terça-feira, 12 de setembro de 2023

LISTA DOS CURTAS QUE VÃO COMPETIR NO 18º FEST ARUANDA 2023

 

ARUANDA - ACONTECE EM JOÃO PESSOA
UM DOS MAIS FAMOSOS FESTIVAIS 
DE CINEMA DO BRASIL

De 31/11 a 06/12, acontece o tradicional Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na cidade de João Pessoa. A 18ª. Edição do evento, mais uma vez acontece na rede Cinépolis do Manaíra Shopping onde será o palco do evento que terá entrada franca em todas as sessões.

O festival divulga a seleção oficial dos 12 curtas metragens que farão parte da Mostra Competitiva Nacional.

O Comitê de Seleção foi formado pelo jornalista e crítico de cinema, Amilton Pinheiro (Curador do Fest Aruanda e Presidente do Comitê de Seleção), Rodrigo Fonseca (Crítico de cinema, dramaturgo e escritor) e Camila de Moraes (Cineasta e Jornalista).

Dos 535 curtas inscritos, a comissão selecionou 12 curtas para Mostra Competitiva Nacional.

Segundo Camila de Moraes. “A safra de filmes selecionados para a edição 18º Fest Aruanda de 2023 dialoga com o cenário atual do contexto brasileiro, no qual será possível encontrar obras com uma diversidade de temas urgentes e necessários. Entre ficção, documentário e animação, os curtas passeiam pelos gêneros de terror, comédia, drama. Filmes que buscam trazer uma reflexão aliada ao entretenimento”.

Rodrigo Fonseca, crítico de cinema, dramaturgo e escritor, também diz que: “Mesclando gêneros dramatúrgicos do terror ao melô, com ecos de comédia e traços de investigações existenciais, a seleção de curtas da mostra nacional do Fest Aruanda se agarrou à celebração das diversidades (de regiões e de pautas políticas) ao mesmo tempo em que buscou conexões com as estéticas mais urgentes do cinema mundial. Tem ecos de Jordan Peele, de Céline Sciamma e de Ryusuke Hamaguchi, mas sempre à(s) moda(s) brasileira(s)”.

Amilton Pinheiro, afirma que “Foram 535 curtas inscritos, o que aumentou ainda mais a responsabilidade do Comitê de Seleção para chegar ao melhor recorte e representatividade possíveis, olhando a questão de gênero, geográfica, temática e estética. Debruçamos com propostas estéticas e temáticas diferentes que trataram de assuntos espinhosos e dramáticos da nossa existência pessoal e de cidadão de um país que vive às voltas com problemas sociais insuperáveis. Mas ao mesmo tempo, o inconformismo dos diretores com os temas abordados nos mostram diversas maneiras de conduzir e enfrentar as agruras da nossa incapacidade de entender a si e ao outro. Sejamos fortes, sejamos conscientes, é o que apontam os 12 curtas da mostra competitiva nacional”.

Segundo o fundador e diretor executivo do Festival, Lúcio Vilar, a seleção será um ano de “renovação” no aniversário de dezoito anos de festival. “A seleção de curtas da mostra nacional, conforme testemunhado por seu comitê de seleção, já antecipa o diversificado cardápio audiovisual dessa edição, com uma miscelânea de gêneros narrativos de encher os olhos”, frisou. Vilar ainda reiterou o ‘auxílio luxuoso’ da plataforma Aruandaplay que agora tem caráter permanente como primeiro streaming da Paraíba que estará colada com a realização do festival.

 

RELAÇÃO FINAL DOS SELECIONADOS PELO COMITÊ DE CURTAS DA MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL.

 

Alvará”, de Fernando Abreu (Ficção). Serra da Raiz/PB (2022). Duração: 13:40

Bergamota”, de Hsu Chien (Ficção). Rio de Janeiro/RJ (2023). Duração: 15:08

Emerenciana”, de Larissa Nepomuceno (Documentário). Curitiba/PR (2023). Duração: 11:52

Feira da Ladra”, de Diego Migliorini (Ficção). São Paulo/SP (2023). Duração: 16:08

"José Sette Cinema Infernal", de Sávio Leite (Documentário). Belo Horizonte/MG (2022). Duração: 10:00

O Brilho Cega”, de Carlos Mosca (Ficção). Lagoa Seca/PB (2023). Duração: 14:59

"O Destino da Senhora Adelaide", de Breno Alvarenga e Luiza Garcia (Animação). Belo Horizonte/MG (2022). Duração: 5:41

"O Presente", de Ursula Marini (Ficção). Rio de Janeiro/RJ (2022). Duração: 14:57

Pulmão de Pedra”, de Torquato Joel (Documentário). João Pessoa/PB (2023). Duração: 14:24.

Sereia”, de Estevan de la Fuente (Ficção). Curitiba/PR (2023). Duração: 14:57

Travessia”, de Gabriel Lima (Ficção). Rio de Janeiro/RJ (2023). Duração: 15:00

Vão das Almas”, de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape (Ficção). Brasília/DF (2023). Duração: 15:00

 

Patrocínios e parcerias – A 18ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e copatrocínio da PBGás, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA- UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento.

Edição da matécia de Severino Antonio (bibiu) - zap - 99369 3233 

Matéria originária do site 18º FESTIVAL ARUANDA 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário