sábado, 1 de fevereiro de 2014

PRESIDENTE DA FUNESC, LAU SIQUEIRA, CRITICA SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE JOÃO PESSOA, LUIS SOUSA JUNIOR, PELA CONTRATAÇÃO DA BANDA "AVIÕES DO FORRÓ" PARA O CARNAVAL DE JOÃO PESSOA

O CARNAVAL DE JOÃO PESSOA DESPREZA OS RITMOS DA CULTURA  NORDESTINA (LAU SIQUEIRA)


Lau Siqueira    -   Aviões do Forró no carnaval de João Pessoa? No bloco de propriedade do prefeito Cartaxo?

QUEM FINANCIA?

 Na verdade, Junior, na questão de financiamento, posso dizer de onde sai o dinheiro. Fui da FUNJOPE, como você sabe, e sei muito bem quem financia os blocos, via Folia de Rua. Da mesma forma sei que quem financia o Folia de Rua é o Poder Público. Mas, me acho no direito de questionar da mesma forma que vc se acha no direito de defender mais uma lapada na cultura paraibana. Não vejo nada demais nisso. Somos diferentes, estamos divergentes e eu me nego a achar normal o que me parece uma aberração. Já acho uma vergonha a fortuna que se gasta com esses grupos, alijando cada vez mais a cultura tradicional nordestina. Os grupos recebem uma fortuna de cachê e pagam uma miséria para os seus músicos. É a cultura dos espertos. E olha que defendo a cultura nordestina, mesmo sendo gaúcho! Da mesma forma que defendo a minha cultura.O bloco do prefeito despreza os ritmos nordestinos do carnaval, onde o frevo sempre foi um patrimônio, por exemplo, para colocar uma banda que, dependendo de mim, não tocava nem no São João e não merece ser contratada prlo Poder Público devido à forma desrespeitosa como tata as mulheres em suas letras e nas encenações de palco. Acho preocupante que você, como secretário de Educação do Município ache normal a opção pela diluição cultural bancada pelo jabá, por uma mídia corrupta. Uma alienação que interfere diretamente no desenvolvimento cultural da cidade. Mas, a coisa não fica aí. Vocês pagaram mais para o sofrível Sambô do que sobrou para toda a produção musical do ano inteiro no Fundo Municipal de Cultura. Gastaram 3 milhões em apenas uma semana de festas juninas e designaram a metade disso para todas as linguagens durante um ano inteiro. Enfim, não se trata de preconceito estético, mas de divergência quanto à imagem cultural que vocês estão implementando na cidade. Uma coisa completamente desconectada da cena local. Enfim, respeito você, mas acho que há muito já passaram dos limites. É uma atrás da outra. Quando a gente pensa que pagar 320 mil para o ridículo Sambô é o limite, vem a neve no Natal... vamos ver qual será a próxima. Vocês estão se distanciando cada vez mais da política cultural construída no governo Lula. Na Conferência de Cultura a ministra disse no seu discurso que "era possível comprar revista erótica com o vale cultura". Desculpe, com todo respeito que tenho por você. Com todo respeito pela história do PT, que eu também ajudei a construir, não dá pra aceitar calado.
FONTE - FACEBOOK - 01/02/2014.

Um comentário: