quarta-feira, 29 de maio de 2019

CONSELHEIRO DA CULTURA SEVERINO ANTONIO (bibiu), VISITA O PRIMA DE GUARABIRA E VAI ENCAMINHAR PROPOSTAS PARA A SECULT/PB.


CONSELHEIRO SEVERINO ANTONIO (centro) VISITA O PRIMA DE GUARABIRA COORDENADO POR NANA RODRIGUES (esquerda).
O Conselheiro Estadual de Políticas Culturais, Severino Antonio da Silva (bibiu) da 2ª Regional de Cultura, visitou neste dia 28, o polo do PRIMA instalado no Colégio Polivalente da cidade de Guarabira, onde foi recebido pela Gerente do projeto, a Teatróloga Silvana Rodrigues, popularmente conhecida como Nana.


O PRIMA de Guarabira antes era administrado pela Prefeitura Municipal e tinha muitos problemas, poucos alunos, instrumentos subutilizados, etc. O PRIMA nas mãos da Prefeitura não estava alcançando suas finalidades sociais.  Eram muitas críticas e desejos de mudança.

Ao assumir o cargo, a Gerente Nana Rodrigues procurou logo transferir o projeto para a custódia do Estado e mudou as dependências para o Colégio Polivalente.  Fez campanha junto ao alunado da rede publica de ensino e em pouco tempo, mais que duplicou o numero de alunos.  Os instrumentos foram reavaliados e mais professores foram destinados para atender a demanda dos novos alunos.

Hoje nota-se que há um verdadeiro movimento musical no Colégio Polivalente.  Encontram-se professores e alunos em diversos espaços e salas de aulas com jovens que demonstram gostar do que fazem e emitem um sorriso de alegria no rosto demonstrando o que querem para o futuro.
 
O projeto ainda tem muitas carências para atingir seus objetivos dentre os quais, a necessidade de que seja destinado um Bloco inteiro do educandário para o desenvolvimento do projeto, sonho que poderá ser realizado com a reforma do educandário.

Também segundo a ótica de alguns professores, o PRIMA que ora virou política de Estado, deveria virar matéria obrigatória no currículo escolar pois só assim, mais e mais alunos estariam comprometidos a desenvolver estudos musicais e ocuparem os espaços vazios de atividades escolares.
 De qualquer forma, a gerente Nana Rodrigues demonstrou estar animada com os resultados e que tem no Poeta Lau Siqueira, coordenador geral do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), apoio e confiança no desenvolvimento de uma nova realidade no polo de Guarabira.

O PRIMA é um projeto vitorioso na Paraiba e serve de exemplo para outros Estados.  Diversos Municípios da Paraíba sonham em ter um polo deste projeto em suas cidades a exemplo de Alagoa Grande onde tem uma Banda de Música precisando de apoio uma vez que a mesma padece por não ser prioridade na gestão municipal atual.
 
O Conselheiro Severino Antonio (bibiu), que é de Alagoa Grande, luta junto a Secretaria da Cultura do Estado por um espaço de apoio as Bandas de Música pois, como o PRIMA, estas são de muita importância cultural nas Cidades do interior e um projeto dos mais indicados para a ocupação dos jovens fora do horário escolar.

Reportagem e Fotos de Severino Antonio (bibiu). Fone/Zap: 9 9369 3233.



 Reportagem e Fotos de Severino Antonio (bibiu). Fone/Zap: 9 9369 3233.


Nenhum comentário:

Postar um comentário