
O Ibram é referencia na orientação para implantação de novos museus e pretende auxiliar a equipe do Serpro na construção de uma proposta de implantação do museu orientada para a qualidade dos serviços museológicos a serem prestados para a sociedade.
Para Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, presidente do Serpro, a história da instituição não é importante só para o Serpro, mas para a área de tecnologia da informação no País. “É importante documentar isso e guardar a memória do Serpro, que em 2014 comemora 50 anos”.
Ibram promove em Brasília palestra sobre gestão museológica no dia 30
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) promove, no próximo dia 30 de setembro, às 15h, a palestra Por uma gestão museológica dos museus, ministrada pela professora e escritora Manuelina Duarte.
A palestra discutirá a importância do diagnóstico museológico como etapa fundamental do planejamento e da gestão de todo e qualquer processo de musealização. O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. As inscrições já podem ser feitas.
Manuelina Duarte é professora de Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), autora do livro Gestão de museus, um desafio contemporâneo: diagnóstico museológico e planejamento (Editora Medianiz).
O evento acontece no auditório do Ibram (Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco N, Edifício CNC III – sobreloja) em Brasília (DF). Haverá entrega de Certificados de Participação aos inscritos presentes. Dúvidas e outras questões podem ser enviadas para o e-mail cerimonial@museus.gov.br. Saiba mais.

FONTE - IBRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário